28 de setembro de 2014

2014/15 - 06J - Arouca 0 - Académica 1: A primeira desta temporada...


nº espectadores:  1.150
árbitro: Cosme Machado 

A Académica conquistou este domingo a primeira vitória na Primeira Liga ao vencer, fora, o Arouca por 1-0. O golo dos "estudantes" apareceu ainda na primeira parte, por intermédio de Rui Pedro.

Foi precisamente em busca dos três pontos que a turma orientada por Paulo Sérgio se apresentou em Arouca. Ainda à procura da vitória, foi a Briosa quem entrou mais determinada no jogo e chegou com relativa naturalidade ao golo quando Rui Pedro, na cara de Goicoechea, fez um chapéu que só parou dentro das redes da equipa da casa. Estavam decorridos apenas oito minutos.

A partir do golo, a história do jogo é simples de contar: a Briosa, sempre muito unida e solidária dentro de campo, teve a arte e o engenho para saber colocar o ritmo do jogo conforme mais lhe convinha. O Arouca despediçou algumas boas ocasiões (que grande jogo de Cristiano!) mas a verdade é que a vitória da Académica nunca pareceu estar em risco.

Com o apito final veio a certeza dos três pontos para a Briosa que assim passa a somar 6 na tabela classificativa. Na próxima jornada, a Académica recebe o Moreirense. Força Rapazes!

in AAC-OAF

Crónica 

A Académica somou este domingo a primeira vitória da época, em Arouca, numa tarde que tinha tudo para ser de festa para os locais. Em domingo de Feira das Colheitas, que reúne milhares de arouquenses todos os anos, os homens de Pedro Emanuel procuravam o terceiro triunfo consecutivo. Não aconteceu. 

A Briosa não podia pedir melhor entrada. Com apenas oito minutos de jogo, um passe em profundidade de Ricardo Nascimento, que poderia não ter passado do meio-campo, beneficiou da hesitação de Bruno Amaro e Rui Pedro, com muita tranquilidade, picou a bola por cima de Goicoechea. 

O Arouca, talvez surpreendido, demorou a acertar as linhas e a reagir a preceito. Mas quando o fez, foi com estrondo. Na barra para onde Cristiano, em voo, desviou a bola atirada do meio da rua por Pintassilgo. 

Dado o mote, a equipa da casa voltaram ao plano inicial, de procurar a baliza da Briosa. Pelo meio, a Académica ainda «cheirou» o segundo, mas o centro de Magique encontrou Marinho demasiado atrasado. 

Os arouquenses continuaram a pressionar e, num livre de Bruno Amaro, voltaram a obrigar Cristiano a defender para a barra. A defesa dos estudantes tremia perante o volume de jogo dos homens da casa e a ameaça de golo pairava no ar. Mas não aconteceu até ao intervalo. 

Paulo Sérgio percebeu bem o que estava em causa e não hesitou em tirar Aderlan (o árbitro já lhe tinha perdoado o segundo amarelo…) para apostar na segurança e fiabilidade de Fernando Alexandre. 

Ainda assim, o meio-campo estudantil nem por isso conseguiu suster a bola. Aliás, a Académica, que, até agora, se tem distinguido pela qualidade na posse, assumiu desta feita uma postura claramente baseada em transições. 

Ao mesmo tempo, sucediam-se as tentativas de quebra de jogo – Cristiano teve de ser assistido duas vezes… -, que deixavam jogadores e adeptos da casa à beira de um ataque de nervos. 

A certa altura, os conimbricenses abdicaram do ataque e acantonaram-se lá atrás, na defesa da preciosa vantagem. O Arouca, apesar do tremendo volume do jogo, pareceu, todavia, perder a ligação entre setores e foi inconsequente diante da baliza de Cristiano.  

Destaques 


A figura: Cristiano 

Salvou a Briosa com um par de defesas para a barra a remates fortíssimos de Pintassilgo e Bruno Amaro, revelando grande atenção e reflexos apurados nos melhores momentos do Arouca. Mais tarde, com menos oportunidades para fazer defesas vistosas, foi providencial em duas ou três intervenções que ajudaram a serenar os colegas. Algumas hesitações não lhe retiram, contudo, o brio de uma exibição determinante. 

Outros destaques: 

Rui Pedro 
Fez um belo golo, num chapéu de boa aba, com grande tranquilidade, aproveitando ao máximo a hesitação de Bruno Amaro. Além desse momento, foi sempre bastante esclarecido e inteligente na abordagem dos lances. 


Lino 
Estreia do veterano lateral de regresso a Coimbra. Impressionante a frescura que demonstra à beira dos 40. Experiente, paciente, esclarecido, não cometeu um erro e esteve sempre no local correto na altura certa. 

Artur 
Não sabe jogar mal. Tudo o que faz leva a arte dos grandes jogadores. Mesmo quando as coisas não correm bem à equipa, é dele o que de classe, o passe de rotura, a jogada de génio. Jogou e fez jogar o Arouca.  

Opiniões


Paulo Sérgio: «Todos os dias no jornal diziam que ainda não tínhamos ganho»

«Começámos muito bem, como temos feito, chegámos ao golo e tivemos mais uma boa situação. Depois, veio a reação normal do Arouca, e tivemos de ser organizados, defender bem, numa altura em que não estávamos a entender-nos com o posicionamento do David Simão e do Bruno Amaro. Ajustámos ao intervalo, não fizemos o jogo com bola como fizemos antes, mas a necessidade do resultado assim nos obrigou e tolheu algumas ideias. Por mais que tentemos que a ansiedade se apodere da equipa, os jogadores são humanos e sentiram que era preciso segurar o resultado. Ainda assim, voltámos a ter duas situações, mas demos a iniciativa ao Arouca, e reajustamos posicionamentos para não deixar os centrais jogar à vontade. Penso que funcionou bem, a equipa revelou enorme caráter, mas não custa admitir que nos faltou respirar para podermos ter um pouco mais a bola. A cara de quem ganha não é a mesma de quem perde. Apesar deste resultado não ter vindo antes, tentámos sempre passar confiança aos jogadores por aquilo que fazem de positivo. Mas o facto é havia equipa que, com seis ou sete pontos, estavam tranquila e, salvo seja, ninguém lhes podia tocar, enquanto que nós vínhamos todos os dias no jornal: a Académica ainda não ganhou, a Académica ainda não ganhou… Mais três pontos dão outra tranquilidade e serenidade, ajuda a que estejamos todos juntos, é importante… Chegou tarde, mas vem sempre em boa hora.» 

Pedro Emanuel: «Faltou-nos acutilância para fazermos a diferença»

«É frustrante. Tínhamos como objetivo somar a terceira vitória consecutiva, era importante e os jogadores sentiram isso, mas entrámos mal, concedemos vantagem ao adversário e isso obrigou-nos a procurar o jogo. Apesar disso, os jogadores procuraram com clarividência, que se foi perdendo, como é lógico, com o passar do tempo e o cansaço. Criámos situações para igualar e passar para a frente, mas, para mim, ter 13 ou 14 cantos, ou 14 remates, diz pouco sabendo que a Académica teve metade, mas fez golo e até poderia ter chegado ao segundo num momento de desnorte nosso, oque seria de todo injusto. Hoje, não tivemos sequer um ponto, mas não posso acusar os jogadores de nada. Tiveram uma dedicação total. Só que não podemos conceder dessa forma vantagem numa bola parada a nosso favor. Marcou o jogo. O resto é eficácia. Não gosto de falar em sorte, por isso digo que nos faltou a acutilância para, em momentos decisivos do jogo, fazermos a diferença. Agora é trabalhar durante a semana para entrarmos com a mesma atitude e determinação no próximo domingo.» 

Rui Pedro: «Vitória que há muito procurávamos»

«Como foi o golo? Aproveitei um passe do Ricardo, e tive a felicidade de fazer a desmarcação na altura certa. Mas o importante é destacar o sofrimento e a união da equipa. É uma vitória justa, que já merecíamos… fomos felizes. Os primeiros 15 minutos foram nossos, acabamos por fazer o golo, e, depois, a ansiedade de conseguirmos a primeira vitória levou a que nos retraíssemos um pouco, foi evidente que recuamos as linhas para defender o resultado. A equipa também está preparada para isso, tivemos sucesso. É a vitória que há algum tempo procurámos. Temos jogado bom futebol, mas ela não tinha aparecido. Hoje demonstramos que a merecíamos, apesar de pressionados pelo Arouca. Foi especial? Só porque ganhámos.» 

Ao minuto 


90'Primeira vitória da Académica esta época, sobre o Arouca, que falhou o objetivo histórico de somar o terceiro triunfo seguido!
90'FIM DO Arouca, (0) - Académica, (1)
89'Cartão amarelo para Cristiano.
87'Roberto quase consegue o chapéu!!!
86'Miguel Oliveira, à meia volta, quase marca!!!
83'Entra Tinoco (Arouca)
83'Sai Nelson Barbosa (Arouca)
83'Entra Jimmy (Académica)
83'Sai Ricardo Nascimento (Académica)
82'Cartão amarelo para Bruno Amaro.
82'Jogo novamente interrompido para assitência a Marinho...
78'Carrega o Arouca...
73'Entra R. Ofori (Académica)
73'Sai G. Magique (Académica)
72'Cartão amarelo para Rui Pedro.
71'Entra L. Colitto (Arouca)
71'Sai Nildo Petrolina (Arouca)
71'QUASE O SEGUNDO PARA A ACADÉMICA!!!! Marinho fura pelo lado esquerdo e cruza para Rui Pedro, mas este não acerta com o alvo!!!
67'Roberto faz falta sobre Cristiano, na zona de proteção de guarda-redes, e este fica outra vez prostrado no relvado...
64'Bom remate de Claro, de muito longe... a bola não passa muito longe do alvo.
59'Partida interrompida para assistência a Cristiano...
59'Mais um canto para os da casa...
57'O Arouca pressiona em cima...
56'Depois de perdoar o segundo amarelo a Aderlan, Cosme Machado dá agora cartolinas por tudo e por nada...
54'Cartão amarelo para Marinho.
53'Cartão amarelo para Lino.
51'Cartão amarelo para Claro.
50'Cartão amarelo para Aníbal Capela.
49'Segundo canto para os de Arouca, e, neste, quase golo!!
48'O Arouca começa ao ataque.
46'Recomeça o Arouca - Académica
45'Entra Fernando Alexandre (Académica)
45'Sai Aderlan (Académica)
45'Entra Roberto (Arouca)
45'Sai Pintassilgo (Arouca)
45'Intervalo no Arouca - Académica
43'O Arouca aperta o cerco...
38'O árbitro terá poupado o segundo amarelo a Aderlan, depois de uma falta sobre Pintassilgo...
35'OUTRO VEZ CRISTIANO A DEFENDER PARA A BARRA!!! Era livre de Amaro, e, depois é Capela quem atira para canto!!!
32'Cartão amarelo para Nuno Piloto.
30'Canto para a Académica, depois de boa subida de Lino. Belo jogo do veterano, em tarde de estreia.
26'Bela jogada de Lino, que passou por vários adversários e quase ficou cara a cara com Goicoechea!
25'A Académica vai controlando o jogo...
22'O Arouca não consegue entrar na área da Académcia...
18'QUE GRANDE DEFESA DE CRISTIANO!!! Remate de fora da área de Pintassilgo, o guarda-redes defende para a barra, e dá canto.
10'Cartão amarelo para Aderlan.
9'Grande passe de Nascimento, a isolar Rui Pedro, Bruno Amaro hesita, e o jogador da Briosa, com calma, a fazer o chapéu a Goicoechea!!!
8'GOOOOOOOOOOOOOOOOOLO de Rui Pedro.
3'Já houve duas situações, uma em cada baliza...
1'Começa o Arouca - Académica
0'Jogo atrasado, parece haver um problema na baliza do topo norte...

texto maisfutebol
fotoz zerozero/vitor parente 

Sem comentários:

Enviar um comentário