30 de outubro de 2010

2010/11 - 09J - Académica - Fc Porto: Antevisão

A irrepreensível folha de serviço de André Villas Boas à frente do F.C. Porto volta a ser posta à prova este sábado, em Coimbra, diante da equipa que abriu as portas à carreira do jovem treinador em Portugal. Um encontro diferente para o treinador portista mas numa local de boas memórias para a equipa, que não perde em cada da Académica há 40 anos. Foi a 15 de Novembro de 1970, curiosamente também à nona jornada, que os estudantes bateram os da Invicta pela última vez, neste caso por 3-2, dando a volta ao marcador depois de terem estado a perder por 0-2.
Desde então, o máximo que conseguiram foram sete empates, a maioria a zero, o que diz bem da hegemonia azul e branca nas visitas às margens do Mondego. Esta época, porém, a Briosa parece mais forte do que nunca, como demonstra o actual terceiro lugar, em parte explicado graças à força concretizadora da equipa, que marcou em todos os jogos, e detém o segundo melhor ataque da Liga, logo a seguir, justamente, ao do F.C. Porto. Aliás, estas duas equipas detêm, juntas, os cinco melhores «artilheiros» da prova.
Está bom de ver, por conseguinte, que o jogo terá certamente golos e emoção, num reencontro também para Jorge Costa, de novo com o «seu» F.C. Porto pela frente. O antigo central portista, que só admite perder para os filhos, deixou claro que é profissional e vai dar tudo para ganhar. Nada de confusões. Já André Villas Boas, como é hábito, não teve pejo em elogiar o trabalho do adversário, reconhecendo ainda o prazer que lhe dá voltar a um sítio onde foi feliz.
Abraços entre amigos não faltarão depois do jogo, mas durante os 90 minutos haverá respeito mútuo. Os dragões chegam a Coimbra com uma motivação acrescida que, no entanto, não lhes retira o alerta e desconfiança de uma equipa que, esta época, já ganhou, por exemplo, na Luz. Do ar pode vir o perigo ou não fossem os estudantes especialistas em marcar golos de cabeça. E é de muita cabeça que a Briosa vai precisar para poder travar este F.C. Porto.

Equipas prováveis:
 
ACADÉMICA: Peiser; Pedro Costa, Berger, Orlando e Hélder Cabral; Pape Sow, Diogo Melo e Hugo Morais; Sougou, Miguel Fidalgo e Diogo Valente.
Suplentes: Ricardo, Pedrinho, Amoreirinha, Bischoff, Júnior Paraíba, Diogo Gomes, Laionel e Éder.

F.C. PORTO: Helton; Sapunaru, Rolando, Maicon e Álvaro Pereira; Fernando, Belluschi e Moutinho; Hulk, Falcao e Varela
Suplentes: Beto, Otamendi, Emídio Rafael, Guarin, Rúben Micael, Cristian Rodriguez e Walter.

Sem comentários:

Enviar um comentário