16 de dezembro de 2009

Bocas: Emídio Rafael: A bola e Emídio são inseparáveis

Foi grande a satisfação de Emídio Rafael quando, ao minuto 9, inaugurou o marcador frente ao Leixões, num desafio relativo à jornada 13 da Liga Sagres. E o caso não era para menos. É que mais do que colocar a Académica na frente do "placard" frente a um adversário directo, o lateral-esquerdo acabava de estrear-se a marcar no escalão primodivisionário e logo... com um "golão". Um tento parecido aos do seu ídolo Roberto Carlos que, embora por estes dias já não tenha o fulgor de outros tempos, ainda é uma referência para o "22" dos estudantes. "Ele faz muitos golos e é verdade que lembrei-me dele durante os festejos. Mesmo assim é incomparável com os dele", admitiu Emídio a O JOGO, que, tal como o brasileiro, também tem apetência para cobrar livres. Apesar do belo golo, o defesa, que foi formado no Sporting e que também já representou o Real Massamá e o Portimonense, não se ilude, até porque o seu primeiro objectivo em campo "é defender bem". "Sou lateral e não extremo-esquerdo. Primeiro tenho de anular as jogadas dos adversários e depois, se puder, apareço na frente", acrescentou.

Viciado em tudo o que é desporto - para além do futebol, também gosta muito de basquetebol e atletismo, por exemplo -, Emídio Rafael é daqueles casos de pessoas que só se imagina envolvido na actividade desportiva e, por isso, não admira que levasse uma bola de futebol para todo o lado: "Gosto muito de desporto. Se pudesse praticava outras modalidades. Passo imensas horas a ver desporto na televisão".

Colega de Nani, Veloso e João Moutinho no emblema de Alvalade, o "canhoto" da Briosa não está, no entanto, simplesmente obcecado por futebol. E a prova disso é que está a ponderar a possibilidade de retomar os estudos para, pelo menos, completar o 12º ano. O facto de estar no clube dos estudantes pode ser um incentivo.

Marcou um golo e "expulsou" Jean Sony

"Justa, mas difícil". Foi, desta forma, que Emídio Rafael definiu a vitória sobre a turma de Matosinhos, no domingo, constatando que a Académica "também teve a sorte que faltou noutros jogos". Para além de ter figurado na lista de marcadores, o esquerdino teve também participação na expulsão de Jean Sony. Se o segundo "amarelo" ao haitiano pareceu correcto, já o primeiro levantou alguma discussão. Emídio dá a sua opinião: "Primeiro há falta dele, só depois é que eu cometo falta. Ele agarrou-me e na sequência disso eu caí em cima das pernas dele. Julgo que o árbitro decidiu bem".

Sem comentários:

Enviar um comentário