23 de abril de 2010

Jogos fora de casa têm sido talismãs

Desde que regressou à Liga, em 2002/03, a Académica tem garantido quase sempre a permanência fora de portas. Mesmo na última época (bem mais tranquila), que os estudantes terminaram em 7.º lugar e na qual garantiram a permanência em Paços de Ferreira (1-1) a cinco jornadas do final. Nesse e em quase todos os outros anos, os jogos disputados fora de Coimbra têm sido talismãs.
A começar pelo primeiro ano, com Artur Jorge no comando, com um triunfo (3-0) na Póvoa de Varzim, como trampolim da permanência, carimbada na última ronda. A exceção aconteceu em 2003/04, pois só na última ronda tudo se decidiu e em casa, com nova goleada (4-1) com o Estrela. Foi entre 2004/05 e 2007/08 que a Briosa garantiu matematicamente a permanência no escalão principal longe de Coimbra, em quatro épocas consecutivas. Foi assim em Aveiro, no Restelo e no Funchal, sempre com empates a zero, e na última dessas épocas, com nova goleada, por 3-0, na Choupana (na primeira temporada de Domingos Paciência no banco da Briosa).
Pelo oitavo ano consecutivo na Liga, os estudantes poderão repetir a história na deslocação de domingo a Matosinhos. Um empate será aceitável, mas só o triunfo garantirá matematicamente a permanência e mais uma vez... longe de Coimbra.

Sem comentários:

Enviar um comentário