1 de novembro de 2009

2009/2010 - 09J - Villas Boas promete «novas nuances estratégicas»

André Villas Boas ainda está a dar os primeiros passos como treinador e, por isso mesmo, ainda está longe de esgotar todos os trunfos que tem para recolocar a Académica em terreno seguro, que é como quem diz fora dos lugares de despromoção. No Dragão, os estudantes deram uma boa imagem, atendendo à valia do opositor, mas, agora, frente ao V. Guimarães, esta segunda-feira à noite, em Coimbra, há que apresentar um jogo diferente porque a Briosa precisa de começar a somar pontos.
«Houve grandes passos do Portimonense [vitória para a Taça da Liga] para o Dragão mas queremos ver outros progressos. Frente ao F.C. Porto tivemos lances estratégicos que correspondiam ao jogo em questão mas não é esta a Académica que quero. Isto é: quero que a equipa jogue sempre como um bloco, mas que defenda mais à frente, jogue com mais calma e tenha mais posse de bola, seja mais dinâmica. Vamos explorar novas nuances estratégicas para este jogo», promete o jovem técnico, no lançamento da partida com os minhotos.
Entre elogios ao adversário, na pessoa do seu treinador, Villas Boas identifica desde logo um obstáculo: «Da mesma forma que a minha entrada causou impacto e elevou os estados motivacionais do grupo, o mesmo aconteceu com a chegada do Paulo Sérgio a Guimarães. Além disso, trata-se de um treinador extremamente competente. Atingiu uma final da Taça de Portugal, e, segundo sei, é um grande líder de homens, transmite forte carácter às suas equipas, que apresentam intensidade alta e grande aplicação. Como é natural, também apostará no V. Guimarães como forma de cimentar a sua carreira.»
Apesar da posição ingrata da equipa - última classificada - , o treinador dos estudantes vê o encontro apenas como «importante, mas não decisivo», e assegura que será encarado com «o máximo de concentração», admitindo que o seu homólogo irá encarar a partida da mesma forma.
«Sporting também tem 13 pontos de atraso»
Na posição que ocupa, a Académica não pode olhar a adversários. Para quem ainda persegue a primeira vitória na Liga à entrada para a nona tentativa, o pensamento não podia ser outro: «Queremos ganhar, não há dúvida. Desde que cheguei que tento implementar esse desejo. Temos de ganhar o mais rapidamente possível. Não queremos ver os adversários mais distantes ainda na tabela. Repito, é um jogo importante e não decisivo, mas que pode acarretar um certo estado emocional, se não correr dentro nas nossas expectativas.»
André Villas Boas assegura que a equipa tem correspondido bem e está preparada para dar o primeiro passo, quiçá o mais importante, na recuperação classificativa. «O sentimento é bom, os métodos são bons e os jogadores estão a ter a adaptação que queremos. A transposição para o jogo é que é a linha mais sensível no futebol. E é essa que queremos tornar o mais eficaz possível, ou seja, na questão da aplicabilidade dos treinos aos jogos.»
A confiança do técnico da Briosa na capacidade de reabilitação da equipa é inabalável e leva-o, inclusive, a socorrer-se de um exemplo prático para mostrar por que acredita na salvação da equipa de Coimbra: «Se o Sporting luta pelo título com 13 pontos de atraso por que não haveríamos de lutar pela manutenção a quatro pontos dessa meta?»

Sem comentários:

Enviar um comentário