A Académica empatou esta sexta-feira sem golos frente ao Rio Ave, numa partida que contou para a 22ª jornada da Liga ZON Sagres e que foi disputada no Estádio dos Arcos.
A turma orientada por Sérgio Conceição apresentou duas novidades no onze, com a inclusão de Nuno Piloto e Diogo Valente, nos lugares dos castigados Makelele e Salvador Agra, mas a verdade é que não entrou bem na partida, falhando alguns passes e perdendo o controlo do meio-campo para a formação da casa.
O Rio Ave foi mais perigoso nos primeiros 45 minutos mas a Briosa voltou a demonstrar um extraordinária coesão defensiva (são já 4 jogos seguidos sem sofrer golos) que lhe permitiu ir para o descanso empatada a zero. A etapa complementar foi, contudo, diferente. A Académica foi melhor e dispôs de boas ocasiões para inaugurar a contagem, mas sem mostrar a pontaria afinada.
A melhor oportunidade de golo de todo o jogo pertenceu a Diogo Valente, com um portentoso remate de fora da área que bateu na trave da baliza vila-condense.
Com este empate, a Briosa passa a somar 28 pontos na tabela e na próxima jornada recebe o SC Braga. Força Rapazes!
in AAC-OAF
nº espectadores:1615
árbitro: Duarte Gomes
Crónica
Deu empate e até foi justo: o Rio Ave quis mais mas não soube; a Académica foi prudente e quando acreditou já era tarde.
A equipa de Sérgio Conceição somou quarto jogo sem sofrer golos, no terceiro 0-0 dos últimos quatro encontros. Sinal de segurança defensiva, sem dúvida, mas também de alguma limitação na hora de concretizar.
É uma equipa organizada, com bons processos coletivos, mas falta talvez uma pitada do «sangue quente» que Conceição tinha como jogador.
Ainda não foi desta que o Rio Ave somou terceiro triunfo em casa (só tem dois em todo o campeonato). Não foi por falta de vontade ofensiva. Mas com tanta falta de pontaria é complicado sonhar com mais.
Atacar, atacar
O Rio Ave fartou-se de atacar na primeira parte. Diego Lopes estava com a corda toda e ensaiou quatro ou cinco lances ofensivos que levaram perigo para a zona defensiva academista.
Filipe Augusto tentou acompanhar o entusiasmo do colega e desferiu dois remates perigosos, a rasar a baliza de Ricardo.
Mas quem mais perto esteve de marcar foi Braga, que por três vezes chegou bem perto de festejar o 1-0.
Hassan e Tarantini também estiveram perto do golo, mas a primeira parte foi clara a mostrar que o Rio Ave surgiu frente à Académica com vontade de sobra e pontaria em défice.
Os vila-condenses puseram rapidez no jogo, envolveram várias unidades na ações ofensiva, mas a Académica foi aguentando o ímpeto atacante da equipa da casa.
Com o tempo, a equipa de Sérgio Conceição foi aparecendo no jogo. Nunca teve domínio terriorial na primeira parte, mas uma surpreendente arrancada de Djavan, pela esquerda, quase colocava o marcador num 0-1 contra a corrente.
Não foi o início da viragem (o Rio Ave continuou a mandar no jogo), mas serviu de sinal para uma estratégia «traiçoeira» da Académica, que foi defendendo bem e saía bem (embora não muitas vezes) para o contra-ataque.
Um tiraço de Fernando Alexandre, já perto do intervalo, reforçava os sinais de alarme no lado vila-condense.
Desaceleração
Os primeiros minutos da segunda parte mostraram um Rio Ave menos pressionante. Mas a Académica foi mantendo as suas linhas recuadas, continuando a defender de modo competente.
À imagem do que ocorreu no jogo em Arouca (embora essa partida tenha, claramente, sido de dificuldade menor), a Académica deu prioridade a uma defesa forte e só explorou as saídas rápidas quando sentia risco mínimo na operação.
No avançar do segundo, com a desaceleração de um Rio Ave que claramente «estourou» fisicamente, depois de uma primeira parte de ritmo elevado, a Académica foi crescendo no jogo.
Marcelo Goiano acelerava pelo corredor direito. Diogo Valente fuzilou ao ferro. O jogo estava relançado.
Destaques
O MOMENTO
Diogo Valente ao ferro: O jogo mantinha-se no 0-0, o Rio Ave no segundo tempo tinha claramente perdido o poder de fogo da primeira parte. A Académica acreditava no 0-1. Diogo Valente assinou tiraço à barra, com Ederson ainda a tocar, evitando que a bola entrasse. Era um daqueles golos de ficar na memória...
POSITIVO
Braga e Diego: Tantos ataques, tantos remates, tanta vontade de marcar. Não foi por falta de atitude que a equipa de Vila do Conde não conseguiu faturar. Braga assinou pelo menos quatro remates que levavam selo de golo. Diego acelerou o jogo vila-condense, procurou desequilíbrios, tentou a sua sorte. Não chegou.
Marcelo Goiano: Mais um bom jogo do lateral brasileiro da Académica. Um jogador à imagem do que o seu treinador, Sérgio Conceição gosta: competente a defender, ousado a atacar. Deu profundidade ao corredor direito, esteve atento a Braga e, na meia hora final da partida, a Pedro Santos.
Ricardo: Nova demonstração de classe um dos melhores guarda-redes da atualidade. Segurança. coragem, amplitude. Travou vários remates dos vila-condenses que poderiam ter tido destino fatal para as aspirações academistas nesta partida.
NEGATIVO
Hassan: Continua a não fazer aquilo que um ponta-de-lança deve fazer. Teve, nesta partida, momentos que poderiam levá-lo a concretizar, mas não soube ser feliz.
Opiniões
Nuno Espírito Santo, treinador do Rio Ave, na conferência de Imprensa após o jogo com a Académica:
«Estou insatisfeito, queria os três pontos»
«Fizemos uma primeira parte fantástica. Bom jogo, dinâmica ofensiva, boas oportunidades, muita entrega. Gostei muito»
«A segunda parte foi completamente diferente. Não gostei nada. Não pressionámos a bola, esquecemo-nos que para criar oportunidades temos que pressionar, não podemos ser passivos».
«Não acho que tenha sido quebra física, isso só seria válido se tivesse acontecido mais tarde. Não foi fatura do que atacámos na primeira parte. Foi atitude»
Sérgio Conceição, treinador da Académica, na conferência de Imprensa após o jogo com o Rio Ave:
«Acaba por ser um resultado positivo, é um ponto conquistado fora»
«Sabíamos que ia ser um jogo difícil. O Rio Ave precisa de pontos. Não entrámos bem, estávamos apáticos, o Rio Ave teve algum ascendente na primeira parte, atacou muito...»
«Mesmo assim, não acho que tenha sido um domínio muito grande do Rio Ave. Mas é verdade que sofremos um pouco»
«A segunda parte foi completamente diferente. Aparecemos melhor, corrigimos alguns erros defensivos que estávamos a cometer. Podíamos ter marcado, estivemos melhor»
«Por natureza, sou um insatisfeito. Quero sempre mais. Claro que queria ganhar...»
«A primeira parte foi do Rio Ave, a segunda foi nossa. Nessa medida, o empate acaba por ser justo».
Ricardo: «Lutaremos pela Europa»
O discurso oficial na Académica continua a ser o de alcançar os 30 pontos antes de aumentar a fasquia, mas os jogadores já dão essa meta praticamente como garantida, pelo que Ricardo não se esquivou a dar corpo à ambição do balneário após o empate conquistado em Vila do Conde.
“Sem dúvida que queremos lutar pela Europa. Realizámos dois jogos complicados fora, onde conquistámos pontos e não vamos abdicar de lutar por essa meta até ao fim se tivermos oportunidade”, comentou o guardião da Briosa, salientando que o foco do plantel está em chegar aos 30 pontos.
Relativamente ao desenrolar da partida frente ao Rio Ave, Ricardo destacou a atitude coesa que impediu a Académica de sofrer golos, mas assumiu a superioridade adversária na etapa inicial.
“Não entrámos bem. Retificámos ao intervalo e também construímos várias situações de golo”, comentou o guardião, garantindo que a divisão de pontos espelha a produção das duas equipas: “Resultado é justo porque existiram situações de golo para os dois lados.”
Ao minuto
90'Um ponto para cada lado. Sexta jornada seguida sem vencer para o Rio Ave. Quarta ronda sem derrotas para a Académica
90'FIM DO Rio Ave, (0) - Académica, (0)
90'O lateral derruba Djavan e é expulso. Indiscutível
90'Segundo cartão amarelo para Nuno Lopes.
90'PEDRO SANTOS! Tabela com Júlio Alves e faz um remate perigosíssimo à entrada da área!
87'Filipe Augusto cruza, Djavan tira de cabeça
86'Falta atacante de um jogador da Académica, após livre de Cleyton. Foi Capela a dar mão
84'Os treinadores lançam avançados para a reta final
84'Entra Joeano (Rio Ave)
84'Sai Ahmed Hassan Koka (Rio Ave)
83'Entra G. Magique (Académica)
83'Sai Diogo Valente (Académica)
83'O Rio Ave está com muitas dificuldades nesta altura
83'Mais um remate para as mãos de Ederson
78'Cartão amarelo para Filipe.
77'Corte importante de Rodríguez! Cleyton remata e o central do Rio Ave dá o corpo às balas
76'São os primeiros minutos oficiais de Júlio Alves na presente época. O médio esteve muito tempo lesionado
76'Entra Júlio Alves (Rio Ave)
75'Sai Diego Lopes (Rio Ave)
75'RIO AVE! Hassan remata na área e João Real corta para canto!
73'AO FERROOO! Bomba de Diogo Valente! Era um golo extraordinário! Pontapé de fora da área
71'Cruzamento de Nuno Lopes direitinho para as mãos de Ricardo
71'Rodriguez afasta, após controlo de Rafael Lopes. A Académica está bem no jogo
69'Cartão amarelo para Nuno Lopes.
69'Entra Pedro Santos (Rio Ave)
69'Sai Braga (Rio Ave)
69'Falta do lateral sobre Diogo Valente
66'Marinho não chega por pouco a um cruzamento de Marcelo!
65'Marcelo cai na área do Rio Ave, mas sem qualquer falta de Nuno Lopes
60'Entra Cleyton (Académica)
60'Sai Marcos Paulo (Académica)
60'Entra Marinho (Académica)
60'Sai Rafael Lopes (Académica)
59'Que mal Rafael Lopes! O ponta-de-lança entra na área mas o remate sai fraco
58'Dois cruzamentos para a área do Rio Ave, bem resolvidos
56'Grande defesa de Ricardo! Braga foge na esquerda e remata com perigo! Se tivesse passado a Hassan o egipcío só tinha de encostar
53'Ederson está a ser assistido mas vai continuar em jogo
50'Falta sobre Ederson! Lance confuso, bola no ar e carga sobre o guarda-redes do Rio Ave
46'Cruzamento de Marcelo na direita e corte do central do Rio Ave com a cabeça
46'Recomeça o Rio Ave - Académica
45'Intervalo, 0-0: boa primeira parte, com um Rio Ave muito ofensivo, à procura do golo e talvez já a justificá-lo. A Académica tentou chegar lá no contra-ataque
45'Intervalo no Rio Ave - Académica
44'Fernando Alexandre, grande remate, ao lado
43'Cartão amarelo para Marcelo.
43'Braga, boa jogada pela esquerda, remata rasteiro, a rasar o poste
42'Académica tenta segurar Rio Ave
42'Braga, boa jogada pela esquerda, remata rasteiro, a rasar o poste
40'Filipe Augusto, bom remate, colocado, obriga Ricardo a defender para canto
39'Tarantini tenta o desequilíbrio, o passe não saiu bem
35'Académica a responder, tenta conter o ímpeto do Rio Ave
32'E não se cansa o Rio Ave de atacar... Golos é que ainda não, a Académica tem defendido bem
28'Rio Ave farta-se de atacar nesta fase do jogo
27'Ukra centra, Hassan cabeceia por cima
26'Canto para o Rio Ave
24'Marcos Paulo cobra livre, ninguém na área do Rio Ave consegue responder
22'Diego, mais uma boa jogada, atira por cima, remate perigoso!!
19'Quase o 1-0!!!! Hassan atira ao lado, depois de boa jogada de Diego. Filipe Augusto remata, Hassan no ressalto quase marca
14'Rio Ave mais ofensiva, mas ainda sem ter oportunidades claras
11'Falta de Marcelo a travar iniciativa academista
10'Cartão amarelo para Aníbal Capela.
7'Braga tenta assumir o jogo, dá à direita para Ukra, Rio Ave com mais bola
5'Djavan, grande arrancada, pela esquerda, quase surpreendia a defesa do Rio Ave, ganha canto
5'Braga remata por cima
3'Ukra, bom trabalho pela direita, Tarantini remata por cima
1'Saiu o Rio Ave
1'Começa o Rio Ave - Académica
0'Equipas desfilam, jogo quase a começar
0'Manuel Mota é o quarto árbitro
0'Venâncio Tomé e Tiago Rocha são os auxiliares
0'Duarte Gomes é o árbitro
0'Aquecem as três equipas
0'Suplentes: Peiser, João Dias, Halliche, Marinho, Cleyton, Ogu e Magique
0'ACADÉMICA: Ricardo; Marcelo Goiano, Aníbal, João Real e Djavan Ferreira; Nuno Piloto e Fernando Alexandre; Diogo Valente, Marcos Paulo e Moussa; Rafael Lopes
0'Suplentes: Ventura, André Vilas Boas, Tiago Pinto, Júlio Alves, Velikonja, Pedro Santos e Joeano
0'RIO AVE: Ederson; Nuno Lopes, Rodriguez, Marcelo e Edimar; Tarantini, Filipe Augusto, Braga; Ukra, Hassan e Diego
0'Relvado aparenta estar em muito bom estado
0'Faltam 40 minutos para o jogo começar
0'Guarda-redes do Rio Ave também já aquecem
0'Guarda-redes da Académica já aquecem
0'Algum nevoeiro na zona do estádio, mas nada que assuste
0'Subitamente, em poucos minutos, escureceu e ficou frio em Vila do Conde
0'Falta uma hora para o jogo começar. Os jogadores da Académica passeiam-se pelo relvado, ainda de fato de treino
0'A Académica já venceu três partidas fora nesta Liga (Braga, Olhão e Arouca)
0'O Rio Ave só tem duas vitórias em casa para o campeonato (2-0 ao Setúbal e 1-0 ao Belenenses)...
0'Tarde de sol em Vila do Conde, veremos como fica a temperatura até ao início do jogo
0'Lista dos convocados da Académica: Guarda-redes: Ricardo e Peiser;Defesas: João Dias, Marcelo Goiano, Halliche, João Real, Aníbal Capela, Paulo Grilo e Djavan; Médios: Nuno Piloto, Fernando Alexandre, Marcos Paulo, Ogu e Cleyton; Avançados: Marinho, Magique, Manoel, Rafael Lopes, Moussa e Diogo Valente.
0'Lista dos 19 convocados do Rio Ave: Guarda-redes: Ventura e Ederson;Defesas: Rodriguez, André Vilas Boas, Tiago Pinto, Nuno Lopes, Edimar e Marcelo; Médios: Luís Gustavo, Filipe Augusto, Tarantini, Diego e Júlio Alves;Avançados: Hassan, Braga, Ukra, Velikonja, Pedro Santos e Joeano.
0'O Rio Ave é 11.º, tem 23 pontos. A Académica é nona, com 27 (os mesmos do sétimo, Braga, e oitavo, Marítimo)
0'Em 13 jogos para a Liga entre Rio Ave e Académica, em Vila do Conde, os vila-condenses ganharam por sete vezes, houve cinco empates e a Académica só venceu por uma vez.
0'Sérgio Conceição antes do jogo: «Estamos com tranquilidade, mas todos nos queremos valorizar, e quero atingir o que acho que a equipa pode atingir. Depois dos 30 pontos, podemos falar de outra coisa. O quê? Vou antecipar: é ficar nos primeiros oito lugares, penso que não é nada anormal».
0'Nuno Espírito Santo antes do jogo: «Queremos discutir o jogo e ganhá-lo, sabendo que vai ser muito disputado a nível físico. A tabela diz-nos que temos necessidade de conquistar pontos e vamos procurá-los de forma incessante amanhã»
0'Elton (opção), Makelelé e Salvador Agra (castigados); Ivanildo (lesionado) são ausências na Académica
0'Lionn, Kritchiuk e Ronny (lesionados); Roderick (opção) são ausências no Rio Ave
0'O triunfo folgado em Arouca (0-3) confirmou o bom momento da equipa de Sérgio Conceição. Com 27 pontos, tem a permanência sob controlo e pode encarar o resto da época com ainda mais confiança. O conjunto de Coimbra não perde para a Liga desde 10 de fevereiro.
0'O conjunto de Vila do Conde reparte o foco na Liga, na final da Taça da Liga e na meia-final da Taça de Portugal. Para o campeonato, a vitória fugiu-lhe nas últimas três jornadas: será o regresso aos triunfos é com a Académica?
0'Boa tarde. A partir das 20 horas, tem início, em Vila do Conde, o Rio Ave-Académica, jogo de arranque da jornada 22 da Liga. Siga tudo AO VIVO no Maisfutebol
Acompanhe aqui o AO MINUTO deste jogo dia 7 Mar 2014 às 20:00
Outros
Académica não sofre golos há quatro jogos
Este foi o quarto jogo seguido sem sofrer golos para a Académica. A boa série defensiva começou a 15 de fevereiro, em Belém (0-0). Continuou com o Nacional, a 21 de fevereiro (0-0). Reforçou-se na passada segunda-feira, em Arouca (0-3). E continuou esta noite, em Vila do Conde (0-0).
Se quisermos alargar a análise, verificamos que nos últimos sete encontros, a Académica sofreu apenas dois tentos (um com o Estoril, outro com o Rio Ave, para a Taça de Portugal).
Sérgio Conceição vê sinais de maturidade neste caminho: «Para uma equipa que tem a manutenção como prioridade, é um ótimo princípio, não sofrer golos. É o primeiro passo para se ganharem jogos. Não vale marcar três golos, se sofro quatro ou cinco... Queremos continuar esse caminho».
in maisfutebol
Sem comentários:
Enviar um comentário