23 de novembro de 2009

Taça de Portugal: 04Elim: Académica 1-1 Beira Mar (2-4 pen.): Crónica

A grave crise que o Beira Mar atravessa voltou a funcionar como factor de união e entreajuda da equipa, ao ponto de ter vindo a Coimbra eliminar a Académica, de um escalão superior, obtendo o passaporte para os oitavos-de-final da Taça de Portugal no desempate por pontapés da marca de grande penalidade.

A igualdade a uma bola trazida do tempo regulamentar manteve-se no prolongamento - os aveirenses tiveram inclusive de recuperar da desvantagem - e, na chamada lotaria dos penalties, os aveirenses foram mais felizes. Pelo segundo ano consecutivo, os estudantes são eliminados em casa por uma equipa com salários em atraso, já depois de, na última época, terem perdido com o E. Amadora, por 1-0.

O jogo deste domingo foi bem diferente do anterior, entre estas duas equipas, em Outubro, para a Taça da Liga. Nessa altura, os beira-marenses dispuseram de várias oportunidades, aproveitando a fragilidade do momento dos estudantes - Rogério Gonçalves acabara de ser despedido e foi o adjunto Zé Nando quem orientou a equipa - mas o resultado manteve-se em branco.

A partida, que mais parecia um encontro à porta fechada (apenas 778 espectadores), foi equilibrada e só a espaços teve momentos de algum brilhantismo, como o golo de Éder, obtido cedo (17 minutos) e que obrigou, naturalmente, os forasteiros a reagir. A Académica suportou bem a resposta aveirense e soube gerir a vantagem madrugadora, pese um ou outro sobressalto.

Na segunda parte, quando a Briosa parecia ter os acontecimentos controlados, os aveirenses conseguem o empate no primeiro remate da etapa complementar e relançam a partida. Os papéis invertem-se rapidamente e são os forasteiros que sobem de rendimento e ficam perto da reviravolta.

Entretanto, André Villas Boas vê-se obrigado a queimar a última substituição com o guarda-redes Ricardo, devido a lesão, mas Leonardo Jardim não foi menos infortunado: Djamal vê o segundo amarelo e é expulso mesmo sobre os 90 minutos. Seguiu-se o prolongamento, de 11 contra 10, com os aveirenses a resistirem estoicamente.

Na lotaria da praxe, Bruno Conceição, guarda-redes do Beira Mar, defendeu os pontapés de Orlando e Emídio Rafael, obtendo mais um sucesso desportivo a contrastar com os problemas fora das quatro linhas.

Sem comentários:

Enviar um comentário