24 de setembro de 2010

Jorge Costa promete “dedicação e vontade” para o jogo com o Vit. Guimarães


Não depende da vitória da Académica mas o que é certo é que a Briosa pode terminar a sexta jornada da Liga Zon Sagres no segundo lugar da tabela classificativa. Para que isso aconteça, os “estudantes” terão de fazer a sua parte e vencer o Vit. Guimarães no sábado, pelas 17:00, no Estádio Finibanco Cidade de Coimbra.

Em conferência de imprensa realizada após o treino da Briosa na Academia Dolce Vita, Jorge Costa afirmou que esse objectivo é “moralizador” mas reiterou que o mais importante é que continue a existir um “crescimento na equipa”. Contudo, o timoneiro da Briosa sabe que a vida é feita de oportunidades…

“Vai ser uma jornada onde vão jogar os quatro primeiros entre si mas é uma fase muito precoce da época. É moralizador saber que podemos terminar a jornada em segundo mas não depende só da nossa vitória. O importante é que continue a existir um crescimento na equipa. A vida é feita de oportunidades e queremos aproveitá-la. O segundo lugar não faz parte dos nossos objectivos mas já que temos a hipótese de lutar por ele, vamos fazê-lo com toda a dedicação e vontade.”, começou por dizer o técnico da Briosa.

Jorge Costa adiantou que o facto de a Académica estar em quarto lugar é “motivo de orgulho” para jogadores, treinadores e estrutura da Briosa, reiterando que mais importante que médias, o que interessa é somar o maior número de pontos possível. O treinador da Briosa deixou ainda muitos elogios à massa associativa dos “estudantes”.

“Em termos pessoais é um orgulho. A Académica não passa só pelos jogadores e treinadores, tem uma estrutura muito grande, muito profissional e muito dedicada às suas funções. A massa associativa para mim foi uma surpresa, nomeadamente na pré-época, ver tantos adeptos da Académica a apoiar a equipa e isso é sinal claro de alguma grandeza. Se entrarmos pela matemática acho que temos uma média excelente. Mas o que importa é somar pontos.”, sustentou.

O Vit. Guimarães é o próximo adversário da Académica no campeonato e Jorge Costa frisou que a Briosa estará no seu máximo para discutir o jogo e o resultado. O técnico dos “estudantes” frisou que os vimaranenses têm feito bons jogos e bons resultados, tal como a Académica.

“O Guimarães tem feito bons jogos, com muitas soluções em termos ofensivos, tem muita qualidade… Está a fazer também um excelente início de época, está moralizado e procura jogar bom futebol, tal como nós. Perspectivo um óptimo espectáculo. Vamos estar no limite em todas as vertentes. Estando no nosso máximo podemos discutir o jogo e o resultado.”, referiu.




Jorge Costa orgulhoso pelos seus jogadores

A campanha da Académica no campeonato mereceu destaque na conferência de imprensa que hoje teve lugar na Academia Dolce Vita. Durante os quase vinte minutos que durou a conversa com os jornalistas, Jorge Costa teve a oportunidade de abordar vários temas do dia-a-dia da Briosa e começou precisamente por afirmar que tem “grande orgulho” por aquilo que os jogadores têm feito até agora.

“Quando acabou o jogo do Rio Ave o sentimento era de grande orgulho pelos grandes jogadores que tenho e pela segunda parte que fizemos. Esperava que no dia a seguir existissem alguns feedbacks de todo o esforço e dedicação dos meus jogadores. Não se valorizou o que a Académica fez, que foi excelente, quiseram levar o jogo para outros campos. Demos uma resposta como poucas equipas o podem fazer. Estes jogadores merecem ser mais valorizados do que aquilo que foram no domingo passado.”, disse.

Outro dos temas focados na conferência de imprensa foi o facto de a Briosa ser, este ano, uma equipa que marca muitos golos mas que também sofre muitos. Sobre essa questão, o treinador da Académica foi peremptório ao afirmar que o que importa é marcar mais do que sofrer.

“Se me perguntar se me preocupo por sofrer golos, é claro que me preocupo. Se me perguntar se me importo de sofrer três golos e marcar quatro… Nada, zero… Temos uma forma de jogar que nos expõe em termos ofensivos. Procuro sempre dar bons espectáculos e espero fazer golos na grande maioria dos jogos. Cada vez que passamos por dificuldades, damos mostra que somos uma grande equipa. Falta-nos esse clique de perceber que não precisamos de passar por dificuldades para ser uma equipa solidária e sólida e estamos a trabalhar para isso.”, confessou.


“Subscrevo o que o Orlando disse”

O capitão da Académica, Orlando, já ontem tinha referido que o número de amarelos e as duas expulsões reflectem a grande atitude que a Briosa tem tido ao longo desta temporada e hoje Jorge Costa concordou na íntegra com essas declarações, frisando que os “estudantes” não são, de maneira nenhuma, uma equipa agressiva.

“Subscrevo o que o Orlando disse. Muitos amarelos que temos é por festejar, pelo Sougou não ter ouvido o apito, por exemplo. Não há agressividade, de maneira alguma… Se forem amarelos por festejar golos, ainda melhor. 4 amarelos o Sougou? É a demonstração que trabalha para a equipa e não me preocupa. Já tive também uma conversa com o Addy e com os responsáveis mas é evidente que isso é do foro interno.”, respondeu.

O jogo com o Rio Ave está ainda no pensamento de Jorge Costa não só pelo empenho demonstrado pelos jogadores, sobretudo na segunda parte, mas sobretudo porque a Académica provou em Vila do Conde que é uma equipa a ter em conta na competição. O jogo foi muito falado na comunicação social por motivos relacionados com a arbitragem e Jorge Costa nãos e coibiu de o voltar a referir na conferência de imprensa.

“Vou responder de uma forma correcta. Quando acabou o jogo com o Rio Ave, jogo que tenho pena que não tenha dado na televisão, tenho a dizer que não foi fácil para o árbitro e a primeira pergunta que me fizeram na conferência foi essa. Houve erros, mas também os houve da parte da Académica e do Rio Ave. Se pusermos na balança, penso que a Académica saiu claramente prejudicada.”, defendeu Jorge Costa.

O treinador da Briosa, a terminar, comentou ainda a chegada de Paulo Bento para o cargo de seleccionador nacional, uma opção que o técnico considera acertada.

“Desejo sorte ao Paulo Bento. É um nome que me agrada. Estou confiante que vai fazer um bom trabalho e estou 100% disponível para o que precisar.”, finalizou.

Sem comentários:

Enviar um comentário