2 de outubro de 2010

2010/11 - 07J - U. Leiria 2 - Académica 1: Golpe de teatro com arte chinesa

U. Leiria 2 - Académica 1
Liga Zon Sagres - 7ª Jornada
Estádio Magalhães Pessoa
01-10-2010 - 20:15


U.LEIRIA: Gottardi; Paulo Vinícius, Bruno Miguel, Zé António e Patrick; Marco Soares; Marcos Paulo (Zhang 74'), Silas (Ruben Brígido 56') Pateiro (Leandro Lima 53'); NGal e Carlão.

Suplentes: Mika, Diego Gaúcho, Obradovic, Paulo Sérgio, Diogo Amado, Leandro Lima, Ruben Brígido e Zhang.

Treinador: Pedro Caixinha

ACADÉMICA: Peiser; Pedro Costa, Berger, Orlando e Hélder Cabral; Nuno Coelho, Diogo Melo e Hugo Morais; Sougou, Miguel Fidalgo (Éder 70') e Diogo Valente (Laionel 80' (Júnior Paraíba 90')).

Suplentes: Ricardo, Amoreirinha, Paulo Grilo, Diogo Gomes, Paraíba, Laionel, Éder e Amessan.

Treinador: Jorge Costa

Ao intervalo: 0-1

Marcadores: Miguel Fidalgo 32', Carlão 79', Zhang 88'

Arbitro: Elmano Santos (AF Madfeira)

Disciplina: CA - Ruben Brígido 85', Hugo Morais 67', Pedro Costa 69'

Crónica



A U. Leiria saltou para o grupo dos segundos classificados depois de bater, nesta sexta-feira, justamente a equipa que liderava esse pelotão. Os comandados de Pedro Caixinha precisaram, todavia, de virar o marcador, depois de terem estado a perder e desperdiçaram oportunidades em catadupa até que, próximo do fim, um tal de Zhang, por sinal chinês, deu a cabeçada certa na bola para bater Peiser pela segunda vez e selar a vitória. A Académica manteve a impressionante média de marcar em todos os jogos, mas não conseguiu gerir o resultado, voltando a perder para um «vizinho», depois de já ter deixado três pontos em Aveiro.

Sem surpresas nos onzes, as equipas lançaram-se ao jogo com um encaixe táctico que rapidamente se desvaneceu face ao maior predomínio da equipa da casa, que tentava chegar rapidamente à baliza de Peiser. O primeiro aviso até pertenceu à Briosa, num remate de Miguel Fidalgo, como que a afinar a mira, para defesa sem problemas de Gottardi, mas, depois disso, só deu Leiria.

Peiser teve puxar dos galões para conseguir desviar um cabeceamento de NGal para a trave e era, nesta altura, o melhor jogador dos forasteiros. Carlão já começava a dar mostras de despesismo mas haveria de piorar com o tempo. A União desacelerou um pouco, a Académica esticou-se mais no terreno e, de forma inesperada, abriu o marcador graças a uma boa jogada de Sougou, pela direita, que Miguel Fidalgo, desta vez, não desperdiçou.

A perder, os comandados de Pedro Caixinha lançaram-se, quase desesperadamente, ao ataque e foi nesta altura que veio ao de cima toda a falta de confiança daquele que era o homem-golo dos leirienses. Jogada de (aparente) fácil conclusão morreram invariavelmente nos pés do brasileiro para alívio de Peiser e seus pares. Pelo meio, os estudantes ficaram ainda a reclamar uma possível expulsão de Bruno Miguel, por ter agarrado Diogo Valente quando este se isolava (a falta seria fora da área), mas Elmano Santos assim não entendeu.

A redenção de Carlão

Quando se esperava uma entrada fortíssima da U. Leiria na segunda parte, acabou por ser a Académica quem, começando a pegar no jogo, passou a estar mais próxima da baliza de Gottardi. Diogo Valente e Sougou trocaram de posição e o esquerdino, ao flectir para o centro, fugia ao marcador directo e criava perigo com relativa facilidade. Foi o melhor período da Académica em todo o jogo.

As pilhas não deram para muito mais e, com o passar do tempo, foi preciso cerrar fileiras e roubar espaços à União, que aposta em Leandro Lima e Ruben Brígido para imprimir velocidade ao jogo mas esbarrava agora numa equipa mais organizada e concentrada. Foi, por isso, a custo que Carlão acertou, por fim, na baliza, aproveitando uma falha da defesa forasteira.

O jogo ganhou uma nova dimensão, com os da casa a acreditarem que ainda podiam dar a volta total ao marcador, e a Académica a procura de conservar um empate interessante, no terreno de um concorrente directo. Venceu a determinação dos primeiros que, a partir de um lance de bola parada, garantiram os três pontos graças à cabeçada perfeita de Zhang.
________________

A Académica perdeu hoje na deslocação a Leiria por 2-1 num jogo que abriu a 7ª jornada da Liga Zon Sagres. A Briosa marcou primeiro, por intermédio de Miguel Fidalgo, mas Carlão e Zhang deram a volta ao marcador e construiram um resultado que permitiu aos homens da casa igualarem os "estudantes" na tabela classificativa.

Foram muitos os adeptos da Briosa que se deslocaram ao Magalhães Pessoa para apoiarem a Académica. Incansáveis no apoio, o público afecto aos "estudantes" não merecia este resultado e nem a garra e vontade que os jogadores da Briosa colocaram em campo foi suficiente para evitar uma derrota que apenas ficou consumada nos últimos minutos do jogo.


A primeira parte pertenceu por inteiro aos "estudantes" que conseguiram o controlo do jogo e não permitiram que a equipa de Pedro Caixinha mostrasse argumentos para incomodar a baliza de Peiser. A Académica viria mesmo a marcar primeiro, por Miguel Fidalgo, num lance onde o avançado madeirense foi muito bem servido por Sougou e, na cara de Gottardi, o 14 da Briosa não falhou e o seu golo despoletou a festa na bancada onde se concentraram os adeptos da Académica.

A Briosa estava melhor, atacava e num desses lances Diogo Valente aparece na cara do guardião leiriense e quando tudo indicava que o 2-0 seria uma certeza, o 23 da Briosa foi agarrado por um defesa do U. Leiria, num lance que passou inacreditavelmente em claro para Elmano Santos. O árbitro não ajuizou bem um lance que deveria ter dado expulsão para o jogador leiriense e tudo ficaria diferente a partir daí...


Mas tal não aconteceu e o resultado favorável à Briosa manteve-se até ao intervalo, apesar dessa jogada capital não ter sido assinalada. Na etapa complementar a toada do jogo manteve-se. Contudo, e à medida que o encontro se ia desenrolando, o U. Leiria foi avançando para a área dos "estudantes" e chegaria mesmo ao empate, por intermédio de Carlão.

Apesar de ter tido poucas oportunidades ao longo de todo o encontro e de ter sido algo feliz por não ter sofrido na pele o letal contra-ataque da Académica, o U. Leiria marcava e colocava em sentido a Briosa. A turma de Pedro Caixinha equilibrou o jogo e, num lance de bola parada, viria a fazer o 2-1 final.



Destaques

Zhang

Entrou para revolucionar a partida. Logo nos primeiros toques na bola notou-se que estava com a corda toda mas foi com a cabeça que arrancou a vitória para sua equipa. Não podia ter sido mais produtivo no seu primeiro golo na Liga, ele que saltou para a ribalta na época passada, ao serviço do Mafra, quando apontou um «hat trick» ao Sporting, num jogo para a Taça de Portugal.

Miguel Fidalgo

Se é de eficácia que se fez o jogo da Académica, ela tem um nome: Miguel Fidalgo. Jorge Costa define-o como um finalizador nato e sabe do que fala. Ao madeirense, basta um par de ocasiões para visar a baliza com sucesso, que o diga Gottardi. Somou o terceiro golo da temporada e aproximou-se de Sougou, com quatro, na lista de melhores marcadores estudantis.

Carlão

Porfiou, porfiou, até que lá veio o golo redentor. Depois de um jejum de cinco jornadas, estreou-se a marcar na última jornada e continuou neste jogo em que parecia condenado a mais uma noite de desperdício. Depois de falhar nos lances mais fáceis, acabou por ser Orlando a fazer-lhe a vontade ao assisti-lo, involuntariamente. Fica o prémio à insistência.

Diogo Valente


Quer à esquerda, quer à direita, foi um desassossego para a defesa leiriense enquanto a Briosa esteve na mó de cima. Rápido e incisivo, sem medo de partir para cima dos adversários, teve no seu pé esquerdo uma arma quase letal para os adversários.

Sougou

Não marcou desta vez mas pertenceu-lhe todo o mérito na jogada que deu o golo a Miguel Fidalgo. Uma boa arrancada na direita, a ganhar espaço a Patrick, para tirar um cruzamento rasteiro direitinho para o pé certeiro do ponta-de-lança da Briosa. No mais, deu profundidade ao ataque, no seu estilo velocista.



Opiniões

Pedro Caixinha, treinador da U. Leiria, no final da vitória desta sexta-feira, em casa, diante da Académica, no arranque da sétima jornada:

«Foi uma vitória justíssima. Foi um jogo com duas partes distintas, uma primeira em que entrámos de acordo com nossa identidade de jogo, na segunda também o fizemos mas a diferença teve a ver com a velocidade, dinâmica, e capacidade de estar mais tempo nas zonas de finalização. Não era fácil defrontar esta Académica. Acabámos por sofrer o golo num lance em que não podíamos. Corrigimos e acreditámos sempre que podíamos dar a volta ao jogo. Queremos ser muito fortes em casa. Os golos nos últimos minutos, revelam o querer e a procura da equipa, num processo que revela vontade de preferir a vitória ao empate. Tínhamos sete objectivos para este jogo e foram todos alcançados. Mas queremos sempre mais, a nossa orientação sempre foi esta. Europa? O clube tem tradição e participou em competições num passado recente. Queremos a manutenção e se a conseguirmos cedo, não ficaremos por aqui. Já temos 44, 4 por cento do objectivo atingido.»

Jorge Costa, treinador da Académica, no final da derrota desta sexta-feira, diante da U. Leiria, na abertura da sétima jornada da Liga:

«Hoje não se pode falar em justiça. Não entrámos bem em termos saídas rápidas para o ataque. Estivemos organizados mas com dificuldades em circular a bola. Fomos melhorando e fizemos o golo, mas acabámos por sofrer um golo numa sucessão de erros que se pagam caro em alta competição. Não tivemos capacidade para segurar o empate e ainda sofremos o 2-1 quando estávamos com 10. Foi um jogo intenso, com alguns momentos de bom futebol mas a história podia ter sido diferente, se, a partir dos 41 minutos, tivéssemos ficado a jogar com mais um jogador. É difícil justificar uma derrota com um lance menos feliz de um árbitro mas não podemos fugir da realidade. Revi o lance na televisão e não tenho dúvidas. Podíamos até voltar a sair daqui com zero pontos mas a história teria sido diferente. Se recuámos na segunda parte foi por mérito do Leiria, que nos obrigou a baixar, e passou a fazer um jogo mais directo. Tivemos dificuldades porque não ganhámos nem a primeira, nem segunda bola.»

Miguel Fidalgo, jogador da Académica, em declarações à Sport TV:

«Já não me passava pela cabeça perder os jogos, nem sequer empatar. O futebol é assim. Foi um jogo equilibrado. Houve falhas de concentração. Podíamos ter feito melhor em alguns momentos.»

Lances chave


14' - Carlão assiste N'Gal, que remata, valendo o desvio subtil de Peiser para a trave.

44' - Zé António desvia a bola para a pequena área, onde surge Carlão a errar o alvo.

32' - [0-1] - Sougou assiste Miguel Fidalgo, que, na pequena área, entre os centrais, bate Gottardi.

79' - [1-1] - Marco Soares lança a bola para a área, os centrais aliviam mal de cabeça, e a bola sobra para Carlão marcar!

Momento do Jogo

88' - [2-1] - Zhang entre as torres -  Quando poucos esperavam, o Leiria consegue operar a reviravolta, e por um elemento que veio do banco. Patrick marca um livre para o coração da área, e o pequeno Zhang, no meio dos defesas, cabeceia para longe do alcance de Peiser.

Minuto a minuto

    90'      FINAL DO JOGO! U. Leiria - 2 Académica - 1. A onze minutos do fim a equipa visitante estava em vantagem e parecia ter o jogo controlado, mas um erro defensivo proporcionou o empate e mudou a história do jogo. A Académica desorientou-se e a U. Leiria conseguiu consumar a reviravolta com um golo de Zhang, a dois minutos do fim.
    90'     A União de Leiria vai queimando cartuchos no ataque, à espera de segurar a vitória.
    90'     Cinco minutos para jogar...
    90'     SUBSTITUIÇÃO Académica . Sai Laionel entra Júnior Paraíba
    88'     GOOOOOOOLLLLLOOOOOOO!!! U. LEIRIA ! 2-1 por Zhang. Patrick cobra um livre na direita e Zhang aparece no meio da confusão e penteia a bola, que acaba por entrar junto ao segundo poste.
    87'     A Académica consegue finalmente sacudir a pressão. Pedro Costa cruza da direita, mas ninguém aparece ao segundo poste para o desvio.
    85'     CARTÃO AMARELO para Rúben Brígido (U. Leiria )
    83'     Grande ocasião para a União de Leiria!!! Zé António beneficia de um ressalto e aparece isolado, mas permite a defesa de Peiser!!
    80'     SUBSTITUIÇÃO Académica . Sai Diogo Valente entra Laionel
    79'     GOOOOOOOLLLLLOOOOOOO!!! U. LEIRIA ! 1-1 por Carlão. Falha defensiva da Académica, que não soube lidar com uma bola despejada por Marco Soares na área. A bola bateu uma vez no solo e depois Orlando cortou de cabeça, mas acabou por assistir Carlão para o golo do empate.
    77'     Brígido cruza da direita, Carlão antecipa-se a Pedro Costa mas a bola chega às mãos de Peiser.
    74'     SUBSTITUIÇÃO U. Leiria . Sai Marcos Paulo entra Zhang
    74'     Vinicius cruza da direita e Ngal antecipa-se a Orlando, mas atira por cima. O árbitro dá canto.
    72'     Rúben Brígido remata da esquina da área, pela esquerda, mas falha o alvo.
    70'     SUBSTITUIÇÃO Académica . Sai Miguel Fidalgo entra Éder
    69'     CARTÃO AMARELO para Pedro Costa (Académica )
    69'     Passe longo de Hugo Morais, a tentar lançar Sougou no contra-ataque, mas Gottardi sai da baliza e corta pela linha lateral.
    67'     CARTÃO AMARELO para Hugo Morais (Académica ), por falta dura sobre Leandro Lima.
    65'     NGal rouba uma bola a Berger e Peiser, mas o árbitro Elmano Santos assinala falta do avançado leiriense sobre o defesa.
    64'     Marcos Paulo cobra um livre na direita e Vinicius aparece solto para o cabeceamento, mas acerta em cheio no seu capitão, Bruno Miguel. Pontapé de baliza para os visitantes.
    58'     Grande oportunidade para a Académica!! Diogo Valente foge pela esquerda e pica a bola para o segundo poste, onde aparece Miguel Fidalgo a cabecear, mas a bola bate no corpo de Patrick e sai pela linha de fundo.
    56'     SUBSTITUIÇÃO U. Leiria . Sai Silas entra Rúben Brígido
    56'     Leandro Lima remata de fora da área, mas atira ligeiramente ao lado.
    55'     Mais um remate de Diogo Valente, longe do alvo.
    54'     Diogo Valente remata de fora da área e coloca Gottardi em apuros, já que a bola ressalta no relvado antes de chegar ao guarda-redes, que acaba por largar a bola. Bruno Miguel completou o corte.
    53'     SUBSTITUIÇÃO U. Leiria . Sai Ricardo Pateiro entra Leandro Lima
    52'     Diogo Valente cobra um livre na direita mas o cruzamento sai muito largo e perde-se pela linha de fundo.
    49'     Pateiro cobra um canto mas mete a bola na malha lateral, desperdiçando o lance.
    47'     Patrick cruza da esquerda, Berger falha o corte e a bola chega ao lado contrário, para um remate torto de Marcos Paulo.
    46'     RECOMEÇA A PARTIDA
    45'     INTERVALO NA PARTIDA ENTRE U. Leiria e Académica. Resultado lisonjeiro para a Académica, que vai vencendo graças a uma tremenda eficácia perante uma U. Leiria farta de falhar oportunidades!
    45'     Mais dois minutos...
    44'     QUE FALHANÇO DE CARLÃO!!! Mais um! Depois de a bola cruzar toda a área, no sentido e depois no outro, sem que a defesa de Coimbra conseguisse aliviar, Carlão acerta mal na bola e falha um golo incrível!!!
    41'     Protestos da Académica, devido a uma jogada em Diogo Valente acaba por levar com as botas de Gottardi. Antes disso, o esquerdino foi puxado por Bruno Miguel, fica a dúvida se era lance para grande penalidade!
    38'     Livre de Marco Soares, por cima!
    36'     Como foi possível falhar isto?! Cruzamento largo da esquerda de Marco Soares e Carlão,muito mal, a deixar passar a bola quando só tinha de a empurrar para a baliza!
    35'     A Académica acaba por revelar uma eficácia tremenda, pois marcou no segundo remate enquadrado com a baliza! A U. Leiria estava a ser mais perigosa, além de deter mais posse de bola!
    31'     GOOOOOOOLLLLLOOOOOOO!!! ACADÉMICA ! 0-1 por Miguel Fidalgo. Bom trabalho de Sougou na direita, a arrancar um centro rasteiro que o madeirense aproveito para empurrar para o fundo da baliza!!!
    29'     Responde finalmente a Académica, mas o centro de Diogo Valente morre nas mãos de Gottardi!
    23'     Fase menos interessante do jogo...
    14'     GRRRRRRRANDE DEFESA DE PEISER!!! O francês consegue desviar um cabeceamento de NGal com a ponta dos dedos, levando ainda a bola a raspar na trave!
    11'     Jogo muito equilibrado até ao momento, com pouco risco e velocidade de parte a parte.
    7'     Perigo para a União! Carlão desvia o pontapé de canto ao primeiro poste, há um desvio mas Peiser agarra!
    6'     Sucessão de cantos para a equipa da casa!
    5'     Canto para a U. Leiria, o primeiro do jogo.
    3'     Primeiro remate da partida, num cabeceamento de Miguel Fidalgo.
    1'     COMEÇA A PARTIDA ENTRE U. Leiria e Académica. Saíram os do Lis, que atacam de sul para norte.
Arbitragem

Elmano Santos - AF Madeira - 3

Faltou vermelho
Rigoroso no capítulo técnico e disciplinar, Elmano Santos terá, porém, falhado aos 43', quando Bruno Miguel parece puxar a camisola de Diogo Valente, que corria isolado para a baliza. Terá ficado, pois, um livre por assinalar e um cartão vermelho por mostrar ao defesa leiriense. De resto, um jogo dirigido sem falhas de maior.

Sem comentários:

Enviar um comentário