Foi a 24 de Novembro de 2007. A Académica recebia o Benfica numa partida da jornada 11. Uma noite em que Domingos Paciência decidiu surpreender quando trocou o habitual titular da baliza, Pedro Roma, pelo ex-varzinista Ricardo. Uma aposta que não surtiu o efeito desejado, pois o guardião foi protagonista de uma exibição infeliz na vitória dos encarnados por 1-3, lesionando-se ainda na parede abdominal.
Mas esse episódio está definitivamente encerrado, e a prova evidente disso mesmo foi a titularidade, em Braga, na ronda inaugural da Liga Sagres 2009/2010, cerca de 21 meses depois de ter debutado no escalão primodivisionário. O dono da camisola 12 foi o escolhido por Rogério Gonçalves para iniciar o campeonato depois de uma disputada pré-época com Rui Nereu. E a opção de Rogério não é uma surpresa, isto porque o treinador já tinha ido buscar Ricardo aos regionais de Braga, ao GD Fradelos, quando regressou ao comando técnico do Varzim, embora nunca o tenha chegado a estrear, em 2003/2004.
Mas há outro pormenor que faz a diferença. Em 2008/2009, Ricardo foi emprestado ao União de Leiria. Os primeiros tempos até nem foram fáceis - Fernando era o dono das redes -, mas, com a saída do brasileiro, Ricardo "ganhou asas" e contribuiu decisivamente para o regresso dos leirienses ao principal escalão do futebol português.
Mudar no ataque
A Académica foi o único conjunto derrotado na primeira jornada do campeonato, uma vez que as restantes sete partidas se saldaram por outras tantas igualdades, pelo que ocupa o último lugar. Um cenário que Rogério quer ver alterado rapidamente, no sábado, aquando da recepção ao Paços de Ferreira. Por isso não admira que o treinador venha a mexer também no ataque - no meio-campo, é certa a saída do castigado Paulo Sérgio -, podendo abdicar de um dos extremos e estrear Miguel Fidalgo como titular, ele que, de resto, já havia entrado na parte final do jogo em Braga.
Sem comentários:
Enviar um comentário