26 de dezembro de 2009

Uma defesa alérgica a saídas

A Briosa é, nesta altura, uma equipa de duas caras do ponto de vista defensivo. É notório que, na globalidade, está bem melhor desde o ingresso de André Villas-Boas e a saída da zona de despromoção é uma prova disso mesmo, mas há pelo menos um dado em que ainda não encontrou um ponto de equilíbrio. E os números são irrefutáveis. Se em casa a Académica é irrepreensível, não só em termos de vitórias (três em outras tantas partidas) e, para além disso, sem qualquer golo consentido, já longe do Mondego o caso muda de figura.
Em quatro desafios na condição de visitante desde a entrada do novo treinador, os estudantes perderam, exceptuando no empate a uma bola em Leiria. Mas, para além disso, não têm revelado grande aptidão na hora de defender a sua baliza, tendo sofrido um total de 12 golos (média de três por jogo), mercê das derrotas, no Dragão (3-2), na Luz (4-0) e na Choupana (4-3). Em abono da turma conimbricense refira-se que os desaires em questão foram diante de conjuntos que estão nos quatro primeiros lugares da Liga Sagres e só num deles é que os academistas não perderam pela margem mínima.
De qualquer maneira, já se percebeu que Villas-Boas não parece ter muito interesse em mudar a matriz de jogo da sua equipa, seja em que palco for, e que, nesta altura, a Académica está numa fase de maturação de uma identidade que o treinador quer consolidar.
Apesar desses princípios, há que, no entanto, levar em linha de conta um dado: a Académica não triunfa fora de portas há mais de sete meses. Se a distância temporal é grande, também não é demais explicar que, na prática, a Briosa não saiu vencedora de nenhum dos últimos oito embates. Desde 10 de Maio que os "capas negras" não encontram motivos para festejar longe de Coimbra. Na altura, um golo de Lito foi suficiente para derrotar o Leixões, em Matosinhos.
De qualquer modo, este é um mal que também padecem mais três emblemas: Olhanense, Leixões e Belenenses também só venceram nos seus redutos.

Sem comentários:

Enviar um comentário