nº espectadores: 3397
árbitro: Manuel Mota
Crónica
Num duelo entre duas equipas que chegavam de dois empates consecutivos para o campeonato e que lutam por objetivos diferentes, o Rio Ave bateu a Académica, mostrando peito na luta pelos lugares europeus e deixando a «aflita» Briosa cada vez mais… aflita.
O jogo começou numa toada expectante de parte a parte, com algumas posses longas nos primeiros dez minutos até que numa jogada bem desenhada pelo ataque do Rio Ave, Tarantini apareceu descaído na meia direita e tirou uma espécie de chapéu, cheio de intenção, com a bola a embater na parte de cima da trave da baliza de Pedro Trigueira.
Estava dado o primeiro aviso e era tempo de também a Briosa crescer e aparecer mais perto da área vilacondense. No entanto, a equipa de Filipe Gouveia estava a ser pouco assertiva no último terço, com Gonçalo demasiado desacompanhado (e pouco acertado…) e Ivanildo e Nii Plange distantes das melhores noites. Também a configuração mais conservadora do meio-campo não dava azo a grandes riscos e a jogadas de génio…
Do outro lado, com Tarantini e Wakaso a comandarem as operações no miolo, era Kuca, através de movimentos interiores, que procurava derrubar a muralha academista. Apesar de tudo, foi Yazalde que esteve perto do golo, a cerca de 20 minutos do intervalo.
À volta da meia hora, a Briosa pareceu querer acordar para o jogo, através de um lance no qual Gonçalo Paciência, a meias com um defesa rioavista, ia batendo Cássio e em mais duas tentativas de um espevitado mas pouco inspirado Nii Plange.
No entanto, seria o Rio Ave a inaugurar o marcador no Cidade de Coimbra: Renan Bressan soltou o perfume do bom futebol, abrindo em Edimar na esquerda e o lateral entrou na área à vontade e assistiu Kuca, que desviou sem problemas para o fundo das redes de um desamparado Pedro Trigueira, que fez de tudo para evitar o remate mesmo à boca da baliza. Os três melhores do Rio Ave no primeiro tempo a desenharem uma bela jogada de golo.
Ao intervalo, vantagem que se podia considerar justa de um Rio Ave pragmático mas claramente mais esclarecido com bola do que uma Académica a acusar a pressão do jogo…
Kayembe a partir a loiça e Yazalde a decidir tudo
Para o segundo tempo, Filipe Gouveia deixou no banco Nuno Piloto (que pouco ou nada acrescentou à equipa durante os primeiros 45 minutos) e decidiu lançar o extremo Gui. A intenção era clara: dar à equipa mais profundidade e intencionalidade nas ações ofensivas.
Nii Plange deu o primeiro aviso ainda nos primeiros segundos da etapa final deste desafio, mas foi sol de pouca dura. Depressa o Rio Ave voltou ao controlo da partida, perante uma Briosa cada vez mais tensa e sem a profundidade desejada, mesmo com três extremos em campo.
O jogo ia ficando cada vez mais pachorrento e os treinadores sentiram isso, com Gouveia a lançar Rafael Lopes e Rabiola no ataque e Pedro Martins a fazer entrar a «seta» Kayembe e o cerebral Pedro Moreira.
E seria precisamente Kayembe a tornar-se num dos homens do jogo, isto depois de a Briosa ter tido duas tentativas de meia-distância: o belga isolou na perfeição Yazalde e este, após um belo movimento de rutura nas costas da defesa academista, bateu Pedro Trigueira e deixou a equipa da casa completamente encostada às cordas.
A reação dos academistas foi tímida e chegou através de ocasiões esporádicas, mas sempre com Cássio a travar os intentos dos atacantes da casa. Não deu para mais, mérito de um Rio Ave disciplinado, mais assertivo com bola e, sobretudo, mais eficaz no ataque. No fundo, a marca de água da equipa de Pedro Martins. A luta pela Europa prossegue para os lados dos Arcos…
Destaques
A FIGURA
Yazalde: Depois de uma primeira parte de trabalho e com apenas uma chance para marcar, acabou por se revelar decisivo, ao apontar o segundo golo do Rio Ave, numa finalização a preceito na cara de Pedro Trigueira. Móvel e lutador, continua a ser um dos avançados mais interessantes das equipas da linha média-alta do nosso campeonato.
O MOMENTO
Conexão Kayembe-Yazalde a decidir a partida. Quase a entrar nos últimos 20 minutos da partida, deu-se o momento que «arrumou» em definitivo com a discussão do resultado: Kayembe isolou Yazalde com um passe brilhante, de rutura, para as costas da defensiva academista e o «88» dos vilacondenses não desperdiçou. Os três pontos estavam assegurados, assim como a presença respeitável do Rio Ave entre os candidatos ao quinto lugar neste campeonato.
OUTROS DESTAQUES:
Kuca: Um autêntico «quebra-cabeças» para a defensiva academista. Mobilidade é o nome do meio deste extremo rápido e tecnicamente dotado. Procurando diagonais vezes sem conta, esteve em plano de destaque ao apontar o 0-1, após um belo desenho coletivo. Saiu lesionado a pouco menos de 20 minutos do final, mas o trabalho estava feito.
Edimar: Lateral que gosta de arriscar no ataque, deu largura e profundidade, mostrando-se em bom plano no apoio a Kuca e aos restantes avançados. Vertical, rápido e com capacidade de cruzamento, deu a assistência para o golo de Kuca. Defensivamente, apesar de ter tido um ou outro sobressalto, também cumpriu.
Kayembe: Entrou, viu e venceu. Ou fez vencer. Cinco minutos depois de Pedro Martins o ter lançado em campo, assistiu com um passe brilhante Yazalde para o golo que carimbou os três pontos para a formação vilacondense. Enérgico, rápido e com grande qualidade no passe e no toque, acabou por se tornar decisivo na resolução da partida.
Renan Bressan: Médio dinâmico e com personalidade, assumiu preponderância na segunda linha do meio-campo. Esteve na origem do primeiro golo, com um passe notável para Edimar e percorreu quilómetros e quilómetros, sempre de cabeça levantada e procurando a melhor linha de passe.
Leandro Silva: Nunca vira a cara à luta mas também pareceu contagiado por alguma letargia que afetou toda a equipa. Não foi tão influente como noutras vezes, embora com a passagem para a sua posição natural, após o intervalo, tenha melhorado um pouco. Num remate desviado de meia-distância, esteve perto do golo, ainda antes do Rio Ave ter feito o segundo golo.
Opiniões
Filipe Gouveia, treinador da Académica, na sequência da derrota caseira frente ao Rio Ave (0-2):
«Sabíamos que iria ser um jogo difícil, perante uma equipa experiente e que luta pela Liga Europa. Quando o Rio Ave se apanhou em vantagem, tudo se tornou mais difícil. Num momento que tinha mexido para chegar ao empate, sofremos o segundo golo. Em casa, se calhar foi a exibição menos conseguida desde que cheguei. Quando estamos nesta situação, a bola pica um bocadinho nos pés. Continuo a acreditar neste grupo e acredito que se fizermos mais 14 pontos vamos atingir os objetivos da Académica. Agora, temos de preparar o jogo frente ao Marítimo, para ganhar. O Marítimo é uma equipa que está a precisar de pontos também mas o nosso objetivo é ir buscar os três pontos que perdemos hoje.»
[sobre o trabalho do árbitro Manuel Mota]: «É complicado estar a comentar arbitragens, é por isso que não o faço. Eu digo o que tiver a dizer ao árbitro no momento, não me vou desculpar com a arbitragem.»
[sobre a contestação dos adeptos, em particular nas redes sociais]: «Acredito que a nossa massa associativa vai continuar a apoiar os jogadores. É nos momentos difíceis que a Briosa aparece. São situações complicadas. Os jogadores têm famílias, pais, filhos na escola… Temos de ter bom senso.»
Pedro Martins, treinador do Rio Ave, na conferência de imprensa depois da vitória frente à Académica, por 0-2:
«Uma vitória importante e difícil perante um adversário que vinha em crescendo. Um jogo em que era preciso ter um controlo emocional grande. Desde o início, quisemos mandar no jogo, com a Briosa a espreitar o contra-ataque. Por vezes, podíamos ter saído para o ataque com mais critério mas no final penso que acabámos por vencer bem. Os objetivos delineados no início da época têm sido atingidos até agora, completamente. Faltam 11 finais no campeonato e ainda há a Taça de Portugal.»
Ao minuto
90'Final da partida em Coimbra. Vitória justa do Rio Ave sobre uma Académica que só acordou nos últimos vinte minutos de jogo. É a primeira derrota dos estudantes em casa.
90'FIM DO Académica, (0) - Rio Ave, (2)
90'3397 espectadores no Estádio Cidade de Coimbra.
90'Cartão amarelo para Roderick.
90'HÉLDON!! Remate muito perigoso do avançado do Rio Ave a passar perto da baliza de Pedro Trigueira.
90'Vão jogar-se mais 3 minutos...
89'KAYEMBE!! Remate perigoso do avançado do Rio Ave, a levar a bola a passar muito perto do poste da baliza de Pedro Trigueira.
87'Remate de Rafa a passar muito ao lado da baliza de Cássio.
85'Cartão amarelo para Edimar.
78'RAFAEL LOPES! O avançado ganha no duelo aéreo com Marcelo mas a bola passa um pouco por cima da baliza de Cássio.
77'SEGURA CÁSSIO!! Desvio de Rabiola quase caía em zona perigosa, mas o guardião vilacondense impediu que a bola prosseguisse. Estava Gui à espreita de uma oportunidade.
74'Agora é Ivanildo que está caído no relvado. Após um choque com Edimar, o avançado da Académica ficou a sangrar da cara.
74'Pedro Moreira corta um possível remate perigoso de Gui. Estava em boa posição o médio da Briosa.
72'Entra Héldon (Rio Ave)
72'Sai Kuca (Rio Ave)
72'Confirma-se, Kuca abandona o relvado de maca.
72'Pedro Martins chama Héldon por preocupação. Perspetiva-se outra mexida no Rio Ave.
71'Partida interrompida. Kuca está caído no relvado e precisa de assistência médica. Parece ter-se lesionado sozinho.
69'GOOOOOOOOOOOOOOOOOLO de Yazalde.
Excelente passe de Kayembe a isolar Yazalde na cara de Pedro Trigueira. Depois o avançado do Rio Ave só teve de escolher o melhor lado para colocar a bola. Está feito o segundo em Coimbra.
68'LEANDRO SILVA!! Remate de longe do médio da Académica, a bola ainda desvia num defesa do Rio Ave e quase traia Cássio.
66'Remate de Rafa passa ao lado da baliza de Cássio.
65'Entra Pedro Moreira (Rio Ave)
65'Sai Tarantini (Rio Ave)
65'Rafael Lopes cai na área e fica a queixar-se de um toque de Kuca. O árbitro nada assinalou.
64'Entra Rabiola (Académica)
64'Sai Gonçalo Paciência (Académica)
64'Entra Rafael Lopes (Académica)
64'Sai N. Plange (Académica)
63'Entra D. Kayembe (Rio Ave)
63'Sai Ukra (Rio Ave)
63'Filipe Gouveia também prepara uma nova mexida. Parece ser Rabiola e Rafael Lopes que estão junto do técnico.
60'Kayembe prepara-se para entrar na equipa do Rio Ave.
59'Leandro Silva bate mas sem perigo.
59'Livre para a Académica, depois de uma falta de Tarantini sobre Gui.
46'PERIGO!! Remate de Nii Plange obriga Cássio a uma defesa de recurso. A bola ainda embate em Marcelo e quase entra na baliza.
46'Recomeça o Académica - Rio Ave
45'Entra I. Gui (Académica)
45'Sai Nuno Piloto (Académica)
45'Primeira parte bem disputada pelas duas equipas. Vale o golo de Kuca a colocar o Rio Ave em vantagem ao intervalo.
45'Intervalo no Académica - Rio Ave
38'GOOOOOOOOOOOOOOOOOLO de Kuca.
Excelente passe de Bressan a encontrar Edimar na esquerda. O lateral rompe pela área e cruza para a zona do guarda-redes, onde apareceu Kuca a desviar. Pedro Trigueira ainda tocou mas não conseguiu impedir a bola de entrar.
37'Remate de Kuca, mas Trigueira estava atento e encaixou sem dificuldade.
35'Perigoso! Nii Plange trabalhou bem dentro da área do Rio Ave, mas depois perdeu a hipótese de rematar.
32'Remate de Nii Plange para defesa segura de Cássio.
29'DEFENDE CÁSSIO! Cruzamento de Gonçalo Paciência é desviado por Marcelo e quase trai o guarda-redes vilacondense, que mostrou bons reflexos e evitou o golo dos estudantes.
26'Ivanildo caiu no relvado, após um choque com Roderick, mas já se levantou. Nada de preocupante pelos vistos.
25'YAZALDE!! O avançado do Rio Ave conquistou a bola à entrada da área, contornou o adversário e rematou, com a bola a passar perto da baliza de Trigueira.
22'Era bonito Gonçalo Paciência. Tentou rematar de primeira o avançado da Académica mas falhou o timing.
17'Jogada de contra ataque do Rio Ave podia ter sido perigosa, mas Ricardo Nascimento cortou para fora.
11'Á BARRRRRAAA! Cruzamento remate de Tarantini quase traiu Pedro Trigueira, e a bola embateu mesmo na barra da baliza da Académica. Resta saber se terá sido intencional. À primeira vista parece que sim.
9'A Académica entrou com vontade de assumir o jogo. Os estudantes procuram ter a bola na sua posse.
8'Muita troca de bola nas duas equipas, mas ainda sem ocasiões de perigo.
2'Cruzamento de Kayembe não encontra ninguém na área para desviar.
1'Começa o Académica - Rio Ave
0'As equipas entram em campo.
0'E a Académica termina agora.
0'A equipa do Rio Ave já terminou o aquecimento.
0'As três equipas já aquecem no relvado.
0'Noite fresca em Coimbra, e promete ficar ainda mais fresca com o passar das horas.
0'Para já, vão aquecendo no relvado do Cidade de Coimbra os guarda-redes de ambas as formações.
0'A partida vai ter arbitragem de Manuel Mota, da AF de Braga.
0'Suplentes Rio Ave: Rui Vieira, André Vilas Boas, Pedro Moreira, Krovinovic, Héldon, Kayembe e Hélder Postiga.
0'RIO AVE: Cássio; Lionn, Roderick, Marcelo e Edimar; Wakaso, Tarantini e Bressan; Ukra, Yazalde e Kuca.
0'Suplentes Académica: Lee, Iago, Pedro Nuno, Marinho, Gui, Rabiola e Rafael Lopes.
0'ACADÉMICA: Pedro Trigueira; Aderlan, Ricardo Nascimento, João Real e Rafa; Leandro Silva, Fernando Alexandre e Nuno Piloto; Ivanildo, Gonçalo Paciência e Nii Plange.
0'JÁ HÁ ONZES INICIAIS!!
0'Aníbal Capela, por lesão, é a única ausência da equipa vilacondense para este jogo.
0'O Rio Ave entra para este jogo com 11 pontos à frente do rival e a apenas dois pontos dos lugares europeus. Os vilacondenses vêm de uma sequência de duas igualdades, embora uma delas tenha sido em Alvalade. Com Lionn e Heldon de regresso aos convocados, Pedro Martins ganha mais opções para atacar um jogo que não se prevê fácil.
0'Para este jogo, o técnico da Briosa não pode contar com o lesionado Obiora.
0'Depois de dois empates nas duas últimas partidas, os estudantes recebem o Rio Ave com a corda no pescoço. A Académica está a dois pontos de Boavista e Nacional, as primeiras equipas acima da linha de água e que, curiosamente, foram as últimas equipas a defrontar a formação de Filipe Gouveia.
0'Frente a frente 17º e 8º classificados da Liga.
0'Boa noite! O Maisfutebol já está no Estádio Cidade de Coimbra, para acompanhar o encontro entre Académica e Rio Ave, da 23ª jornada do campeonato.
Acompanhe aqui o AO MINUTO deste jogo dia 20 Fev 2016 às 20:45
Outros
A noite não foi fácil em Coimbra, onde os adeptos da Académica fizeram-se notar no final da derrota caseira frente ao Rio Ave, que deixa o emblema estudantil em maus lençóis na luta pela manutenção. Cerca de meia centena de adeptos contestou fortemente a equipa à saída do estádio, pedindo mais atitude aos jogadores numa altura decisiva da época.
Elementos de maior importância no balneário como Marinho ou Fernando Alexandre (dois dos capitães) fizeram questão de falar com alguns dos adeptos presentes, conversa essa que decorreu sem qualquer tipo de problemas.
Após o encontro desta noite, a Académica permanece na penúltima posição da Liga, a dois pontos da zona de salvação.
***-***
A Académica voltou a perder em casa, desta feita, por 2-0, ante o Rio Ave e no final da partida perto de uma centena de adeptos manteve-se no exterior do estádio à espera da saída dos jogadores e equipa técnica.
Depois de ter estado à conversa com dois dos capitães, Fernando Alexandre e Marinho, os adeptos contestaram bastante Ivanildo, o que obrigou a atenção redobrada dos seguranças do clube, imagem que se repetiu quando o treinador Filipe Gouveia, na companhia da restante equipa técnica, abandonou o estádio.
Já Luís Agostinho, diretor-desportivo, foi igualmente contestado, tendo mesmo regressado ao interior do estádio.
A Académica é penúltima classificada, com 19 pontos, correndo o risco de ver Boavista e Nacional (21 pontos) distanciarem-se ainda mais da linha de água.
in ojogo
Sem comentários:
Enviar um comentário