A Académica empatou esta sexta-feira com o Vit. Setúbal a uma bola num encontro que abriu a terceira jornada da Primeira Liga. Os "estudantes" marcaram primeiro, por intermédio de Ricardo Nascimento, mas os sadinos viriam a empatar ainda na primeira parte, com um golo de Frederico Venâncio.
Num jogo de sentido único que levou 3003 espectadores ao Estádio EFAPEL, a Briosa marcou bem cedo quando Ricardo Nascimento, na cobrança de um livre directo, bateu o alemão Lukas Raeder. O guardião setubalense viria, aliás, a ser a grande figura do desafio a impedir que a Académica conquistasse a vitória.
Numa altura em que a turma da casa mandava no encontro, foi o Vit. Setúbal a chegar ao empate praticamente na primeira vez que chegou à baliza de Cristiano. Frederico Venâncio, nas alturas, fez o empate com que as equipas foram para os balneários.
Na etapa complementar, só a Académica jogou. Os "estudantes" empurraram os sadinos para a sua área mas a pontaria não foi a melhor. E quando os remates iam certeiros, Lukas Raeder estava lá para segurar o 1-1. Até final, várias foram as oportunidades de que a Académica dispôs, mas o resultado não sofreria mais alterações.
Na próxima jornada, a Briosa desloca-se ao reduto do Boavista.
in AAC-OAF
nº espectadores: 3 003
Árbitro: Manuel Mota
Crónica
Dois clubes com tradição e três mil adeptos nas bancadas, número que se compreende em jogo realizado à sexta-feira. Académica e Vitória resolveram a questão em poucos minutos, com os dois guarda-redes em papéis indesejados. Autogolo de Lukas Raeder após livre de Ricardo Nascimento e saída em falso de Cristiano para o empate de Frederico Venâncio.
Foi esta a curta história do jogo, escrita a meias entre guarda-redes e centrais. A Académica continua sem vencer, embora tenha feito muito mais para tal. Pressão constante ao longo da etapa complementar. O Vitória fica satisfeito com o ponto mas teve um par de oportunidades claras nos minutos finais. Ficou perto do triunfo forasteiro.
Domingos Paciência regressou a Coimbra, onde foi feliz, com novidades na bagagem. A vitória na ronda anterior não fez com que o treinador evitasse mudanças no onze. Advíncula substituiu o lesionado Hélder Cabral, com Madu e Zequinha a regressarem após castigo para os lugares de Ponce e Lupeta (ficou na bancada).
Paulo Sérgio fez menos alterações neste duelo com outro antigo treinador do Sporting. Dois casos de resistência insuficiente à pressão dos resultados no Estádio de Alvalade. Histórias do passado, de qualquer forma. A Académica é presente e Paulo Sérgio, de volta ao futebol português, vai formando uma equipa com caras novas.
Magique entrou no onze, por troca com Nuno Piloto, enquanto Aníbal Capela jogou no lugar do lesionado João Real. Seria o outro defesa central, Ricardo Nascimento, a agitar o encontro nos minutos iniciais.
Marcos Paulo conquistou um livre à entrada da área e o defesa brasileiro aplicou o seu violento remate. Bola na trave, depois na relva e finalmente nas costas do infeliz Lukas Raeder. Sem aquele toque, a bola não entraria na baliza do Vitória. Autogolo do alemão.
Os guarda-redes estiveram em foco neste arranque promissor em Coimbra. Minutos mais tarde, seria Cristiano a entrar no filme do jogo. Canto na direita, bola ao segundo poste e o português a falhar a saída. Frederico Venâncio agradeceu e finalizou de cabeça.
Tudo voltou à estaca zero. A Académica com posse, o Vitória a aceitar o plano de jogo sem recuar em demasiada. Manu e Zequinha, sobretudo o primeiro, procuravam explorar alguma fragilidade dos laterais da Briosa.
A iniciativa de jogo pertencia ainda assim à Briosa e Paulo Sérgio viu Lukas Raeder negar o 2-1 a Aníbal Capela. Brilhante defesa após cabeceamento com selo de golo na grande área sadina. Em cima do intervalo, foi Rafael Lopes a ficar perto do festejo, em mais uma tentativa pelos ares.
O treinador da Académica sentia que a equipa tinha condições para chegar à primeira vitória e não perdeu tempo. No reatamento, trocou o extremo Olascuaga, pouco inspirado, pela torre Schumacher. Paulo Sérgio tem em Coimbra o ‘pinheiro’ que chegou a reclamar para o Sporting.
O eixo central da defesa do Vitória tinha agora mais um homem para marcar, pois Rafael Lopes descaía para a esquerda mas surgia com regularidade nas imediações da baliza de Raeder. A formação sadina foi recuando progressivamente, embora tenha desperdiçado as primeiras oportunidades da etapa complementar.
João Schmidt, dono de um pé esquerdo interessante, obrigou Cristiano a defesa apertada na sequência de um livre direto e Zequinha tentou a sua sorte num pontapé de bicicleta. Sem sucesso. Chegava a hora da Académica e o 2-1 parecia uma questão de tempo, face a sucessivos cruzamentos para a área do Vitória, sem o desejado último desvio. Porém, não era uma questão de quantidade e a defensiva contrária fechou-se bem, até final. Forbes e João Schimdt ainda procuraram a surpresa mas os golos acabaram aos doze minutos.
Destaques
A figura do jogo: Lukas Raeder
Promete ser um dos bons guarda-redes da Liga 2014/15. Uma vez mais, exibiu-se a bom plano na baliza do Vitória de Setúbal, embora tenha assinado – de forma involuntária – o único golo da Académica. Ricardo Nascimento bateu o livre, a bola desviou na trave, na relva e nas costas do alemão, acabando por entrar. Lukas Raeder não acusou o infortúnio e compensou na medida certa. Enorme defesa a cabeceamento de Aníbal Capela, ainda na primeira parte, e outra ao minuto 82, desta vez em resposta a Schumacher. No mais, tremenda segurança.
O momento do jogo: minuto 86
Contra a corrente do jogo, Forbes arranca para a baliza da Académica, tabela com um companheiro de equipa e entra na área. Cristiano consegue desviar o remate do avançado e o ferro faz o resto. Logo depois, é João Schmidt a surgir em excelente posição e a atirar por cima. Nos minutos finais, o Vitória podia ter garantido três pontos em Coimbra.
Outros destaques:
Frederico Venâncio
Mais uma prova de crescimento do central português. Está a amadurecer com qualidade e respondeu da melhor forma ao assédio ofensivo da Académica, sobretudo na etapa complementar. Mérito ainda pelo golo obtido, acreditando sempre que Cristiano ia falhar a saída. Deixou a cabeça em posição para a eventualidade e foi feliz.
Marcos Paulo
Exibição personalizada do capitão da Académica, em maior evidência na primeira hora do jogo. Com a segurança transmitida por Obiora à frente da defesa (nome para seguir com atenção), o médio brasileiro assumiu o compromisso de participar no processo de transição e regressa a casa com a sensação de dever cumprido, embora o resultado não seja do agrado da Académica.
Schumacher
É o ‘pinheiro’ idealizado por Paulo Sérgio. Entrou ao intervalo, quando o treinador aumentou o caudal ofensivo em busca da vitória. Porém, o tamanho incomoda adversários sem garantir golos. Muito trabalho e pouca inspiração do avançado. Falhou um par de oportunidades interessantes, com condições para fazer melhor.
João Schmidt
Bom pé esquerdo. Formou uma dupla interessante com Dani, trinco de capacidade reconhecida, apresentando credenciais em lances de bola parada. Obrigou Cristiano a defesa apertada na sequência de um livre direto e esteve perto do 1-2 ao cair do pano, mas atirou por cima. Parece ser reforço.
Opiniões
Paulo Sérgio, treinador da Académica, comentou desta forma o empate da sua equipa na receção ao V. Setúbal (1-1):
«Parece-me claro que foram dois pontos perdidos, mas só nos podemos queixar de nós. Cometemos um erro infantil. Um não, até foram mais. Mas temos de falar da equipa, a equipa jogou um bom futebol e chegando à terceira jornada a jogar assim, só temos de acreditar que estamos no bom caminho. Esta é uma equipa nova, precisa de tempo e claro que podemos melhorar. O erro? Começa num canto que não era preciso ceder, depois os jogadores perderam-se a discutir as marcações e depois não sei se o Cristiano podia ter feito mais ou não, mas claro que a defesa não fica bem na fotografia. Podemos acreditar numa Académica de qualidade. Quando estiverem todos os jogadores disponíveis, ficaremos ainda mais fortes e acredito que quem joga bem ganha mais vezes.»
Domingos Paciência, treinador do Vitória de Setúbal, analisou desta forma o empate da sua equipa no reduto da Académica (1-1):
«A primeira parte tem um resultado justo. Analisando a segunda, podemos achar que é injusta pelo caudal ofensivo da Académica, mas nós tivemos duas oportunidades claras para matar o jogo. A Académica conseguiu que o Vitória recuasse as suas linhas, sem que o quiséssemos, mas respondemos bem. Tivemos alguns problemas e não existe o equilíbrio físico que era preciso para darmos boa resposta em noventa minutos. Com a entrada do Schumacher, a Académica passa a ter um jogo direto e não tivemos muita bola.»
Ricardo Nascimento, defesa da Académica, comentou desta forma o empate da sua equipa na receção ao V. Setúbal (1-1):
«Infelizmente o golo não foi atribuído a mim mas o que importa é que contou. Não conseguimos chegar à vitória mas estamos a trabalhar. Acho que a equipa está a jogar bem, temos de melhorar dia a dia e acreditar que as vitórias vão aparecer. Temos sofrido alguns golos que podemos evitar, alguns golos bobos, mas a defesa tem qualidade.»
Dani, médio do Vitória de Setúbal, analisou desta forma o empate da sua equipa no reduto da Académica (1-1):
«Acho que o resultado é positivo, um ponto fora é sempre positivo. É um prémio justo para o que trabalhámos, para o que fizemos. O objetivo é a permanência, temos quatro pontos e sempre que conseguimos pontos é bom. A Académica teve mais posse a partir dos 60 minutos mas as melhores oportunidades até foram nossas, portanto acho que o resultado é justo.»
Ao minuto
90'FIM DO Académica, (1) - Vitória Setúbal, (1)
90'Schumacher remata, mas fraco e Raeder agarra facilmente.
89'Vão jogar-se mais três minutos...
87'NOVAMENTE O VITÓRIA. Schmidt consegue firar na área da Académica, mas remata muito por cima.
86'O VITÓRIA QUASE MARCA. excelente tabela a deixar Forbes frente a Cristano. O guardião consegue defender a bola, que ainda vai ao poste...
83'Entra Marinho (Académica)
83'Sai G. Magique (Académica)
83'GRANDE OPORTUNIDADE. Uma boa jogada com cruzamento de Magique, Schumacher a cabecear e Raeder a responder com uma grande defesa.
80'Lance na área do Vitória, duas roscas do defesas sadinos e a tremideira resulta... num canto.
78'Rui Pedro remata de zona frontal, Raeder defende com segurança.
76'O V. Setúbal vai abdicando cada vez mais do risco...
75'Rafael lopes cruza largo, Magique não chega de cabeça.
72'Entra J. Ponce (Vitória Setúbal)
72'Sai L. Advíncula (Vitória Setúbal)
71'Cruzamento de Iago, Schumacher chuta em volei com força, mas muito por cima...
68'Entra Tiago Terroso (Vitória Setúbal)
68'Sai Zequinha (Vitória Setúbal)
67'Cruzamento-remate de Rui Pedro, a defesa do Vitória afasta.
65'Cruzamento muito perigoso de Magique já na área, atrasado, corta bem Miguel Lourenço.
63'3003 espectadores, números oficiais.
61'Entra Ney Santos (Vitória Setúbal)
60'Sai Manu (Vitória Setúbal)
60'Toque de Marcos Paulo, Rui Pedro remata por cima
58'Vai pressionando a Académica, novamente
56'Marcos Paulo tenta a sua sorte de longe mas a bola sai muito por cima
53'Canto para a Académica, Rafael Lopes cabeceia ao lado
52'Duas oportunidades seguidas para o Vitória. Tenta responder a Académica
50'CRISTIANO! João Schmidt bate um livre com o pé esquerdo, ao ângulo, o guarda-redes, atento, desvia para fora
48'ZEQUINHA! Pontapé de bicicleta do avançado, Cristiano sacode para canto!
47'O gigante Schumacher entra para o centro do ataque, Rafael Lopes descai para o flanco esquerdo.
46'Entra Schumacher (Académica)
46'Sai C. Olascuaga (Académica)
46'Recomeça o Académica - Vitória Setúbal
45'Intervalo no Académica - Vitória Setúbal
44'FALHA RAFAEL LOPES! Olascuaga cruza, o português cabeceia e a bola passa a centímetros do poste
40'Bons pormenores de Obiora, trinco nigeriano de 23 anos da Académica.
38'Belo passe de Magique para Olascuaga, mas o peruano domina mal e Manu, em esforço, afasta o perigo
33'Muitos passes errados nesta fase, de parte a parte
29'Algum défice de criatividade nas laterais.
25'Pressiona a Académica, que tem mais bola desde o início. O Vitória vai respondendo pontualmente
21'Grande defesa de Raeder! Após livre na esquerda, Aníbal Capela cabeceia em excelente posição mas o redes do Vitória responde à altura!
19'Interessante duelo entre Frederico Venâncio e Rafael Lopes. Melhor o defesa do Vitória, até agora.
17'Jogo equilibrado até ao momento, prometendo mais golos
15'Miguel Pedro surge isolado e atira para o fundo da baliza, a passe de Rafael Lopes, mas estava em posição irregular.
14'Depois de um autogolo de Lukas Raeder, sem grandes culpas, uma saída muito infeliz de Cristiano
13'FALHA CRISTIANO! Canto na direita, João Schmidt coloca ao segundo poste, o guarda-redes da Académica falha por completo a saída e Frederico Venâncio finaliza de cabeça!
12'GOOOOOOOOOOOOOOOOOLO de Frederico Venâncio.
11'Magique cuza com de trivela, Rafael Lopes desvia de calcanhar mas é apanhado em fora-de-jogo.
10'Paulo Sérgio e Domingos Paciência iguais no estilo. De camisa branca, em pé, observando o jogo e trocando impressões com os homens do banco.
8'Infelicidade para Raeder. O pontapé do central da Académica é violento mas a bola não entraria sem o desvio nas costas do guarda-redes do Vitória. Autogolo.
6'Marcos Paulo conquista um livre à entrada da área. Ricardo Nascimento bate com o pé esquerdo, a bola vai à trave, depois ao relvado, desvia no corpo de Raeder e entra!
5'Autogolo de L. Raeder.
4'As duas equipas com esquemas semelhantes, assentes no 4x3x3. Rui Pedro e Miguel Pedro como unidades mais cerebrais
2'Vai caindo a noite em Coimbra
1'Começa o Académica - Vitória Setúbal
0'Académica e V. Setúbal em campo para o arranque da partida.
0'Manuel Mota vai dirigir o encontro
0'Académica e V. Setúbal regressam aos balneários, findo o aquecimento
0'As equipas já aquecem no relvado. Ainda pouco público nas bancadas.
0'Domingos Paciência não pode contar com Hélder Cabral por lesão e estreia o reforço Advíncula como lateral esquerdo. Manu e Zequinha regressam ao onze após castigo, por troca com Ponce e Lupeta (fica na bancada).
0'Paulo Sérgio perdeu João Real por lesão e deixa Nuno Piloto no banco, em relação à derrota com o Marítimo. Jogam Aníbal Capela e Magique.
0'Suplentes do V. Setúbal: Ricardo Batista, Giovani, Tiago Terroso, Ponce, Yann, François e Ney Santos.
0'Suplentes da Académica: Lee, Marinho, Schumacher, Oualembo, Salli, Nuno Piloto e Pedro Nuno.
0'V. SETÚBAL: Lukas Raeder; Pedro Queirós, F. Venâncio, Miguel Lourenço e Advíncula; Dani e João Schmidt; Forbes, Miguel Pedro e Manu; Zequinha.
0'ACADÉMICA: Cristiano; Iago, Aníbal Capela, Ricardo Nascimento e Ofori; Obiora e Marcos Paulo; Olascuaga, Rui Pedro e Magique; Rafael Lopes.
0'JÁ HÁ EQUIPAS OFICIAIS
0'Final de tarde com uma temperatura agradável em Coimbra. Relvado em condições aceitáveis.
0'Domingos Paciência: «É um confronto com história num campo tradicionalmente difícil. Sabemos que potenciando os aspectos positivos dos últimos dois jogos, temos capacidade para ganhar este jogo e é com essa convicção que vamos entrar em campo»
0'Paulo Sérgio: «Quem facilita, normalmente trama-se, e esse é um pensamento que não queremos no nosso grupo. Sinto que a equipa está preparada para lutar pelos três pontos, com todo o respeito pelo Vitória de Setúbal, que é uma formação com qualidade, mas vamos trabalhar arduamente para conseguir o nosso principal objetivo.»
0'Na Académica, o empate caseiro frente ao Sporting abriu boas perspetivas para os adeptos. Na semana passada, porém, a equipa não conseguiu pontuar na visita ao Marítimo (2-1). Ainda assim, Paulo Sérgio acredita que pode conseguir mais um resultado positivo em casa e a primeira vitória surge como o objetivo principal nesta sexta-feira.
0'Domingos Paciência regressa a Coimbra, defrontando uma equipa que orientou entre 2007 e 2009, levando-a ao sétimo lugar na tabela classificativa. Seguiram-se Sp. Braga, Sporting e aventuras pouco felizes lá por fora. De regresso a Portugal, o técnico enfrenta o desafio de reformular o V. Setúbal.
0'Confronto com largo historial na Liga portuguesa e um duelo curioso entre dois treinadores (Paulo Sérgio e Domingos) que passaram pelo Sporting sem glória. Paulo Sérgio iniciou a temporada 2010/11, Domingos fez o mesmo na época seguinte.
0'Convocados da Académica: Guarda-redes: Cristiano e Lee; Defesas: Oualembo, Aníbal, Iago, Ricardo Nascimento e Ofori: Médios: Jimmy, Lucas Mineiro, Marcos Paulo, Pedro Nuno, Obiora, Nuno Piloto e Rui Pedro; Avançados: Marinho, Olascuaga, Magique, Rafael Lopes, Edgar Salli e Schumacher.
0'Convocados do V. Setúbal: Guarda-Redes: Lukas Raeder e Ricardo Batista; Defesas: Ney Santos, P. Queirós, F. Venâncio, François, Miguel Lourenço e Luís Advíncula; Médios: Dani, Tiago Terroso, Yann, João Schmidt, Pelkas e Miguel Pedro; Avançados: Manú, Giovani, Lupeta, Forbes, J. Ponce e Zequinha.
0'Luís Advíncula, reforço peruano do Vitória de Setúbal, estreia-se na lista de convocados de Domingos Paciência. Zequinha e Manú regressam após castigo, enquanto Paulo Tavares, Diego Maurício e Hélder Cabral apresentam problemas físicos.
0'Ivanildo, Lino, Fernando Alexandre, Aderlan e João Real estão lesionados na Académica.
0'Edgard Salli, avançado camaronês que foi última contratação da Académica, está na lista de convocados, assim como Marinho, recuperado de lesão.
0'A equipa de Coimbra tem um empate e uma derrota, os homens de Setúbal chegam com uma derrota e um triunfo
0'Boa tarde. A Académica recebe o Vitória de Setúbal na abertura da 3ª jornada. Pontapé de saída às 20 horas. Siga tudo AO VIVO no Maisfutebol.
Acompanhe aqui o AO MINUTO deste jogo dia 29 Ago 2014 às 20:00
in maisfutebol
fotos by zerozero - Cataria Morais