19 de setembro de 2010

2010/11 - 05J - Rio Ave - Académica : Antevisão

A urgência e o conforto em choque aberto no Rio Ave-Académica. É uma questão de nervos contra a falta deles, da necessidade versus fausto. Não há muita volta a dar nesta antevisão: o Rio Ave necessita desesperadamente de ganhar, a Académica pode dar-se ao luxo de olhar com fingido desinteresse para os três pontos.

É uma dicotomia bem traçada, a luta de dois espíritos contrastantes, com ares de teoria maniqueísta. Não é exactamente a luta do Bem contra o Mal, mas podemos ir por aí como forma de apimentar a peleja.
Um ponto em quatro jornadas é um pecúlio decepcionante para um Rio Ave que foi sensação na época anterior. Ainda por cima, a estrutura oleada por Carlos Brito é praticamente a mesma, reforçada com a capacidade matadora de João Tomás, a habilidade alegre de Saulo e o pragmatismo competente de Bruno China.

Talvez a ausência de um central de raiz ao lado de Gaspar ajude a explicar um arranque falhado. Seja como for, o Rio Ave só pode ganhar a Académica.

Um Fidalgo com ares de goleador
A Académica de Coimbra pensada por Jorge Costa é uma boa ideia de futebol. Dois centrais compatíveis e experientes (Berger e Orlando), um meio-campo recheado de gente que gosta de ter a bola e duas setas carregadas de diferentes tipos de veneno nas alas: Sougou destila velocidade, Diogo Valente inteligência.
Sete pontos são uma colheita apreciável nesta época do ano, mas a Académica não pode dar-se ao luxo de ficar desleixada. Um empate mantém a equipa na rota da tranquilidade; uma vitória atira os estudantes para os melhores andares da tabela classificativa.
Sem Éder, é bem provável que Jorge Costa aposte no homem que mais golos marcou de cabeça na Liga: Miguel Fidalgo.



Equipas prováveis:
RIO AVE: Mário Felgueiras; Zé Gomes, Gaspar, Ricardo Chaves e Milhazes; Bruno China, Tarantini e Fábio Felício; Bruno Gama, João Tomás e Saulo.

Outros convocados: Paulo Santos, Tiago Pinto, Wires, Braga, Mendes, Sidnei, Cícero e Yazalde.

ACADÉMICA: Peiser; Amoreirinha, Berger, Orlando e David Addy; Nuno Coelho, Diogo Melo e Hugo Morais; Sougou, Miguel Fidalgo e Diogo Valente.

Outros convocados: Ricardo, Pedro Costa, Pape Sow, Amaury Bischoff, Júnior Paraíba, Diogo Gomes, Laionel e Sissoko.

Sem comentários:

Enviar um comentário