15 de fevereiro de 2010

2009/10 - 19J - Académica 1-1 Olhanense: Crónica

Sem Sougou e os jogos da Taça da Liga a pesarem nas pernas, a Académica pode encarar este empate em casa, 1-1, com o Olhanense como um mal menor, atendendo às circunstâncias da partida. Foi um desfecho, ainda assim, justo e ajustado ao valor actual das duas equipas, em franca recuperação na tabela classificativa. Em suma, uma divisão de pontos que não deixa de ser positiva para ambos os lados, permitindo fugir um pouco mais aos lugares da despromoção, numa luta que diz cada vez menos respeito a estudantes e algarvios.
A Académica começou melhor a partida, com um par de investidas com relativo perigo que serviram para trazer à tona alguma intranquilidade da defesa algarvia. A partida estava, assim, quase com sentido único quando, sem avisar, o Olhanense abriu o activo numa jogada que apanhou desprevenido o sector estudantil mais recuado. Num livre lateral, Rui Baião movimentou rapidamente para Ukra, que foi à linha cruzar de trivela e Djalmir só teve de encostar de cabeça, perante um desamparado Ricardo.
A partir daqui, o Olhanense abriu o livro. Com a Briosa a tentar reagir, os comandados de Jorge Costa começaram a desperdiçar oportunidade atrás de oportunidade, quase sempre a partir de jogadas de contra-ataque bem delineadas, que só não deram em golo porque Ricardo, com uma mão cheia de intervenções, impediu os forasteiros de resolver, logo ali, a partida.
Um erro de casting e mais outro
Quando o Olhanense estava mais próximo de chegar ao segundo golo, eis que uma má decisão de Paulo Sérgio, que derrubou Vouho em plena área, proporcionou o empate à equipa da casa. Com efeito, no lance em causa, o avançado marfinense ia para a linha de fundo e pará-lo à margem das leis seria sempre a pior opção. Um erro de casting, chamemos-lhe assim.
Com o plano estragado, os algarvios passaram novamente a assumir uma posição expectante, ainda para mais com o vento contra, numa segunda parte bem menos espectacular e emocionante. A Académica pressionava quando, mais uma vez, uma má decisão - não sabemos se do árbitro, exagerando na cor do cartão, ou do próprio jogador, se efectivamente houve agressão - levou Tiero mais cedo para os balneários, obrigando André Villas Boas a reformular a estratégia.
A partida ficou definitivamente aberta e, nos últimos minutos, a igualdade poderia ter sido desfeita por qualquer um dos lados, mas, teimosamente, o resultado não viria a sofrer mais nenhuma evolução.

_____________________

A Académica empatou hoje com o Olhanense a uma bola numa partida que contou para a 19ª jornada da Liga Sagres. Os golos apareceram todos na primeira parte, com Djalmir a abrir o marcador para os homens de Olhão ao minuto 22, sendo que a Briosa empatou por intermédio de Tiero, dez minutos depois, através da marcação de uma grande penalidade.

Como é habitual sempre que jogam em casa, os "estudantes" assumiram as despesas do encontro e rapidamente se percebeu que a equipa de André Villas Boas teria ascendente sobre o Olhanense. Vouho, Lito e Orlando dispuseram de boas situações para abrir a contagem mas seria o Olhanense, contra a corrente do jogo, a marcar primeiro. Rui Baião executou um livre de forma rápida e deu para Ukra que cruzou para a cabeça do avançado Djalmir que fez desta maneira o primeiro da tarde.

Contra todas as expectativas, a Académica via-se em desvantagem no marcador numa altura em que os forasteiros ainda pouco tinham mostrado. O golo gerou alguma intranquilidade nos homens da casa e o Olhanense dispôs de algumas situações que provocaram alguns calafrios ao guardião da Briosa, Ricardo, que se mostrou sempre à altura dos acontecimentos.

Os "estudantes" foram então em busca da igualdade e, aos 32 minutos, Vouho entrou na área e foi tocado por Rui Baião, com Elmano Santos a assinalar a grande penalidade. Chamado à conversão, Tiero não falhou e fez o empate para a Académica. Até ao final dos primeiros 45 minutos, Lito quase fez a reviravolta mas um corte na hora h de Miguel Ângelo evitou o pior para o Olhanense.

O intervalo chegou com o 1-1 no marcador e na segunda metade os 3152 espectadores presentes no Estádio Finibanco Cidade de Coimbra voltaram a ver uma Académica mais afoita no ataque, embora a finalização nunca tenha sido a melhor. A Briosa tentava chegar ao golo mas aos 66 minutos o árbitro da partida, Elmano Santos, decidiu expulsar Tiero por suposta agressão a Carlos Fernandes. A decisão do juiz da partida parece muito exagerada e penalizou, e de que maneira, a equipa da casa, que agora tinha menos um homem em campo.

Apesar desta contrariedade, a Briosa tudo fez para chegar à vitória e foi a equipa que teve a melhor oportunidade, com Cris quase a marcar o segundo aos 85 minutos, num lance onde só a elasticidade de Ventura permitiu ao Olhanense sair de Coimbra com um ponto.

A equipa profissional da Briosa vai gozar agora dois dias de folga, regressando aos treinos na próxima quarta-feira. O Belenenses será o adversário seguinte dos "estudantes".

Sem comentários:

Enviar um comentário