25 de julho de 2010

Académica vence novamente o Vit. Setúbal

Depois de se terem defrontado no Torneio Cidade da Covilhã, Académica e Vit. Setúbal voltaram esta manhã a defrontar-se numa partida de carácter particular que terminou com a vitória da Briosa por 1-0. Em jogo disputado no Estádio Municipal de Tábua, foi o brasileiro Diogo Gomes quem marcou para os "estudantes", já na parte final do encontro.




Jorge Costa colocou em campo uma equipa diferente da que disputou o primeiro jogo frente ao Vit. Setúbal e a verdade é que, apesar das mudanças, a Académica mandou sempre no encontro e mostrou um futebol de alta qualidade na primeira metade. Ricardo era o guarda-redes e na defesa jogaram Pedro Costa, Amoreirinha, Berger e David Addy, que se estreou assim em jogos com a camisola da Briosa. No meio campo, Júnior Paraíba, Grilo e Bischoff pautaram o jogo e raramente perdiam uma bola o que fez com que os sadinos andassem muitas vezes a correr atrás do esférico.

No ataque o tridente ofensivo formado por Laionel, Amessan e Sissoko foi um autêntico quebra-cabeças para a defesa do Vit. Setúbal que nos primeiros minutos só recorrendo à falta conseguia parar o futebol de ataque da Académica. Por várias vezes a Briosa esteve perto de marcar sendo que Sissoko teve, talvez, a melhor oportunidade para inaugurar a contagem mas o guardião do Vit. Setúbal, Diego, esteve em bom nível.

Na etapa complementar Jorge Costa manteve a mesma equipa em campo e no início da segunda parte a Académica poderia ter marcado em três ocasiões. Primeiro foi Grilo, com um pontapé do meio da rua a enviar a bola ao poste da baliza sadina, com Sissoko a falhar na recarga. Depois foi a vez de Laionel, por duas vezes, aparecer isolado perante Diego mas mais uma vez o guardião brasileiro mostrou-se à altura dos acontecimentos.




O técnico dos "estudantes" fez então todas as substituições de uma assentada mas nem por isso a Briosa deixou de mandar no jogo, isto apesar de o ritmo não ser o mesmo. E foi então numa altura em que a partida estava numa fase mais adormecida que a Académica iria chegar ao golo. Nos últimos minutos, Diogo Valente cobrou um canto para a área e o médio brasileiro Diogo Gomes, nas alturas e solto de marcação, cabeceou para o fundo das redes do Vit. Setúbal.

Estava feita justiça no resultado e só foi pena o golo ter chegado tão tarde porque a Briosa bem que podia sair de Tábua com um resultado mais volumoso, tal a qualidade de futebol que demonstrou.

A Briosa conquista assim mais uma vitória nesta pré-temporada e ainda não conheceu o sabor da derrota. O próximo jogo será frente ao Penafiel, na próxima quarta-feira, sendo que os treinos regressam na segunda-feira, pelas 17:00, na Academia Dolce Vita.



_____________________


Ficou mais uma vez claro que Setúbal e Académica são duas equipas "embrulhadas" em cenários completamente distintos. Nos sadinos é inequívoco que há muito trabalho pela frente - o próprio Manuel Fernandes admitiu isso mesmo no final do embate -, enquanto o futebol estudantil chega a ser entusiasmante. Em Tábua, os pupilos de Jorge Costa, ainda sem derrotas (somaram o quarto triunfo em cinco desafios), repetiram a vitória de há nove dias sobre o mesmo opositor.
O único tento só chegou ao minuto 90 (cabeceamento indefensável de Diogo Gomes), mas durante uma hora ficou a ideia de que a Briosa podia ter goleado os sadinos, tal o número de ocasiões criadas. Um período em que reinou a juventude academista, contrastando com uma maior experiência setubalense. Mas foi, claramente, a rebeldia dos miúdos a sair por cima. A Académica não marcou, mas o perfume do futebol dos ex-juniores Grilo e Sissoko foi categórico.
Os sadinos só por Pimenta realmente estiveram perto de marcar e bem podem agradecer a Diego as boas intervenções que protagonizou. Só não evitou a tal cabeçada, numa fase em que a Briosa apresentava um onze mais próximo do titular.


Como jogaram os novos da Académica


Addy | O jogador dos quadros do FC Porto fez a estreia, embora não oficial, com a camisola academista. Soube defender-se bem e teve uma arrancada pelo flanco "canhoto" que teve de ser travada em falta. Saiu ao intervalo.


Júnior Paraíba | Menos fulgurante que em outras partidas, o brasileiro também não comprometeu, contribuindo para uma hora de boa qualidade dos "capas negras". Podia ter marcado, mas o cabeceamento não levava o destino certo.


Laionel | Ainda deve estar a pensar como não conseguiu facturar diante da sua antiga equipa. Criou e desperdiçou algumas boas ocasiões. Apesar disso, teve nota positiva.


Diogo Melo | Já se percebeu que é um óptimo reforço. Deu segurança ao "miolo".


Diogo Valente | Foi bem marcado. No entanto, participou no triunfo, marcando o canto que deu em golo.

Setúbal 0 | Académica 1

Estádio Municipal de Tábua

Árbitro José Laranjeira (AF Coimbra)

Diego; Collin, Ricardo Silva, François e Anderson do Ó; Silva; Ney, José Pedro e Miguelito; Henrique e Zeca.

Jogaram ainda: Brigues, Miguel Lourenço, Regula, Bruno Gallo, Pimenta, Hugo Leal, Dâmaso e Moisés.

Treinador Manuel Fernandes

Ricardo; Pedro Costa, Berger, Amoreirinha e Addy; Grilo, Paraíba e Bischoff; Laionel, Sissoko e Amessan.

Jogaram ainda: Hélder Cabral, Barroca, Pedrinho, Orlando, Nuno Coelho, Diogo Melo, Diogo Gomes, Sougou, Miguel Fidalgo e Diogo Valente.

Treinador Jorge Costa

Ao intervalo 0-0

Golo | 90' Diogo Gomes

Sem comentários:

Enviar um comentário