30 de abril de 2012

2011/12 - 29J - Académica - V. Setúbal: Horário: Sab, 05 Maio, 20.30h

Os jogos da 29ª jornada da Liga vão realizar-se todos no próximo sábado pelas 20h30, confirmou o Maisfutebol.

É habitual que, nas duas últimas rondas, os jogos entre equipas que disputem os mesmos objetivos tenham o mesmo horário. Nesta altura só o título do F.C. Porto é um dado adquirido. De resto, ainda estão várias frentes em aberto, como a luta pelo 2º lugar, que dá acesso direto à Liga dos Campeões, a disputa pelo 3º posto e consequente participação na terceira pré-eliminatória da Liga milionária, acesso à Liga Europa e manutenção.

Com tudo ainda muito «embrulhado» a Liga teve de marcar todos os jogos para o mesmo horário.

A jornada da Liga de Honra será disputada no domingo, mas ainda não está encontrado o horário dos jogos, que também deverão ocorrer todos à mesma hora.


2011/12 - 28J - Sporting - Académica: Antevisão: Pelos milhões e pela sobrevivência

Quem diria, Sporting? Os leões recebem, esta noite, em Alvalade, a Académica de Coimbra com os olhos postos no 3º lugar. Um triunfo verde e branco deixa as chaves da Champions na mão do leão que ainda recebe o SC Braga na última jornada. Quanto à Académica, é, para já, uma das equipas em lugar de despromoção.

Sporting a sonhar com a Liga dos Campeões

Em Alvalade o tempo exige que se curem as feridas abertas em Bilbau, onde o sonho de mais uma final europeia caiu por terra nos últimos minutos. A Europa acabou e agora a hora é de apontar baterias a um objetivo que chegou a ser utópico: a Liga dos Campeões.

A verdade, é que em caso de vitória o Sporting fica a três pontos do SC Braga e com a possibilidade de chegar, por si só, ao 3º posto, uma vez que a última ronda reserva um escaldante Sporting x SC Braga na capital.

Académica com a «corda na garganta»

Quanto à Académica de Coimbra vai entrar em campo com a descida de divisão como cenário bem real. A vitória do Feirense na Marinha Grande, por 0x4, atirou a equipa de Pedro Emanuel para o penúltimo lugar, a um ponto dos fogaceiros, pelo que a Briosa luta desesperadamente por fugir à despromoção, coisa que não sucede há 12 anos.

Sem vencer há 15 jogos, a derrota na última jornada, em casa, frente ao SC Olhanense (0x1) deixou os ânimos exaltados em Coimbra, pelo que a partida desta noite, em Alvalade, se afigura tão difícil quanto vital para o futuro de uma equipa que a 20 de maio vai defrontar este mesmo Sporting, no Jamor, na final da Taça de Portugal.

Saldo positivo para os leões

O saldo nos embates entre as duas formações é amplamente favorável aos leões, que em 119 jogos frente aos «estudantes» venceu 81 jogos contra 15 vitórias da Académica. Quanto aos encontros em Alvalade, o Sporting venceu 45 dos 59, sendo que a Académica somou seis triunfos em casa dos leões.

_________________________________________________________________________________

Momento
Sporting: dar seguimento às vitórias no campeonato, somando a quinta consecutiva, é o objetivo do leão, concentrado agora em exclusivo na prova, depois da eliminação nas meias-finais da Liga Europa. O terceiro lugar, afinal, já não está tão longe e, em caso de vitória sobre a Académica, basta superar FC Porto (Dragão) e Sp. Braga (Alvalade). Também o quarto posto ficará praticamente garantido.
Académica: cinco derrotas seguidas, associadas à vitória do Feirense nesta ronda, empurraram os estudantes para a zona de despromoção. A contestação tem subido de tom e o espetro da descida é cada vez mais incómodo. Pedro Emanuel diz que tem faltado a sorte do jogo, mas a Académica continua a depender só de si para ficar na Liga.

Ausências
Sporting: Rodríguez e Rinaudo são as baixas conhecidas, por lesão.
Académica: Orlando, Éder, Pape Sow, Reiner e Diogo Gomes estão lesionados, enquanto Flávio e Hélder Cabral vão cumprir castigo.

Discurso direto
Nem Ricardo Sá Pinto nem Pedro Emanuel fizeram a antevisão do encontro, uma vez que as duas equipas estão em «blackout» por tempo indeterminado. Isto significa, ainda, que não há informação sobre convocados ou atualização do boletim médico.

Histórico de confrontos
Em 59 jogos realizados em Alvalade para o campeonato, o Sporting ganhou 45, empatou oito e perdeu apenas seis. No último encontro, os leões ganharam 2-0 com um bis de Yannick Djaló, mas há duas épocas os estudantes saíram de Alvalade com os três pontos, depois de vencerem por 2-1.

Equipas prováveis

SPORTING: Rui Patrício; João Pereira, Polga, Xandão e Insúa; Matías, Elias e Schaars; Izmailov, Wolfswinkel e Capel

ACADÉMICA: Peiser; Cédric, Abdoulaye, João Real e Nivaldo; Diogo Melo e Adrien; Marinho, David Simão e Diogo Valente; Edinho 

28 de abril de 2012

Académica decreta «blackout» por tempo indeterminado

Estudantes não prestam declarações à comunicação social até nova ordem. Seguem exemplo do Sporting, com quem jogam no Jamor

Depois do Sporting, a Académica. Curiosamente, as duas equipas que chegaram à final da Taça de Portugal, e têm encontro marcado para dia 19 de Maio, no Jamor, decidiram entrar em «blackout».

Desde a derrota em Aveiro, no início do mês, que os estudantes estavam em contenção verbal, mas agora o silêncio é total e nem Pedro Emanuel fará a tradicional antevisão das partidas.

Numa comunicação do clube, fica-se a saber que a medida irá durar por «tempo indeterminado» e é justificada com a a necessidade de «resguardar o momento do grupo».

A equipa, já se sabe, não ganha há 15 jogos, está a apenas dois pontos do Feirense, a primeira formação abaixo da linha de água, e desloca-se a Alvalade na próxima segunda-feira.
_________________________________

Blackout na briosa é inédito no clube

Numa medida inédita na história da Briosa, o clube decidiu ontem decretar o blackout no que à equipa profissional diz respeito. "Não serão feitas quaisquer declarações públicas por parte de treinadores e jogadores da equipa profissional até indicação em contrário, de forma a resguardar o momento do grupo", pode ler-se no comunicado enviado pela Académica. Uma medida que não será alheia aos maus resultados, que atiraram os estudantes para um incómodo 14.º lugar, bem como ao episódio verificado na quinta-feira, dia em que a Mancha Negra invadiu o treino.
_________________________________

O Comunicado:

«A Associação Académica de Coimbra/Organismo Autónomo de Futebol vem por este meio informar os órgãos de comunicação social que não serão feitas quaisquer declarações públicas por parte de treinadores e jogadores da equipa profissional até indicação em contrário, de forma a resguardar o momento do grupo.

Todas as informações que a Académica achar pertinente divulgar poderão ser consultados através do Site Oficial do clube.

A decisão não prejudica as presenças regulamentares previstas pela Liga Portuguesa de Futebol Profissional (Liga ZON Sagres) e Federação Portuguesa de Futebol (Taça de Portugal)», pode ler-se na página oficial dos academistas.

27 de abril de 2012

Flávio Ferreira convocado para os Sub-21

O jogador da Académica, Flávio Ferreira, foi convocado para a Selecção Nacional sub-21 que vai efectuar um estágio de preparação em Rio Maior, entre os dias 30 de Abril e 2 de Maio.

Este é o último estágio da Equipa das Quinas antes da concentração para os jogos de qualificação para o Campeonato da Europa Israel 2013 diante da Rússia (a 1 de Junho, em Barcelos) e da Albânia (a 6 de Junho, na Marinha Grande). 


Flávio tem estado em evidência ao longo da temporada da Briosa e esta chamada à Selecção é sem dúvida um justo prémio para o número 4 dos "estudantes".

Abdoulaye regressa

Cumprido um dia de folga, a equipa da Académica retomou ontem o trabalho, continuando assim a preparação para o jogo com o Sporting, agendado para segunda-feira à noite. Pedro Emanuel já teve à disposição Abdoulaye que, no início da semana, participou no apuramento da seleção do Senegal para os Jogos Olímpicos de Londres. 
O defesa deverá ser titular em Alvalade, até porque Flávio (expulso frente ao Olhanense) está castigado e Ferreira, que saiu desse encontro com um traumatismo no joelho direito, arrisca-se a não recuperar a tempo do duelo com os leões. De fora continuam também Orlando, Éder e Pape Sow.

Mancha Negra invadiu o treino

Record: A claque Mancha Negra invadiu pacificamente o treino da Briosa, esta quinta-feira. Os adeptos da Académica, cerca de 50, solicitaram a Pedro Emanuel para falar com os jogadores, numa altura em que o plantel já cumpria exercícios de aquecimento.


Pedro Emanuel acabou por consentir o pedido e os adeptos, rodeados pelo plantel, pediram explicações pelo ciclo de 15 jogos sem vencer na Liga Zon Sagres e deixaram uma mensagem de confiança para as últimas três jornadas.

O Jogo: Mancha pára o treino

Eram 10h30 quando o plantel da Académica recebeu uma visita-surpresa no treino. Cerca de 40 elementos da Mancha Negra (MN) entraram pelas instalações da Academia Dolce Vita e "invadiram" ordeiramente o treino que a equipa estudantil se encontrava a realizar. A sessão tinha começado há pouco tempo, mas a claque queria transmitir uma mensagem ao grupo. Um dos elementos da equipa técnica ainda procurou que a conversa apenas tivesse lugar no final do treino, mas os adeptos não pretendiam adiar o assunto. Até o próprio Pedro Emanuel terá tentado que a conversa fosse consigo, mas nada. O intuito dos membros da Mancha Negra era mesmo falar com todos. Sem exceção.

Segundo O JOGO conseguiu apurar, o presidente da falange de apoio, durante cerca de cinco minutos, discursou para todo o grupo de trabalho, incentivando-o, mas também alertando-o para as mudanças de atitude que os jogadores têm tido durante os jogos, pedindo-lhes mais empenho nas quatro partidas (três para a Liga ZON Sagres e uma para a Taça de Portugal) que faltam disputar. A propósito do Jamor, João Paulo Fernandes parabenizou o grupo por ter entrado na história, mas também o alertou para a possibilidade de ser recordado pelas piores razões, caso a formação academista seja despromovida à Liga Orangina. Jogadores e treinadores registaram o gesto, mas ninguém falou. Apenas escutaram. Pouco depois, os elementos da Mancha Negra terão abandonado o recinto de forma pacífica e ao que parece a cantar uma canção do seu reportório musical: "Força rapazes!".

Esta foi a terceira vez que a MN confrontou a equipa, mas desta vez num registo diferente. As outras foram para contestar as derrotas com Beira-Mar e Olhanense que atiraram a equipa para um incómodo 14º lugar, apenas dois pontos acima da zona de despromoção.

26 de abril de 2012

Bilhetes para o Jamor já começaram a ser vendidos

A Briosa iniciou esta manhã (25-04-2012) a venda de bilhetes para a final da Taça de Portugal, que se disputa no próximo dia 20 de maio frente ao Sporting.

Enquanto clube finalista da competição, a Académica tem direito, tal como o Sporting, a 32,5 por cento da lotação do Estádio do Jamor, e esses ingressos são destinados, numa primeira fase, apenas para sócios do clube.

Além do seu bilhete, cada associado dos academistas pode adquirir ainda um outro ingresso, mediante a compra do KIT Jamor.

A venda de bilhetes decorre na Loja do Sócio, no Estádio Cidade de Coimbra, e durante a manhã desta quarta-feira largas centenas de sócios fizeram fila para garantirem o seu lugar no Estádio Nacional, onde os academistas regressam 43 anos depois da última final disputada.
Os preços dos ingressos variam entre os 10 euros (Topo), 20 euros (Lateral) e 30 euros (Central). Os adeptos da Briosa vão ficar instalados no setor sul do Jamor.

25 de abril de 2012

Pedro Emanuel tem voto de confiança

TREINADOR SEGURO EM COIMBRA APESAR DA MÁ FASE

O ciclo de 15 jogos sem vencer e a quinta derrota seguida na Liga, frente ao Olhanense, não comprometem a posição de Pedro Emanuel no comando técnico da Académica. O treinador merece a total confiança do presidente José Eduardo Simões, que apostou desde muito cedo no ex-adjunto de André Villas-Boas no FC Porto, e nem mesmo o cenário negro que a equipa atravessa parece demover o dirigente. Na próxima segunda-feira, os estudantes deslocam-se a Alvalade, jogo que vai encerrar a 28.ª jornada, o que quer dizer que vão entrar em campo já a conhecer o resultado dos adversários mais diretos na luta pela permanência.

A direção da Briosa, que no passado verão de 2011 assinou com Pedro Emanuel até 2013, está confiante na concretização dos objetivos, que passavam inicialmente por ficar na 1.ª metade da tabela, meta que, nesta altura, é já matematicamente impossível. Assim, os estudantes estão apenas preocupados em garantir pela 10.ª época consecutiva a presença na Liga principal, sobretudo numa temporada marcante para a história do clube, com a presença na final da Taça de Portugal (jogo marcado para dia 20 de maio, frente ao Sporting).

Orlando pede desculpa em nome do plantel

No final da partida da passada segunda-feira, diante do Olhanense, que a Académica perdeu por uma bola a zero, Orlando, capitão de equipa da Briosa, enviou uma mensagem de telemóvel a João Paulo Fernandes, presidente da Mancha Negra, a pedir desculpas em nome do plantel. Eis o conteúdo da mensagem que a claque decidiu disponibilizar aos seus associados através da sua página na internet:

«João, entendemos a vossa revolta e não temos nem palavras nem desculpas para dar. Só quero dizer-vos (Mancha Negra) que o grupo está de rastos e entende a revolta, vocês não merecem, e que quer dar a volta. Hoje [segunda-feira] não fomos felizes, mas a verdade é que perdemos. As desculpas em nome do grupo. Todos vamos ultrapassar isto. Abraço. Orlando».

Orlando (foto ASF) 

A BOLA ouviu João Paulo Fernandes, líder da claque, que reconheceu o gesto de Orlando, mas também afirmou que a Mancha Negra pretende mais. Tanto do plantel como também dos dirigentes:

- A mensagem foi apenas de circunstância mas acabou por nos confortar de alguma forma. Mas o que nós queríamos era falar com o plantel e com o treinador e estamos ainda à espera de uma reunião com os dirigentes para tentarmos perceber o que se está a passar e quais são as soluções que eles têm para nos propor.

Recorde-se que os adeptos voltaram a contestar a equipa no final do jogo da passada segunda-feira frente ao Olhanense, à imagem do que já sucedera na jornada anterior, quando a Briosa tinha sido derrota em Aveiro, pelo Beira-Mar.

24 de abril de 2012

2011/12 - 27J - Académica 0 - Olhanense 1: Resumo



Link

2011/12 - 27J - Académica 0 - Olhanense 1: Com tanto azar será que ainda vamos a tempo de ter sorte?


nº espectadores: 4 669
nota ao árbitro: João Ferreira: 2
melhor do Olhanense: Fernando Alexandre
melhor da Briosa: Cédric Soares

Crónica

AAC-OAF: A Académica perdeu esta segunda-feira com o Olhanense em partida que contou para a jornada 27 da Liga ZON Sagres. O único golo do encontro foi apontado por Rui Duarte, à passagem do minuto 61. O 0-1 final não traduz minimamente o que se passou dentro das quatro linhas mas a verdade é que os "estudantes" nunca conseguiram acertar a mira na baliza de Fabiano Freitas.

A primeira parte pertenceu à Briosa, que tudo fez para inaugurar a contagem, mas esse privilégio pertenceria ao Olhanense, que marcou numa das primeiras vezes em que foi à baliza.

A perder, a Académica viu ainda Flávio ser expulso numa decisão inexplicável do árbitro do encontro... Até final, a Briosa carregou em cima do adversário mas o golo nunca viria a chegar, apesar das inúmeras oportunidades.

Uma palavra final para os adeptos da Académica que se deslocaram ao Estádio. Foram incansáveis no apoio à equipa, mais uma vez.

O próximo jogo da Briosa será frente ao Sporting, na próxima segunda-feira à noite em Alvalade.



MF: Algarvios agarram permanência à custa da crise estudantil. Briosa já vai em 15 jogos sem ganhar!

A crise da Académica fez a felicidade do Olhanense que, com um triunfo tangencial em Coimbra, carimbou a manutenção. Depois de duas derrotas consecutivas, os algarvios recuperaram a alegria e vão a Braga na sexta-feira com sensação de dever cumprido.

Quanto à Briosa. Que dizer? Mais uma derrota em casa, 15 jogos sem vencer, uma equipa à deriva, contestação dos adeptos, e a linha de água agora a apenas dois pontos, depois da vitória do Feirense sobre o V. Setúbal. Pasme-se: o Olhanense já não ganhava na cidade do Mondego desde 1961!

Visto por outro prisma, Sérgio Conceição voltou a ganhar ao ex-colega Pedro Emanuel. Foi assim como jogador, por duas vezes, em 97/98, quando estava no F.C. Porto, estreou-se agora enquanto treinador.

Pedro Emanuel inova, mas nada muda

Sérgio Conceição conseguiu contar com a disponibilidade de Fernando Alexandre, que recuperou em cima da hora do jogo, e assim pôde apresentar a estrutura habitual da equipa, a transbordar de tranquilidade pelo menos quando comparada com a Briosa. Já Pedro Emanuel revelou o que andou a esconder durante a semana: uma nova tática.

Com Nivaldo a ser a surpresa no onze, não tanto pela presença na equipa, mas mais pela posição no meio-campo, os estudantes apresentaram-se pela primeira vez esta época em 4-1-3-2. Resultados práticos? Nenhuns. A equipa exibia os mesmos problemas e com um acrescento de ansiedade, natural, que perturbava as ações, mormente na frente.

Já os algarvios, mais personalizados, nem precisavam de acelerar muito para chegar com facilidade à baliza de Peiser. Também sem grande vontade, diga-se, mas o quanto baste para mostrarem mais cabeça e critério na abordagem do jogo.

A Académica assumia as despesas, corria, desperdiçava boas saídas para o ataque, e, exceção feita a um cabeceamento de Nivaldo logo a abrir, só conseguiu ficar perto do golo num lance criado pelo próprio Olhanense. Fernando Alexandre quase marcou na própria baliza, valeu Fabiano.

O guarda-redes brasileiro manteve as luvas quentes no melhor período dos da casa, após o reatamento, com defesas a remates de Adrien e Diogo Melo, qual deles o mais perigoso. Isto já depois de Edinho ter falhado o alvo por pura precipitação.

Estudantes de cabeça perdida

Estava a Briosa entretida com os tiros ao alvo quando, num contra-ataque, Salvador Agra fugiu pela direita, aguentou a carga de Reiner, esperou pelo auxílio dos colegas para meter em Rui Duarte e... golo. Simples e eficaz. Os algarvios passavam para a frente, sem o merecer, é certo, mas no futebol a justiça é sempre relativa.

O resto, foi mais do mesmo em Coimbra. Os jogadores perdem rapidamente a cabeça, Fábio Ferreira é expulso (nono vermelho da época) e as atenções viram-se todas para a arbitragem. No lance seguinte pede-se grande penalidade por mão de Fernando Alexandre, que pareceu não existir.

A Briosa colocou todo o coração no jogo a partir daí, mas não bastou. Alguns falhanços incríveis, uma bola na trave, e muito Fabiano ajudaram a manter o resultado. Dentro de uma semana, há jogo em Alvalade, enquanto o Feirense vai à Marinha Grande, onde não se sabe ainda se haverá futebol no domingo...

As coisas estão a ficar tão negras para Pedro Emanuel como o equipamento da equipa.


O Jogo: A Académica não ganha desde 12 de dezembro, curiosamente, em Olhão, e está em maus lençóis, pois o Feirense, penúltimo classificado, ficou a escassos dois pontos. Com esta vitória, obtida com sofrimento, frieza e eficácia - em três remates à baliza, um golo, assinado por Rui Duarte, após assistência de Salvador Agra e uma bola ao poste, atirada por Yontcha -, o Olhanense garantiu a permanência.

Num jogo de especial importância, Pedro Emanuel tentou dinamizar o ataque, apostando inicialmente, e pela primeira vez esta época, num 4x4x2 com dois pontas de lança (Edinho e Rui Miguel), apoiados pelos extremos Marinho e Nivaldo e por Adrien Silva que, mais adiantado do que Diogo Melo, estava demasiado retraído. Contra um Olhanense no habitual 4x3x3 com Rui Duarte como maestro, a estratégia do treinador da Académica resultou na segunda parte, quando reentrou com outra energia e velocidade. Faltou o essencial: concretizar.

Sem marcar em casa em 2012 e desde que Éder deixou de jogar - golo ao Sporting -, a Académica voltou a revelar deficiências de finalização, em especial na fase decisiva quando, a jogar mais com o coração, perdeu excelentes ocasiões para respirar de outra forma. Os cabeceamentos de Rui Miguel e de Danilo (enviou uma bola à barra), na fase do desespero e quando jogavam há muito com menos um (a decisão de João Ferreira em expulsar Flávio, por acumulação de amarelos, pareceu exagerada) são bons exemplos da incapacidade de resolver. Agradeceu o Olhanense, a quem deve ser dado muito mérito.

Opiniões

Pedro Emanuel, treinador da Académica, no final da derrota, em casa, diante do Olhanense, esta segunda-feira, em Coimbra:
«O futuro a Deus pertence. A mim, cabe-me vir comentar o jogo. Fizemos mais do que o suficiente para não sairmos penalizados. Mas é este o ciclo que atravessamos. Nada tenho a apontar aos jogadores, em termos de entrega e profissionalismo, nem vou falar do árbitro. Do público, foi fantástica toda esta envolvência. Fica o meu agradecimento a todos eles. O resto, é o futebol. Tivemos oportunidades, mas não concretizámos. O Olhanense foi forte naquilo em que faz a diferença. Conseguiu a vantagem e depois baixou o bloco. Arriscámos tudo, praticamente terminámos o jogo com dois defesas, o Fabiano fez duas grandes defesas, é o futebol. Não fomos eficazes. Tivemos duas ou três possibilidades e não fizemos golo, enquanto o Olhanense, na primeira oportunidade, aproveitou e depois é bola cá e bola lá. Mas os jogadores mostraram ter mais do que valor para ficar na Liga.

Como é que eu fico? Fico com vontade de trabalhar e continuar a dar o melhor. Acredito muito no que faço e, acima de tudo, na capacidade destes jogadores em se superaram. Esta cidade merece a felicidade de a equipa se manter. A greve da U. Leiria? A minha preocupação é a preparação com o Sporting, tudo o resto nem devo ser eu a comentar.» 



Sérgio Conceição atira-se ao presidente da Académica

Treinador do Olhanense desfiou um rol de episódios marcados pelos conflitos com José Eduardo Simões

A relação tensa entre Sérgio Conceição e o atual presidente da Académica conheceu esta segunda-feira um novo episódio. As indiretas começaram na entrevista rápida à Sporttv, no final do jogo, e prolongou-se na conferência de Imprensa, com o técnico do Olhanense a atirar-se a José Eduardo Simões.

Na génese, esteve a frustração de não ter conseguido terminar a carreira pelo clube do seu coração. Mas houve mais.

«Embora não seja de Coimbra, como sabem, nasci numa aldeia aqui próxima, sinto este clube como meu. Houve guerras no meu percurso, respeito a instituição, que me ajudou muito, até me pagou os livros para estudar, agora o que não aceito é que alguns dirigentes utilizem a Académica para bem próprio, nomeadamente o presidente», começou por dizer, apontando vários exemplos:

«Quando foi inaugurado o estádio com o meu nome [em Taveiro, a 10 kms de Coimbra], que não é meu, tem apenas o meu nome, comprei toda a bilheteira. Foram 60 mil euros, que ofereci à Académica. O presidente da altura, para agradecer, deu-me um cartão de sócio honorário, que perdi passados uns anos. Mandei pedir outro, mas este presidente disse que este cartão não tinha validade.»

«É só um dos casos da falta de respeito por alguém que adora a Académica. Mais: no último dia de inscrições, há uns anos, quando o Domingos me queira, o presidente telefonou-me e fez de tudo para que a Liga fechasse e eu não fosse inscrito. São esses passos de artista que não gosto, foram-me prejudiciais, e a Académica merece melhor que isso», finalizou.

Edinho, jogador da Académica, comenta a derrota desta segunda-feira, em Coimbra, frente ao Olhanense, no fecho da 27ª jornada da Liga, em declarações ao «flash interview» da Sport TV:

«Não digo que tenha sido ansiedade, faltou-nos um pouco de sorte. É difícil, não estamos numa boa situação, queremos vencer mas não estamos a conseguir. Não vamos baixar os braços. Da maneira que trabalhamos e que criamos oportunidades, é injusto o que nos está a acontecer, mas é o futebol. É óbvio que não é uma situação fácil, mas vamos continuar a acreditar, temos possibilidades de dar a volta.»

Destaques
MF: A figura: Fabiano
Não surpreende que ande nas bocas do mundo. As exibições não têm passado em claro e, esta segunda-feira, em Coimbra, o brasileiro voltou a ser um obstáculo intransponível para os adversários. Boas defesas a remates de Adrien e Diogo Melo, entre muitas outras ajudaram a garantir o zero na baliza.

O momento: golo do Olhanense

Foi como uma machada no coração dos estudantes. Quando ameaçavam marcar como ainda não o haviam feito na partida, uma simples jogada de Salvador Agra permitiu a Rui Duarte atirar a contar. O golpe foi rude e enervou de tal forma a equipa da casa que, pouco depois, «perdeu» o capitão por acumulação de amarelos.

Outros destaques:

Cédric
Numa equipa cada vez mais pressionada, foi dos poucos que não perdeu o norte. Procurou ajudar no ataque, sempre em altas rotações, até porque não foi muito importunado por Wilson Eduardo. Perto do final, tentou a sorte de meia-distância, a bola sofreu um desvio, e quase festejou golo.

Rui Duarte
Sem se dar muito por ele acabou por decidir o jogo com um remate potente e bem colocado. No resto, foi a ligação entre o meio-campo e ataque, potenciando o contra-ataque.


O Jogo: Destaques Académica

Cédric 6
Foi o elemento que manteve o rendimento mais uniforme ao longo dos 90 minutos. Ganhou o duelo a Wilson Eduardo.

Diogo Melo 6
Saiu por imperativos estratégicos. O trabalho à frente da defesa foi importante e envolveu-se em dois lances perigosos.

Ferreira 6
Saiu lesionado, mas enquanto esteve em campo foi determinado em todas as ações que protagonizou. Competente.

Rui Miguel 5
Melhor na segunda parte. Período em que mais se notou o seu inconformismo.

Flávio 5
Foi expulso por causa de uma decisão exagerada de João Ferreira e o capitão até estava a fazer um trabalho positivo.

Danilo 5
Não jogou muito tempo, mas isso não foi um problema para o brasileiro. Iniciou uma jogada que tinha tudo para dar em golo e ele próprio enviou uma bola à trave.



Minuto a minuto 

MF: 90' FINAL DO JOGO! Académica - 0 Olhanense - 1: enquanto o Olhanense festeja a permanência no primeiro escalão, a Académica vai ter fazer contas à vida. Com esta derrota, a equipa de Pedro Emanuel fica apenas com mais dois pontos do que o Feirense que, na próxima ronda, defronta a U. Leiria, cujo plantel fez um pré-aviso de greve, enquanto os estudantes vão a Alvalade.
90' Banco da Académica todo de pé, incluindo o presidente.
90' Nova oportunidade para a Académica, agora com Saulo a atirar ao lado.
90' O Olhanense quase mata o jogo, com Toy destacado a atirar ao lado.
90' Danilo atira à TRAVE!!! Cruzamento de Rui Miguel e cabeçada do médio a ser devolvida pelo ferro.
90' Mais uma saída de Fabiano Freitas a anular um cruzamento de Marinho.
90' CARTÃO AMARELO para Mateus (Olhanense )
90' Wilson Eduardo, com Hélder Cabral pela frente, atira ao lado.
90' Mais seis minutos!
89' Cruzamento de Marinho da direita, desvio de Rui Miguel junto ao primeiro poste e a bola passa a rasar o segundo poste.
89' CARTÃO AMARELO para Ismaily (Olhanense ): também fica de fora do próximo jogo.
89' SUBSTITUIÇÃO Académica . Sai Reiner Ferreira entra Saulo
88' Yontcha destaca-se, lançado por Toy, entra na área e, perante a saída de Peiser, atirou AO POSTE!!!
87' Reiner está a receber assistência fora do relvado. Académica reduzida a nove...
86' CARTÃO AMARELO para Reiner Ferreira (Académica )
86' Mais uma falha gritante de Edinho depois de uma boa combinação com Danilo. Muito perdulário esteve avançado da Académica...
84' Cédric atira de muito longe, a bola sofre um desvio em Yontcha e passa a rasar o poste. Mais um canto para a Académica.
82' SUBSTITUIÇÃO Olhanense . Sai Dady entra Yontcha
81' Edinho desvia de cabeça contra o corpo de Maurício e pede penalty, mas o árbitro marca canto.
80' Este resultado deixa a Académica numa situação muito complicada. É que o Feirense, com apenas menos dois pontos, vai jogar na próxima jornada com a U. Leiria cujo plantel fez um pré-aviso de greve por causa dos salários em atraso.
79' Carrega a Académica, mesmo com menos um...
77' SUBSTITUIÇÃO Olhanense . Sai Rui Duarte entra Mateus
77' SUBSTITUIÇÃO Académica . Sai Diogo Melo entra Danilo
77' Diogo Valente ganha espaço sobre a esquerda e cruza junto ao primeiro poste, mas estava lá Fabiano Freitas.
75' SUBSTITUIÇÃO Olhanense . Sai Salvador Agra entra Toy
73' Salvador Agra deixou o relvado e parece que não vai voltar...
73' «Joguem à bola», cantam os adeptos da Académica, numa altura em que o jogo está interrompido para Salvador Agra receber assistência.
71' Hélder Cabral, tal como Flávio Ferreira, falham jogo com o Sporting na próxima jornada.
70' SUBSTITUIÇÃO Académica . Sai Nivaldo entra Diogo Valente
70' CARTÃO AMARELO para Hélder Cabral (Académica ) por falta sobre Salvador Agra.
66' CARTÃO AMARELO para Rui Miguel (Académica )
65' Fernando Alexandre escorrega e corta uma bola com o corpo. Os jogadores da Académica reclamam por uma grande penalidade que parece não existir.
64' SEGUNDO CARTÃO AMARELO para Flávio Ferreira (Académica ) por palavras.
64' CARTÃO AMARELO para Flávio Ferreira (Académica ) por falta sobre Wilson Eduardo.
62' Lá está a velha máxima do futebol...quem não marca, sofre.
61' GOOOOOOOLLLLLOOOOOOO!!! OLHANENSE ! 0-1 por Rui Duarte: rápido contra-ataque conduzido por Salvador Agra que chega à área sem companhia e é obrigado a fazer um compasso de espera. Já rodeado por quatro defesas, o extremo passa atrasado para Rui Duarte que dispara à entrada da área, com o pé direito, sem hipóteses para Peiser. Bom golo!
58' CARTÃO AMARELO para Rui Duarte (Olhanense )
58' Estão 4.669 espetadores no estádio. Números fornecidos pela Académica.
57' Mais uma boa defesa de Fabiano Freitas a um desvio de Diogo Melo.
56' Mais dois cantos para a Académica, pressiona a Briosa.
55' Canto para a Académica. Os estudantes estão a dar maior velocidade a esta segunda parte e estão a conseguir provocar alguns desequilíbrios.
55' Espetacular defesa de Fabiano Freitas a uma «bomba» de Adrien!
53' Grande oportunidade para a Académica. Excelente passe de Diogo Melo a destacar Edinho que, já no interior da área, atirou em força, mas por alto. Podia ter feito melhor...
52' Wilson Eduardo, na marcação de um livre, sobre a esquerda, atira muito torto, sem qualquer perigo para a baliza de Peiser.
50' Marinho atira fora da área, mas muito por alto...
46' RECOMEÇA A PARTIDA, ainda sem alterações nas equipas.
46' Leonardo Jardim, treinador do Sp. Braga, está entre os espetadores deste jogo, certamente para observar o Olhanense, próximo adversário dos minhotos.
45' INTERVALO NA PARTIDA ENTRE Académica e Olhanense. Primeira parte muito fraca de ambas os lados. Os algarvios estão mais tranquilos e isso reflete-se no seu futebol, mas os estudantes podiam ter marcado ao cair do pano!
45' CARTÃO AMARELO para Salvador Agra (Olhanense), que não defronta o Sp. Braga na próxima sexta-feira!
45' Mais um minuto de compensação...
45' Que confusão na área algarvia, mas não surge o remate!
40' CARTÃO AMARELO para André Pinto (Olhanense), que somou o quinto cartão esta época e não vai, por isso, defrontar o Sporting na próxima jornada!
38' CARTÃO AMARELO para Diogo Melo (Académica )
38' CARTÃO AMARELO para Edinho (Académica )
36' Belo cruzamento de Nivaldo, mas Rui Miguel não chega!
35' André Pinto falha o corte, mas Edinho não consegue aproveitar e Fabiano acaba por amarrar a bola!
34' Jogo muito, muito morno...
29' Salvador Agra consegue rematar à segunda, mas ganha canto.
26' As coisas não estão a correr bem à Briosa...
22' Bateu à Ronaldo, mas... há uma grande diferença entre eles. A bola saiu fraca e ao lado.
22' Livre para a Académica ainda muito longe da área, mas Edinho acredita!
20' A Académica baixou o ritmo e está à por-se à jeito dos contra-ataque dos algarvios!
15' QUE PERIGO PARA O OLHANENSE!!! Não fosse o pé de Flávio Ferreira e Dady podia ter marcado da zona da grande penalidade!!
14' Dady atira muito por cima!
13' Fernando Alexandre, que esteve em dúvida, parece em dificuldades...
8' GRANDE OPORTUNIDADE PARA NIVALDO!! Centro da direita de Cedric e o cabo-verdiano cabeceia ligeiramente ao lado!!
6' A Briosa assume as despesas do jogo!
2' A Académica, afinal, está a jogar em 4-1-3-2. Uma novidade esta época!
1' COMEÇA A PARTIDA ENTRE Académica e Olhanense
0' Em 19 jogos, a Académica leva uma natural vantagem neste confronto, com 10 vitórias contra cinco dos forasteiros, registando-se ainda quatro empates. De qualquer forma, o Olhanense tem-se mostrando um adversário de boa memória em Coimbra, onde não vence desde 1961.
0' Há vários clubes em missão de observação esta noite em Coimbra: Nacional, Sp. Braga (representado, como foi dito, por Leonardo Jardim), Beira Mar, Sporting, Middlesbrough, Celta de Vigo, Deportivo da Corunha, Hannover 96, Friburgo, Chievo, Antalyaspor e Gent.
0' O árbitro da partida será João Ferreira, de Setúbal, auxiliado por Luís Ramos e Rui Teixeira. O quarto árbitro é Fábio Veríssimo.
0' No Olhanense, confirmou-se a recuperação de Fernando Alexandre, que esteve em dúvida até ao limite...
0' OLHANENSE: Fabiano Freitas; Mexer, Maurício, André Pinto e Ysmaily; Cauê e Fernando Alexandre; Salvador Agra, Rui Duarte e Wilson Eduardo; Dady. SUPLENTES: Bruno Veríssimo, Vasco Fernandes, Jander, Mateus, Toy, Vitor Meza e Yontcha.
0' ACADÉMICA: Peiser; Cédric, Flávio Ferreira, Reiner Ferreira e Hélder Cabral; Diogo Melo; Adrien e Nivaldo; Marinho, Edinho e Rui Miguel. SUPLENTES: Ricardo, João Real, Hugo Morais, David Simão, Danilo, Saulo e Diogo Valente.
0' Já chegaram as equipas oficiais!
0' Há uma surpresa no onze da Académica: Nivaldo vai ser titular, para jogar provavelmente no meio-campo, uma vez que Hélder Cabral também está no 11.
0' Leonardo Jardim está na bancada para observar a partida. O Olhanense é o próximo adversário dos bracarenses, já esta sexta-feira.
0' Dado curioso: o Olhanense está a aquecer com os 22 convocados!
0' Têm ambos 37 anos e estrearam-se esta época como treinadores principais depois de terem tido sucesso enquanto adjuntos, um no Standard de Liège e o outro no F.C. Porto.
0' Como jogadores, defrontaram-se duas vezes, em 97/98, Conceição com a camisola do Dragão e Emanuel ao serviço do Boavista. O primeiro ganhou em ambas as ocasiões.
0' Este será também um jogo recheado de curiosidades. Sérgio Conceição e Pedro Emanuel conhecem-se bem: foram colegas no F. C. Porto de Mourinho de 2003/04.
0' O mais baixo que o Olhanense esteve foi no 11º lugar, por altura da saída de Daúto Faquirá. Sérgio Conceição trouxe regularidade e a equipa está praticamente a salvo da descida.
0' Os algarvios tiveram uma série positiva de seis encontros sem perder, mas somaram duas derrotas consecutivas, embora mantendo o registo de tranquilidade patente, praticamente, ao longo de toda a época.
0' CONVOCADOS DO OLHANENSE: guarda-redes - Bruno Veríssimo e Fabiano Freitas; defesas - Vasco Fernandes, Mexer, Mauricio, André Pinto e Ismaily; médios - Fernando Alexandre Salvador Agra, Regula, Mateus, Jander, Cauê e Rui Duarte; avançados: Toy, Wilson Eduardo, Djalmir, Vitor Meza, Dady e Yontcha
0' Vítor Vinha, justamente, e André Micael, podem ser os atletas escondidos pelo Olhanense. Vá se lá saber porquê...
0' Como a equipa de Olhão ficará em estágio no centro do país, depois do encontro com os estudantes, para preparar o jogo de sexta-feira com o Sp. Braga, mais jogadores terão viajado integrados no grupo, embora o clube não tenha anunciado os seus nomes.
0' Fernando Alexandre, recorde-se, está em dúvida, e deverá fazer um teste antes do jogo para ver se está em condições de atuar.
0' O capitão volta aos eleitos após cumprir um jogo de castigo e Vítor Vinha não é opção por questões técnicas.
0' Sérgio Conceição fez apenas uma alteração na lista de convocados, divulgada pelos algarvios no seu site oficial, para este encontro. O técnico fez regressar Rui Duarte, deixando Vítor Vinha de fora.
0' CONVOCADOS DA ACADÉMICA: guarda-redes - Peiser, Ricardo e Fábio Santos; defesas: Cédric, João Dias, Mvom, Orlando, Flávio Ferreira, João Real, Ferreira, Nivaldo e Hélder Cabral; médios - Habib, Diogo Melo, Hugo Morais, Adrien, Diogo Gomes, Danilo e David Simão; avançados - Marinho, Saulo, Magique, Rui Miguel, Fábio Luís, Willian Araújo, Edinho e Diogo Valente.
0' Entre os eleitos contam-se, todavia, vários atletas impossibilitados de jogar devido a lesão, como Orlando, Diogo Gomes ou Habib. Ainda assim, assinalem-se os regressos de João Dias, João Real, Fábio Luís, Reiner, Nivaldo e Adrien, os três últimos após castigo.
0' Pedro Emanuel decidiu chamar todos os jogadores para este encontro. Serão, no total, 27 atletas, uma vez que apenas Abdoulaye, ao serviços dos sub-23 do Senegal, e Éder, ainda sob alçada disciplinar não podem fazer parte da lista.
0' Já o Olhanense, caso ganhe ou empate, só pode ambicionar a subir um lugar, até ao oitavo posto, ultrapassando o V. Setúbal.
0' A última vez que isso aconteceu foi a 18 de Dezembro, há mais de quatro meses, no empate (1-1) frente ao Sporting, e a proeza coube a... Éder.
0' Em casa, o jejum é ainda maior: a equipa não soma os três pontos desde 26 de Setembro de 2011, depois da goleada (4-1) sobre o Feirense. A crise está também presente em matéria de golos: em 2012, a Académica ainda não marcou no Estádio Cidade de Coimbra.
0' Pior: os comandados de Pedro Emanuel não ganham há 14 jogos. A última vez que o conseguiram foi, curiosamente, em Olhão, no jogo da primeira volta, a 12 de Dezembro do ano passado.
0' Mas a verdade é que a Briosa está pressionada pelo triunfo de ontem do Feirense, diante do V. Setúbal, que fez subir a linha de água para apenas dois pontos de distância.
0' Em caso de vitória, os estudantes atingem 26 pontos, margem com a qual nunca nenhuma equipa desceu desde que o campeonato passou a ser disputado por 16 equipas. Mais: podem juntar-se a Rio Ave e Beira Mar no grupo dos 12º classificados.
0' A Académica ocupa o 14º lugar da classificação, com 23 pontos, enquanto o Olhanense está no nono lugar, com 29.
0' Mais uma tarde muito cinzenta em Coimbra e alguns aguaceiros, com uma temperatura, para já, de 14 graus. O relvado está em boas condições.
0' Boa tarde. Bem-vindos ao Académica-Olhanense, jogo de encerramento da 27ª jornada da Liga para acompanhar, ao minuto, aqui, no Maisfutebol. Fique ligado! 


Árbitro

João Ferreira - nota 2 

Outros 

Contestação em Coimbra continua

Alguns minutos após o final da partida entre a Académica e o Olhanense, que os algarvios venceram por 1-0, várias dezenas de adeptos dos estudantes juntaram-se na saída principal do Estádio Cidade de Coimbra, onde estava estacionado o autocarro da equipa. À medida que os jogadores iam entrando na viatura os impropérios subiram de tom num ato generalizado por nova derrota da Briosa, que recorde-se, elevou o título negativo para quinze jogos seguidos sem vencer.

Neste momento o autocarro já abandonou as instalações do estádio, sempre vigiado por perto por alguns agentes da Polícia de Segurança Pública e não registaram mais incidentes. 

Castigados & Lesionados 

Académica perde dois jogadores para Alvalade
Reiner Ferreira abandonou o jogo devido a um traumatismo no joelho direito

Pedro Emanuel não poderá contar com dois jogadores para a partida com o Sporting, da 28ª jornada da Liga. Hélder Cabral e Flávio, que foi expulso frente ao Olhanense (mas falharia de qualquer forma o encontro de Alvalade por completar uma sequência de amarelos), não podem ser opção, devido castigo.

Reiner Ferreira abandonou o jogo devido a um traumatismo no joelho direito. A situação clínica do defesa será reavaliada. A equipa treina esta terça-feira, começando a preparar a partida frente ao Sporting, que se realiza na próxima segunda-feira.

No final do encontro com os algarvios, cerca de uma centena de adeptos voltou a protestar junto ao autocarro da equipa. A contestação não foi, todavia, tão forte como aquando do regresso a Coimbra após o jogo com o Beira Mar, na jornada anterior.

Ficha de jogo: AAC-OAF
Fotos: MAISFUTEBOL

23 de abril de 2012

2010/11 - 27J - Académica - Olhanense: Antevisão: Que bom vê-los de novo!

Estudantes reencontram última equipa a quem ganharam na Liga 14 jogos depois

O Momento

Académica:
São 14 jogos seguidos sem vitórias e uma queda vertiginosa na classificação até começar a sentir os pés molhados pela aproximação da linha de água. Vencer o Olhanense é imperioso e dará um impulso definitivo à manutenção (26 pontos). Curiosamente, a última vez que a Briosa ganhou foi em Olhão, no jogo da primeira volta, a 12 de Dezembro do ano passado. Em casa, o jejum é ainda maior: a equipa não soma os três pontos desde 26 de Setembro de 2011, depois da goleada (4-1) sobre o Feirense. A crise está também presente em matéria de golos: em 2012, a Académica ainda não marcou no Estádio Cidade de Coimbra.

Olhanense:
Depois de uma série positiva de seis encontros sem perder, os algarvios somaram duas derrotas consecutivas, mas mantiveram registo de tranquilidade patente, praticamente, ao longo de toda a época. O mais baixo que o Olhanense esteve foi no 11º lugar, por altura da saída de Daúto Faquirá. Sérgio Conceição trouxe regularidade e a equipa está praticamente a salvo da descida.

Ausências:

Académica: Orlando, Habib e Éder, lesionados; Diogo Gomes, condicionado; Abdoulaye nos sub-23 do Senegal.

Olhanense: Luís Filipe, lesionado; Fernando Alexandre, em dúvida.

Discurso direto:

Pedro Emanuel: «A nossa margem de erro é mínima, mas só dependemos de nós. Pese tudo o que tem saído em sentido contrário, continuo a dizer que, apesar de jogarmos de preto, o cenário não é tão negro assim como quererem fazer crer. Dependemos de nós, temos de fazer o nosso trabalho, temos de ir à procura do resultado e da vitória, respeitando o adversário. Temos de ter personalidade suficiente para arrancar os três pontos.»

Sérgio Conceição: «Vamos defrontar uma equipa que está a precisar dos três pontos, tal como nós. Se calhar, a maior pressão estará do lado da Académica. Vai ser difícil, mas queremos voltar às vitórias e assegurar matematicamente a manutenção. O nosso objetivo é ganhar. Para voltar às vitórias é necessário marcar mais golos do que o adversário e fazermos o que sempre temos feito: bem organizados a defender, compactos, coesos, e fortes nas transições. E continuar a criar muitas situações de golo.»

Histórico de confrontos:

Em 19 jogos, a Académica leva uma natural vantagem neste confronto, com 10 vitórias contra cinco dos forasteiros, registando-se ainda quatro empates. De qualquer forma, o Olhanense tem-se mostrando um adversário de boa memória em Coimbra, onde não vence desde 1961.

Equipas prováveis:

ACADÉMICA: Peiser; Cédric, Flávio Ferreira, Reiner e Hélder Cabral; Diogo Melo; Adrien e David Simão; Marinho, Edinho e Rui Miguel.

Outros convocados: todos os disponíveis.

OLHANENSE: Fabiano Freitas; Vasco Fernandes, Maurício, André Pinto e Ysmaily; Cauê e Fernando Alexandre; Salvador Agra, Rui Duarte e Wilson Eduardo; Dady.

Outros convocados: Bruno Veríssimo, Mexer, Regula, Mateus, Jander, Toy, Vitor Meza, Djalmir e Yontcha.

2011/12 - 27J - Académica - Olhanense: Bilhetes a 1€ para estudantes universitários

Os estudantes universitários vão poder apoiar a Académica no importante jogo de segunda-feira, frente ao Olhanense, por um preço simbólico.

1€ é o valor do ingresso para entrar no Estádio EFAPEL Cidade de Coimbra e apoiar a Académica do princípio ao fim, numa partida que pode marcar o regresso às vitórias para o campeonato.
   
A partir das 20:15 de segunda-feira, todos seremos poucos para levar a Briosa à vitória! 1€ apenas é quanto terás de gastar para veres a Académica ao vivo...

Os bilhetes encontram-se à venda durante todo o dia de segunda-feira na Associação Académica de Coimbra. Não percas esta oportunidade e apoia a Briosa de forma incondicional!

Força Rapazes!

2011/12 - 27J - Académica - Olhanense: Convocados: Equipa foi toda convocada!

Numa altura decisiva da temporada, e às portas de um jogo de extrema importância, Pedro Emanuel decidiu convocar todo o plantel para a receção ao Olhanense, marcada para as 20.15 horas desta segunda-feira.

O treinador academista pretende assim fortalecer cada vez mais o espírito de grupo, e nesta convocatória só não entram os nomes de Abdoulaye (ao serviço da seleção de sub-23 do Senegal) e de Éder (que continua a contas com um processo disciplinar interno).

Há, no entanto, jogadores que estão entre os eleitos que não poderão dar o seu contributo à equipa, casos de Orlando, Diogo Gomes e Pape Sow, todos lesionados.

Eis a lista dos 27 convocados:

Guarda-redes: Peiser, Ricardo e Fábio Santos

Defesas: João Dias, Flávio, João Real, Orlando, Nivaldo, Mvom, Ferreira, Cédric e Hélder Cabral

Médios: Hugo Morais, Pape Sow, Adrien, David Simão, Diogo Melo, Diogo Gomes e Danilo

Avançados: Fábio Luís, Magique, Rui Miguel, Marinho, Diogo Valente, Willian Araújo, Edinho e Saulo
link

22 de abril de 2012

Habib não joga mais esta época!


Rotura muscular deve afastar o defesa/médio durante dois meses. Falha os últimos quarto encontros da Liga e a final da Taça de Portugal

O senegalês Habib não vai voltar a jogar esta época na sequência de uma rotura muscular diagnosticada esta sexta-feira, após um exame complementar de diagnóstico, apurou oMaisfutebol.

O jogador tem estado afastado dos trabalhos, desde a lesão sofrida no final de Março, durante o jogo com o Sp. Braga, mas o cenário não seria, inicialmente, tão grave.

O defesa/médio chegou a ser convocado para o último jogo, há 15 dias, em Aveiro, mas não estava ainda em condições de competir.

A recuperação ficou adiada para esta semana e as perspetivas eram animadoras, dada a resposta aos tratamentos, no entanto a persistência das queixas levou à realização de uma nova reavaliação, que revelou a real dimensão da mazela.

Aquilo que o clube tem vindo a veicular como sendo um traumatismo no quadricípede direito era, afinal, uma rotura muscular, cuja extensão deverá obrigar a uma paragem a rondar os dois meses. Quer isso dizer que o jogador irá falhar não só os últimos quarto encontros da Liga como a final da Taça de Portugal.

Marinho e o Olhanense: “Vamos mostrar a nossa garra”

A Académica continua a preparar o jogo frente ao Olhanense, uma partida que está agendada para a próxima segunda-feira, dia 23 de Abril, pelas 20:15, no Estádio EFAPEL Cidade de Coimbra.

No final da sessão de trabalho desta sexta-feira, o Site Oficial da Académica esteve à conversa com Marinho, que fez a antevisão da partida com os algarvios. O número 20 da Briosa mostrou-se confiante num bom resultado e frisou que o principal objectivo da equipa passa por voltar a dar uma alegria aos seus sócios e adeptos
.

“A nossa estratégia para este e para todos os outros jogos é simples: vamos lutar até ao fim para conquistar os nossos objectivos, que passam naturalmente pela vitória. Temos vindo a trabalhar muito bem e confiamos na nossa qualidade e empenho para conseguir os três pontos.”, sustentou.

O jogador dos “estudantes” sabe que do outro lado estará uma boa equipa mas lembra que, a jogar em casa, os sócios e adeptos da Briosa podem desempenhar um papel fundamental no desenrolar da partida.

“Conhecemos bem o Olhanense, já lhes ganhámos esta temporada e queremos voltar a fazê-lo. Jogamos em casa e contamos com o apoio dos nossos sócios e adeptos, que têm sido muito importantes ao longo da época. Queremos que eles sejam o nosso 12º jogador!”, continuou.

E qual é, afinal, o segredo para voltar às vitórias? A pergunta surge de forma tão natural como a resposta e Marinho reforça mais uma vez aquele que tem sido o discurso utilizado durante toda a época.

“Não existem segredos, existe sim muito trabalho, garra e confiança no que fazemos. Colocamos sempre isso em campo, por vezes as coisas correm bem, outras vezes correm menos bem, mas saímos sempre convictos de que tudo fizemos para levar a Académica à vitória. É isso que vamos fazer na segunda: lutar até ao fim para conquistar os três pontos.”, finalizou.

A Académica recebe o Olhanense na segunda-feira, pelas 20:15, no Estádio EFAPEL Cidade de Coimbra!

Pedro Emanuel: «A nossa margem de erro é mínima»

O treinador da Académica disse este sábado que a sua equipa está com "grande" vontade e determinação de regressar às vitórias no jogo com o Olhanense, da 27.ª jornada da Liga Zon Sagres, na segunda-feira (20 e 15).

A formação orientada por Pedro Emanuel já não vence para o campeonato há 14 jogos, desde que bateu a formação de Olhão, no Algarve, por 2-0, a 12 de dezembro de 2011, e ocupa atualmente a 14.ª posição com 23 pontos, quatro acima dos lugares de despromoção.

Desde o último triunfo, o clube de Coimbra somou sete empates - três deles frente a Sporting, Benfica e FC Porto - e averbou outras tantas derrotas.

"Sabemos que a nossa margem de erro é mínima. Dependemos única e exclusivamente de nós e o cenário não é tão negro como querem fazer crer, mas existe essa grande vontade e determinação de regressar às vitórias após longo período", sublinhou o técnico da Briosa, na antevisão ao jogo.

Respondendo aos jornalistas, Pedro Emanuel frisou que a equipa "sabe e tem noção" das suas responsabilidades e daquilo que é pretendido "para o jogo de segunda-feira e para o resto do campeonato".

O treinador da Académica afastou qualquer cenário de intranquilidade dos jogadores, após duas semanas sem jogos para o campeonato devido à final da Taça da Liga, disputada no último sábado, em Coimbra.

"Foram duas semanas de trabalho extremamente produtivo para nós. Tentámos rentabilizá-las o mais possível em torno daquilo que é o nosso objetivo principal, que é preparar bem este jogo com o Olhanense para conquistar os 3 pontos", referiu.
«Só dependemos de nós, temos que fazer o nosso trabalho» - Pedro Emanuel

Pedro Emanuel encara com otimismo o encontro da próxima segunda-feira diante do Olhanense. Afirma que a paragem de duas semanas foi produtiva para a equipa, que trabalhou com bastante afinco com o objetivo de regressar às vitórias na partida com os algarvios. Embora esteja consciente de que a margem de erro é reduzida, Pedro Emanuel afirma que a Académica apenas depende de si para atingir a manutenção.

Estas duas semanas de paragem foram benéficas para a equipa?

Sim, foram duas semanas de trabalho extremamente produtivo para nós. Tentámos rentabilizá-las o mais possível em torno do nosso objetivo principal que é preparar o jogo com o Olhanense para conquistar os três pontos. É natural que depois do jogo com o Beira-Mar quiséssemos jogar logo no dia seguinte, se fosse possível. Mas tivemos que saber gerir esses momentos, essa capacidade de dar a volta à situação, com trabalho bastante intenso.

A paragem trouxe alguma ansiedade à equipa?

Na minha perspetiva não. Isso ficou provado pelo comportamento dos jogadores durante estas duas semanas de trabalho. Sabemos e temos noção das nossas responsabilidades, do nosso momento, mas também sabemos o que temos que fazer na segunda-feira e também no resto do campeonato.

Os recentes treinos à porta fechada foram importantes para o plantel?

Foi uma forma de poder dar margem à Comunicação Social de procurar notícias, algumas delas até bastante interessantes e com muito conteúdo. É uma postura que foi adotada e definida por mim e pela qual sou eu o responsável.

Mas essa medida está relacionada com a contestação dos adeptos após o jogo com o Beira-Mar?

Mau era se não houvesse contestação quando uma equipa tem maus resultados. É normal que haja contestação e eu estarei aqui para assumir as responsabilidades pela gestão deste grupo. A forma como essa contestação é feita é que pode levantar algumas dúvidas, mas não tenho razão de queixa nenhuma do apoio que os adeptos têm dado à equipa, inclusivamente nesse jogo com o Beira-Mar. Espero que esse apoio seja renovado na segunda-feira, que os verdadeiros adeptos da Académica estejam presentes e que se tiverem que contestar alguém, então que contestem o treinador da Académica.

Não lhe passa pela cabeça outro resultado que não a vitória…

A nossa margem de erro é mínima, nós sabemos disso. Dependemos única e exclusivamente de nós, temos que fazer o nosso trabalho. Apesar de a Académica jogar de preto o cenário não é tão negro como querem fazer crer. Existe uma grande vontade e determinação de regressar, após um longo período, às vitórias.

Como analisa o Olhanense?

É um adversário constituído por um grupo de jogadores com alguma experiência de Liga, jogadores com bastante qualidade e que fazem das transições rápidas um dos grandes pontos fortes da equipa. Têm uma defesa experiente, compacta e, como tal, têm o seu crédito para virem a Coimbra disputar o jogo e levarem alguma coisa daqui…

21 de abril de 2012

Briosa joga toda de preto no Jamor

Está decidido que a Académica vai equipar toda de preto na final da Taça de Portugal, no dia 20 de maio, precisamente de hoje a um mês, no Estádio Nacional, no Jamor.

A novidade que será, certamente, do inteiro agrado de todos os sócios e adeptos da Briosa surgiu esta sexta-feira, onde ficou também a saber-se que tal só foi possível porque o Sporting acedeu ao pedido feito por José Eduardo Simões através de uma carta endereçada ao presidente do Sporting, Godinho Lopes.

O site dos academistas publicou um excerto do documento enviado pelo presidente da Académica ao seu homólogo leonino:
«Em relação ao assunto atrás referido recebi há pouco um telefonema do Exmo. Sr. Presidente da Federação Portuguesa de Futebol, Dr. Fernando Gomes, dando conta da disponibilidade manifestada pelo Sporting Clube de Portugal em jogar a final da Taça de Portugal com a camisola e meias do equipamento tradicional e com calções brancos, em lugar dos calções pretos habituais (equipamento igual ao utilizado, ontem mesmo, na primeira mão das meias-finais da Liga Europa). Desde já aproveito para felicitar o Sporting pelo resultado obtido e desejar o maior sucesso tanto na segunda mão da meia-final daquela competição como, assim o desejamos, para a final da prova. Essa alteração da cor dos calções permitirá à Associação Académica de Coimbra/Organismo Autónomo de Futebol utilizar, na final da Taça de Portugal, o seu equipamento tradicional, todo preto. Gostaria de agradecer, em nome dos Órgãos Sociais da AAC/OAF, a gentileza do vosso gesto, que cala fundo nos nossos sócios e simpatizantes e é, para além disso, uma atitude digna da grande Instituição que é o Sporting Clube de Portugal», pode ler-se.

20 de abril de 2012

Taça de Portugal: Bilhetes: custam entre 10 e 30 euros

Os bilhetes para a final da Taça de Portugal, entre a Académica e o Sporting, que decorrerá no dia 20 de maio no Estádio Nacional, estarão à venda a partir da próxima segunda-feira, por um valor entre os 10 e os 30 euros.

De acordo com a Federaçõ Portuguesa de Futebol (FPF), as entradas para o encontro vão estar disponíveis a partir das 9:30 horas de segunda-feira, a partir do site oficial a entidade.

Os ingressos vão também poder ser adquiridos nas bilheteiras dos clubes participantes e ainda, nas instalações das associações de futebol de Coimbra e Lisboa.

19 de abril de 2012

Mancha negra com bilhetes a 3 euros para Olhanense



Link

2011/12 - 27J - Académica - Olhanense: Bilhetes à venda

Já são conhecidos os preços dos bilhetes para o jogo entre a Académica e o Olhanense, da 27ª jornada da Liga ZON Sagres, um encontro agendado para o dia 23 de Abril, pelas 20:15, em Coimbra.

A Académica quer voltar a conquistar os três pontos no Estádio EFAPEL Cidade de Coimbra de modo a subir na tabela classificativa.

Tal como já referiu várias vezes Pedro Emanuel, a Briosa quer construir uma fortaleza na cidade dos "estudantes" e você é uma parte essencial nesse processo!


Os preços dos ingressos para o Académica vs Olhanense já são conhecidos, sendo que o jogo está incluído no Pack 10 Jogos.

Refira-se que os sócios que não são portadores de bilhete de época poderão assistir ao duelo entre a Académica e os algarvios por 5 euros. Confira a tabela abaixo publicada onde pode consultar o preçário para o jogo da 27ª jornada!

Como já percebeu, ser Sócio da Briosa, para além de ser um orgulho, garante-lhe também vantagens enormes no que respeita às condições que lhe são proporcionadas para ver os "estudantes" em acção. Ser sócio da Académica torna tudo mais fácil e económico! Se ainda não é, não perca tempo e torne-se já hoje associado da mágica Briosa carregando aqui.

Pode adquirir o seu bilhete na Loja do Sócio, no Estádio EFAPEL Cidade de Coimbra, entre as 10:00 e as 18:00. No dia do jogo, o espaço estará naturalmente aberto.

Não fique em casa e apoie os "estudantes" do princípio ao fim. A sua presença é fundamental até porque todos juntos somos mais fortes!!!

Força Académica!
Confira o preço dos bilhetes:

Sócios com bilhete de época (pack 10 jogos incluído) Entrada gratuita
Sócios sem bilhete de época 5 €
Público - Sul Inferior 10 €
Público - Bancadas Centrais Inferiores 20 €
Público - Bancadas Centrais Superiores 25 €
Infantil (até aos 10 anos) 5 €

18 de abril de 2012

Académica em recolhimento obrigatório a pensar no Olhanense

Pedro Emanuel blindou o plantel depois da derrota em Aveiro.

O momento delicado que vive a Académica obrigou Pedro Emanuel a tomar algumas medidas de força para salvaguardar a tranquilidade do plantel quando no horizonte da equipa surge já o encontro de segunda-feira, em casa, diante do Olhanense.
A face mais visível tem sido os treinos à porta fechada, que começaram desde a derrota em Aveiro, e na sequência da receção em fúria dos adeptos no regresso a Coimbra. Os estudantes, por norma, abriam as sessões durante 15 minutos, mas agora a «blindagem» é total, e nem sequer são prestadas informações à imprensa.

Não há uma ideia de quando este «regime» irá terminar, mas, como é fácil de depreender, só uma vitória frente aos algarvios e a consequente aproximação ao limiar pontual que permita a manutenção, poderá viabilizar o regresso à normalidade.

Final de contrato para 16

Outro assunto que conhecerá desenvolvimentos mal a permanência seja alcançada diz respeito à definição do plantel da próxima época. Há 16 jogadores em final de contrato, seis deles por empréstimo, pelo que se adivinha uma nova debandada.

Vencer o Olhanense é imperioso para uma equipa que já vai em 14 jogos sem ganhar. Curiosamente, o último adversário que a Briosa bateu foi, precisamente, a turma de Olhão, no jogo da primeira volta, a 18 de Dezembro do ano passado.

Em casa, o jejum é ainda maior: a equipa não soma os três pontos desde 26 de Setembro de 2011, depois da goleada (4-1) sobre o Feirense. A crise está também presente em matéria de golos: em 2012, a Académica ainda não marcou no Estádio Cidade de Coimbra...

Habib deve recuperar para o Olhanense

Afastado dos últimos dois jogos devido a lesão, Habib prepara-se para voltar à equipa na próxima segunda-feira. Apesar de ainda não ter treinado esta semana, há perspetivas de que venha a ser reintegrado nos trabalhos normais nos próximos dias.

O regresso do senegalês, que tanto joga no eixo da defesa como no meio-campo, é ainda mais importante uma vez que o compatriota Abdoulaye não vai poder jogar. O central encontra-se ao serviço dos sub-23 do seu país que nesse dia disputam o «play-off» para os próximos Jogos Olímpicos, numa partida a realizar em Coventry, Inglaterra, frente a Omã.

Quem também já está recuperado é Marinho, depois de uns dias de ausência devido a um problema num joelho.

Diogo Gomes de regresso aos treinos com o grupo

Uma lesão no joelho esquerdo motivou um verdadeiro calvário para Diogo Gomes . O médio brasileiro, que está em Coimbra desde 2008, teve de ser operado duas vezes e, com isso, há mais de um ano que não sabe o que é jogar. No entanto, no início desta semana o canhoto teve uma boa notícia: foi autorizado a começar a treinar-se com o restante grupo de trabalho, algo que será um bom indicativo quanto à recuperação. No entanto, a integração no treino coletivo será progressiva, pois o departamento médico academista não quer correr riscos desnecessários com um jogador que há tanto tempo não compete.

Entretanto, a venda de bilhetes por parte da Académica para a final da Taça de Portugal começará apenas a 25 de Abril. A ideia inicial seria começar ontem, mas a Federação Portuguesa de Futebol ainda não disponibilizou os ingressos ao clube. Recorde-se que os sócios da Briosa têm prioridade na aquisição dos bilhetes.

Bilhetes para o Jamor à venda no dia 25

Ao contrário do que tinha sido anunciado, ainda não foi hoje que a Académica colocou à venda os bilhetes para a final da Taça de Portugal, agendada para o dia 20 de maio.

Estádio do Jamor (Foto de arquivo) (foto ASF) 

A razão desta alteração prende-se com o facto de a Federação Portuguesa de Futebol não ter entregue os ingressos até ontem, dia 16, tal como estava estabelecido.
Assim, a venda dos bilhetes para o Jamor será iniciada no próximo dia 25 de abril, sendo que, para o efeito, todos os interessados devem-se deslocar à Loja do Sócio, no Estádio Cidade de Coimbra, a partir das 10 horas.

Recorde-se que cada sócio da Briosa tem prioridade na compra dos ingressos, podendo ainda adquirir um outro de acompanhante, mediante a compra do Kit Jamor.

Os preços para a partida frente ao Sporting variam entre os 10 euros (Bancada Topo), 20 euros (Bancada Lateral) e 30 euros (Bancada Central).
Link

17 de abril de 2012

Contas da manutenção!

A crise na U. Leiria: Vantagem ou desvantagem para a Briosa?
Jogo com o V. Guimarães não está em risco 

O plantel do UD Leiria reuniu-se esta manhã com o presidente do Sindicato dos Jogadores, Joaquim Evangelista, delegando neste órgão a tentativa de resolução da grave situação em que alguns atletas se encontram face ao incumprimento salarial que, em alguns casos, é já de quatro meses.

Todos os jogadores compareceram à reunião (incluindo os atletas do Benfica, que têm os seus salários em dia, nomeadamente, Oblak, Copetti, Shaffer e Djaniny), num claro sinal de solidariedade para com os companheiros. 

No final, Joaquim Evangelista garantiu que a presença dos jogadores no jogo de sábado, em casa do V. Guimarães não está em causa, mas o mesmo não acontece com o encontro da 28.ª jornada, com o Feirense. 

«A situação é grave e a vontade dos jogadores era pararem já, mas acordamos dar o prazo de uma semana, em que o Sindicato de Jogadores será mediador, para encontrar uma solução junto da SAD do UD Leiria e da Liga, organismo que não está isento de responsabilidades, uma vez que foi quem legitimou os clubes a competirem no início da época. Na próxima segunda-feira reuniremos novamente com o plantel para lhes dar conta das soluções», sublinhou Joaquim Evangelista.

O capitão do UD Leiria, Marco Soares, confirmou que há situações muito graves no plantel, sendo que há jogadores com ordem de despejo e sem dinheiro para refeições:

- Esperamos que durante esta semana seja encontrada alguma solução. Vamos treinar, embora as condições não sejam as melhores, mas estamos unidos e queremos ajudar-nos uns aos outros e ir a Guimarães lutar pela conquista dos três pontos. 

O Sindicato de Jogadores vai adiantar mil euros a alguns atletas para minimizar as situações mais prementes, verba que será retirada de um fundo criado em 1998 (Sindicato dos Jogadores, Liga e FPF contribuíram com 300 mil euros) que, entretanto, foi esvaziado para auxiliar E. Amadora, Belenenses e V. Setúbal. 

Hoje à tarde o plantel retoma os treinos, na Marinha Grande, depois de na passada sexta-feira terem-se recusado a trabalharem. 

No que à demissão do presidente da SAD unionista, João Bartolomeu, A BOLA sabe que o dirigente oficializou o seu pedido através de carta registada enviada ao presidente da Mesa da Assembleia Geral, João Carlos Duarte, que, em breve, terá de marcar eleições antecipadas. Para o próximo dia 27 está agendada uma assembleia geral da SAD. 

João Bartolomeu pediu demissão

João Bartolomeu apresentou hoje, sexta-feira, a demissão do cargo de presidente da SAD do UD Leiria. A carta foi enviada às 17.30 horas para o presidente da Assembleia Geral, João Carlos Duarte.

Hoje, os jogadores recusaram treinar-se devido aos ordenados em atraso, o que foi considerado como a gota de água por João Bartolomeu.

«Lamento o comportamento de meia dúzia de atletas, que só pensam em dinheiro e não em trabalhar. Que se indignam quando há um atraso e não se indignam quando são eliminados da Taça por uma equipa da terceira divisão, quando perdem na Taça da Liga por uma da Orangina, quando andam no penúltimo lugar ou quando passam mais tempo a queixarem-se no departamento médico do que a treinarem-se», desabafou a A BOLA.

«Não está em causa o direito a receberem, está em não perceberem estes tempos de crise e em não respeitarem o esforço tremendo que faço para arranjar o dinheiro. Está em causa só saberem reclamar e reivindicar e não se preocuparem em trabalhar e cumprir a parte deles... Ordenados em atraso há em todos os clubes, não só no UD Leiria. Até o presidente do sindicato diz que 80 por cento dos clubes não pagam salários e lhe garanto que o Leiria está longe de estar no grupo dos que mais devem«, garantiu.

Mensagem 2001

Registamos com satisfação as 2000 entradas neste blog!

Muitos titulares de saída e 13 terminam contrato

Não se tratará propriamente de uma hecatombe, longe disso, até porque já houve épocas com revoluções semelhantes no plantel, mas é certo que na próxima temporada o grupo de trabalho da Briosa será bem diferente daquele que se prepara para terminar a época sob o comando de Pedro Emanuel. Tudo porque nesta altura são muitos os jogadores em final de contrato (13 no total) e que ainda não renovaram.

Aliás, a grande maioria deles está mesmo de saída ou porque estão interessados em rumar a outras paragens, ou por não terem convencido a Académica a prolongar os respectivos vínculos.


Informação Briosapress - jogadores em final de contracto/ empréstimo: 

Em final de contracto (8):
Diogo Valente
Diogo Gomes 
Orlando 
Diogo Melo
Pape Sow
Hugo Morais
Éder
Rui MIguel 

Emprestados (8): 
Adrien Silva 
Cédric Soares
Abdoulaye
Danilo Cintra
Edinho
David Simão 
Saulo 
Mvom

16 de abril de 2012

A falta que Éder faz...

Para ganhar são precisos golos, é claro, mas meter a bola na baliza adversária é coisa que a Académica não tem feito com muita frequência, isto no que aos jogos em casa diz respeito. É que como visitante, mesmo não ganhando - já são 14 as jornadas consecutivas sem qualquer triunfo -, os comandados de Pedro Emanuel têm marcado e a prová-lo está o facto de o terem feito sempre nas últimas cinco saídas. Só que na cidade do Mondego o caso muda de figura.

Para se ter uma ideia da crise na finalização, a última vez que a Briosa fez um golo, para a Liga ZON Sagres, no Estádio Cidade de Coimbra, foi na noite de 18 de dezembro, portanto há quase quatro meses. Nesse dia, os estudantes empataram a uma bola com o Sporting e atrasaram o adversário na luta pelo título de campeão. O mais curioso em toda esta história é que o autor do golo academista e, por consequência, o último a marcar com a camisola negra para o campeonato, em Coimbra, foi Éder. Um avançado que, para além de estar a recuperar de uma intervenção cirúrgica ao joelho esquerdo, está também sob alçada disciplinar do clube, tendo feito o último jogo pela Académica a 28 de janeiro.

À luz dos números, o dono da camisola 17 parece estar a fazer falta à turma conimbricense, que já soma meia dúzia de partidas seguidas sem festejar qualquer golo no seu reduto. Nem o internacional português Edinho, reforço contratado em janeiro para o lugar de Éder (que esteve em vias de ser transferido para os ingleses do West Ham), consegue quebrar essa malapata. O ponta de lança, emprestado pelo Málaga até ao final da temporada, até já assinou três remates certeiros, mas foram todos no papel de forasteiro.

2011/12 - 27J - Académica - Olhanense: Briosa com sessão dupla nesta segunda feira!

Académica com sessão dupla na segunda-feira

A equipa profissional da Académica regressa aos treinos na segunda-feira com vista a continuar a preparação para o jogo frente ao Olhanense, uma partida que se disputa no dia 23 de Abril, pelas 20:15, no Estádio EFAPEL Cidade de Coimbra.

O técnico da Briosa agendou para esta segunda-feira duas sessões de treino. Pelas 10:00 e 16:00, os jogadores sobem ao relvado do Bolão para ultimarem pormenores para o jogo da 27ª jornada do campeonato.

Link
___________________________


O treinador Pedro Emanuel decidiu começar a semana de preparação do jogo com o Olhanense a orientar dois treinos num só dia.

Este domingo, o plantel dos estudantes cumpriu o segundo de dois dias de folga, mas esta segunda-feira haverá sessão dupla em Coimbra, de manhã e à tarde.

Decisão rara, quase inédita esta época, e que estará relacionada com a derrota (1-2) no jogo particular com o Arouca e com o momento menos bom da equipa.

Link

Juniores regressam à 1ª divisão!


A equipa de juniores da Académica carimbou este sábado a subida à 1ª Divisão Nacional ao vencer o Tourizense por 5-3, na Academia Dolce Vita.


Aos comandados de Rui Silva bastava um empate para alcançar o objectivo mas a vitória deixa ainda esperanças legítimas para atacar o primeiro lugar do grupo, que dá acesso à fase de apuramento do campeão nacional.

Foram muitos os sócios e adeptos que se deslocaram ao Bolão para apoiarem a Briosa e os "estudantes" não deixaram os seus créditos por mãos alheias, com um jogo de luxo onde os muitos golos provam a qualidade das equipas que tiveram em campo.

Começou melhor o Tourizense a marcar primeiro mas ao intervalo a Académica já vencia por 3-1, com golos de Paulo Ribeiro, Miguel Rodrigues e Michael. Na etapa complementar surgiu a confirmação da vitória com a Briosa a marcar por mais duas vezes, através de Eric e Raphael Almeida.

Com este triunfo, a Académica está de volta à 1ª Divisão Nacional, o grande objectivo da época!

Parabéns Rapazes!


Link


13 de abril de 2012

West Ham segue Diogo Valente

Em final de contracto com a Briosa.

 

Em final de contrato com a Académica, Diogo Valente pode rumar a Inglaterra para representar o West Ham, clube que milita no Championship, segunda divisão inglesa.

O interesse do emblema londrino no jogador já não é novo, referenciado desde o início da época, e o clube inglês pondera a contratação do médio português caso regresse à Premier League.

Diogo Valente já demostrou interesse em jogar em Inglaterra, que considera uma das ligas mais atrativas do Mundo, sendo as próximas semanas decisivas para o seu futuro.

in Record

Derrota em particular com o Arouca!

A Briosa defrontou esta manhã o Arouca, em jogo particular disputado na Academia Dolce Vita, à porta fechada.

O clube que milita na Liga Orangina venceu por 2-1, com os golos da vitória a serem da autoria de Joeano e Babanco. O tento dos estudantes foi apontado por Diogo Valente. Ao intervalo ainda se registava um nulo no marcador.

Pedro Emanuel aproveitou este teste para continuar a preparar o encontro da próxima jornada, frente ao Olhanense, que apenas será jogado no dia 23, segunda-feira.

in A Bola

12 de abril de 2012

2011/12 - 28J - Sporting - Académica: Horário: Seg, 30 Abr, 20.45h

in LPFP

Amanhã há jogo-treino com o Arouca!

Os estudantes continuam a preparar o encontro com o Olhanense, relativo à 27.ª jornada da Liga, à porta fechada.
Esta manhã houve nova sessão de trabalho, na Academia Dolce Vita, e onde Diogo Gomes, Orlando, Éder e Pape Sow voltaram a não estar presentes, todos devido a lesão. Por seu turno, Marinho esteve em gestão de esforço, mas a situação do extremo no inspira cuidados de maior.

Para esta sexta-feira a Briosa agendou um jogo particular diante do Arouca, clube que milita na Liga Orangina. A partida terá lugar na Academia, pelas 10 horas, também à porta fechada.

Pedro Emanuel poderá assim testar soluções para o importante encontro com os algarvios que, recorde-se, está agendado para o próximo dia 23, uma segunda-feira.

10 de abril de 2012

2011/12 - 27J - Académica - Olhanense: Briosa continua a treinar à porta fechada

Longe de olhares indiscretos

A Briosa continua a preparar a receção ao Olhanense, agendada para o próximo dia 23 (segunda-feira), com treinos à porta fechada.

Num momento que se quer de união e tranquilidade absoluta, Pedro Emanuel prepara o importante encontro com os algarvios com sessões longe dos olhares de jornalistas e adeptos, para que o plantel possa concentrar-se em absoluto numa partida que pode permitir aos estudantes dar um passo de gigante rumo à manutenção.

Na manhã desta terça-feira, Diogo Gomes, Orlando, Éder e Pape Sow, todos lesionados, voltaram a não assinar a folha de presenças como, de resto, já ontem havia sucedido.

Esta quarta-feira há novo treino, pelas 10 horas, na Academia Dolce Vita, também à porta fechada.

2011/12 - 26J - Beira Mar 2 - Académica 1: Resumo

7 de abril de 2012

2011/12 - 26J - Beira Mar 2 - Académica 1: Erros de facto pagam-se caro! Mas quem anda a errar mais?




nº espectadores: 2716
nota para o árbitro: Pedro Proença: 3
melhor do Beira Mar: Nildo
melhor da Briosa: Marinho

Crónica

AAC-OAF: A Académica perdeu esta sexta-feira com o Beira Mar por 2-1 em jogo que contou para a 26ª jornada da Liga ZON Sagres. Depois de uma primeira parte bem conseguida, onde os "estudantes" chegaram ao golo por intermédio de Marinho, o Beira Mar acabou por ser mais feliz na etapa complementar, com Nildo a marcar dois golos e a dar o triunfo à equipa da casa.

O conjunto de Coimbra dominou por completo as incidência na primeira metade, com Marinho a chegar ao golo após erro de Rui Rego mas o intervalo acabou por ser nefasto para a Briosa.

O Beira Mar chegou ao empate bem cedo na segunda parte e partiu para o triunfo com mais um golo do jogador que tinha entrado no descanso. A Briosa mantém os 23 pontos na tabela classificativa e na próxima jornada recebe o Olhanense, em mais um desafio do campeonato.
Todos juntos, rumo à vitória! Força Rapazes!

MF: Balboa e Nildo. Por ventura não seria um bom nome para uma dupla de cantores românticos ou até para associados no ramo da construção. Assenta-lhes bem o rótulo de futebolistas. Este sábado, sobretudo. Balboa e Nildo deram três pontos ao Beira-Mar, tirando a equipa do futebol amorfo que se tinha visto no primeiro tempo e guiando-a pelos caminhos sinuosos de um jogo que teve quase tudo e terminou com uma vitória aveirense por 2-1. A Académica não ganha há catorze jogos...

É justo começar pelos dois protagonistas maiores do encontro, porque os 90 minutos que se jogaram em Aveiro tiveram domínio dos nomes sobre as equipas. Mais jogadores, menos grupos. Pelos melhores e piores motivos. Pelos bons golos, pela lesão, pelas arrancadas que decidiram, pela expulsão. Quase tudo foi a título individual neste Beira-Mar-Académica. Tirando a dupla que se falou e que garantiu a vitória.

Começando pela lesão. Yohan Tavares ficou agarrado ao joelho ainda nem dez minutos tinham passado. Era grave, não demorou a perceber-se. Substituição queimada por Ulisses Morais, ainda muito a frio. Segunda mexida forçada numa defesa que tinha Élio a improvisar na esquerda, face ao castigo de Joãozinho.

É verdade que Bura não demorou a perceber as movimentações de um jogo ainda em fase de estudo. Foi quase como entrar de início. Mas o Beira-Mar perdia um trunfo. E, ainda antes do intervalo, via o mundo cair-lhe aos pés com um erro incrível de Rui Rego, que ofereceu o golo a Marinho. Muito mal o guardião, sobretudo porque é a segunda vez esta época. Quem viu o golo do benfiquista Cardozo em Aveiro encontrará muitas semelhanças com este.

Há treinador que resista a uma lesão madrugadora e um frango que desbloqueava um jogo em tudo dividido? E se somarmos uma expulsão com um amarelo e um vermelho em dois minutos, o segundo por protestos...do único chinês da Liga? É verdade que o jogo até já estava empatado quando Zhang deixou a sua equipa a jogar com dez, mas a inferioridade poderia trazer dissabores na hora do aperto.

Aqui chegados, voltemos à dupla que abriu a crónica. Balboa e Nildo. O jogo foi deles, a vitória foi por causa deles e a manutenção do Beira-Mar ficou muito mais perto pela tarde inspirada da dupla

56 minutos. Centro muito bom de Balboa, para o segundo poste onde Nildo aparece a encostar de cabeça. Sem hipóteses. Sem espinhas.

Nem mais dez tinham passado e os dois fazem ainda melhor. Balboa não pede licença, arranca da direita para o centro e vê o companheiro sozinho do outro lado. Passe perfeiro, remate ainda melhor. Ao ângulo. Um golaço. A sociedade encerrava portas, mas ainda faltavam jogar mais de vinte minutos.

Um período em que Pedro Emanuel, que já esteve bem mais confortável esta época, jogou os trunfos que tinha. Diogo Valente abriu o jogo dos estudantes para a esquerda. Danilo e Rui Miguel vieram tarde de mais para trazerem efeitos práticos. O Beira-Mar defendeu-se, segurou a vantagem construída quando jogava com menos um jogador e sai de um jogo em que lhe aconteceu quase de tudo com a manutenção à distância de um carimbo. 26 pontos, sendo que seis foram ganhos nas duas últimas jornadas permitem uma abordagem bem diferente à reta final da Liga.

Balboa e Nildo. Podem não ter jeito para obras ou para cantorias. Mas reergueram o Beira-Mar e deram o triunfo que os fez cantar de alegria no final.

O Jogo: O Beira-Mar deu um passo importante rumo à permanência e a Académica, que não ganha desde 12 de Dezembro do ano passado, está numa situação muito delicada. Um ás de trunfo chamado Nildo, lançado ao intervalo por Ulisses Morais, entrou para dar a cambalhota a um jogo que começou mal para os aveirenses por culpa de Rui Rego, que ofereceu o golo a Marinho.

Nildo, porém, compensou a falha do guarda-redes com dois golos, concluindo assistências de Balboa. E, sublinhe-se, o segundo golo, de rara beleza, foi assinado pelo brasileiro nascido em Petrolina - a terra de Juninho, jogador que fez história em Aveiro - quando o Beira-Mar estava em inferioridade numérica após expulsão de Zhang, que vira o cartão amarelo, seguido do vermelho, por protestos.

A primeira contrariedade para o Beira-Mar surgiu ainda não estavam decorridos dez minutos, quando Yohan Tavares saiu lesionado. A segunda deu-se à entrada do último quarto de hora da etapa inicial, quando Rui Rego cometeu uma falha monumental: após passe de Nuno Coelho, tentou aliviar a bola, mas deu-lhe de rosca; Marinho, muito rápido, agradeceu e, apesar de ser muito baixo, saltou e cabeceou para o fundo da baliza.

Descontente, Ulisses apostou em Nildo ao intervalo, abdicou de Élio, que nunca se adaptou a lateral-esquerdo, passou Nuno Lopes para aquela posição e fez Jaime recuar para defesa-direito. O Beira-Mar reapareceu determinado e, movido por Nildo e Balboa, deu a volta completa o jogo. E com o mesmo empenho e coragem, segurou um resultado precioso.

Opiniões

Pedro Emanuel, treinador da Académica, em declarações na sala de imprensa, no final da derrota em Aveiro por 2-1:

«Todas as derrotas são comprometedoras. A forma como disputamos este jogo na primeira parte e o controlo que tivemos não perspetivava uma derrota. Os erros pagam-se caro. O adversário foi duas vezes à nossa baliza e fez dois golos. Não era um jogo de vida ou morte, como teu tinha dito. Era um jogos que nos podia deixar confortáveis, mas não a salvo. Perdemos este mas temos de olhar para o próximo com a Olhanense. Esse sim será decisivo e teremos de pontuar.»

Ulisses Morais, treinador do Beira-Mar, em declarações na sala de imprensa, após o triunfo sobre a Académica por 2-1:

«Através das dificuldades crescemos, somos postos à prova e ficamos mais fortes. O que queria era passar rapidamente esta mensagem ao grupo e que fosse possível ver em campo uma equipa à minha imagem. Tínhamos um plano, sabíamos que íamos encontrar dificuldades no adversário. Qualquer pessoa demora algum tempo a estar seguro num carro depois de sofrer um acidente. O caso aqui era parecido. Também não foi fácil tirar esse cenário da cabeça dos jogadores do Beira-Mar. Só quando nos revoltamos é que conseguimos potenciar o que está escondido em cada um de nós. O ser humano nasceu para vencer e enquanto tiver a derrota no pensamento é difícil fazê-lo acreditar. Perdemos o Yohan cedo no jogo, tivemos o infortúnio da forma como sofremos o golo, num elemento de reconhecido valor. Por isso só havia uma resposta e fomos capazes de interpretar a mensagem com um jogador a menos. Quanto estivemos com dez perdemos profundidade, mas soubemos aproveitar o espaço que foi concedido. Perante o cenário da primeira parte e a representação da segunda, só tenho de elogiar o trabalho de todos que conseguiram dar a volta ao jogo e nunca se abateram no meio de tantas dificuldades. Estão de parabéns pelo que conseguiram e pela coragem de anular o adversário. Se esta vitória não é justa, o que poderei dizer eu quando as coisas não são assim...Era de bom tom encher a equipa de elogios mas também quero dedicar esta vitória ao extraordinário e fantástico Rui Rego e ao infortunado Yohan Tavares. Quando um cair dois têm que se levantar.»

Javier Balboa esteve em bom plano no Beira-Mar-Académica ao fazer as assistências para os dois golos de Nildo. No final falou da vontade de permanecer na equipa para a próxima temporada.

«Hoje a equipa sacrificou-se muito, todos os jogadores. Foi uma vitória muito importante pela forma como foi conseguida. Objetivo é conseguir a permanência e creio que estamos no bom caminho. Marcar? Hoje a bola saltou um pouco...Já tinha acontecido com o Feirense. Mas o importante é a equipa ganhar. A manutenção ainda não está garantida. Faltam quatro jogos com equipas muito difíceis.»

[Sobre a possibilidade de sair no final da época:] «Não penso isso agora. O passado foi difícil, como sabeis no tempo em que estive no Benfica. Eu só quero jogar. Passei muito tempo sem jogar e sem oportunidades para mostrar que sou válido e agora que estou com confiança só penso em jogar.»
«Se tenho vontade de ficar? Muita!Estou super-contente e feliz. Renovar? Estou à disposição se quiserem. O que falta? A proposta. A equipa está preocupada em conseguir a permanência e depois, se estiverem contentes comigo, de certeza que vão falar.»

Destaques

A figura: Nildo

Saiu do banco para resolver o jogo. 45 minutos. Dois golos. Três pontos para o Beira-Mar. Os números bastam para justificar a escolha deste médio de grande pulmão e crença inabalável que mostrou credenciais com a cabeça e com o pé. Mortífero o cabeceamento que empatou. Espantoso o remate ao ângulo para a reviravolta. Com a ajuda de Balboa, nos dois lances, vestiu a pele de herói e poderá ficar ligado à festa da manutenção em Aveiro.

Positivo: Balboa está tão diferente

Que grande jogo! Pegou no azar aveirense e atirou-o para o lixo, com duas jogadas que, em parceria com a inspiração de Nildo, deram a cambalhota no marcador. Depois de uma primeira parte em que já tinha dado boas indicações, o internacional da Guiné-Equatorial começou o segundo tempo com um centro perfeito para a cabeça do companheiro, que empatou. Depois, fez melhor. Arrancada da direita para o centro e passe, de novo, para Nildo que fez o segundo. Com tempo e confiança, ganha raízes em Aveiro e vai ganhando a aposta que fez no início da época.

Negativo: lesão de Yohan Tavares

Uma substituição forçada é sempre uma machadada na estratégia de qualquer treinador. Quando acontece logo aos 10 minutos e após uma lesão aparentemente grave de um dos bons valores do grupo, tudo fica ainda pior. A lesão de Yohan Tavares pareceu grave mal o jogador se agarrou ao joelho e, minutos depois, o cenário estava confirmado. Resta saber o quão grave será.

O momento: Rui Rego oferece golo
Longe vão os tempos em que a um guarda-redes apenas se pedia que fosse exímio com as mãos. O futebol moderno obriga qualquer guardião a ter um jogo de pés, pelo menos, não muito inferior ao de um normal companheiro da frente. Rui Rego é um dos bons valores nas redes da Liga portuguesa, mas,pela segunda vez esta época oferece um golo ao adversário pela péssima abordagem a um atraso. A bola parecia simples, o remate saiu completamente enrolado, ganhou altura e Marinho ainda ganhou de cabeça para marcar. Muito mau. Cardozo, do Benfica, já tinha aproveitado um erro semelhante na visita a Aveiro.

Outros destaques

Marinho

É certo que o golo que abriu o ativo tem mais demérito aveirense do que mérito do avançado, mas não se pode ignorar a matreirice de Marinho. Se calhar, só ele acreditava que Rui Rego poderia errar daquela forma. Por isso, foi lá pressionar, ganhou de cabeça mesmo não sendo muito alto e marcou.

Hugo Morais

Reentrou no onze e estava a ser dos melhores até ao descalabro provocado pelo empate aveirense. Na primeira metade jogou de régua e esquadro. No segundo tempo tentou ser mais lutador para ter resultados diferentes e levar a bola mais vezes à área contrária. Nem tudo foi bom, claro está. Mas foi dos melhores, até na fase de menor inspiração.

Zhang

Estava a passar ao lado do jogo e, meia hora do fim, saiu mesmo dele pela porta pequena. Dois amarelos seguidos, o segundo por protestos, provavelmente em bom português, para terem o resultado que se viu. Prejudicou a estratégia da sua equipa, que estava animicamente por cima depois do golo marcado.

Beira-Mar

Hugo - Os anos passam ao lado de Hugo, que faz valer a experiência e a qualidade para liderar a equipa como um verdadeiro capitão. Deu tudo o que tinha, e foi muito. Imperial a secar Edinho.

Bura - Entrou para o lugar do lesionado Yohan Tavares e cumpriu, fazendo uso de uma disposição positiva e de abordagem valente na disputa dos lances.

Serginho - Sempre com a baliza em mira, foi o elo de ligação com o ataque, ora em investidas individuais, ora em lances combinados, mormente com Balboa; duas vezes ofereceu golos ao espanhol. Saiu por medida preventiva devido ao cartão amarelo.

Balboa - Só faltou marcar e podia tê-lo feito duas vezes, pelo menos. Uma exibição plena de garra marcada pelas assistências para os dois golos de Nildo, com cruzamentos perfeitos. A tentativa de chapéu a Peiser foi momento circense.

Académica

Marinho - Um jogador de baixa estatura marcar de cabeça é desde logo um feito assinalável. Oportuno no golo, aproveitando a oferta de Rui Rego, esteve sempre muito ativo, dando muitas dores de cabeça aos defesas aveirenses.

David Simão - Com arte, protagonizou momentos de classe. Saiu por estar desgastado, o que é compreensível pela forma abnegada como encarou o jogo.

Diogo Melo - O médio mais recuado foi dos que mais fizeram pela vida, entregando-se de corpo e alma e sempre com louvável inteligência.

Hugo Morais - Não é fácil ocupar a vaga deixada por Adrien Silva, mas soube dinamizar o meio-campo, em especial na primeira parte, assumindo também um papel importante a destruir.

Diogo Valente - Entrou muito tarde, mas a tempo de dar velocidade e qualidade ao ataque.

Minuto a minuto

90' FINAL DO JOGO! Beira Mar - 2 Académica - 1. Dois golos de Nildo deram a volta ao marcador, pois Marinho marcara na primeira parte. Zhang foi expulso a meia-hora do fim
90' CARTÃO AMARELO para Nildo (Beira Mar )
90' Mais um corte da defesa aveirense! Jogo direto da Académica
90' Nildo afasta a bola! Diogo Valente perdeu muito tempo
90' Quatro minutos de descontos. É o tudo por tudo da Académica.
90' CARTÃO AMARELO para Cedric (Académica ) por jogar a bola sem chuteira
85' Rui rego defende com segurança um cabeceamento de Abdoulaye
84' SUBSTITUIÇÃO Académica . Sai David Simão entra Rui Miguel
84' SUBSTITUIÇÃO Académica . Sai Diogo Melo entra Danilo
82' ACADÉMICA QUASE EMPATA! Centro de Diogo Valente, Edinho não chega e Nuno Lopes afasta!
80' Que mal Balboa! Péssimo remate, após excelente arrancada
80' Edinho contra a barreira! Segue a partida
78' Edinho desarmado sem dificuldades. A Académica não parece ter argumentos nesta altura, mesmo contra uma equipa em inferioridade numérica
78' Livre a favor da Académica em posição prometedora...
75' SUBSTITUIÇÃO Académica . Sai Marinho entra Diogo Valente
74' Mal a Académica! Primeiro Saul e depois Diogo Melo a errarem o passe
72' O golpe do Beira-Mar deixou a Académica afetada. Os estudantes ainda não reagiram
67' GOOOOOOOLLLLLOOOOOOO!!! BEIRA MAR ! 2-1 por Nildo. Grande golo!!! A jogada de Javier Balboa é muito boa! O ex-jogador do Benfica dribla da direita para o meio e serve Nildo!
66' Bom corte de Nuno Lopes sobre Marinho, já na área do Beira-Mar
65' SUBSTITUIÇÃO Beira Mar . Sai Serginho entra Ricardo Dias
63' CARTÃO AMARELO para Serginho (Beira Mar ) por simulação
61' Incrível! Pedro Proença mostra amarelo ao jogador chinês, este protesta e o árbitro dá-lhe o segundo amarelo!
59' CARTÃO VERMELHO para Zhang (Beira Mar )
58' CARTÃO AMARELO para Zhang (Beira Mar )
56' GOOOOOOOLLLLLOOOOOOO!!! BEIRA MAR ! 1-1 por Nildo. Centro de Balboa na direita e cabeceamento ao segundo poste de Nildo. Sem hipóteses para Peiser. Muito bom o cruzamento de Balboa!
54' Centro de Balboa, Peiser sacode para a frente mas não aparece ninguém para encostar.
49' O Beira-Mar tenta pegar no jogo nesta fase inicial
46' RECOMEÇA A PARTIDA
45' SUBSTITUIÇÃO Beira Mar . Sai Élio entra Nildo
45' INTERVALO NA PARTIDA ENTRE Beira Mar e Académica, com 0-1. A vantagem da Académica caiu do céu, num erro incrível de Rui Rego, mas a verdade é que a equipa de Coimbra teve os melhores lances do primeiro tempo. O que não quer dizer muito, já que estes 45 minutos foram fraquinhos...
45' QUE PERIGO! Grande passe de Hugo Morais para Saulo que centra rasteiro. Edinho falha o primeiro desvio ao centro e Marinho chuta contra Hugo, ao segundo poste.
42' Centro muito largo de Élio que Peiser resolve sem problemas. O Beira-Mar continua sem criar perigo após o golo sofrido.
40' Remate por cima de Hugo Morais, já dentro da área, após centro rasteiro de Saulo.
38' O Beira-Mar ainda não conseguiu reagir ao golo. A Académica tem mais bola.
33' CARTÃO AMARELO para Diogo Melo (Académica ). Falta por trás sobre Serginho.
31' GOOOOOOOLLLLLOOOOOOO!!! ACADÉMICA ! 0-1 por Marinho. ERRO MONUMENTAL DE RUI REGO! O guarda-redes dá uma rosca após um atraso e Marinho ganha de cabeça, empurrando para a baliza deserta.
28' FINALMENTE UM LANCE BEM DESENHADO! Muito bem Balboa a combinar com Serginho na direita. O português devolve e Balboa tenta o chapéu a Peiser que não passou muito longe.
26' Mais uma tentativa de Cedric de muito longe. Sai novamente por cima.
23' Jogo pouco interessante até agora...
17' Boa finta de Edinho sobre Bura, mas o remate, ainda fora da área, sai ao lado.
14' Centro de Camará e cabeceamento de Zhang para as mãos de Peiser. Pedro Proença assinala ainda falta do avançado chinês, dizendo que se apoiou em Cedric.
12' Mão de Flávio Ferreira na área do Beira-Mar. Era um lance promissor, após livre de Cedric.
11' SUBSTITUIÇÃO Beira Mar . Sai Yohan Tavares entra Bura
9' Sai de maca Yohan Tavares. Vai entrar Bura.
8' Parece que não vai recuperar o central aveirense. Bura intensifica o aquecimento. O jogo segue e o Beira-Mar joga com dez.
7' Jogo parado para ser prestada assistência a Yohan Tavares que ficou agarrado ao joelho após ação defensiva.
5' Primeiro lance de algum perigo! David Simão abre em Marinho na direita que centra para Edinho. O cabeceamento é que sai fraco e Rui Rego segura.
4' Serginho levanta para a área, a defesa da Académica corta e Nuno Lopes remata enrolado e ao lado.
3' Zhang dá para Abel Camará, na área, e este permite o corte de Flávio Ferreira. Canto para o Beira-Mar.
2' Primeiro remate do jogo é de Cedric...quase da linha de meio campo. Sai por cima.
1' COMEÇA A PARTIDA ENTRE Beira Mar e Académica
0' Pela disposição da equipa no relvado, confirma-se que o lateral esquerdo do Beira-Mar esta tarde será Élio.
0' Entram as equipas no relvado. O Beira-Mar veste o equipamento tradicional, amarelo e preto, a Académica equipa de branco.
0' Na época passada o Beira-Mar ganhou 2-1, logo à 3ª jornada, com golos de Wilson Eduardo e Djamal. Sougou fez o tento da Académica, que venceu pela última vez em Aveiro, em jogos do campeonato, na temporada 2006/07, com um golo solitário do húngaro Gyano.
0' O Beira-Mar ganhou tantos jogos em casa à Académica, para o campeonato, quantos os que perdeu: cinco. Pelo meio, quatro empates.
0' Na Académica destaque para a confirmação da ausência de Habib que não está nas melhores condições físicas. Hugo Morais volta, assim, ao meio campo.
0' O Beira-Mar apresenta uma grande dúvida no onze: quem será o lateral esquerdo? Joãozinho cumpre castigo e Élio entra no onze. Poderá ser ele a fazer o lugar ou então Nuno Lopes, passando Jaime para a lateral direita.
0' Pedro Proença é o árbitro do encontro. Será assistido por Tiago Trigo e André Campos. O quatro árbitro é Humberto Teixeira.
0' ACADÉMICA: Peiser; Cedric, Flávio Ferreira, Abdoulaye e Hélder Cabral; Diogo Melo, Hugo Morais e David Simão; Marinho, Edinho e Saulo. Suplentes: Ricardo, Magique, Rui Miguel, Diogo Valente, Willian, Mvom e Danilo.
0' BEIRA-MAR: Rui Rego; Nuno Lopes, Yohan Tavares, Hugo e Élio; Jaime e Nuno Coelho; Balboa, Serginho e Zhang; Abel Camará. Suplentes: Jonas, Bura, Edson Sitta, Nildo, Dudu, Ricardo Dias e Cássio.
0' JÁ HÁ EQUIPAS OFICIAIS!!
0' A Académica está há treze jogos sem ganhar. Muito tempo, claro está. Os empates com Benfica e F.C. Porto e a derrota com boa imagem em Braga não servem para atenuar o cenário que já foi bem mais brilhante.
0' O Beira-Mar vem de uma moralizadora vitória em Santa Maria da Feira frente a um rival direto. O triunfo cavou um fosso de cinco pontos para a zona de despromoção que pode ser muito importante nas contas finais.
0' Tarde de sol mas fria em Aveiro. Estádio deserto para já. A Académica já aquece. Do lado do Beira-Mar apenas Rui Rego iniciou o período de aquecimento.
0' As duas equipas estão empatadas na tabela, com 23 pontos. São as primeiras duas equipas acima da linha de água. Uma vitória dá uma tranquilidade extra para o que falta jogar a qualquer um dos emblemas.
0' Boa tarde! Beira-Mar e Académica jogam cartada muito importante para ambas as equipas na luta pela manutenção. O pontapé de saída está marcado para as 18 horas e poderá seguir tudo deste derby da zona centro no Maisfutebol! Fique ligado.

Árbitro

Pedro Proença - nota 3

Outros

Pouco passava das 21h30, quando a equipa da Académica chegou à Academia Dolce Vita. E à espera tinha mais de meia centena de adeptos insatisfeitos pelo acumular de resultados negativos. E a receção não foi nada fácil, de tal modo que o autocarro que transportava a comitiva foi atacado… com ovos. A equipa esteve retida mais de meia hora dentro da viatura, e só a intervenção policial conseguiu serenar os ânimos. Os adeptos, que insultaram os jogadores, pretendiam que alguém desse a cara e justificasse o facto de a Briosa não ter ganho nenhum dos últimos 14 desafios na Liga ZON Sagres. O plantel volta hoje (11h00) a treinar, numa sessão à porta fechada.

«Queremos uma explicação para o que se passa» - João Paulo Fernandes

A indignação que a Mancha Negra demonstrou esta noite na Academia Dolce Vita, onde aguardou pela chegada dos jogadores depois da derrota frente ao Beira-Mar (2-1), foi explicada pelo próprio presidente da claque, João Paulo Fernandes:

- Nós somos os únicos que os apoiamos, somos aqueles que lhes agradecemos quando ganham, mas também somos os que queremos uma explicação para o que se passa. É inadmissível estarmos há 14 jogos seguidos sem ganhar no campeonato! Há uma mudança de atitude gritante dos jogadores dentro dos próprios jogos, alguma coisa tem que se passar e nós queremos perceber o que se passa. Estivemos na Academia para falar com quem de direito, eu próprio, enquanto líder da Mancha Negra pedi a todos os elementos da claque para saírem da zona onde estava o autocarro com os jogadores para ouvir uma justificação do capitão de equipa, mas a verdade é que ninguém deu a cara, ninguém quis falar. Recordo que o Flávio, que é o capitão na ausência do Orlando, até já foi homenageado pela Mancha Negra esta temporada, porque lhe reconhecemos entrega, dedicação e empenho. Sabemos que a equipa tem qualidade, tal como já demonstrou esta época, mas estamos indignados com a situação atual e queremos explicações. Não foram dadas hoje, mas algum dia serão…

A saída dos jogadores da Academia acabou por ser controlada por alguns elementos da Polícia de Segurança Pública que, entretanto, foram chamados ao local, e não se registaram quaisquer incidentes, além dos cânticos de insatisfação dos adeptos, entre os quais «Uma vergonha, vocês são uma vergonha» e «Joguem à bola».

Marinho e Rui Miguel, que saíram do local na mesma viatura, acabaram por estar alguns instantes à conversa com elementos da Mancha Negra, de forma absolutamente normal como era, aliás, o objetivo da claque, e abandonaram a Academia debaixo de aplausos e cânticos de apoio.