21 de dezembro de 2009

2009/10 - 14J - Nacional 4-3 Académica: Crónica

Uma bela partida que esteve em risco de nem começar por causa do nevoeiro. Apesar das condições do relvado, as duas equipas ofereceram um bom espectáculo com muitos golos e emoção. Os locais mantiveram a invencibilidade caseira e fecham o ano em quarto lugar. A Académica mostrou bom futebol mas teve uma tarde não de Rui Nereu. E dessa forma continua sem vencer fora de portas.

Depois de um compasso de espera de 25 minutos, Paulo Costa deu inicio à partida, pois o nevoeiro levantou e permitia ver o relvado em perfeitas condições. Jokanovic apenas fez uma alteração em relação ao onze que goleou o Áustria de Viena. Saiu Halliche e regressou o trinco Cléber. A Académica surgiu sem novidades e no seu habitual 4x3x3.

E os madeirenses começaram da melhor forma pois inauguraram o marcador logo aos três minutos por intermédio de Mateus, que aproveitou bem um excelente passe de Salino. Os «estudantes» tentaram responder e, com alguma sorte à mistura, Tiero empatou aos 10 minutos. O remate desviou num defesa «alvi-negro» e traiu Bracalli.

Daí em diante só deu Nacional. Os pupilos de Jokanovic assumiram as despesas da partida e instalaram-se no meio campo de Coimbra. Edgar (28 min) e Salino (31 min) dispuseram de duas boas situações para marcar mas não o conseguiram. Dando expressão ao seu domínio, os nacionalistas chegaram de novo à vantagem (34 min) por Ruben Micael, de novo com felicidade, pois o remate bateu em Pedrinho e traiu Rui Nereu.

«Edgol» de volta e Sougou anima

E se na primeira parte o Nacional marcou aos três minutos, no recomeço, Edgar fez o 3-1 aos 50 minutos, após um bom cruzamento de Nuno Pinto na esquerda e uma falha de marcação de Berger que se deixou bater.

Mas o filme dos primeiros 45 minutos repetiu-se. Os estudantes, após duas substituições feitas pelo seu técnico, chegaram ao 3-2. Foi Sougou o autor do golo aos 58 min, após um cruzamento de Miguel Fidalgo que tinha acabado de entrar. E o nevoeiro voltou e Paulo Costa parou o jogo durante 20 minutos.

No reatamento, Edgar teve uma boa situação, aos 62 minutos, após um excelente passe de Ruben Micael, mas tentou fazer um chapéu e a bola saiu alta.

«Frango» de Rui Nereu resolve

Os locais continuaram a atacar e acabaram por aproveitar bem uma falha do guarda-redes Rui Nereu. Aos 66 minutos, Ruben Micael isola Amuneke que bate em velocidade Pedrinho e remata fraco e rasteiro para Nereu deixar passar a bola por baixo de si.

Treinadores lamentam o protagonismo do nevoeiro

A partida voltou a animar com um golo de Miguel Fidalgo ao minuto 73, num bom cabeceamento do avançado.

Depois, como lhe competia a Académica pressionou e o Nacional defendeu com unhas e dentes uma vitória que até foi justa.

Sem comentários:

Enviar um comentário