nº espectadores: 4 222
árbitro: Rui Costa
Crónica
A Académica continua a não ir além da divisão de pontos em casa e, desta feita, até se pode dar por satisfeita ante um Estoril que começou encolhido, ganhou ânimo com a expulsão de Iago, e quase saiu de Coimbra com os três pontos.
No final, ficam talvez os canarinhos mais satisfeitos, pese a ponta final que poderia ter rendido mais, do que os conimbricenses, que se mantêm na parte perigosa da tabela, e só se podem queixar de si próprios. Com o Gil Vicente, os estudantes continuam a ser a única equipa que ainda não ganhou...
De positivo, muito pouco. A Briosa marcou dois golos num jogo pela primeira vez esta época, e logo pelos dois estreantes a titular: Schumacher e Marinho. O mais alto e o mais baixo do plantel! O Estoril, que marca em todos os jogos na Liga, continuou produtivo a este nível… mas pode fazer melhor.
Paulo Sérgio voltou a mexer na equipa e não foi (só) pelas lesões. Farto de empates (em casa) e derrotas (fora), o técnico promoveu a estreia a titular de dois jogadores, Marinho e Schumacher, que viriam a revelar-se absolutamente decisivos para o resultado.
Do mais alto ao mais baixo do plantel, dois golos surgiram, quase seguidos, dando à partida o caráter de justiça que parecia estar a faltar-lhe. Primeiro o brasileiro, da linha dos 11 metros, num castigo máximo que deixa a sensação de não ter existido.
Emídio Rafael, de regresso a Coimbra, terá jogado a bola com o peito, mas Schumacher foi mesmo para a marca fatídica e abriu o marcador. O Estoril, até então apagado, passou ao estado de atordoado e, menos de 10 minutos depois, sofreu o segundo.
Grande trabalho do avançado com nome de campeão da Fórmula 1 na direita, a libertar Aderlan para o centro, e o pequeno extremo, quase debaixo da trave, a confirmar o segundo da noite. Era a noite quase perfeita da Briosa, que marcava pela primeira vez dois golos numa partida. O pior veio depois.
Incapazes de segurar a vantagem preciosa, os estudantes «ofereceram» o golo a um Estoril, quando pararam e ficaram a ver jogar Kuca, logo ele, que não se fez rogado e reduziu o marcador ao cair do pano para o intervalo.
O tónico foi bom e os canarinhos voltaram, naturalmente, com mais vontade na segunda parte. Continuando na senda dos tiros no pé, como lhe chamou o próprio Paulo Sérgio, Iago foi expulso devido a uma cotovelada em Bruno Lopes, e estendeu o tapete vermelho que faltava ao Estoril.
O empate, novamente por Kuca, não tardou muito e fez tremer o estádio Cidade de Coimbra. O Estoril virava o campo ao contrário e procurava, agora, a cambalhota completa no marcador. Já com Kléber e Balboa em campo, José Couceiro arriscava tudo.
Cristiano salvou a equipa com um par de defesas a remates de Kléber e, pouco depois, foi a trave que devolveu um remate o internacional guineense. Foi por pouco.
Destaques
A figura: Kuca
Para quem, no ano passado, andava pela Covilhã, este cabo-verdiano já é um caso sério no clube da Linha. Bisou na partida e já é o melhor marcador da equipa na Liga. Felino, irrequieto mesmo, destroçou a defesa da Académica e fez aquilo que os pontas-de-lança não foram capazes de fazer.
O momento: o segundo de Kuca
A Académica defendia-se como podia, com 10 jogadores, perante um Estoril cada vez mais ameaçador. Os buracos eram muitos, porque quem tem manta curta dificilmente tapa a cara sem destapar os pés, e Kuca, o agitador de serviço, fez o empate para os canarinhos quando ainda faltavam 20 minutos para o fim. Suspense absoluto.
Outros destaques:
Cristiano
Voltou às boas exibições, depois de ter complicado, e também de algum azar, nas jornadas anteriores. Ajudou a segurar um ponto com algumas boas defesas quando o Estoril carregava, com destaque para um par de voos a remates de Kléber.
Marinho
O regresso do capitão à linha inicial, depois de uma lesão que o limitou, não poderia ter sido melhor. Fez o segundo para a Académica, coroando uma exibição, até então, cheia de adrenalina e codícia pelo golo.
Schumacher
Não acelera como outro, até porque, com 1,92 m, seria difícil atingir uma velocidade supersónica, mas já marca em Portugal. O Pinheiro de Paulo Sérgio abriu o marcador, de grande penalidade, no primeiro jogo como titular. Depois, teve participação decisiva no segundo, com um bom trabalho de pés, a libertar Aderlan para o centro que deu o golo de Marinho. Até na defesa ajudou.
Kléber
Boa entrada do ponta-de-lança, com um passado de glória no futebol português. Visou a baliza de Cristiano um par de vezes, obrigado o guarda-redes da Briosa a duas grandes defesas.
Opiniões
Paulo Sérgio: «Espero que o Iago aprenda com o erro»
«Enquanto tivemos onze fizemos uma excelente primeira parte e não merecíamos o golo que sofremos quase em cima do intervalo. Voltámos para a segunda parte com a intenção de manter as linhas juntas e continuar a mandar.
No entanto um erro, que é discutível, mas não quero ir por aí, não conseguimos impedir que o Estoril criasse perigo com cruzamentos e bolas bombeadas para a área. A equipa mostrou carácter e segurou um ponto, que é um mal menor.
Perdemos uma grande oportunidade de somar três pontos, mas sabemos que o futebol é assim. Avisámos os jogadores para que não entrem neste tipo de situações com os adversários, mas por vezes de cabeça quente os jogadores não pensam. Espero que o Iago aprenda com o erro.»
Paulo Sérgio, treinador da Académica, no final do empate com o Estoril, esta segunda-feira, em Coimbra:
«Jogo dividido em dois, com um momento muito importante. Fizemos 40 minutos muito bons, porque, nos últimos 5, não mantivemos as linhas juntas. Pena que já com golo encaixado, num erro defensivo, tentámos corrigir, mas a expulsão determina o resto do jogo. Fizemos uma primeira fantástica, e um segundo tempo com organização e caráter, mas com um ou outro erro. Em desvantagem numérica, não podemos permitir uma transição, que deu o empate. Fica o amargo de boca no final do jogo, porque trabalhámos muito para fazermos uma grande partida. Esse erro estragou o que fizemos até então. Mas não estamos aqui para matar ninguém, O Iago é um jovem, que vai aprender com o erro. Prefiro dar benefício da dúvida ao árbitro, não fiz qualquer comentário até agora sobre arbitragens, mas já me senti prejudicado em jogos anteriores. Nem vou falar da expulsão, nem da grande penalidade. Foi pena, porque estavamos a fazer uma grande partida. No final, do mal o menos, ficámos com um ponto. Mas temos de melhorar a nossa linha defensiva, não podemos afundar e permitir que os adversários toquem mais na bola do que os nossos defesas. »
Marinho: «Temos equipa para chegar às vitórias»
«A primeira parte foi totalmente dominada pela Académica, mas nos últimos minutos tivemos um erro que permitiu ao Estoril reduzir por 2-1. A segunda parte ficou marcada pela expulsão do Iago, a partir daí tivemos de baixar e o Estoril foi melhor.
Mostrámos que podíamos ter ganho os três pontos, mas com o decorrer do jogo, e com menos um elemento, tivemos de defender. Um ponto é sempre um ponto e é importante na nossa luta. É verdade que ainda não vencemos, mas estamos de cabeça tranquila porque demonstrámos que temos bom futebol e equipa para chegar às vitórias. Se hoje não tivesse havido aquela expulsão, estou convencido que teríamos ganho.»
Couceiro: «Estamos tristes porque perdemos dois pontos»
«A expulsão da Académica facilitou a nossa tarefa, mas também cometemos um erro que permitiu à Académica abrir o marcador cedo. Desconcentramo-nos, permitimos o primeiro golo, depois cometemos uma infantilidade que deu o segundo golo.
Ao intervalo disse que tínhamos de nos concentrar, concentramo-nos e depois da expulsão tivemos várias ocasiões para marcar. Fizemos o empate e podíamos ter vencido. Estamos tristes porque perdemos dois pontos, não temos estado com a estrelinha que é necessária, mas temos de continuar a lutar e combater isso. A sorte também se procura.»
José Couceiro, treinador do Estoril, no final do empate com a Académica, esta segunda-feira, em Coimbra:
«Foram, claramente, dois pontos perdidos. Um jogo com momentos distintos. Sabíamos que a Académica tinha muita posse de bola e preparámo-nos para isso, mas não entrámos bem. Demos muito espaço. O penálti, que foi um erro claro, aconteceu, intranquilizou a equipa, perdemos um pouco o discernimento, e ainda sofremos, infantilmente, o segundo golo. Mas reagimos e, na segunda parte, depois da expulsão, foi claramente um jogo de sentido único. Não conseguimos fazer o terceiro, este quase, mas não aconteceu. A sorte procura-se e, a nós, resta-nos continuar a trabalhar para que ela apareça e possamos somar pontos. É sempre difícil depois de um jogo fora, com viagens, mas temos uma estrutura que nos apoia, e cria condições para recuperarmos. Não foi por termos jogado na quinta-feira com o PSV que não conseguirmos ganhar. Gostei do empenho, mas cometemos erros que nos penalizaram.»
Kuca, jogador do Estoril, em declarações à Sporttv no final do empate (2-2) em Coimbra, no qual apontou os dois golos da equipa da Linha:
«Entrámos um bocadinho mal no jogo, não era isso que queríamos, mas conseguimos reagir e empatar. Tivemos muito azar em não conseguir a vitória no fim. A equipa deu tudo, só faltou sorte na finalização. Como me sinto por já ter feito três golos? Todos os dias trabalho para estar bem e para ajudar a equipa. Os golos têm acontecido naturalmente. Fico feliz.»
Ao minuto
90'Cartão amarelo para Cristiano.
90'A Académica esteve a vencer por 2-0, mas deixou o Estoril empatar com dois golos de Kuca.
90'Vão jogar-se mais três minutos...
90'FIM DO Académica, (2) - Estoril, (2)
89'À TRAVE!! Balboa com tudo para marcar, desviou um canto de Babanco contra o ferro!!
85'Remate de Diogo Amado que sai muito torto. O Estoril carrega...
81'Outra vez Cristiano!! Kléber ganha a bola e remata em arco, forte, mas Cristiano faz grande defesa e evita o golo do Estoril...
79'Cristiano evita o golo do Estoril!! Kléber finaliza bem de cabeça e o guarda-redes da Académica faz excelente defesa para canto...
75'Cartão amarelo para R. Ofori.
75'Boa jogada de Rafael Lopes, mas Filipe Gonçalves bloqueou o remate para canto...
72'Outra vez Kuca a finalizar de cabeça, mas desta vez a jogada foi finalizada por falta do avançado do Estoril.
70'Kuca bisa e empata o jogo!! Foi um golo de cabo-verdianos: cruzamento de Babanco e finalização de Kuca, de cabeça, dentro da área...
70'GOOOOOOOOOOOOOOOOOLO de Kuca.
70'INFORMAÇÃO OFICIAL: 4222 espetadores em Coimbra.
68'O Estoril carrega...
65'Cartão amarelo para Filipe Gonçalves.
64'Entra Rafael Lopes (Académica)
64'Sai Schumacher (Académica)
61'Entra Javier Balboa (Estoril)
61'Sai Emidio Rafael (Estoril)
60'Entra Kléber (Estoril)
60'Sai Bruno Lopes (Estoril)
60'Vão entrar Balboa e Kléber! Couceiro arrisca tudo!
60'Académica fechadinha lá atrás. Joga com 10...
58'Só dá Estoril...
56'Primeiros minutos esta época de Fernando Alexandre, que esteve lesionado até agora...
55'Entra Fernando Alexandre (Académica)
55'Sai G. Magique (Académica)
55'Que perigo!!! Sebá cabeceia sozinho ao lado!!!
50'Entra R. Ofori (Académica)
50'Sai Marinho (Académica)
48'Cotovelada perfeitamente estúpida de Iago em Bruno Lopes!!!
47'Cartão vermelho para Iago Santos.
46'Recomeça o Académica - Estoril
45'Entra Sebá (Estoril)
45'Sai Arthuro (Estoril)
45'Resultado justo ao intervalo, que premeia a maior convição da Académica perante um Estoril muito apático.
45'Intervalo no Académica - Estoril
44'Desatenção da defesa da casa, que pareceu parar, guarda-redes incluído, deixando Kuca fazer o que quis, até ao golo!!!
44'GOOOOOOOOOOOOOOOOOLO de Kuca.
41'A Briosa marca dois golos num jogo pela primeira vez esta época, e logo pelos dois estreantes a titular: Schumacher e Marinho. O mais alto e o mais baixo do plantel!
38'Bela jogada do ataque da Académica!! Trabalho de Schumacher na direita, a descobrir Aderlan, este passa um adversário, centra já na pequena-área, e Marinho finaliza quase debaixo da trave!!!
37'GOOOOOOOOOOOOOOOOOLO de Marinho.
37'O Estoril tenta reagir, mas a Académica fecha-se e sai em contra-ataque!
35'Vantagem merecida da Académica! O Estoril está uma sombra do que já foi. Cansaço pós-Europa?
29'GOOOOOOOOOOOOOOOOOLO (penálti) de Schumacher.
28'Cartão amarelo para Emidio Rafael.
23'Aderlan tenta um chapéu... muito mal!
21'Marinho ganha mais um canto.
16'Yohan corta o remate de Schumacher!!!
15'Bela estreia de Marinho a titular, para já.
14'A Académica assume ascendente...
11'Defende Kieszek com o peito!!!! Era outra vez Marinho!!!
8'Novamente Marinho, mas Schumacher não chega!
7'Bruno Lopes... por cima!
6'Muitos estudantes de capa e batina na bancada!
2'Belo trabalho de Marinho na direita, segundo canto para a Académica.
1'Começa o Académica - Estoril
0'Também Mano e Sebá foram poupados, entrando para os seus lugares Anderson (vai jogar os primeiros minutos esta época) e Arthuro, que mantém a titularidade conquistada frente ao Nacional.
0'Do lado estorilista, Kieszek mantém-se na baliza, depois do grande jogo frente ao PSV, estreando-se a titular na Liga.
0'Ofori, escolha habitual para o lado esquerdo da defesa, foi preterido em favor de Iago, o mesmo acontecendo com Rafael Lopes, que foi substituído por Schumacher, em estreia como titular.
0'Ambos os técnicos promoveram alguma alterações, Paulo Sérgio devido à falta de resultado, e Couceiro para gerir a equipa depois da Liga Europa.
0'Quanto à equipa da Linha, com um Início de altos e baixos, conta com duas derrotas, em Braga, e com o Rio Ave, um empate, em Arouca, e um triunfo, frente ao Nacional. Mas o mais interessante é saber como vai reagir a equipa ao desaire, a meio da semana, com o PSV.
0'A Briosa caiu para a zona de despromoção com a vitória do Penafiel sobre o V. Setúbal e já é, a par com o Gil Vicente, a única equipa que ainda não ganhou. Urge, portanto, dar o tal golpe de asa, antes que comece a ser tarde.
0'O árbitro da partida será Rui Costa, do Porto, auxiliado por Nuno Manso e João Silva. O quarto árbitro será Vasco Santos.
0'Suplentes: Wagner, Mano, Rúben Fernandes, Matías Cabrera, Sebá, Kléber e Balboa.
0'ESTORIL: Kieszek; Anderson, Yohan Tavares, Bruno Miguel e Emídio Rafael; Filipe Gonçalves; Diogo Amado e Babanco; Bruno Lopes, Arthuro e Kuca.
0'Suplentes: Lee, Ofori, Pedro Nuno, Fernando Alexandre, Lucas Mineiro, Rafael Lopes e Edgar Salli.
0'ACADÉMICA: Cristiano; Aderlan, Iago, Aníbal Capela e Ricardo Nascimento; Nuno Piloto e Obiora; Marinho, Rui Pedro e Magique; Schumacher.
0'Vamos, sem mais delongas, aos onzes iniciais:
0'Os estudantes estão no penúltimo lugar, com dois pontos, menos um do que o Penafiel, e mais um do que o Gil Vicente. Já os canários estão no 13º posto, com quatro, os mesmos de Nacional, V. Setúbal e Boavista.
0'Boa tarde. É o jogo de encerramento da 5ª jornada da Liga, entre Académica e Estoril, para seguir, em direto, no Maisfutebol. Fique ligado!
Acompanhe aqui o AO MINUTO deste jogo dia 22 Set 2014 às 20:00
in AAC-OAF
in maisfutebol
Sem comentários:
Enviar um comentário