NACIONAL 4 - 3 ACADÉMICA
MINUTO A MINUTO, JOGADA A JOGADA COM O JORNAL RECORD
18:48
Os sete golos resultantes do confronto entre nacionalistas e academistas traduzem a vontade atacante que ambas as equipas demonstraram em campo. Num jogo teimosamente perturbado pelo nevoeiro que atrasou, interrompeu e tornou a interromper a partida, o Nacional acaba por se tornar um justo vencedor, perante uma Académica que não merecia perder por uma vantagem mais dilatada.
90+8 FIM DO JOGO
A pedido de várias famílias, Paulo Costa apita para o final de um encontro que ameaçou prolongar-se noite dentro, por força da teimosia do nevoeiro que visitou o Estádio da Madeira.
90+1 ACADÉMICA
Miguel Fidalgo
Miguel Fidalgo carrega Leandro Salino e vê o juiz portuense exibir-lhe uma cartolina amarela.
89'
NACIONAL
Sai: Ruben Micael
Entra: Halliche
Jokanovic resguarda-se e retira Ruben Micael, reforçando a defesa nacionalista com a entrada de Halliche.
85'
Sougou obriga Bracalli a uma defesa de recurso. O senegalês preparou uma espécie de armadilha ao guardião, através de um cruzamento-remate, mas o brasileiro estava atento e desviou com o pé que tinha mais à mão.
83'
Académica e Nacional estão separados por apenas um golo. Os madeirenses têm tomado a iniciativa e nunca estiveram em desvantagem, mas os "estudantes" não vieram à Choupana com cábulas e parecem saber o que fazer para pelo menos pontuar. Por agora, nenhuma das equipas baixas os braços e dá o resultado como fechado.
79'
E já se joga de novo neste desafio do "pára-arranca"...
78'
A doze minutos do final, Paulo Costa volta a ser forçado a interromper a partida... Não está fácil e a qualidade de jogo apresentada, pelo menos a avaliar pelo festival de golos, merecia um nevoeiro mais sensível à prática do futebol.
74' ACADÉMICA
GOOOOOLO de Miguel Fidalgo
A Académica recusa-se a baixar os braços e volta a reduzir a desvantagem, através de um golaço de Miguel Fidalgo. Grande chapelada do avançado que hoje defronta a sua antiga equipa.
72' ACADÉMICA
Sai: Emídio Rafael
Entra: Lito
André Villas-Boas responde com uma aposta de risco. Manda o defesa Emídio Rafael ao banho mais cedo e lança Lito no ataque da "Briosa".
68' NACIONAL
Sai: Edgar Silva
Entra: João Aurélio
Jokanovic volta a mexer, fazendo sair Edgar Silva e colocando em campo João Aurélio.
65' NACIONAL
GOOOOOLO de Amuneke
Amuneke deixa Pedrinho nas covas e bate Rui Nereu com um remate rasteiro e aparentemente inofensivo. O guardião da Académica comete um erro grosseiro e cheira a qualquer coisa na brasa, no Estádio da Madeira.
63'
O Nacional da Madeira volta a cheirar o golo. Ruben Micael isolou Edgar Silva com classe, mas o brasileiro oferece um chapéu com a aba larga demais a Rui Nereu e o guardião respira de alívio.
60'
Na marcação de um pontapé livre, Amuneke cruza e largo e Edgar Silva volta a cabecear ao lado.
60'
Depois de cerca de vinte minutos de paragem forçada pelo teimoso nevoeiro, Paulo Costa volta a reatar a partida e já se joga no Estádio da Madeira.
59'
O golo academista surgiu num período em que o nevoeiro voltava a cair sobre a Choupana. A bola não rolou muito mais porque Paulo Costa, entretanto, foi forçado a interromper a partida até que o tempo melhore, dentro do "timing" estipulado pelos regulamentos, claro...
58' ACADÉMICA
GOOOOOLO de Sougou
Miguel Fidalgo, acabadinho de entrar e a defrontar a sua antiga equipa, assiste Sougou e este não tem contemplações perante Bracalli.
56' ACADÉMICA
Sai: João Ribeiro
Entra: Hélder Cabral
56' ACADÉMICA
Sai: Nuno Coelho
Entra: Miguel Fidalgo
André Villas-Boas promove a suas primeiras mexidas neste encontro. Faz sair Nuno Coelho e João Ribeiro e coloca em campo Hélder Cabral e Miguel Fidalgo.
53'
O segundo tempo acaba por começar da mesma forma do que o primeiro, ou seja, com a festa do golo a invadir as bancadas do Estádio da Madeira. O Nacional volta a entrar bem e acaba por aumentar uma vantagem que começa a ganhar melhores contornos.
50' NACIONAL
GOOOOOLO de Edgar Silva
Edgar Silva bate Rui Nereu e amplia a vantagem da formação da casa. O avançado brasileiro respondeu bem a um cruzamento de Nuno Pinto e atirou a contar.
46' RECOMEÇA O JOGO
A bola volta a rolar no ensopado tapete verde do Estádio da Madeira.
NACIONAL
Sai: Mateus
Entra: Amuneke
Jokanovic refresca a frente de ataque no início desta segunda parte. Deixa o angolano Mateus no balneário e manda entrar o nigeriano Amuneke.
A partida demorou a arrancar por força do nevoeiro que teimou em não aliviar a Choupana, mas assim que começou não foi preciso esperar muito pela festa do golo. Mateus abriu a contagem aos três minutos e Tiero igualou aos 10. Ruben Micael desequilibrou a balança a meio da 1.ª parte e colocou justiça no marcador, num desafio onde o Nacional tem sido a formação mais perigosa.
45+1' INTERVALO
Paulo Costa apita para o final do primeiro tempo e mnda toda a gente para os balneários.
44'
O ganês William Tiero parece ser mesmo o mais inconformado de todos os "estudantes". O médio volta a colocar Bracalli em sobressalto, mas a sua tentativa não colhe frutos.
41'
Bracalli é finalmente chamado a intervir. Tiero meteu a bola na área e João Ribeiro apareceu solto mas não conseguiu bater o guardião brasileiro.
39'
Só dá Nacional nesta partida. Pelo menos no que aos lances de perigo dizem respeito. Felipe Lopes cabeceia ao lado da baliza de Nereu, na sequência de um pontapé de canto executado por Ruben Micael.
36' NACIONAL
GOOOOOLO de Ruben Micael
O Nacional da Madeira volta a desequilibrar a balança. Ruben Micael, com Pecnik no lance, puxa o pé atrás e remata forte. Rui Nereu foi traído por um companheiro que desviou a redondinha e lhe impediu melhor desempenho.
32'
O Nacional intensifica a pressão e agora foi Leandro Salino a ficar perto do golo, assistido por Ruben Micael.Valeu a Villas-Boas uma intervenção arrojada de Rui Nereu a aguentar a igualdade.
29'
A formação de Jokanovic procura o golo da vantagem. Desta vez foi Edgar a tentar a sorte de cabeça, mas o lance acabou por não ter o melhor seguimento.
25' ACADÉMICA
Amoreirinha
Amoreirinha vê ser-lhe exibida a primeira cartolina amarela. O defesa agarrou Mateus e não dei outra escolha a Paulo Costa.
24'
Os madeirenses voltam a carregar e desta vez incomodam mesmo Rui Nereu. Mateus conduziu uma jogada ofensiva, entregou a Edgar Silva, mas o goleador deixou escapar e a bola acabou por sobrar para Pecnik que não conseguiu mais do que um remate tremido e fácil para o guardião conimbricense que, ainda assim, teve dificuldades em segurar.
22'
O Nacional vai tentado chegar-se à baliza de Rui Nereu. Os comandados de Jokanovic vão ensaiando o contra-ataque, mas falta afinar na zona decisiva do terreno.
18'
Depois de cerca de trinta minutos de atraso, o público que soube aguentar a espera acaba por não sair muito defraudado. É verdade que o "seu" Nacional não está na frente, mas dois golos a abrir prometem um bom desafio.
14'
Éder tenta agitar a partida e remata de longe. A bola sai bastante desviada mas valeu a intenção.
9' ACADÉMICA
GOOOOOLO de William Tiero
Grande início de partida. Agora é a Académica a empatar a partida por intermédio de Tiero. O médio da "Briosa" atirou a contar, beneficiando ainda de um desvio num adversário
3' NACIONAL
GOOOOOLO de Mateus
A partida começa da melhor maneira para os madeirenses. Leandro Salino rasga a defensiva academista com um bom passe para Mateus. O angolano, à saída de Rui Nereu bate para o fundo das redes e faz a festa.
1' INÍCIO DO JOGO
Paulo Costa apita para o início da partida e a bola já rola no Estádio da Madeira.
16:21
Parecem finalmente reunidas as condições necessárias para que o desafio conheça o seu início. Paulo Costa traz as equipas até ao relvado e o desafio deve começar entretanto.
16:14
O nevoeiro parecia dar tréguas, mas foi uma aberta de pouca dura. O problema não é tanto ao nível da temperatura porque o tempo até se apresenta agradável. Na bancada há adeptos em calções e chinelos e, imagine-se, sem camisa...
16:12
Cabe a Paulo Costa e aos delegados ao jogo decidirem o que fazer perante a situação. O juiz portuense é hoje auxiliado por João Santos e Vítor Carvalho. Humberto Teixeira é o quarto árbitro deste encontro.
16:07
As equipas continuam sem subir ao relvado e o nevoeiro voltou a apertar. A situação vai piorando, pelo que a realização do desafio pode mesmo estar sob risco.
16:05
O início da partida está atrasado devido às condições climatéricas que impedem o apito inicial de Paulo Costa. O nevoeiro cai sobre a Choupana e não deixa a redondinha rolar.
Equipas prováveis (a confirmar daqui a pouco): Nacional: Bracalli; Patacas, Felipe Lopes, Tomasevic e Nuno Pinto; Cléber, Leandro Salino, Ruben Micael e Pecnik; Mateus e Edgar Silva. Académica: Rui Nereu; Pedrinho, Berger, Amoreirinha e Emídio Rafael; Nuno Coelho, Cris e Tiero: Sougou, João Ribeiro e Eder.
O técnico interino do Nacional, Predrag Jokanovic, não conta com os lesionados Marco Airosa e Luís Alberto. Já Villas Boas não dispõe de Orlando, Bruno Amaro (este emprestado pelo Nacional à Académica) e Ricardo, lesionados.
Por outro lado, a Académica melhorou com André Villas Boas, mas ainda não conseguiu vencer fora de Coimbra. A história não é favorável, pois só ganhou no Estádio da Madeira uma vez (3-0, em 2007/08) e empatou uma (2-2, em 2005/06). De resto, perdeu cinco vezes.
O Nacional procura conservar o quarto lugar, classificação que já obteve duas vezes no final de duas temporadas (2003/04 e 2008/09). Um presente de Natal para Manuel Machado, que está prestes a ter alta do Hospital, face à sua notável recuperação, devendo mesmo passar a quadra em casa.
Nacional da Madeira e Académica de Coimbra defrontam-se no Estádio da Madeira, numa partida a contar para a 14.ª ronda da Liga Sagres. O Nacional vai tentar manter invencibilidade na Choupana, que já dura há quase um ano. A última derrota em casa para a Liga foi a 4 de Janeiro de 2009, contra o FC Porto (2-4).
O desafio desta tarde pode traduzir-se no último jogo de Rúben Micael, cobiçado por meio mundo, com a camisola "auri-negra". O médio tem fortes probabilidades de deixar o Nacional na reabertura do mercado, restando saber se continua em Portugal ou vai para o estrangeiro. O médio madeirense, de 23 anos, rubricou uma grande exibição na última quarta-feira, na despedida da Liga Europa, diante do Áustria de Viena, fazendo dois golos e participando noutros dois.