nº espectadores: 1 296
árbitro: Rui Rodrigues
Crónica
Ar fresco para a Briosa com vitamina «V» de Viterbo
Rui Pedro saiu do banco de suplentes para carimbar três preciosos pontos para a Académica em Moreira de Cónegos. A Briosa bateu os Cónegos (0-2), num embate em que as emoções ficaram guardadas para o final. Apenas a seis minutos dos noventa o conjunto de Coimbra ousou abanar com as redes.
José Viterbo já soma sete pontos, fruto de dois triunfos e um empate, desde que está no comando técnico dos estudantes. Ainda não sabe o que é perder e já tirou a Académica dos lugares de despromoção, guiando a equipa para uma posição mais tranquila. Foi o terceiro triunfo da Briosa, que só sabe ganhar fora de portas.
Ainda a bola não rolava e já Miguel Leal era obrigado a fazer alterações na sua equipa. Diogo Cunha ficou-se pelo aquecimento, provocado a segunda alteração no meio campo dos Cónegos. A outra prendeu-se com o regresso de André Simões ao setor intermediário, depois de cumprir castigo em virtude da expulsão polémica diante do Benfica.
Já a Académica apresentou-se em Moreira de Cónegos igualmente com duas alterações no seu conjunto. Makonda estreou-se a titular com a camisola da Briosa, jogando no lugar de Hugo Seco, enquanto que Ricardo Nascimento fez dupla de centrais com João Real, face ao castigo de Iago.
Primeiro tempo amorfo
Tal como o técnico do Moreirense tinha perspetivado, pertenceu à equipa da casa o assumir das despesas do jogo. Mais sossegado na tabela classificativa, o Moreirense jogou com maior tranquilidade, a toda a extensão do campo e tentando visar a baliza de Cristiano.
No fio da navalha, a Académica limitou-se a ser uma equipa organizada e compacta no meio campo, tendo como principal objetivo bloquear o jogo do Moreirense. Numa segunda fase, a intenção academista passaria por armar ataques rápidos, mas o conjunto agora orientado por José Viterbo foi praticamente inexistente ofensivamente.
Assim sendo, o sinal mais de um primeiro tempo frouxo pertenceu ao Moreirense, que ousou atacar e esboçou vários remates à baliza de Cristiano. Sem grande perigo, é certo, mas ainda assim com um claro ascendente para a equipa da casa.
Falhanços prometem nulo no marcador
Depois do período de descanso a atitude da Briosa foi outra, conseguindo esticar o seu jogo até à área contrária. Logo no primeiro minuto ousaram conquistar um pontapé de canto, algo que não foi conseguido na primeira parte.
Marcos Paulo obrigou Marafona a fazer uma defesa de recurso e Marinho falhou à boca da baliza a emenda, que parecia fácil, depois de um cruzamento remate de Makonda. Cresceu a Académica, ressentiu-se o Moreirense, que passou a jogar com mais cautelas.
Depois de Miguel Leal, foi a vez de José Viterbo ter dores de cabeça. O treinador da Académica teve que fazer duas substituições forçadas no seu conjunto em virtudes das lesões de Makonda e de Marinho. Mesmo jogando de forma mais contida, o Moreirense ainda teve nos pés uma ocasião flagrante para fazer abanar as redes. Alex Santos emendou para as nuvens um cruzamento de Gerso quando estava em posição privilegiada.
Depois das perdidas o espetáculo de Rui Pedro
Quando o empate parecia ser o resultado que se iria registar, a reação da Académica deu em golo a seis minutos dos noventa. Rui Pedro converteu uma grande penalidade conquistada por Hugo Seco e começou a desenhar o triunfo da Briosa.
Contudo, o jogador que saltou do banco ainda não estava satisfeito e guardou para o último fôlego do encontro o momento de mais belo futebol. De fora da área, de primeira, atirou ao ângulo da baliza do Moreirense. Grande golo, ao qual se seguiu o apito final.
Estão carimbados três pontos para a turma de Coimbra, que somou o terceiro triunfo da época, igualmente o terceiro fora de portas. Três pontos preciosos na fuga aos últimos lugares, da equipa que parece só saber ganhar fora de portas.
O Moreirense podia atingir os trinta pontos, meta proposta para garantir a manutenção, mas os pupilos de Miguel Leal não tiveram arte nem engenho para bater Cristiano.
Destaques
Figura: Rui Pedro
Foi aposta de José Viterbo quando faltavam dez minutos para os noventa. O técnico correu na direção do avançado para lhe dar indicações antes da entrada em campo. Opção acertada. O jogador precisou apenas de quatro minutos para fazer aquilo que ninguém ousava conseguir. Da marca dos onze metros, Rui Pedro enganou Marafona e fez o primeiro. Ainda bisou, já cinco minutos para lá da hora, apontando um excelente golo de fora da área. Quinze minutos de sonho.
Momento: golo de Rui Pedro (84’)
Frieza quanto baste para bater Marafona de grande penalidade. Estava fresco, tinha entrado há pouco tempo e enganou o guarda-redes do Moreirense. Atirou seco para o seu lado esquerdo e festejou com os adeptos da Briosa que se deslocaram ao Minho. Golo não foi tão belo quanto o primeiro, mas que foi preponderante para o triunfo.
Negativo: lesões
Os problemas de Miguel Leal começaram ainda antes do apito inicial de Rui Piteira Rodrigues. Diogo Cunha ressentiu-se de uma lesão contraída na véspera e abandonou o aquecimento depois das primeiras corridas. O técnico dos Cónegos optou por fazer alinhar Bolívia no setor intermediário. A dois minutos do intervalo foi Anilton a lesionar-se, sozinho e num lance aparentemente inofensivo. No decorrer da segunda parte foi José Viterbo a ter de mexer no seu conjunto. Primeiro foi Marinho a sair lesionado, dando o seu lugar a Cissé, depois foi Makonda sair do terreno de jogo devido a problemas físico, entrado Hugo Seco.
OUTROS DESTAQUES:
Battaglia
Os seus pés estão sempre prontos a destilar veneno. Ainda não é um jogador com ritmo para assumir as despesas do meio campo, mas quando a bola lhe chega em condições é sinónimo de perigo. O argentino cedido pelo Sp. Braga protagonizou alguns dos lances de maior perigo do Moreirense, tentando bater Cristiano.
Obiora
O jogador mais esclarecido da Académica. O nigeriano de 23 anos assumiu as despesas do meio campo, impôs o seu físico e foi a voz de comando da equipa orientada por José Viterbo. Disfarça muitas limitações dos estudantes ao suster as intenções do Moreirense.
Arsénio
Muito irrequieto do lado esquerdo do ataque do Moreirense, o extremo foi especialmente importante nas recuperações de bola e posteriormente a lançar o ataque. Esteve muito ativo a rematar, ainda que nem sempre nas melhores condições.
Hugo Seco
Mais uma aposta de Viterbo a partir do banco de suplentes, a ter uma grande quota-parte neste triunfo da Académica. «Sacou» a grande penalidade que deu origem ao golo aos consequentes três pontos por parte da equipa de Coimbra. Rematou contra o braço de Elízio no interior da área.
Opiniões
Declarações de Miguel Leal, treinador do Moreirense, depois de perder em casa por duas bolas a zero com a Académica:
«Começámos logo a perder o jogo, tivemos uma baixa no coração [meio campo] que se estava a rotinar. Do ponto de vista organizativo, que é uma das nossas armas, começámos a perder. Mas o jogo começou e até entrámos melhor; que me lembre a Académica fez um remate do Rafa, mas de muito longe na primeira parte.»
«Na segunda parte a Académica começou melhor. Quando nada o fazia prever sofremos um golo num lance em que me parece que há ali um desajustamento nosso. Temos que dar os parabéns à Académica, não fomos a equipa que costumamos ser, mas também não merecíamos ser tão penalizados. Vamos continuar a trabalhar para conseguir respirar o mais cedo possível. Enquanto não tivermos os pontos estabelecidos não podemos festejar».
«Já ganhámos sem merecer, hoje perdemos sem merecer. Continuamos em frente. Só dependemos claramente de nós, temos dez jogos pela frente e de certeza absoluta que vamos fazer mais do que dois pontos.»
Declarações de José Viterbo, treinador da Académica, depois do triunfo por duas bolas a zero em Moreira de Cónegos:
«Continuo a dizer que sou a pessoa menos importante. Dedico esta vitória a estes jogadores, que foram fantásticos, em especial ao Marinho. Esperemos que não tenha uma lesão grave».
«Conhecemos muito bem a equipa do Moreirense e na primeira parte tentámos anular as suas saídas rápidas. Na segunda parte acelerámos o processo ofensivo, por forma a chegar com mais perigo à baliza do adversário. Metemos jogadores frescos, as coisas acabaram por correr bem, acabamos por ter mais segurança. Fomos uma equipa personalizada e esta Académica que queremos.»
«A Académica tem que se livrar do fantasma de jogar em casa, mas os pontos valem o mesmo. Juntamente com a Benfica e com o Porto, quero referir que a Académica é única equipa que não perdeu nas últimas três jornadas. Não há euforias, mas é muito importante para os nossos objetivos. Há consciência de que faltam oito pontos e é importante pensar jogo a jogo e criar condições para somar três pontos em casa e fora. A equipa não pode jogar para o pontinho e tem que haver uma fuga para a frente. A Académica é isto, tenho que agradecer aos adeptos, que foram incansáveis. Parabéns também à Mancha Negra, da qual sou sócio.»
«Golo de Rui Pedro? É um ataque rápido, uma recuperação do Piloto e uma finalização de Liga dos Campeões de Rui Pedro.»
«Quero dedicar esta vitória ao Marinho» - José Viterbo
O treinador da Académica rejeitou, este domingo, ser um treinador ´talismã` da Académica e dedicou a vitória frente ao Moreirense (2-0) a Marinho, que se lesionou durante o jogo.
«O Zé Viterbo aqui é a pessoa menos importante. Quero dedicar esta vitória à equipa e principalmente a um jogador, o Marinho, capitão exemplar, que se lesionou e vamos ver como está», disse o técnico da Briosa, em conferência de imprensa.
Sobre o segundo golo da Briosa, apontado também por Rui Pedro, José Viterbo elogiou a «jogada fantástica de ataque rápido e finalização de Liga dos Campeões».
«A equipa está consciente de que tem de fazer pelo menos mais oito pontos para conseguir [a manutenção]. A Académica tem de se assumir. Não pode jogar para o pontinho. A fuga é para a frente.»
in abola
Ao minuto
90'FIM DO Moreirense, (0) - Académica, (2)
Triunfo da Académica em Moreira de Cónegos, com uma grande dose de pragmatismo. Rui Pedro entrou do banco de suplentes para garantir o triunfo.
90'GOOOOOOOOOOOOOOOOOLO de Rui Pedro.
Grande remate de fora da área, de primeira, a corresponder da melhor forma a um passe de Nuno Piloto. Ao ângulo da baliza de Marafona, sem hipóteses.
90'Moreirense tenta reagir, mas não é capaz de criar perigo.
88'Cartão amarelo para João Pedro.
86'Entra Leandro (Moreirense)
86'Sai E. Rojas (Moreirense)
84'GOOOOOOOOOOOOOOOOOLO (penálti) de Rui Pedro.
Acabado de entrar, o jogador da Briosa bateu Marafona. Bola para o lado esquerdo, guarda-redes para o lado direito.
83'Cartão amarelo para Elízio.
83'PENÁLTI PARA A ACADÉMICA! Elízio interceptou um remate de Hugo Seco com o braço.
80'Entra Rui Pedro (Académica)
80'Sai Marcos Paulo (Académica)
78'FALHANÇO DE ALEX SANTOS.Completamente sozinho ao segundo poste o avançado não conseguiu encostar para golo um cruzamento venenoso de Gerso. A bola foi para as nuvens. Tinha tudo para fazer golo.
76'Cartão amarelo para Hugo Seco. Primeiro amarelo do jogo.
71'Cartão amarelo para Ricardo Nascimento.
70'Entra Gerso Fernandes (Moreirense)
70'Sai Arsénio (Moreirense)
68'Terceiro canto consecutivo para a Académica. A Briosa está mais espevitada depois do intervalo. Obiora atira por cima.
66'Entra Hugo Seco (Académica)
66'Sai T. Makonda (Académica)
64'A Académica vai ter de fazer nova substituição forçada. Makonda lesionou-se e não está, aparentemente, em condições de reentrar em campo.
62'1.296 espectadores em Moreira de Cónegos.
59'Entra Salim Cissé (Académica)
59'Sai Marinho (Académica)
58'Marinho também sai em maca agarrado ao joelho direito. Danielson, defesa do Moreirense, mostrou-se apreensivo com o jogador da Briosa.
52'PERDIDA DE MARINHO! Makonda tirou um cruzamento / remate que passou por Marafona, Marinho tentou empurrar o esférico para o interior da baliza, mas atirou por cima quando estava praticamente em cima da linha de golo.
50'Moreirense responde através da meia distância de Battaglia. Remate ao lado.
49'Grande lance da Académica. Marinho descobriu Marcos Paulo e serviu o médio, que rematou de primeira para defesa apertada de Marafona. Até agora, a defesa da tarde em Moreira de Cónegos.
48'A defensiva do Moreirense corta para canto.
47'Marinho conquista uma falta importante na quina da área do Moreirense. Parece querer reagir nesta segunda parte a Briosa.
46'Começa a segunda parte, sem novas alterações nas equipas.
46'Recomeça o Moreirense - Académica
45'Intervalo no Moreirense - Académica
Jogo frouxo em Moreira de Cónegos, ainda assim, sinal mais para o Moreirense que assumiu as despesas do jogo e rondou mais a baliza adversária.
45'Battaglia faz a bola passar muito próxima do posta da baliza de Cristiano.
45'Remate de João Pedro, ao lado da baliza da Académica.
44'Entra João Pedro (Moreirense)
44'Sai Anilton (Moreirense)
43'Anilton deitou-se no relvado. O defesa do Moreirense vai ter mesmo de ser substituído.
42'O defesa voltou ao jogo, mas evidencia ainda muitas queixas.
40'Anilton sai do relvado de maca. O capitão do Moreirense está muito queixoso.
37'O médio já está em campo e vê o Moreirense ganhar novo canto, que a Académica resolve sem grandes dificuldades.
35'Makonda está a receber assistência depois de ter sofrido falta por parte de Battaglia. Os jogadores aproveitam para beber água.
31'Mais um remate de Arsénio, uma vez mais de fora da área. Desta vez saiu mais próximo do alvo.
30'Livre do Moreirense da direita, João Pedro colocou a bola junto à baliza, mas a defesa da Académica resolveu. Canto para a equipa da casa.
27'Primeiro remate de Académica. Para fora do estádio, conta apenas para a estatística. Rafael Lopes atirou de muito longe e sem convicção.
25'Fase de menor agressividade. Ainda assim, o Moreirense vai dominando territorialmente.
19'Arsénio tenta a sua sorte de fora da área, mas o remate sai muito ao lado da baliza de Cristiano.
15'Corte providencial de Makonda quando Bolívia armava o remate. Está mais ativo o Moreirense.
12'Bolívia chega atrasado a um cruzamento de João Pedro. A bola rondou a baliza da Académica.
9'Esgaio cruza da esquerda, diretamente para as mãos de Marafona.
7'Marinho tenta ganhar a linha de fundo, mas estava em posição irregular.
4'Remate perigoso do Moreirense. Battaglia atira às malhas laterais de fora da área.
2'Defensiva da Académica resolve sem problemas.
2'Desentendimento entre João Real e Cristiano dá pontapé de canto ao Moreirense.
1'Começa o Moreirense - Académica
0'As três equipas já estão no relvado; Moreirense e Académica jogam com os seus equipamentos tradicionais.
0'Makonda faz a estreia a titular com a camisola da Académica. Foi praxado, como é tradição no clube dos estudantes.
0'As três equipas já terminaram o aquecimento. As bancadas encontram-se muito despidas nesta tarde soalheira.
0'Mais problemas para o Moreirense? João Pedro terminou o aquecimento mais cedo. Esteve largos minutos a ser assistido pela equipa médica dos Cónegos. Não há, pelo menos para já, indicações de mais uma alteração.
0'Fati entra na ficha de jogo, o jogador vai para o banco de suplentes.
0'Problema de última hora no Moreirense. Diogo Cunha ressentiu-se de um toque num treino de ontem e sai da equipa. É Bolívia que ocupa o seu lugar.
0'Tudo a aquecer no relvado, incluindo a equipa de arbitragem liderada por Rui Piteira Rodrigues.
0'Suplentes: Lee, Cissé, Diallo, Rui Pedro, Adrlan, Hugo Seco e Lucas Mineiro.
0'ACADÉMICA: Cristiano; Oualembo, João Real, Ricardo Nascimento e Makonda; Obiora, Marcos Paulo e Nuno Piloto; Esgaio, Rafael Lopes e Marinho.
0'Suplentes: Gideão, Bolívia, Djibril, Coronas, Leandro, João Pedro Silva e Gerso.
0'MOREIRENSE: Marafona; Paulinho, Anilton, Danielson e Elízio; André Simões, Diogo Cunha e Battaglia; João Pedro, Alex Santos e Arsénio.
0'VAMOS ÀS EQUIPAS!!!
0'Num total de nove jogos realizados registam-se quatro triunfos para o Moreirense, quatro empates e uma vitória da Académica.
0'De resto, em todos os jogos entre os dois emblemas, a Académica conta apenas com um triunfo, em 1999 a contar para a II Liga. João Tomás apontou os dois golos.
0'A Académica nunca venceu em Moreira de Cónegos em jogos a contar para a Liga. Em quatro jogos disputados no Parque de Jogos Comendador Joaquim de Almeida Freitas a contar para o principal escalão do futebol português, contabilizam-se dois empates e dois triunfos para o Moreirense.
0'O Moreirense é décimo classificado com 28 pontos. Tem mais nove pontos do que a Académica, que ocupa o antepenúltimo posto da classificação.
0'Boa tarde! Moreirense e Académica defrontam-se dentro de momentos em Moreira de Cónegos. Siga tudo com o Maisfutebol, MINUTO A MINUTO.
Acompanhe aqui o AO MINUTO deste jogo dia 8 Mar 2015 às 16:00
in AAC-OAF , maisfutebol
in AAC-OAF , maisfutebol
Sem comentários:
Enviar um comentário