14 de fevereiro de 2010

2009/10 - 19J - Académica - Olhanense: Antevisão

O Estádio Cidade de Coimbra, palco escolhido esta semana para albergar o próximo Portugal-China, poderá receber um dos jogos mais interessantes da 19ª jornada da Liga. Pelo menos em perspectiva, Académica (11º, 19 pontos) e Olhanense (13º, 17 pontos), pelos respectivos percursos recentes, surgem como equipas em subida na tabela, sobretudo os algarvios que, tal como referiu Jorge Costa, atravessam actualmente o melhor momento da época.
Com efeito, a equipa de Olhão, depois do clique gerado pelo empate em casa com o Benfica (2-2) na 13ª jornada, arrancou para uma recuperação notável, com apenas uma derrota (em Leiria) em seis jogos e alguns resultados importantes como a igualdade em Matosinhos e as vitórias sobre Naval e Nacional, esta na última jornada, ajudando ao salto na classificação e consequente saída dos lugares abaixo da linha de água.
Já a Académica terá perdido um pouco o fôlego por culpa da dispersão causada pela chegada a uma fase adiantada da Taça da Liga, mas logo se recompôs na semana passada com uma brilhante vitória em Alvalade, por sinal a primeira fora de portas esta época para a Liga. Os estudantes procuram conseguir, neste jogo, o segundo triunfo consecutivo, algo inédito esta temporada no campeonato, que lhes permitirá aproximar-se do pelotão que segue na sua frente e vai, por enquanto, até ao oitavo lugar.
O Olhanense, com um objectivo um pouco mais modesto, não quer deixar fugir o adversário deste domingo, se possível até ultrapassá-lo, desde que consiga manter-se longe do Leixões (recebe o F.C. Porto), a primeira equipa da zona de despromoção.
Villas Boas sem Sougou, Jorge Costa chama todos
À margem do jogo, destaque ainda para o reencontro entre André Villas Boas e Jorge Costa, depois de se terem cruzado, o primeiro como adjunto de Mourinho e o segundo enquanto jogador do F.C. Porto, nos primórdios da carreira do actual treinador dos estudantes.
Ambos os técnicos têm baixas a lamentar, nomeadamente a de Sougou, do lado da Briosa, já que o senegalês está castigado. Paulo Sérgio recuperou de lesão, porém dificilmente será opção, e os regressos de Amesan e André Fontes servem de certa maneira apenas para completar a lista, que volta a não contar com Bruno Amaro, Éder e Pedro Costa, todos lesionados. Bibishkov teria dado jeito mas, enquanto não regularizar a sua situação com o Steaua, não receberá o respectivo certificado internacional.
Os algarvios terão, todavia, maiores razões de queixas, pois viajaram para o centro do país apenas com os 18 jogadores. Anselmo, Rui Duarte e Stéphane estão lesionados, Tengarrinha castigado, e há ainda três atletas suspensos pelo clube: Ricardo Ferreira, Greg e Zequinha. Desta forma, Sandro, Éder Baiano e o Pietravallo regressaram aos eleitos.
Equipas prováveis:
ACADÉMICA: Ricardo; Pedrinho, Berger, Orlando e Emídio Rafael; Nuno Coelho, Cris e Tiero; Lito, Vouho e João Ribeiro.
Outros convocados: Rui Nereu, Amoreirinha, Hélder Cabral, Paulo Sérgio, Bru, André Fontes e Diogo Gomes e Amessan.
OLHANENSE: Ventura; João Gonçalves, Miguel Ângelo, Sandro e Carlos Fernandes; Delson, Rui Baião e Castro; Paulo Sérgio, Djalmir e Ukra.
Outros convocados: Bruno Veríssimo, Lionn, Éder Baiano, Pietravallo, Toy, Yazalde e Rabiola.

Sem comentários:

Enviar um comentário