21 de agosto de 2010

2010/11 - 02J - Académica 1 - 1 Olhanense: Emoções ao apito final

Académica 1 - 1 Olhanense
Estádio Cidade de Coimbra
20 Agosto 2010 - 20.15 - SPTV
Relvado em mau estado


Académica: Peiser, Pedrinho, Berger, Orlando, Hélder Cabral, Nuno Coelho, Diogo Melo (Júnior Paraíba, 61), Diogo Gomes, Sougou, Diogo Valente (Laionel, 65) e Miguel Fidalgo (Éder, 75).

Suplentes: Ricardo, Pape Sow, Pedro Costa, Bischoff.

Treinador: Jorge Costa

Olhanense: Moretto, João Gonçalves, Maurício, Jardel, Carlos Fernandes, Fernando Alexandre, Nuno Piloto (Delson, 81), Vinícius, Jorge Gonçalves (Toy, 69), Djalmir (Yontcha, 59) e Paulo Sérgio.

Suplentes: Ricardo Baptista. Mexer, Maynard, Lulinha.
Treinador: Daúto Faquirá

Ao intervalo 0-0

Marcadores 1-0, Diogo Gomes, 90'+1' e 1-1, Yontcha, 90'+4' (g.p.)

Árbitro Marco Ferreira (Madeira) 

Ação disciplinar: cartão amarelo para Sougou (21), Jorge Gonçalves (33), Hélder Cabral (51), Carlos Fernandes (55), Berger (72) e Pedrinho (86).

Espectadores: 3009 

Crónica

A Académica assumiu, provisoriamente, a liderança da Liga depois do empate desta sexta-feira, em Coimbra, frente ao Olhanense. Diante de um adversário directo na luta pela manutenção, os estudantes não foram capazes de quebrar a «maldição» que transita da época passada: mais de sete meses sem um triunfo em casa. A Briosa esteve, todavia, muito perto do conseguir, pois adiantou-se no marcador sobre o limite do tempo regulamentar mas uma grande penalidade, algo ingénua do jovem Éder, levou Yontcha para a marca dos 11 metros e o camaronês não perdoou.

Em jeito de «amigável» de pré-época, o encontro demorou a aquecer mas desde cedo se notou que era a Académica quem tentava colocar velocidade na partida. Por volta do quarto-de-hora de jogo, no entanto, a equipa da casa abriu as hostilidades, num livre de Diogo Valente que, desviado por um defesa algarvio, acerta na base do poste direito da baliza de Moretto.

O esquerdino emprestado pelo Sp. Braga foi determinante nas jogadas seguintes, com vários cruzamentos preciosas, que acabaram por ser desperdiçados por Sougou ou Orlando, neste caso porque o guarda-redes brasileiro dos algarvios estava atento. Pelo meio, o Olhanense reagiu, tenuemente, graças a um bom remate de Jorge Gonçalves, ao qual Peiser correspondeu com defesa para canto.

Olhanense reequilibra na segunda parte
A Briosa terminou a primeira parte outra vez em cima do adversário mas sem quaisquer resultados práticos. O intervalo seria, no entanto, bom conselheiro para os comandados de Jorge Costa. Depois das iniciativas da ala esquerda durante a primeira parte, na segunda foi o lado direito que carburou melhor, por obra de Sougou. Num bom cruzamento, o senegalês colocou a bola na cabeça de Miguel Fidalgo mas o madeirense atirou ligeiramente ao lado.

Nesta altura, porém, era o Olhanense que tinha mais bola enquanto a Académica respondia em contra-ataque. Sem soluções para desempatar a partida entre os onzes de cada lado, ambos os técnicos foram ao banco mas limitaram-se a fazer trocas meramente posicionais. Os estudantes passaram, então, a colocar um sentido único na partida em direcção à baliza de Moretto, mas também deixavam a defesa destapada por vezes e à mercê do trio de ataque dos forasteiros.

O Olhanense, mercê da qualidade da sua circulação de bola, conseguiu reequilibrar as operações e acabou a partida a justificar o empate, sobretudo depois de Yontcha ter, também ele, acertado no ferro da baliza à guarda de Peiser. Júnior Paraíba, recém-entrado, voltou, como na Luz, a assistir para o golo de Diogo Gomes, mas o encontro ainda não tinha terminado. Éder cometeu grande penalidade e Yontcha fixou o resultado final de um encontro que terminou com algumas cenas menos próprias, devido à contestação da arbitragem. 


A Académica empatou hoje em casa com o Olhanense a uma bola em partida que marcou o arranque da segunda jornada da Liga Zon Sagres. Perante 3009 espectadores, a Briosa marcou primeiro, por intermédio de Diogo Gomes, já para além do minuto 90 mas uma grande penalidade convertida por Yontcha deu a igualdade aos algarvios.

A Académica entrava em campo motivada pela vitória na Luz e sabia que poderia conquistar hoje a liderança provisória da Liga Zon Sagres, algo que veio mesmo a acontecer mas não pelo resultado mais esperado. Os "estudantes" entraram melhor, dominaram a primeira metade do encontro mas não conseguiram converter as várias oportunidades de que dispuseram.

Sougou teve nos pés a melhor hipótese de inaugurar a contagem mas não conseguiu finalizar da melhor maneira depois de um cruzamento da esquerda de Diogo Valente. O 23 da Briosa era dos mais irrequietos e por pouco também não marcou na sequência de um livre apontado para a área do Olhanense.

O intervalo surgiu com o nulo no marcador mas a etapa complementar viria a ser diferente. As oportunidades não foram tão flagrantes como nos primeiros 45 minutos mas os golos viriam a surgir nos últimos minutos. Já depois dos 90, Júnior Paraíba descobriu Diogo Gomes na área e o brasileiro inaugurou a contagem com um belo cabeceamento, indefensável para Moretto.

O Estádio vibrava e os três pontos eram o cenário mais provável para a Briosa, mas foi então que o árbitro Marco Ferreira decide apontar grande penalidade a favor do Olhanense, por suposta mão na bola de Éderzito. Yontcha, frente a frente com Peiser, não falhou e deu um ponto aos forasteiros.

A Briosa volta aos treinos na próxima segunda-feira e o próximo encontro dos "estudantes" será frente ao Beira Mar, para a terceira jornada do campeonato.

Destaques

 Diogo Valente
Destacou-se pela qualidade de pé esquerdo, de livre ou em cruzamentos, assumindo-se como o principal foco de perigo para a baliza de Moretto. Atirou, inclusive, ao poste, numa bola ainda desviada por um defesa algarvio, e tentou servir os companheiros com mestria mas os lances não tiveram a sequência desejada. Perdeu fulgor na segunda parte, já com o dever mais do que cumprido, e acabou por dar lugar a Laionel.

Sougou
Esteve sempre muito activo no ataque, quer a servir os colegas, quer a tentar finalizar. Na retina, ficou uma arrancada soberba, na segunda parte, culminada com uma remate de longe que Moretto defendeu a custo. Só lhe faltou mesmo o golo, numa noite de grande inspiração e velocidade. Nem parece que está em pleno Ramadão.

Hélder Cabral
Foi a novidade no onze estudantil em relação à equipa que venceu na Luz. O castigo de Addy abriu-lhe a vaga, que fez por merecer, especialmente em termos ofensivos. Deu-se bem com Diogo Valente, dando início a muitas jogadas que o companheiro soube, depois, potenciar e traduzir em perigo para o Olhanense.

Júnior Paraíba e Diogo Gomes
Construíram o lance que deu o golo da Académica, inglório, por sinal, já que, pouco depois, Yontcha empatou de grande penalidade. Fica, todavia, o registo para a jogada bem conseguida e para a segunda assistência consecutiva de Paraíba, transformado em «arma-secreta» de Jorge Costa.

Jorge Gonçalves
Começou por obrigar Peiser a defesa apertada para canto, num remate com efeito, já depois de ter colocado Hélder Cabral à prova com algumas mudanças de velocidade. Num ataque pouco inspirado, o habilidoso extremo foi a excepção, jogando sempre em alta rotação. Depois de ter sido substituído, foi Paulo Sérgio quem acabou por herdar o seu protagonismo.

Moretto
A Académica deu-lhe bastante trabalho e, apesar de não ter sido obrigado a fazer qualquer defesa de elevado grau de dificuldade, rubricou algumas de bom nível, dando contributo decisivo para segurar o nulo na baliza algarvia até quase ao final da partida.
Opiniões
 
Jorge Costa, treinador da Académica:
«Custa perder três pontos assim, numa algura em que estávamos convencidos que já não nos iriam fugir. Há duas coisas que me desagradaram na Académica: na segunda parte, a partir de certa altura, desorganizámo-nos e começámos jogar directo, quando esse não é o nosso estilo; também não gostei do que fizemos depois do golo. Devíamos ter sido mais inteligentes, mais bravos e deveríamos ter segurado o resultado com unhas e dentes. Entrámos bem, tivemos oportunidades para marcar e, na segunda parte, o Olhanense foi ligeiramente superior. Custa sofrer um golo assim, mas, no final dos 90 minutos, com houve alguma justiça. Temos quatro pontos à segunda jornada, não estamos mal.» 

Daúto Faquirá, treinador do Olhanense:
«Os resultados sempre justos. A frieza dos números, neste caso, diz que foi um empate. Penso que foi um jogo repartido e o resultado tem se aceitar. A Académica entrou melhor que nós e teve várias oportunidades. Demorámos a entender o que devíamos fazer e estivemos pouco criativos. Tivemos dificuldades em ter a bola no ataque e convidámos a Académica a jogar perto da nossa baliza. Na segunda parte, estivemos melhor e podíamos ter feito golo mais cedo, mas estes chegaram apenas no fim.»

Diogo Gomes, autor do golo da Académica no empate frente ao Olhanense:
 «O nosso objectivo era a vitória, entrámos em busca dos três pontos mas, infelizmente, não conseguimos. Sofremos um golo no último minuto, ainda por cima de penalty, mas o futebol é mesmo assim. Não esperávamos sofrer o golo, queríamos fechar a defesa naquela altura, mas aconteceu. Agora, temos é de trabalhar e pensar no próximo jogo.» 

Nuno Piloto, jogador do Olhanense, em declarações à Sport TV, analisa o empate com a Académica (1-1), clube que representou vários anos:
«Regressei a Coimbra com um sentimento especial. Passei muitos anos nesta casa, mas como profissional tinha de defender os interesses do Olhanense.»
«Era difícil reagir ao golo da Académica. O empate veio dar alguma justiça. A primeira parte foi da Académica, mas na segunda parte estivemos melhor.»

Briosos
 
Peiser 5
Resolveu o pouco trabalho que teve.


Pedrinho 6
Muito dinâmico no lado direito. Defendeu bem e atacou melhor.


Berger 6
Praticamente insuperável. Um passe seu, de 30 metros, quase isolou Sougou.


Orlando 6
Protagonizou um corte providencial que tirou o golo a Yontcha.


Hélder Cabral 5
Uma exibição de altos e baixos, mas que nunca comprometeu a equipa.


Nuno Coelho 6
Nem sempre se dá por ele, mas faz um importante trabalho de sapa.


Diogo Melo 4
Não esteve muito feliz no capítulo do passe. Foi o primeiro a sair.


Diogo Gomes 6
Marcou de cabeça e nunca pensou que a vitória fugiria. Em boa forma.

Sougou 7
A maioria dos lances perigosos do ataque estudantil passou pelos pés do internacional senegalês, que foi um autêntico desequilibrador. E ontem, em mais do que uma ocasião, podia ter feito o gosto ao pé. Será que, até 31 de Agosto, ninguém o contrata? 



Miguel Fidalgo 6
Podia ter facturado de cabeça em duas ocasiões, como no domingo.


Diogo Valente 6
Nos livres laterais, causou perigo. Ficou ligado a três lances de golo.


Júnior Paraíba 5
Tal como na Luz, voltou a assistir um companheiro para golo.


Laionel 3
Menos inspirado do que na Luz.


Éder 1
Refrescou o ataque, mas foi na defesa que foi decisivo... pelos piores motivos.

Lances chave


14'
Diogo Valente cobra livre do lado direito para o coração da área, com Djalmir a desviar em direcção à própria baliza, mas a bola bate no poste direito da baliza de Moretto.


17'
Cruzamento na esquerda de Diogo Valente, com Sougou a escapar aos centrais e a falhar o alvo de forma inexplicável.


27'
Jorge Gonçalves, na direita, remata cruzado, obrigando Peiser a defesa para canto.


39'
Cruzamento na direita de Diogo Melo, e Diogo Gomes, após saída em falso de Moretto, quase a marcar. Vale a intervenção de Fernando Alexandre.


53'
Sougou cruza da direita com conta, peso e medida para Fidalgo, mas o avançado cabeceia ao lado.


67'
Sougou tira Paulo Sérgio do caminho e atira de longe, com Moretto a defender para canto.


87'
Yontcha acerta na barra da baliza academista.


90'+2'
[1-0]
Júnior Paraíba cruza da direita e Diogo Gomes, ao segundo poste, cabeceia para o golo.


90'+4'
[1-1]
Yontcha marca o penálti e empata.

Já ninguém acreditava que os três pontos escapariam, até porque o golo tinha surgido um minuto antes. Mas Éder, que tinha vindo dar uma ajuda à defesa, não dominou a bola da melhor forma e, com a mão, "ofereceu" uma grande penalidade aos algarvios. Yontcha, da marca do castigo máximo, não teve problemas em bater Peiser. 
 
Minuto a minuto

90+4' Final da partida.
90+3' GOLO DO OLHANENSE. Yontcha coverte o penalti.
90+2' Penalti para o Olhanense por mão de Éderzito dentro da área academista.
90' GOLO DA ACADÉMICA. Cruzamento de Júnior Paraíba para o segundo poste onde aparece Diogo Gomes a empurrar para o fundo da baliza do Olhanense.
90' Vão ser jogados mais 4 minutos na partida.
87' CARTÃO AMARELO para Pedrinho.
86' Remate perigoso de Yontcha com a bola a embater na barra da baliza de Peiser.
85' Remate fraco de Éderzito à figura de Moretto.
81' SUBSTITUIÇÃO NO OLHANENSE. Sai Nuno Piloto e entra Delson.
Estão presentes no Estádio Cidade de Coimbra 3000 espectadores.
77' Livre batido por Orlando mas a bola sai muito longe da baliza de Moretto.
76' CARTÃO AMARELO para Maurício.
75' SUBSTITUIÇÃO NA ACADÉMICA. Sai Miguel Fidalgo para a entrada de Éderzito.
74' Cruzamento perigoso de Paulo Sérgio do lado esquerdo mas Orlando resolve e corta para canto.
72' CARTÃO AMARELO para Berger.
71' Cruzamento de Pedrinho do lado direito para Sougou cabecear ao lado da baliza da equipa de Olhão.
69' SUBSTITUIÇÃO NO OLHANENSE. Sai Jorge Gonçalves e entra Toy.
67' Remate perigoso de Sougou mas Moretto defende para canto.
66' SUBSTITUIÇÃO NA ACADÉMICA. Sai Diogo Valente para a entrada de Laionel.
65' Cruzamento tenso do lado esquerdo do ataque academista. Sougou consegue desviar mas a bola é controlada por Moretto.
61' SUBSTITUIÇÃO NA ACADÉMICA. Sai Diogo Melo para a entrada de Júnior Paraíba.
61' Cruzamento de Pedrinho do lado direito. A bola chega a Miguel Fidalgo que cabeceia rente ao poste direito da baliza de Moretto.
60' SUBSTITUIÇÃO NO OLHANENSE. Sai Djalmir para a entrada de Yontcha.
59' Canto batido por Paulo Sérgio para o interior da área, onde aparece Maurício a cabecear por cima.
54' CARTÃO AMARELO para Carlos Fernandes.
53' Diogo Melo desmarca Sougou, que do lado direito cruza para Miguel Fidalgo cabecear muito perto da baliza do Olhanense.
52' Remate forte de Paulo Sérgio para a defesa de Peiser.
51' CARTÃO AMARELO para Hélder Cabral.
50' Remate de Diogo Melo por cima da baliza de Moretto.
49' Paulo Sérgio entra na área academista, tenta passar por Berger mas o austríaco mais forte cede canto.
45' Começa a segunda parte. Sai a Académica.
Ao intervalo, Daúto Fáquira tem dois jogadores em exercícios de aquecimento: Maynard e Lulinha.
Intervalo
45' Termina a primeira parte.
38' Cruzamento de Diogo Melo do lado direito. Ao segundo poste Diogo Gomes não consegue empurrar para dentro da baliza de Moretto.
Ouve-se o nome da Briosa no estádio. Os adeptos estão a apoiar a sua equipa criando um barulho ensurdecedor.
34' Livre bem medido de Diogo Valente para o segundo poste onde aparece Orlando a cabecear para defesa de Moretto.
33' CARTÃO AMARELO para Jorge Gonçalves.
31' Livre batido por Jorge Gonçalves mas a bola passa por cima da baliza de Peiser.
26' Bom remate de Jorge Gonçalves para igual defesa de Peiser. Primeiro remate à baliza pela equipa de Olhão.
A Académica está melhor na partida e já dispôs de duas ocasiões flagrantes para abrir o marcador. O Olhanense limita-se a defender e a tentar lançar o contra-ataque.
21' CARTÃO AMARELO para Sougou.
16' Grande jogada da Académica. Cruzamento milimétrico de Diogo Valente do lado esquerdo, Sougou antecipa-se a Moretto mas a bola bate no solo, sobe e passa por cima da baliza da equipa de Olhão.
14' Livre cobrado por Diogo Valente, a bola sobrevoa toda a área do Olhanense e embate no poste direito da baliza de Moretto. Podia ter sido o primeiro para a Briosa.
10'  Cruzamento tenso de Diogo Valente do lado esquerdo mas Moretto agarra com segurança.
9' Cruzamento de Sougou do lado direito do ataque academista mas a bola sai por cima da baliza do Olhanense.
6' Na sequência do pontapé de canto, Diogo Gomes remata com a bola a passar ao lado da baliza de Moretto.
5' Boa jogada da Académica, Sougou aparece na área com espaço mas a defesa do Olhanense estava atenta e cede canto.
3' Cruzamento de Pedrinho para as mãos de Moretto.
0' Início da partida. Sai o Olhanense.

Arbitragem

Marco Ferreira:
Boas decisões do madeirense

O jogo não foi nada fácil de dirigir, mas o juiz madeirense Marco Ferreira esteve quase sempre bem, tanto do ponto de vista técnico e disciplinar. Houve lances complicados - a Briosa reclamou duas grandes penalidades -, mas o árbitro insular foi firme e acertado nas decisões que tomou.

Sem comentários:

Enviar um comentário