31 de janeiro de 2010

Transferências: Amaury Bischoff a caminho do Desp. Aves

O mercado parece não passar por Coimbra mas o plantel, considerado excedentário por André Villas Boas, será reduzido para o que falta da época, já que os estudantes, apurou o Maisfutebol, chegaram a um princípio de acordo com o Desp. Aves para o empréstimo, até final da temporada, do médio Amaury Bischoff.

O jogador não tem sido opção regular para o técnico dos estudantes - fez apenas um jogo na Liga, actuando durante 45 minutos, ainda no tempo de Rogério Gonçalves, e teve mais algumas aparições na Taça da Liga - , mas tratando-se de um jovem com reconhecido potencial, esta foi a forma encontrada para proporcionar-lhe maior tempo de utilização.

Nesta segunda-feira cedência do jogador deverá ser oficializada, depois dos habituais trâmites burocráticos, selando as boas relações entre a Briosa e os avenses, que, recorde-se, já contam nas suas fileiras com um jogador emprestado pela Académica, o médio Júlio César.

2009/10 - 17J - P. Ferreira - Académica: Antevisão

Paços de Ferreira e Académica estão empatados na tabela classificativa e defrontam-se este sábado na Mata Real. Numa altura importante da temporada, uma vitória poderá elevar qualquer um dos clubes até uma posição confortável, longe do suplício dos últimos lugares.

Siga o jogo AO VIVO

E se o Paços vem de dois empates prometedores fora de portas - em Olhão e no Dragão -, além de um triunfo excelente na Taça de Portugal (em casa do Nacional), a Académica interrompeu na última ronda um ciclo de quatro triunfos consecutivos em casa. Como atenuante, os estudantes têm o nível do contendor: nada mais, nada menos do que o líder Sp. Braga.

Os dois clubes mudaram de técnicos, têm apresentado sintomas positivos nos últimos tempos, mas sabem perfeitamente que uma derrota pode voltar a projectar uma curva descendente.

Pizzi a espreitar a titularidade

No Paços é bem provável que Ulisses Morais aposte em Pizzi de início. O jovem resgatado ao Sp. Covilhã deu excelentes condições nas duas anteriores partidas e pode muito bem assumir a titularidade no lado direito do ataque. Se isso suceder, Manuel José fica no banco de suplentes.

Sem Pedrinha, que partiu para a Bulgária, resta saber quem será o novo parceiro de Leonel Olímpio e Filipe Anunciação no meio-campo. Livramento, outro dos reforços de Inverno, é um forte candidato. André Leão (ex-Cluj) está também em lista de espera.

Ao contrário do sucedido em épocas anteriores, o Paços tem somente um triunfo na Mata Real. A casa dos castores tem sido constantemente surripiada. Está na hora de Ulisses e respectivos pupilos imporem alguma ordem.

Académica agoniza longe de Coimbra

Do lado da Académica, o único plantel sem qualquer entrada em Janeiro, André Villas-Boas mantém a estrutura habitual, alicerçada no meio-campo composto por Nuno Coelho, Cris e Tiero. Na frente, atenção a velocidade de Lito e Sougou.

Com o jovem técnico, a Briosa saltou vários degraus na classificação, mas fora de casa é ainda a equipa que apresenta piores resultados. Em sete viagens, dois pontos apenas.

O jogo está agendado para as 18 horas de domingo e pode ser seguido AO VIVO

Equipas prováveis:

P. FERREIRA: Cássio; Baiano, Ozeia, Ricardo e Jorginho; Leonel Olímpio, Filipe Anunciação e Livramento; Pizzi, William e Maykon.

Outros convocados: Coelho, Kelly, André Leão, Manuel José, Bruno Di Paula, Carlitos e Romeu Torres.

ACADÉMICA: Rui Nereu; Pedrinho, Markus Berger, Orlando e Emídio Rafael; Cris, Nuno Coelho e William Tiero; Sougou, Miguel Fidalgo e Lito.

Outros convocados: Ricardo, Pedro Costa, Luiz Nunes, Hélder Cabral, Paulo Sérgio, André Fontes, Vouhou e João Ribeiro.

2009/10 - 17J - P. Ferreira - Académica: Convocados

Villas Boas volta a chamar titulares para Paços

Depois da rotatividade da Taça da Liga, André Villas Boas resolveu voltar a chamar alguns dos atletas mais utilizados do plantel, casos de Rui Nereu (após castigo), Pedrinho, Tiero e Lito, para o encontro deste domingo, em Paços de Ferreira.

Luiz Nunes e Miguel Fidalgo também estão de regresso, ficando de fora Barroca, Amoreirinha, Diogo Gomes (castigado), Licá e Amessan em relação ao último jogo dos estudantes, com o Leixões, numa lista que passou a ter 19 jogadores.

Destaque ainda para a continuidade de Vouho entre os eleitos, sinal de que a sua acção na partida de Matosinhos foi devidamente notada pelo treinador, e também para a de André Fontes.

De fora, por opção, ficaram voltaram a ficar Jonathan Bru e Amaury Bischoff, enquanto Bruno Amaro e Éder continuam em recuperação.

Lista de convocados:

Guarda-redes: Ricardo e Rui Nereu;
Defesas: Pedrinho, Pedro Costa, Berger, Luiz Nunes, Orlando, Hélder Cabral e Emídio Rafael;
Médios: Nuno Coelho, Paulo Sérgio, André Fontes, Cris e Tiero;
Avançados: Sougou, Lito, Vouho, Miguel Fidalgo e João Ribeiro.

Austríaco Berger na mira do Nantes

Exibições do defesa-central austríaco, Markus Berger, não passaram despercebidas ao clube francês.

A entrada de André Villas Boas para o comando técnico da Académica fez emergir no plantel Markus Berger.

O defesa-central passou da condição de não utilizado a titular indiscutível e as exibições do austríaco não passaram despercebidas ao Nantes, clube da 2.ª liga francesa, que, sabe A BOLA, poderá a qualquer momento fazer chegar aos responsáveis academistas uma proposta concreta para aquisição dos direitos desportivos do atleta, aproveitando, assim, a janela de transferências de Janeiro.

Para já fonte ligada ao clube conimbricense garante não ter existido qualquer contacto do clube gaulês que se quiser assegurar o central no imediato terá de agir rapidamente uma vez que o mercado encerra, em França, à meia-noite de dia 1.

30 de janeiro de 2010

Villas Boas diz que Académica pode ser exemplo de mercado

A Académica prepara-se para ser a única excepção à regra neste mercado de Inverno. O clube ainda não contratou ninguém e, apesar de o prazo para novas inscrições só terminar na próxima segunda feira, é praticamente certo que os estudantes vão manter o plantel inalterado. André Villas Boas já disse que não faz sentido recrutar só por recrutar, que tem demasiados jogadores, e está satisfeito com eles.

O técnico voltou a falar do tema nesta sexta-feira, fazendo algumas comparações, e, de alguma forma, orgulhoso pela forma responsável como o seu clube está a encarar este assunto. «Não se pode descurar o exemplo Académica. Portugal foi quem mais investiu neste mercado, no entanto a nossa realidade não é tão saudável como a de outros campeonatos europeus. Poderemos ser exemplo ou não mas só no final», afirmou sem criticar a política dos outros clubes, que até terão feito «excelentes negócios».

A questão na Briosa é mais profunda. «Se calhar há quem queira vir para cá, mas, se calhar, há quem não queria sair. É legitimo que os que cá estão ambicionem jogar mais aqui. Surgiram oportunidades de negócio, mas a qualidade que temos também me satisfaz. Vamos ver até segunda, mas, em princípio, não se esperam novidades», esclareceu o técnico, que deu os exemplos de Pedro Costa, Paulo Sérgio, Diogo Gomes ou Vouho, que estiveram bem na Taça da Liga e passaram a ser uma ameaça séria para os habituais titulares. «A equipa é demasiado equilibrada, tem demasiada gente para todas as posições», admitiu.

Falta ganhar fora para a Liga

Depois da primeira vitória fora de portas da época, em Matosinhos, para a Taça da Liga, os estudantes apontam agora baterias com redobradas esperanças numa repetição do feito, mas para a Liga. Vem ai a deslocação a Paços de Ferreira¿

«Vamos encontrá-los um pouco como encontrámos a Naval, que estava acima de nós na tabela, enquanto o Paços está em igualdade. Será um jogo extremamente difícil e competitivo. Queremos ir disputar os três pontos e com o pensamento na vitória fora. Temos o referencial do triunfo com o Leixões, além do empate sofrido no último minuto em Leiria e os três golos marcados na Madeira. Por tudo isso, parece-me que podemos ambicionar a ganhar fora pela primeira vez para o Campeonato», vaticina o jovem técnico.

André Villas Boas perspectiva um «jogo intenso», num campo «difícil e emotivo», onde não é fácil marcar golos mas onde se criam «muitas oportunidades de parte a parte», devido, justamente, à envolvente especial da Mata Real que acaba por contagiar os jogadores. «O Paços está moralizado e é mais uma daquelas equipas que sofreu uma alteração de treinador, que, neste caso, se traduziu na continuação do sucesso do anterior», avisa.

29 de janeiro de 2010

2009/10 - 20J - Beleneses - Académica: Horário

A viagem ao Restelo para defrontar o Belenenses está marcada para o dia 22 de Fevereiro, segunda-feira, pelas 20:15.

2009/10 - 19J - Académica - Olhanense: Horário

Académica recebe o Olhanense no dia 14 de Fevereiro, domingo, pelas 16:00h.

Meias finais já têm hora marcada e preços definidos

A Liga Portuguesa de Futebol Profissional divulgou hoje o programa das meias finais da Taça da Liga, competição onde Académica, FC Porto, Sporting e Benfica são os únicos sobreviventes.

Desta maneira, a Briosa viajará até ao Dragão no dia 10 de Fevereiro, uma quarta-feira, onde irá discutir com o FC Porto a presença na final da Carslberg Cup, numa partida que se iniciará às 20:15, com transmissão televisiva na Sporttv.

A outra meia final, entre Sporting e Benfica, será à mesma hora mas no dia anterior, 9 de Fevereiro.

Bilhetes a partir dos 2 euros

Os preços dos bilhetes para o jogo entre a Académica e o FC Porto já se encontram também definidos. Assim, para os Sócios, os preços dos ingressos estão fixados em 2, 5 e 7 euros, enquanto para Não Sócios os preços são de 5, 10 e 15 euros.

A viagem até ao Dragão marca o regresso da Briosa às meias finais de uma competição e por isso não pode deixar de marcar presença e apoiar os "estudantes".

Lesões: Cris e Bru estão de regresso

BRUNO AMARO E ÉDER SÃO OS ÚNICOS LESIONADOS

Os regressos de Cris e Jonathan Bru foram as novidades do treino de quinta-feira da Académica, que continua sem contar com os lesionados Bruno Amaro e Éder.

Assim, para o encontro relativo à 17.ª jornada da Liga frente ao Paços de Ferreira, no domingo, no Estádio da Mata Real, o treinador da Briosa, André Villas-Boas, tem um cenário bastante positivo a nível clínico, com apenas duas baixas.

Depois da primeira vitória fora, embora para a Taça da Liga frente ao Leixões (1-0), o técnico de Coimbra quererá aproveitar o factor motivacional para derrotar o Paços de Ferreira no seu reduto.

Bocas: Nuno Coelho: «Académica foi aposta acertada»

O jogador da Académica, Nuno Coelho, esteve hoje na sala de imprensa do Estádio Finibanco Cidade de Coimbra para fazer a antevisão da partida com o Paços de Ferreira, agendada para domingo, às 18:00, no Estádio da Mata Real.

Aos jornalistas presentes, o 66 dos “estudantes” afirmou que o jogo frente aos castores será “importante uma vez que é um adversário directo”, mas refere que esta poderá ser a oportunidade “perfeita” para a Académica vencer pela primeira vez fora no campeonato.

“É um jogo importante uma vez que é um adversário directo, com os mesmos objectivos que nós e acho que é uma excelente oportunidade para conseguirmos a nossa primeira vitória fora de casa. Este é o jogo perfeito para dar continuidade ao triunfo que conseguimos frente ao Leixões, pois foi um jogo que nos deu confiança para vencermos novamente fora.”, disse o jogador, que frisou mais tarde que não existe um “factor exacto” que explique o porquê de a Briosa não vencer mais vezes longe de Coimbra.

A Académica vive um bom momento, com a recente qualificação para as meias finais da Taça da Liga, mas o médio dos “estudantes” salienta que o importante agora é “garantir a estabilidade no campeonato” mas não negou um comentário à excelente campanha da Académica na Carlsberg Cup.

“Depois do jogo com o Portimonense, o nosso balneário sempre teve consciência que ia passar. Na 3ª fase encarámos os jogos com a máxima concentração. Passámos com todo o mérito. Mas agora não pensamos muito na Taça da Liga, queremos é garantir a nossa estabilidade no campeonato.”, referiu o jogador, que defende que a Briosa “tem capacidade para fazer uma surpresa no Dragão”.

Nuno Coelho: “Académica foi aposta completamente acertada”

Mas nem só do Paços de Ferreira e da Taça da Liga se falou durante a conferência de imprensa realizada no Estádio, uma vez que Nuno Coelho foi também instado a comentar a sua experiência em Coimbra e o facto de ser dos jogadores mais utilizados na Briosa. Apesar disso, o médio dos “estudantes” diz que “ninguém tem lugar cativo”.

“Ninguém tem lugar cativo. Com os treinos sentimos isso, toda a gente tem de trabalhar ao máximo. Os nossos colegas que têm jogado menos têm capacidade para agarrar o lugar. Essa competitividade é saudável. Sei que não tenho lugar garantido porque trabalhamos todos com o intuito de ajudar a equipa.”, adiantou.

Para finalizar, e convidado a comentar a época a nível pessoal, Nuno Coelho, que tem no espanhol Xavi a sua principal referência, não tem dúvidas em afirmar que a “Académica foi uma aposta completamente acertada”.

“Em termos pessoais está a ser uma época muito boa. Neste momento as coisas estão estabilizadas para mim e para a Académica, estou feliz por estar a jogar e quero dar continuidade a isso. O convite da Académica surgiu numa altura em que o campeonato já tinha três jornadas, mas sem dúvida que foi uma aposta completamente acertada. Estou muito feliz por ter vindo para aqui.”, rematou.

______________________

Nuno Coelho não tem dúvidas: a decisão de trocar o Villarreal pela Académica, quebrando ao mesmo tempo o vínculo com o FC Porto, «foi completamente acertada». «Estou muito feliz por ter vindo para aqui», confessa.

«Em termos pessoais está a ser uma época muito boa. Neste momento as coisas estão estabilizadas para mim e para a Académica, estou feliz por estar a jogar e quero dar continuidade a isso. O convite da Académica surgiu numa altura em que o campeonato já tinha três jornadas, mas sem dúvida que foi uma aposta completamente acertada. Estou muito feliz por ter vindo para aqui», afirmou o jovem médio, em conferência de Imprensa que visou o lançamento do jogo com o Paços de Fereira, na Mata Real.

«É um jogo importante uma vez que é um adversário directo, com os mesmos objectivos que nós e acho que é uma excelente oportunidade para conseguirmos a nossa primeira vitória fora de casa», afirmou.

Quanto ao confronto com o FC Porto nas meias-finais da Carlsberg Cup, Nuno Coelho defende que a Académica «tem capacidade para fazer uma surpresa no Dragão», mas sublinha que o importante é «garantir a estabilidade no campeonato».

2009/10 - 17J - Paços Ferreira - Académica: Bruno Esteves apita

Bruno Esteves vai ser o árbitro da partida entre a Académica e o Paços de Ferreira, agendada para domingo, dia 31 de Janeiro, pelas 18:00, no Estádio da Mata Real.

Bruno Alexandre da Silva Esteves pertence à Associação de Futebol de Setúbal e, para além de ser árbitro de futebol, é também gestor de stocks.

De salientar ainda que Mário Dionísio e Luís Ramos serão os árbitros auxiliares para este jogo.

28 de janeiro de 2010

Bocas: Nuno Coelho esperançado em obter primeira vitória fora para a Liga

O médio Nuno Coelho disse hoje que a equipa da Académica tudo irá fazer para conquistar a primeira vitória fora para a Liga Sagres, frente ao Paços de Ferreira, após ter ganho no passado domingo ao Leixões.

"É um jogo importante, uma vez que é um adversário directo, com os mesmos objectivos que nós e acho que é uma excelente oportunidade para conseguirmos a nossa primeira vitória fora de casa. Este é o jogo perfeito para dar continuidade ao triunfo que conseguimos frente ao Leixões (Taça da Liga), pois foi um jogo que nos deu confiança para vencermos novamente fora", referiu o médio defensivo, em antevisão ao encontro da 17.ª jornada da Liga Sagres, no próximo domingo, no Estádio da Mata Real.

Habitual titular a meio-campo, Nuno Coelho salientou que, com o actual técnico, André Villas-Boas, "ninguém nesta equipa tem lugar cativo", dado que toda a gente tem que trabalhar durante a semana para poder dar a sua prestação.

"A competitividade entre colegas é positiva. Trabalhamos todos com o intuito de ajudar a equipa. Em termos pessoais, a época tem sido muito boa, apesar do início instável. Estou feliz por estar a jogar", destacou o jogador, que esteve no Villarreal, de Espanha, mas que assinou depois pela "Briosa", falhado o período de adaptação ao futebol do país vizinho.

"Foi uma aposta certa", sublinhou o "trinco", admirador do meio campo do Barcelona e, em particular, do médio Xavi.

Questionado sobre a continuidade da Académica na Taça da Liga, em que defronta nas meias-finais o FC Porto, no Estádio do Dragão, o jogador ironizou, adiantando que gostaria de voltar ao Algarve (não para jogar no Portimonense, mas para disputar a final).

"Gostava de voltar ao Algarve. Se fosse por esse motivo, melhor. O jogo no Dragão não vai ser fácil, mas, com a nossa qualidade, queremos causar uma surpresa. Claro que o FC Porto não vai querer desperdiçar uma final e vai querer ganhar, mas nós temos uma palavra a dizer", concluiu.

Paços de Ferreira e Académica jogam no próximo domingo, pelas 18:00, no Estádio da Mata Real, num encontro que será dirigido por Bruno Esteves, de Setúbal.

Lesões: Cris ainda em dúvida

O médio Cris, da Académica, continua a recuperar de uma entorse num tornozelo e mantém-se em dúvida para a deslocação a Paços de Ferreira, no domingo.

Cris limitou-se a cumprir tratamento no treino desta quarta-feira, à semelhança do que aconteceu com Bru (traumatismo nos gémeos), médio francês que continua sem saber quando poderá voltar a treinar normalmente.

Bruno Amaro e Éder, ambos a recuperarem de cirurgias, continuam ausentes, se bem que o primeiro já inicio corrida ligeira.

Para o jogo com o Paços de Ferreira, referente à 17.ª jornada da Liga, o treinador André Villas Boas não poderá contar com o castigado Diogo Gomes, mas vê o guarda-redes Rui Nereu regressar às opções após o jogo de suspensão cumprido diante o Sporting de Braga.

O plantel volta a reunira-se amanhã, a partir das 10.30 horas, no estádio do clube.

Orlando: 100 jogos na Liga

CENTRAL CUMPRE MARCA NA SUA TERRA

No próximo domingo, a Académica desloca-se a Paços de Ferreira, mas na hora de entrar em campo o capitão Orlando terá um sentimento mais especial que os restantes companheiros. O central é um dos indiscutíveis no onze da Briosa e, a manter o estatuto, como se prevê, irá cumprir a marca de 100 jogos no principal escalão do futebol português.

Chegado ao Moreirense em 2001/2002, depois de alguns anos no Fafe, Orlando subiu à Liga com Manuel Machado no comando técnico e foi na época seguinte que viria a estrear-se nos relvados principais do futebol português.

Nos anos seguintes, Orlando convenceu ainda Vítor Oliveira e foi somando jogos na divisão principal, mas com a descida do Moreirense viria a passar pela 2.ª Divisão, onde representou o Freamunde. A confiança que transmitia ao sector mais recuado do Moreirense levou Manuel Machado a convidá-lo para a Briosa.

No arranque da temporada inaugural na cidade dos estudantes nem sempre era titular, mas depressa ganhou o estatuto, convencendo Domingos Paciência: neste período fazia dupla com o brasileiro Luiz Nunes, e já esta época, com Rogério Gonçalves e Villas-Boas, ao lado do austríaco Markus Berger. A importância que imprimia na equipa e também no balneário levou os colegas a nomeá-lo como capitão, sucedendo a Pedro Roma e Nuno Piloto. E a braçadeira era, porventura, a responsabilidade que faltava para destacar o central.

Reencontro

Orlando terá a oportunidade de assinalar o centenário na Liga junto de gente que bem conhece. O central, de 30 anos, apesar de ter nascido no Hospital de Santo Tirso, cresceu em Paços de Ferreira, onde moram familiares e amigos. Os pais vivem perto, na freguesia de Figueiró.

27 de janeiro de 2010

Taça da Liga: final está confirmada para o Algarve

A Liga de Clubes confirmou nesta terça-feira que a final da Taça da Liga vai repetir o palco das duas edições anteriores: o Estádio do Algarve. O último jogo da competição desce a sul e joga-se no dia 20 de Março, um sábado.

A final da Taça da Liga insere-se aliás numa fase apertada do calendário dos clubes. Dois dias antes da final, por exemplo, há os oitavos-de-final da Liga Europa, sendo que os oitavos-de-final da Liga dos Campeões são três dias antes.

Três dias após a final, há as meias-finais da Taça de Portugal, que esta temporada voltam a disputar-se a meio da semana, numa quarta-feira. No fim-de-semana a seguir regressa a competição da Liga, com os jogos da 24ª jornada.

26 de janeiro de 2010

Bocas: Paulo Sérgio: «Sonhamos em chegar à final»

O médio brasileiro da Académica, Paulo Sérgio, disse hoje que toda a equipa sonha com a final da Taça da Liga, apesar de o adversário nas meias-finais ser o campeão nacional, FC Porto.

"Toda a gente sonha em chegar à final. Todos sonham conquistar o título, mas vai ser difícil, ainda para mais em casa do FC Porto. A Académica tem o seu brilho e está a jogar bem. Vamos para tentar fazer um bom jogo", disse o jogador ao site oficial dos estudantes.

Paulo Sérgio elogiou a equipa do FC Porto, que considerou favorito na eliminatória. "Todos sabemos que era um dos três grandes. O FC Porto tem uma tradição muito grande, tem muitos títulos e é o favorito", disse.

Briosa quer vencer no Dragão

A Académica defronta o FC Porto nas meias-finais da Taça da Liga e, apesar do valor do adversário e de se desloca ao Estádio do Dragão, mantém o objetivo de atingir a final.

"Seria sempre um jogo de dificuldade acrescida, mas ninguém nos leva a mal que, mesmo contra o campeão português, a Académica tenha como objectivo atingir a final. Vamos dar o nosso melhor", assegurou Luís Agostinho, diretor deportivo da Briosa.

Lesões: Cris e Jonathan Bru aumentam lista de lesionados

Os médios Cris e Jonathan Bru juntaram-se hoje aos lesionados Éder e Bruno Amaro, no início da preparação da Académica para a deslocação ao terreno do Paços de Ferreira, na 17ª jornada da Liga.

Cris sofreu uma entorse no tornozelo, no jogo do passado domingo frente ao Leixões, a contar para a Taça da Liga (0-1), enquanto o francês Jonathan Bru recupera de um traumatismo nos gémeos.

Mais demoradas estão as recuperações do avançado Éder e do médio Bruno Amaro. O primeiro recupera de uma intervenção cirúrgica ao menisco interno do joelho direito e o segundo ainda não está refeito de uma rotura do tendão rotuliano do joelho direito, verificada à 2.ª jornada, frente ao Paços de Ferreira, ainda em agosto.

O jogo entre a Académica e o Paços de Ferreira está marcado para domingo, às 18:00 horas, no Estádio da Mata Real, em Paços de Ferreira.

“Forcing” no mercado por um avançado

A Académica continua a tentar a contratação de um ponta-de-lança que possa dar mais qualidade ao plantel e, a uma semana do final do mercado, já não resta muito tempo para conseguir o tão desejado acordo.

Até lá, os responsáveis aguardam pacientemente pelo regresso do lesionado Éder, que foi operado ao menisco há duas semanas e ainda se encontra em recuperação. Por outro lado, Miguel Fidalgo e os jovens Licá e Vouho continuam no grupo e, rotativamente, vão tentando mostrar-se no centro do ataque.

Taça da Liga - Meia final: Fc Porto - Académica

O sorteio das meias-finais da Taça da Liga ditou encontro entre Sporting e Benfica, no Estádio de Alvalade. Na outra partida, o FC Porto receberá a Académica.

Reedição da final do ano passado, marcada por grande polémica, com vitória do Benfica. Já o Sporting, que tinha a certeza de jogar em Alvalade nestas meias-finais, visto ter tido o melhor registo da fase de grupos, terá assim mais um jogo duro em Fevereiro, uma vez que também vai encontrar o FC Porto no dia 3, para as meias-finais da Taça de Portugal.

Os jogos destas meias-finais estão marcados para dia 10, mas o Sporting já propôs a antecipação para o dia anterior, ficando agora o Benfica e a própria Liga de dar a resposta.

A segunda vida de Diogo Gomes

O início de Novembro não foi o mais famoso para Diogo Gomes. O brasileiro, que ficava, frequentemente, fora das opções na Académica, foi interceptado por uma brigada da GNR quando conduzia com uma taxa de alcoolemia superior ao permitido por lei, dias antes da recepção ao Vitória de Guimarães para a Liga Sagres, primeiro jogo de André Villas-Boas como treinador da Briosa. Resultado do incidente: o médio ficou sem carta de condução durante quatro meses, não tendo, igualmente, escapado à alçada disciplinar do emblema estudantil. Nada que não estivesse à espera.

O erro podia ter custado caro ao camisola 85 da Briosa, mas o médio brasileiro não desistiu perante tal adversidade. E a aplicação a partir daí foi proporcional ao arrependimento, estando hoje grato "à Direcção da Académica e ao treinador pela oportunidade" que lhe foi dada. Com a lição aprendida, Diogo Gomes está agora a voltar a despontar e a mostrar por que razão Domingos Paciência o foi buscar no Verão de 2008 ao Corinthians Paranaense.

As exibições na Taça da Liga - na Liga Sagres tem sido regularmente suplente utilizado - têm mostrado que o centrocampista está no bom caminho, tendo, inclusivamente, sido um dos melhores na decisiva vitória, em Matosinhos, sobre o Leixões, que qualificou a Académica para as meias-finais. "Correu-me bem o jogo. Não só a mim como à equipa. Acima de tudo, foi bom termos vencido", conta o futebolista a O JOGO. A única nota negativa foi mesmo a expulsão, por acumulação de cartões amarelos, mas nem isso estragou a satisfação do jovem jogador.

"Sem oportunidades" com Rogério Gonçalves, Diogo Gomes não esquece que tudo mudou com a chegada de Villas-Boas, de tal modo que, em final de contrato, não coloca de parte a possibilidade de renovar: "Por mim, continuo em Coimbra. Gosto de aqui estar, tenho vários amigos no clube. Fico feliz se continuar".

Foi jogador do FC Porto B mas acusou a mudança

A Académica não foi o primeiro clube de Diogo Gomes, em Portugal. Em 2003/2004, o brasileiro cesteve no FC Porto, tendo alinhado na extinta equipa B. Os primeiros tempos em terras lusas não foram fáceis, sobretudo porque, ao contrário do brasileiro, "o povo português é mais frio" e "não foi fácil fazer amizades". A fase de adaptação já está perfeitamente superada, como admitiu Diogo, que disse a O JOGO ser "muito caseiro" e um "fã" do Pro Evolution Soccer 2010.

Bocas: Diogo Gomes quer conquistar Taça da Liga

BRASILEIRO ESTEVE EM DESTAQUE NA VITÓRIA SOBRE O LEIXÕES

O brasileiro Diogo Gomes, considerado o melhor jogador em campo pela Académica na vitória de domingo sobre o Leixões, para a Taça da Liga, manifestou esta segunda-feira a ambição de conquistar o troféu.

"Vamos em busca do título. Sabemos que vamos defrontar fora um dos três grandes do futebol português, mas o nosso adversário tem que nos respeitar, pois já demonstrámos a nossa qualidade por termos chegado onde chegámos", declarou o médio, de 24 anos, até agora pouco utilizado pelo treinador André Villas-Boas.

Diogo Gomes manifestou a sua felicidade pela boa exibição conseguida no Estádio do Mar, em Matosinhos, e mostrou-se grato pela crítica desportiva ter reconhecido o seu trabalho.

"O meu objetivo é ser titular na Académica para poder chegar a um clube ainda maior. Tenho-me esforçado ao máximo nos treinos para ser opção do técnico. É ele que decide quem joga", acrescentou.

Há dois anos em Coimbra e em final de contrato, o ex-Corinthians e ex-FC Porto B reiterou que o seu desejo é renovar e continuar na Académica, mas confessou que ainda não houve conversações nesse sentido.

25 de janeiro de 2010

Taça da Liga: Académica na meia final

F.C. Porto, Sporting, Benfica e Académica são as quatro equipas que vão disputar as meias-finais da Taça da Liga, na sequência dos resultados da última jornada da fase de grupos, disputada neste domingo.

Os «dragões» venceram no Estoril, por 2-0, e «roubaram» o primeiro lugar do Grupo A à Académica, que ainda assim se qualificou como melhor segundo classificado, graças a uma vitória no reduto do Leixões (0-1).

O Sporting venceu na Trofa (0-1) e confirmou a liderança do Grupo B, enquanto que o Benfica venceu em Vila do Conde (1-2) e ultrapassou a formação vilacondense, garantindo o apuramento.

Estoril, Leixões, Trofense, Sp. Braga, U. Leiria, Rio Ave, V. Guimarães e Nacional despedem-se da competição.

______________________


O sorteio das meias finais da Taça da Liga irá desenrolar-se já amanhã, terça-feira, pelas 11:30, na sede da Liga Portuguesa de Futebol Profissional.

Taça da Liga - 3ª Fase - 03J - Leixões 0-1 Académica: Minuto a minuto




Depois de uma primeira parte fraca, a Académica surgiu mais esclarecida no segundo tempo, tendo chegado ao golo que lhe garantiu a vitória aos 63 minutos. Vouho obriga Nuno Silva a travá-lo em falta na área e Sougou facturou de penálti. Até final, os estudantes limitaram-se a gerir a vantagem, perante um Leixões pouco ameaçador
22:07
FIM DO JOGO
90 +4'
ACADÉMICA
Diogo Gomes vê segundo cartão amarelo e é expulso.

90+4'

Remate de Amessan ao lado
90+3'

Tiago Cintra cabeceou ao poste da baliza de Ricardo, mas o árbitro já tinha interrompido a jogada
89'
ACADÉMICA
Sai: João Ribeiro
Entra: Amessan

88
ACADÉMICA
Diogo Gomes

O árbitro entendeu que o atleta cortou a bola com a mão, à entrada da área, na sequência de um remate de Tiago Cintra
84'

Pedro Costa já recuperou
83'

Jogo parado para Pedro Costa receber assistência
81'

Remate de Tiago Cintra de longe, mas não teve a melhor direcção
80'
ACADÉMICA
Sai: Vouho
Entra: Licá

77'
ACADÉMICA
Nuno Coelho – cartão amarelo

70'
ACADÉMICA
João Ribeiro – cartão amarelo

69'
ACADÉMICA
Sai: Cris
Entra: Nuno Coelho

68'

Cris está entendido no relvado. Vai sair para receber assistência


José Mota esgota as substituições
67'
LEIXÕES
Sai: Cauê
Entra: Tiago Cintra

65'

A Académica podia ter dilatado a vantagem. Vouho surgiu com espaço e fez o remate. Diego defendeu apertado. Na recarga, Sougou tentou rematar, mas caiu na área. Os estudantes ficam a reclamar grande penalidade, por falta de Paulo Tavares
64'
LEIXÕES
Hugo Morais – cartão amarelo

63'
ACADÉMICA
GOOOOOLO de Sougou na marcação da GP

62'

Penálti para a Académica, sancionando falta de Nuno Silva sobre Vouho
60'
LEIXÕES
Sai: Trombetta
Entra: Paulo Tavares

57'

Grande oportunidade para o Leixões. Cruzamento de Sony pela direita, a bola sobrevoa toda a área dos estudantes e ao segundo poste Trombetta, com um remate de primeira, proporciona a melhor defesa da noite a Ricardo
56'

Diogo Gomes atira junto à trave. O guardião Diego desvia para canto
55'

Livre perigoso para a baliza de Leixões, depois de falta de Nuno Silva à entrada da área.


Não há qualquer alteração nas duas equipas
21:18
RECOMEÇA O JOGO


O Leixões, com o seu melhor onze, e a Académica, com algumas mexidas, dando oportunidade aos jogadores habitualmente menos utilizados, proporcionaram um primeira parte com um fraco nível exibicional, com poucas ocasiões de perigo. Sem profundidade, o jogo mostrou-se concentrado na zona do meio-campo, longe das balizas adversárias
21:02
INTERVALO
36'

Jogo disputado no meio-campo. Ritmo desacelerado
28'

Livre cobrado por Fábio Espinho testa a atenção de Ricardo. O guardião, que hoje substitui o castigado Rui Nereu, agarra perto do seu poste direito
27'
ACADÉMICA
Cris – cartão amarelo

Por falta dura cometida sobre Fábio Espinho e protestos
26'

Bomba de Orlando, a cobrar uma falta da defensiva leixonense à entrada da área. A bola passou por cima
22'

Oportunidade para a Académica. Num contra-ataque, Sougou progride no terreno e ganha posição para rematar. A bola passa ao lado da baliza de Diego
15'

Hugo Morais mantém-se recuado no lado esquerdo da defesa. Sony fica no meio-campo, ocupando o lugar do subcapitão


O haitiano está de regresso à competição, depois do técnico o ter poupado, no último fim-de-semana, devido ao abalo emocional que o defesa sofreu provocado pelo sismo que devastou o seu País
13'
LEIXÕES
Sai: Bruno Gallo
Entra: Jean Sony

11'

Mesmo temporariamente com 10 jogadores, o Leixões apresenta-se mais ameaçador. Pouga, com um remate cruzado, falhou por pouco a baliza de Ricardo


Para já, Hugo Morais recuou para o lado esquerdo da defesa, cobrindo a zona do companheiro lesionado
8'

Gallo sai do relvado de maca. Num lance individual, queixou-se de dores na perna direita
6'

Boa jogada do Leixões. Hugo Morais, na esquerda, cruza para a área, mas Pouga apenas raspa com a cabeça na bola
5'

Remate de Vouho interceptado pela defensiva leixonense
4'

Início de jogo muito faltoso. As duas equipais quase não saíram do meio-campo


Nos últimos minutos chegaram alguns adeptos, deixando as bancadas mais compostas
20:15
INÍCIO DO JOGO
Sai a jogar o Leixões
20:14

As duas equipas já estão no relvado
20:01

Para já, pouco público em Matosinhos
20:01

Apesar de ter sido poupado no último mês, já que o Leixões teve 4 encontros oficiais seguidos realizados fora de portas, o relvado do Estádio do Mar não está nas condições mais desejáveis, apresentando algumas zonas sem relva
19:34

Desde o jogo com o Olhanense a 21 de dezembro, no qual o mau tempo transformou o relvado do Estádio do Mar num lago, o plantel do Leixões só por uma vez é que voltou a pisar o seu palco principal
19:06

Villas-Boas deixou dois avançados de fora, Lito e Miguel Fidalgo, que juntos levam 6 golos esta temporada


18:54

Em claro contraste com a época passada, o melhor que o Leixões conseguiu esta temporada resume-se a duas vitórias consecutivas averbadas em casa em Outubro, nos jogos com a Casa Pia e a U. Leiria, a contar para a Taça de Portugal e a Liga, respectivamente
18:37

No lado do Leixões, o reforço Cardozo deve fazer a sua estreia, formando dupla com Nuno Silva no eixo da defesa. Já na Académica, André Villas-Boas resolveu poupar Lito e Miguel Fidaldo, devendo apostar em Sougou, Licá e João Ribeiro no ataque.


18:36

Académica e Leixões partem para a 3.ª jornada da 3.ª fase da Taça da Liga como primeiro e último classificados, respectivamente, do grupo A. Se à Briosa uma vitória garante o apuramento, para os matosinhenses é necessária uma conjugação de factores muito favorável para seguirem em frente, tendo o Estoril, obrigatoriamente, de derrotar o FC Porto

Taça da Liga - 3ª Fase - 03J - Leixões 0-1 Académica: Arbitragem

Olegário Benquerença

Dúvida na área


Olegário Benquerença teve sempre o jogo controlado em termos disciplinares. Decidiu bem no lance do penálti sobre Vouho. Aos 81', na área da Académica, entendeu que a bola foi à mão de Emídio Rafael. Pareceu novamente ter ajuizado bem.

Taça da Liga - 3ª Fase - 03J - Leixões 0-1 Académica: Opiniões

José Mota treinador do Leixões
"Empate seria mais certo"


Apesar de derrotado, o técnico leixonense revelou fair play ao admitir que o adversário "fez um jogo inteligente". No entanto, José Mota entende que a história do jogo não foi justa e "o empate seria o resultado mais certo", constatando que o duelo "não foi muito bem jogado nem teve grandes oportunidades". De qualquer modo, não deixou de reconhecer que a sua equipa "tem de fazer mais".


André Villas-Boas treinador da Académica
"Sentimento muito especial"

O treinador da Briosa não escondeu a satisfação pelo apuramento, falando de um "sentimento muito especial". "Chegámos às meias-finais com mérito total. Fomos sempre dominadores e melhores que o adversário. Estamos extremamente satisfeitos", explicou André Villas-Boas, que ainda deixou uma interrogação no ar: "Não sei se pedir uma final será pedir de mais."

Orlando, jogador da Briosa: 
"Faltava uma vitória fora. Não surgiu no campeonato, ainda, mas nesta competição é igualmente saborosa. Há um sentimento muito bom neste momento. Estamos satisfeitos", revelou o capitão Orlando, de 30 anos, olhando para o futuro da Briosa na Taça da Liga: "Jogar contra um grande será complicado, mas na altura certa vamos trabalhar para enfrentar qualquer um deles."

Taça da Liga - 3ª Fase - 03J - Leixões 0-1 Académica: Crónica

Não fora a agressividade sadia de um ataque permanentemente animado por Diogo Gomes, Sougou e João Ribeiro, a Académica pouco mais teria feito para chegar às meias-finais da Carlsberg Cup do que ver o Leixões afundar-se sozinho no Mar. Nem se pode dizer que tenha mudado alguma coisa quando, aos 53', isso deixou de ser possível, porque o FC Porto se adiantou no Estoril e a vitória passou a ser obrigatória - para ambos, embora, na prática, só os visitantes se pudessem dar ao luxo de pensar nisso. Até nessa altura foi a aflição do Leixões que decidiu tudo, num penálti de Nuno Silva sobre Vouho que Sougou converteu na vitória. O erro do capitão é compreensível, atendendo à velocidade que a Académica imprimia ao ataque e ao permanente sobressalto do meio-campo leixonense, que José Mota passou o jogo a mudar, num quebra-cabeças sem solução. Começou tudo com a lesão do lateral-esquerdo Gallo, com nove minutos jogados. Hugo Morais recuou para a defesa, Sony entrou para apoiar o ataque, e Seabra recuou para ajudar o trinco, Trombetta. Sem Fernando Alexandre, lesionado, o Leixões perde o equilíbrio que procurou durante a primeira volta do campeonato e que encontrou nele. Depois de Trombetta, foram Cauê e Paulo Tavares - sempre com o notável sacrifício de Seabra e Morais - a passar pelo lugar, sem sucesso perante Paulo Sérgio e companhia, que anularam Fábio Espinho e assistiram, imperturbáveis, àquele doentio carrossel leixonense, para desespero de Mota - não podia adaptar mais.

Taça da Liga - 3ª Fase - 03J - Leixões 0-1 Académica: Destaques

Diogo Gomes
Rei e senhor do meio-campo



A patetice da expulsão nos descontos, por pontapear a bola para longe, não apaga a belíssima exibição do brasileiro. Foi o impulsionador do ataque academista, rei e senhor do meio-campo.

Taça da Liga - 3ª Fase - 03J - Leixões 0-1 Académica: Ficha de Jogo

Leixões - Académica
Estádio do Mar
20:15


Leixões: Diego; Cauê (Tiago Cintra, 67´), Nuno Silva, Cardozo, Gallo (Sony, 13´); Trombetta (Paulo Tavares, 60´), Pedro Seabra, Fábio Espinho, Hugo Morais; Didi e Pouga.

Suplentes: Berger, Joel, Paulo Tavares, Sony, Zé Manuel, Braga e Tiago Cintra.

Treinador: José Mota


Académica: Ricardo; Pedro Costa, Berger, Orlando e Emídio Rafael; Paulo Sérgio, Cris (Nuno Coelho, 69´) e Diogo Gomes; Sougou, João Ribeiro (Amessan, 89´) e Vouho (Licá, 80´).

Suplentes: Barroca, Hélder Cabral, Amoreirinha, Nuno Coelho, André Fontes, Amessan e Licá.

Treinador: André Villas Boas


Árbitro: Olegário Benquerença, da AF Leiria

Disciplina: Cartão Amarelo para Hugo Morais, 64´; Cris, 27´; João Ribeiro, 70´; Nuno Coelho, 77´; Diogo Gomes, 88´e 90´; Cartão vermelho para Diogo Gomes, 90´

Ao intervalo: 0-0

Resultado final: 0-1

Marcadores: 0-1 Sougou, 63' (gp)
 
Espectadores:  1 192

23 de janeiro de 2010

Taça da Liga - 3ª Fase - 03J - Leixões - Académica: Convocados

Ricardo de volta às opções dois meses depois

André Villas Boas deixa Pedrinho e Tiero de fora para a Taça da Liga

O regresso do guarda-redes Ricardo, depois de dois meses de ausência devido a lesão, é a principal nota de destaque da convocatória de André Villas Boas para o jogo deste domingo, em Matosinhos, frente ao Leixões, para a terceira e última jornada da terceira fase da Liga.
O guardião volta numa altura oportuna, já que Rui Nereu está castigado, por ter sido expulso frente ao Sp. Braga, na última jornada da Liga. Em relação a esse encontro, destacam-se ainda as ausências de vários habituais titulares, tais como Pedrinho, Tiero ou Lito (o outro ausente é Miguel Fidalgo), numa escolha a que não terá ficado alheio um dos critérios de desempate desta prova, a média de idades. Nesse sentido, compreendem-se as chamadas de Amessan (19 anos), André Fontes (24 anos) e Vouho (22 anos).
De fora, por opção, ficaram Luiz Nunes, Jonathan Bru e Amaury Bischoff, enquanto Bruno Amaro e Éder continua em recuperação.

Lista de convocados:
Guarda-redes: Ricardo e Barroca;
Defesas: Pedro Costa, Berger, Amoreirinha, Orlando, Hélder Cabral e Emídio Rafael;
Médios: Nuno Coelho, Paulo Sérgio, André Fontes, Cris e Diogo Gomes;
Avançados: Sougou, Licá, Vouho, Amessan e João Ribeiro.

Villas Boas, o Leixões e o mercado

André Villas Boas quer aliar à passagem às meias-finais da Taça da Liga a primeira vitória fora dos estudantes esta época. São dois objectivos que estão no horizonte da equipa, o segundo, diga-se, há já algum tempo. Agora, é possível «casá-los» de uma vez.
«Era extremamente gratificante conseguir atingir esse objectivo, fruto de um trabalho bom que temos realizado. Infelizmente ainda não conseguimos ganhar fora, dai que seria importante uma vitória fora e seguir em frente na Taça da Liga. Espero que a dedicação e esforço sejam consentâneos com esse sonho. Para isso, será preciso rendimento e concentração ao máximo e pensar que poucas oportunidades surgem como esta», analisa o jovem técnico.
Os três pontos são a meta para o jogo com o Leixões, em Matosinhos, este domingo, porque os estudantes não querem voltar a fazer contas, embora o factor de desempate pela média de idades esteja bem presente na mente do treinador. «Não me posso preocupar com o resultado do Estoril-F.C. Porto. Para nós, o melhor é ganhar. Todos os outros resultados deixam-nos condicionados aos regulamentos. Em caso de empate, entram todos os grupos e uma série de factores. A forma mais fácil de perceber isto é: a vitória garante qualificação, daí que queiramos concentramo-nos nesse objectivo.»
Apesar de se tratar de um jogo decisivo e de a equipa ter tido desta feita uma semana para o preparar, André Villas Boas não abdica da rotatividade que elegeu para esta prova. «O objectivo é sempre a vitória mas os nossos fundamentos também se mantêm porque me interessa perceber quem pode ameaçar quem, quem tem direito a jogar e a que nível estão os jogadores que podem destronar os habituais titulares», considera o técnico, ciente de que terá de enfrentar um «campo extremamente difícil e em más condições», que levou o plantel a «massacrar» o relvado da academia numa tentativa de recriar as circunstâncias expectáveis no domingo.
Avançado não é prioridade
Enquanto decide qual o guarda-redes que utilizará - Rui Nereu está castigado e Ricardo só voltou recentemente de lesão, sobrando o guardião do Tourizense, Barroca - , Villas Boas volta a dar algumas indicações em termos de mercado. Basicamente, a Académica ainda pode reforçar-se mas só depois de dispensar alguém e dentro de certos limites.
«Continuo a ter 28 jogadores e o mercado não está fácil. Há adaptações no plantel que posso fazer para incluir novos elementos mas, para acrescentar, tem que ser um jogador que traga muita qualidade e garantias. Temos alvos preferências definido, uns mais ao nosso alcance, outros menos, à mínima oportunidade iremos ao mercado desde que tenhamos disponibilidade, porque temos um orçamento a limitar-nos. Neste momento, a Académica é a única que não se reforçou e não vou ao mercado só pela desculpa de não deixar passar a oportunidade ou porque outros também foram», sublinhou.
Em termos de posições, o técnico explicou ainda que não está interessado num ponta-de-lança, pois tem quatro no plantel, embora um (Éder) lesionado. Ainda em termos de mercado, assinale-se que o extremo João Traquina, que terminou o período de empréstimo ao Estoril a meio da época por não jogar, acabou por rescindir com a Académica para rumar ao Tourizense, equipa satélite da Briosa.

22 de janeiro de 2010

Lesões: Pedro Ribeiro não joga mais esta época

TEVE RECAÍDA E FOI OPERADO AO JOELHO

Pedro Ribeiro, lesionado desde Outubro, foi hoje operado e deverá falhar o resto da temporada, disse à agência Lusa o presidente do Sp. Covilhã, José Mendes. "O Pedro Ribeiro teve outra recaída, foi operado esta semana e já não joga mais esta época", explicou.

O ponta-de-lança, de 21 anos, fez uma entorse num joelho a 17 de Outubro, no encontro com o Sp. Braga, a contar para a Taça de Portugal. Desde então tem estado a recuperar da lesão com o departamento médico da Académica, clube que o cedeu esta temporada ao Sp. Covilhã, da Liga de Honra.
Em Dezembro, quando fazia já treino com bola, teve uma recaída, o que o obrigou a um retrocesso no tratamento. Nos últimos dias do ano passado anunciou estar "numa fase avançada da recuperação" e manifestou o desejo de regressar à Covilhã "o mais rapidamente possível". No início do ano voltou a sentir dores no joelho, o que levou o departamento médico da Briosa a optar pela cirurgia.

Bocas: Emídio Rafael focado no objectivo de passar às meias finais

O jogador da Académica, Emídio Rafael, esteve hoje na sala de imprensa da Academia Dolce Vita para fazer a antevisão da partida com o Leixões, agendada para domingo, pelas 20:15, no Estádio do Mar, em Matosinhos.

Aos jornalistas presentes, o 22 dos “estudantes” foi bem claro ao afirmar que o objectivo da Briosa é vencer o Leixões para passar às meias finais da Taça da Liga. A Académica até já ganhou esta temporada aos matosinhenses, algo que permite, segundo Emídio Rafael, conhecer melhor o adversário.

“Temos de ganhar e queremos ganhar. Queremos passar às meias-finais da Taça da Liga, esse é o nosso objectivo. Já lhes ganhámos mas não digo que isso seja uma vantagem. O facto de já termos jogado contra o Leixões dá-nos a possibilidade de conhecer melhor o adversário e de abordar bem o jogo.”, disse.

Estávamos na 13ª jornada da Liga Sagres quando a Académica venceu o Leixões por 2-0 em Coimbra, curiosamente uma partida onde Emídio Rafael apontou o primeiro golo. O lateral esquerdo da Briosa diz que seria “óptimo” voltar a marcar mas avisa que os matosinhenses são um “adversário bem organizado”.

“O importante é ajudar a equipa e o nosso objectivo é passar. Estamos todos a puxar para o mesmo lado… Sim, já marquei ao Leixões e se pudesse voltar a fazê-lo era óptimo. É um adversário complicado. É bem organizado, joga bem, vai ser difícil mas temos todas as capacidades para seguir em frente.”, adiantou.


Emídio Rafael: “Selecção é objectivo difícil mas não impossível”


Completamente “adaptado” à Liga Sagres, Emídio Rafael falou do seu sonho de atingir a selecção nacional, um objectivo que segundo o jogador “é difícil mas não impossível”.

“Sou bastante ambicioso. Sei que a selecção é um objectivo difícil mas não impossível. Só cheguei este ano à primeira liga mas ambiciono um dia estar na selecção. Se está perto ou não, isso já não sei… Mas claro que adorava que estivesse perto.”, frisou.

Quando questionado sobre o facto de a Académica ainda não ter ganho fora, Emídio Rafael, que se define como um “lateral moderno, que gosta de atacar”, diz estar “confiante” que isso estará para “breve” e comentou ainda a situação do clube no campeonato, onde referiu que os “estudantes” são muito “ambiciosos”.

“Creio que falta pouco para ganharmos fora. Da maneira como trabalhamos e jogamos, só podemos ambicionar vencer fora. Confio que isso está para breve. No campeonato temos de pensar jogo a jogo. Somos muito ambiciosos e queremos sempre mais. Não vamos estar aqui a definir objectivos… Vamos ganhando, subir degrau a degrau…”, terminou.

Taça da Liga - 3ª Fase - 03J - Leixões - Académica: Bilhetes




Os bilhetes para o encontro entre a Académica e o Leixões, agendado para o próximo domingo, dia 24 de Janeiro, pelas 20:15, no Estádio do Mar, vão estar à venda a partir da tarde de sexta-feira na Loja Oficial da Briosa, situada no Estádio Finibanco Cidade de Coimbra.

Quem não tiver a oportunidade de comprar o seu ingresso amanhã pode fazê-lo ao longo do dia de sábado e domingo, até às 16:00, na sede da Mancha Negra.

Os bilhetes para os Sócios da Académica têm o preço de 5 euros. Sendo esta uma partida de carácter decisivo para as aspirações da Briosa na Taça da Liga, não pode deixar de apoiar os “estudantes” na viagem até Matosinhos.

Não falte à chamada e apoie a nossa Académica!

Taça da Liga - 3ª Fase - 03J - Leixões - Académica: Arbitro: Olegário Benquerença

Olegário Benquerença vai ser o árbitro da partida entre a Académica e o Leixões, agendada para domingo, dia 24 de Janeiro, pelas 20:15, no Estádio do Mar, em Matosinhos.

Olegário Manuel Bártolo Faustino Benquerença pertence à Associação de Futebol de Leiria e, para além de ser árbitro de futebol, é também profissional de seguros.

De salientar ainda que José Cardinal e Bertino Miranda serão os árbitros auxiliares para este jogo.

21 de janeiro de 2010

Contas investigadas

As contas da Académica estão a ser investigadas pelas Finanças. Na base desta investigação estão alegadas irregularidades nos pagamentos ao Estado, relativos a valores declarados no Imposto sobre o Rendimento de pessoas Singulares (IRS).

Ao que A BOLA apurou, alguns dirigentes da equipa de Coimbra já foram mesmo notificados para esclarecerem assuntos relativos às contas do clube das últimas três épocas, estando, porém, o processo ainda numa fase de averiguações.

Certo é que a investigação agora iniciada ainda poderá dar muito que falar no futuro, com a Académica, caso se confirmem irregularidades nas declarações das contas apresentadas às Finanças nos últimos anos, a incorrer numa pena pesada.

Contactados ontem por A BOLA, ninguém ligado à Direcção dos estudantes esteve disponível para abordar este caso. O processo ainda se encontra numa fase inicial, pelo que as explicações deverão ser tornadas públicas mais tarde, uma vez que nos próximos dias deverão ser ouvidos mais dirigentes.

_____________________

Ricardo Guedes Costa, advogado e membro da direção da Académica, disse esta 4.ª feira à Lusa que a investigação das finanças ao clube é "uma atuação normal" daquela instituição perante as contas do clube.
"As finanças fazem fiscalização a valores tributados sobre IVA ou IRS apresentados. É uma atuação normal sobre um determinado valor declarado e que provavelmente não está certo", disse o advogado, confirmando que o ex-vice-presidente da Briosa, Jorge Alexandre, foi notificado para prestar declarações, pois era responsável pelo pelouro do futebol à altura dos factos.
Segundo o "Diário de Coimbra", o Fisco estará a investigar alegadas irregularidades praticadas pela Direção da Associação Académica de Coimbra/OAF, nomeadamente o atraso na liquidação de IRS dos futebolistas.
"Aparentemente, a Briosa apenas pagava os valores referentes ao IRS no final do ano civil, pois só nessa altura processava contabilisticamente os vencimentos. Mensalmente pagava com adiantamentos de caixa e assim só no final do ano teria de pagar o valor relativo ao IRS com juros. Embora, aparentemente, a Académica liquide na mesma o valor a que está obrigada por lei, o facto de não pagar ao Estado o imposto no prazo de 90 dias poderá ser considerado crime", adianta o "Diário de Coimbra", na sua edição desta 4.ª feira. A Lusa tentou falar com o ex-dirigente academista, mas sem sucesso.
Alegando desconhecer o objeto da investigação, Ricardo Guedes Costa diz que, "se é feita retenção de imposto e não é apresentado mensalmente às finanças, isso constitui crime", mas acrescenta que se trata de uma prática comum a nível empresarial, habitualmente punida com coima.

Transferências: Direcção manifesta interesse em renovar com Cris

Entretanto, de acordo com a Lusa, citando uma fonte da Promosport, a direção da Académica manifestou o interesse em renovar o contrato do médio Cris, ficando de agendar para breve o teor da proposta de renovação do mesmo.
"É jogador livre, mas vai esperar pela proposta da Académica. É relevante o interesse do clube e até ao fim deste mês deverá haver novidades", disse a fonte, acrescentando que o facto de o jogador ser habitual titular pesou na sua decisão.
Em final de contrato encontram-se ainda Orlando, o guarda-redes Rui Nereu, os médios Paulo Sérgio, Diogo Gomes, Tiero e Jonathan Bru e o defesa Luiz Nunes, todos em condições de assinar por qualquer clube neste momento, a custo zero.

Lesões: Orlando já treinou sem limitações

Orlando voltou esta quarta-feira a treinar sem limitações, depois de um traumatismo nos gémeos ter impedido o capitão da Académica de trabalhar terça-feira.

Segundo o departamento de comunicação do clube de Coimbra, o médio Bruno Amaro e o avançado Éder continuam a recuperar das respectivas lesões.

19 de janeiro de 2010

Equipa já prepara Taça da Liga




A equipa profissional da Académica regressou na manhã desta terça-feira ao trabalho na Academia Dolce Vita depois de cumprir um dia de folga que se seguiu ao jogo com o Sp. Braga, da 16ª jornada da Liga Sagres.

André Villas Boas, como já é habitual no primeiro treino da semana, dividiu o grupo de trabalho em dois. De um lado, os titulares da partida com os arsenalistas fizeram um treino de recuperação enquanto que os restantes jogadores trabalharam sob o olhar atento do técnico da Briosa.

Quem não participou no apronto matinal dos “estudantes” foi o capitão Orlando, que sofreu um toque no encontro com o Sp. Braga e por isso não foi considerado apto pelo departamento médico do clube. O 15 da Académica está a contas com um traumatismo nos gémeos e juntou-se assim a Éder e Bruno Amaro no boletim médico da Briosa.

Por outro lado, Amessan já recuperou da lesão que o tinha vindo a afectar e trabalhou sem limitações, enquanto que a grande novidade do treino foi a inclusão do júnior Gerso nos trabalhos da equipa principal.

A Briosa prepara assim o encontro com o Leixões, que contará para a derradeira jornada do Grupo A da 3ª Fase da Taça da Liga, um jogo decisivo para as aspirações da Académica na Carlsberg Cup.

Os “estudantes” regressam amanhã aos treinos, pelas 10:30, no Estádio Finibanco Cidade de Coimbra, numa sessão de trabalho aberta para Sócios, adeptos e comunicação social.

Lesões: Orlando pára devido a traumatismo

A Académica voltou esta terça-feira aos treinos, depois da derrota de domingo, em casa, com o Sp. Braga. O capitão Orlando foi a ausência mais notada, devido a um traumatismo nos gémeos da perna esquerda, lesão sofrida durante a partida. Além do central, também Bruno Amaro e Éder não se treinaram, prosseguindo as respectivas recuperações, ao contrário de Amessan, que voltou aos trabalhos sem limitações. Novidade no treino foi também a presença do júnior Gerso.

Expulsão de Rui Nereu lança dúvida na baliza

A expulsão de Rui Nereu frente ao Braga levanta uma dúvida sobre quem jogará, em Matosinhos, no decisivo encontro para a Carlsberg Cup. À partida, o escolhido será Ricardo, que era o titular até à chegada de André Villas-Boas, no entanto, o guarda-redes, que no ano passado esteve cedido ao Leiria, só na semana passada retomou os treinos, depois de ter sofrido uma lesão há mais de mês e meio. A outra hipótese será dar uma oportunidade a Barroca. Habitual nº1 no satélite Tourizense, o jovem guardião tem sido a terceira opção na Briosa, mas agora até poderá fazer a estreia oficial.

Transferências: Vouho será o primeiro a sair

TÉCNICO QUER EMAGRECER O GRUPO

O costa-marfinense Vouho deverá ser o primeiro atleta excedente a abandonar o plantel. Villas-Boas reconheceu já algumas vezes que, tão ou mais importante do que reforçar uma ou outra posição do grupo (ponta-de-lança e guarda-redes procuram-se), será preciso emagrecer o grupo, que conta com 28 unidades. Vouho será o primeiro a abandonar o clube este mês, por empréstimo a uma equipa da Liga de Honra onde dispõe de mercado alargado de opções. O africano, de 22 anos, tem sido muito pouco utilizado, algo que ajuda a explicar este desfecho.

18 de janeiro de 2010

700.000 espectadores no Cidade de Coimbra

Com os 4.403 espectadores que estiveram presentes no Cidade de Coimbra a presenciar o jogo com o Sp Braga, foi ultrapassada a barreira dos 700 mil espectadores no estádio desde a sua inauguração em 2004.

2009/10 - 16J - Académica 0-2 Sp. Braga: minuto a minuto

Um golo no final do primeiro tempo, de Meyong, na conversão de uma grande penalidade muito contestada, e outro em cima do final do tempo regulamentar, por Matheus, na conversão de um livre direto, numa altura em que a Académica jogava só com 10 elementos e era Licá que estava à baliza, devido a expulsão de Rui Nereu (jogou a bola com as mãos fora da área), permitiram á Académica vencer em Coimbra por 2-0 e conservar a liderança da Liga Sagres. Lucílio Baptista foi despedido pelos adeptos da Académica com uma enorme assobiadela

19:52 FIM DO JOGO

90' SP. BRAGA
GOOOOOLO de Matheus
Livre direto de Matheus, Licá ainda tocou na bola, mas não a conseguiu parar. Está feito o 2-0

89' O jovem avançado Licá vai para a baliza, uma vez que a Académica já esgotou as substituições

88' ACADÉMICA
Cartão vermelho para Rui Nereu
Por jogar a bola com as mãos fora da área, quando Matheus se isolava

87' ACADÉMICA
Cartão amarelo para William Tiero por carga dura sobre Paulo César

86' SP. BRAGA
Sai: Hugo Viana
Entra: Rafael Bastos

84' Cruzamento de Pedrinho e Miguel Fidalgo a saltar mais alto do que a defesa bracarense, mas a cabecear por alto

80'  SP. BRAGA
Sai: Mossoró
Entra: Miguel Garcia

80' SP. BRAGA
Carta amarelo para Mossoró
Por simular falta

79' A pouco mais de 10 minutos do final, Villas-Boas aposta tudo na procura do empate, sem bem que a equipa não mostre grandes argumentos para o conseguir. É, antes, o Sp. Braga a benefciar de muita liberdade e a dispor das melhores oportunidades

77' ACADÉMICA
Sai: Emídio Rafael
Entra: João Ribeiro

74' Mais uma excelente oportunidade para os minhotos: troca de bola dos jogadores do Sp. Braga sem que ninguém da Briosa os importunasse e Hugo Viana, à entrada da área, a rematar forte, para boa defesa de Nereu
71' Passe longo de Alan para Matheus, com Rui Nereu a sair da baliza para cortar o lance

67' Villas-Boas alarga a frente de ataque, mas o futebol dos estudantes permanece previsível e a coesão defensiva do Sp. Braga também. Aliás, a equipa minhota tem, mesmo, encontrado mais liberdade para chegar com perigo junto à baliza de Ruiu Nereu e já dispôs de algumas oportunidades para ampliar a vantagem

66' Matheus coloca Rui Nereu à prova, mas o remate sai à figura

65' Mais uma boa iniciativa de Mossoró, na esquerda, centra atrasado para Matheus, que remata ao lado

64' Paulo César chega atrasado a um cruzamento perigoso de Alan

63' ACADÉMICA
Sai: Lito
Entra: Hélder Cabral

61' SP. BRAGA
Sai: Meyong
Entra: Matheus

61' Mossoró foge pelo flanco direito, cruza, a bola cruza toda a área e sobre para Alan, mas o atacante, em boa posição, tem uma má opção, ao tentar fazer um chapéu a Rui Nereu, que segura a bola com facilidade

59' ACADÉMICA
Sai: Cris
Entra: Miguel Fidalgo

56' Mais um lance de grande perigo junto à baliza da Académica. Hugo Viana cobre um livre e Evaldo surge muito rápido a desviar, mas a bola sai ao lado
54'
Na sequencia de um canto, Alan cabeceia com muito perigo, à malha lateral da baliza de Rui Nereu

19:04 RECOMEÇA O JOGO
Lucílio Baptista apita para o início da segunda parte. Sai agora o Sp. Braga. Não há substituições
Estatísticas comprovam o equilíbrio na primeira parte: 11-15 em ataques, 5-5 em remates, 2-2 em cantos, 8-8 em faltas cometidas, 51%-49% de posse de bola
Informação oficial: estão 4.403 espectadores a assistir ao jogo
Depois de um início muito tático, Mossoró aproveitou um despique dentro da área com Pedrinho para ganhar uma grande penalidade, lance que fez a diferença na primeira parte. O Sp. Braga vai para o intervalo em vantagem, sem ter feito muito para o conseguir
18:49 INTERVALO

44' Grande oportunidade para a Académica. Cruzamento de Sougou, Cris aparece desmarcado no interior da área mas atira ao lado. Esteve à vista o empate!

42' SP. BRAGA
GOOOOOLO de Meyong de grande penalidade
Myong tenta passar por Pedrinho e cai na área. Lucílio Baptista entende que o defesa da Académica faz falta e assinala grande penalidade, que parece, no entanto, algo forçada. Meyong aproveita para inaugurar o marcador. É o primeiro golo que a Briosa sofre em casa para a Liga Sagres na era Villas-Boas

40' ACADÉMICA
Cartão amarelo para Pedrinho por carga a Mossoró

40' Penálti a favor do Sp. Braga

38' SP. BRAGA
Cartão amarelo para Paulo César Por travar irregularmente Sougou

37' Cris está recuperado e reentra em campo

35' As ocasiões de perigo junto das balizas escasseiam. O jogo de marcações está intenso e os espaços vazios são poucos ou nenhuns

34' Cris recebe assistência no relvado, após choque com Moisés, que deixou o jogador da Académica a sangrar da cabeça

32' ACADÉMICA
Cartão amarelo para Sougou Por falta sobre Alan

30' Jogo ganhou velocidade, mas continua a ser bastante equilibrado, com o Sp. Braga a sentir dificuldades para se libertar da teia montada por Villas-Boas

22' Boa jogada do Sp. Braga, com cruzamento de Mossoró, mas a defesa academista consegue antecipar-se a Meyong, que esperava pela bola no coração da área

21' Emílio Rafael tenta a sua sorte de longe, mas o remate com o pé esquerdo passa longe da baliza

19' Vandinho aparece solto na área, após canto na esquerda, mas o cabeceamento sai torto: a bola bate na relva e sai por cima da baliza de Rui Nereu

13' Meyong cai na área em luta com Emídio Rafael e fica a pedir grande penalidade, mas Lucílio Baptista não atende

10' Início de jogo muito táctico, com as equipas ainda a estudarem-se mutuamente, bem encaixadas uma na outra

9' Primeiro canto do jogo, para a Académica, mas a defesa do Sp. Braga alivia sem dificuldades

4' Sougou foi obrigado a sair do campo, mas vai reentrar...

2' Em esforço, Sougou intercepta a progressão de Paulo César e está a queixar-se da perna direita, deitado no relvado. O senegalês recebe assistência

18:03 INÍCIO DO JOGO

Cerca de 3.000 pessoas no estádio para assistir à partida
As equipas continuam no túnel de acesso ao relvado, preparadas para entrar a todo o instante
São três os lesionados na equipa bracarense: Rodriguez (rotura muscular), Madrid (traumatismo no pé direito) e Peterson, que continua a recuperar de uma operação ao joelho
O médio ofensivo Rafael Bastos estreia-se nos convocados do Sp. Braga, onde constam os regressos de Alan e Moisés. Yazalde e Diogo Valente, que estão de saída, ficaram de fora
De fora na Académica, por opção técnica, continuam o médio francês Jonathan Bru e o avançado costa-marfinense Vouho
O avançado Éder continua a ser a grande baixa na equipa de Coimbra e o regresso está previsto apenas para daqui a um mês. O ataque da Académica voltará a sofrer mudanças. Em relação ao jogo com os dragões, Luiz Nunes, André Fontes e Bischoff são os grandes ausentes, pois nem no banco se irão sentar. Amoreirinha, por outro lado, foi chamado, depois de um jogo na bancada. Cris, Lito e Nuno Coelho foram poupados com o FC Porto e hoje estão de regresso
Durante a semana, Villas-Boas deixou elogios à liderança do Sp. Braga, mas lembrou que a Briosa tem estado muito bem em casa. Aliás, desde que Villas-Boas rendeu Rogério Gonçalves no banco da Académica, a equipa só empatou duas vezes (com Beira-Mar e FC Porto) e venceu os restantes jogos
Estudantes e bracarenses defrontaram-se na 1.ª jornada da Liga, jogo que os minhotos venceram por 1-0, com um golo de Meyong, a 3 minutos do final. Quinze jogos depois, o Sp. Braga lidera a Liga, enquanto a Briosa está em 10.º lugar
Domingos Paciência defronta pela primeira vez a Académica em Coimbra, desde que chegou ao Sp. Braga. Na época passada, o técnico levou a Briosa ao 7.º lugar da Liga, objetivo que Villas-Boas quer (no mínimo) imitar esta temporada

2009/10 - 16J - Académica 0-2 Sp. Braga: Destaques



Rui Nereu 4
A exibição nem estava a ser má, mas estragou tudo quando foi expulso por defender uma bola fora da área.


Pedrinho 4
Ficou a ideia de que não derrubou Mossoró no lance do penálti, mas também é verdade que perdeu a bola para o brasileiro no referido lance.


Berger 6
Foi um dos melhores não dando espaço aos adversários.


Orlando 6
Uma exibição muito semelhante ao colega austríaco.


Emídio Rafael 5
Podia ter ficado ligado ao resultado se Lucílio Baptista tivesse visto o penálti, aos 13'. De resto, cumpriu.


Nuno Coelho 6
Foi o mais esclarecido do sector intermediário, procurando remar contra a maré.


Tiero 5
Não repetiu as exibições protagonizadas contra Naval e FC Porto, mas, mesmo assim, não foi dos piores.


Cris 4
O dia era de festa, porque completava 26 anos, mas foi um jogo para esquecer. Foi assistido no sobrolho, desperdiçou um lance claro de golo e ainda foi substituído.


Sougou 6
Obrigou Evaldo a vigiá-lo constantemente, o que não admira, pois foi claramente a melhor unidade dos academistas. Correu muito, driblou adversários e não merecia a derrota.


Licá 3
Não consegue fazer esquecer Éder e ontem ainda teve de ir para a baliza. Não evitou o golo de Matheus, mas também não é guarda-redes.


Lito 5
Viu-se mais a defender do que a atacar, numa exibição de altos e baixos.


Miguel Fidalgo 2
Pouco acrescentou à Briosa.


Hélder Cabral 2
Entrou para médio, mas acabou a lateral.


João Ribeiro 1
Poucos minutos em campo.
_____________________

Deco minhoto enganou tudo e todos


A claque do Braga é que tem razão: "Ninguém pára o Mossoró". Mais uma grande exibição do médio-ofensivo, que ontem esteve endiabrado em Coimbra. Baixinho e com fintas curtas, fruto da facilidade com que se movimenta, chegando a fazer lembrar Deco, o brasileiro fartou-se de enganar os defesas da Académica... e até Lucílio Baptista, que também caiu na armadilha no penálti.