21 de novembro de 2010

2010/11 - Taça de Portugal - 4ª E - Beira Mar 0 - Académica 2: Hora de vingança!

Beira Mar 0 - Académica  2
Taça de Portugal - 4ª Eliminatória
Estádio Municipal de Aveiro
21-11-2010 - 15h

Beira Mar: Oblak, Pedro Moreira, Kanu, Yohan Tavares, Renan; Djamal (Rui Varela 85'), João Luis, Artur Ruben Lima 90'); Sérgio Oliveira, Leandro Tatu  (Wilson Eduardo 74'), Ronny

Suplentes: Vicente Pais, Jaime, Rui Sampaio, Alex Maranhão

Treinador: Leonardo Jardim

Académica: Peiser, Pedrinho, Amoreirinha, Orlando, Hélder Cabral, Nuno Coelho, Diogo Melo, Hugo Morais, Sougou (Luiz Nunes 90'), Diogo Valente (Laionel 83'), Éder (Carreño 85')

Suplentes: Ricardo, Bischoff, Paraíba, Sissoko

Treinador: Jorge Costa

Ao Intervalo: 0-0

Marcadores: Éder 82', Sougou 89'

Árbitro: Rui Costa
CA: Hugo Morais 56', Nuno Coelkho 78', Peiser 84', Kanu 85', Artur 86', Diogo Valente 89'
CV: --

Espectadores: 2000/3000


Crónica

Ao nono teste, uma coisa completamente diferente para os comandados de Leonardo Jardim: a derrota. Os aveirenses levavam oito jogos consecutivos sem perder (cinco para a Liga, dois para a Taça da Liga e mais um para a Taça de Portugal) e ainda não tinham conhecido qualquer desaire em casa esta época. Aconteceu neste domingo, diante dos «vizinhos» de Coimbra, que se vigaram da eliminação da temporada passada e da derrota, na terceira jornada.

Com uma primeira parte recheada de bons momentos, houve mais oportunidades talvez para os da casa, mas quem atirou ao ferro até foi a Briosa. Depois, os de Coimbra começaram a ser mais pragmáticos, o Beira Mar afrouxou, Sougou acertou outra vez nos ferros, como que a servir de aviso para os golos. Em suma, um belo espectáculo entre duas das equipas que, valha a verdade, mais têm contribuído para a beleza do jogo esta época.

O Beira Mar, como é costume, iniciou o jogo a todo o gás. Aproveitando a desconcentração inicial da defesa estudantil, que talvez não contasse com a entrada de Tatu pela direita mas Peiser estava lá com um enorme sinal de stop. Os aveirenses mantiveram a baliza do francês debaixo de jogo até meio da primeira parte, altura em que os forasteiros começaram, também, a mostrar por que razão tem andado pelos lugares cimeiros da classificação na Liga.

Diogo Valente, Sougou e Éder, o trio da frente, deu muito que fazer a Oblak e até houve uma bola ao poste. Pelo meio, sempre muito Peiser. O guardião francês voltou a negar o golo a Tatu, mas também a Sérgio Oliveira, mantendo o nulo ao intervalo. Uma pena, quando as oportunidades de parte a parte até poderiam ter dado para um empate, mas com muitos golos.

Académica passa das intenções aos actos
 
A Académica adiantou-se um pouco no terreno após o reatamento e voltou a incomodar Oblak e, desta vez, foi o Beira Mar quem teve de cerrar fileiras para suportar o assalto estudantil. Sougou comandava o ataque, o golo rondava a baliza auri-negra, mas não havia meio de desatar o nó. A atracção pelos ferros dos estudantes voltou a fazer-se sentir numa bomba do senegalês, que Oblak desviou com a ponta dos dedos para a trave.
O momento do jogo chega já na recta final quando, após mais uma defesa do outro mundo de Peiser, o lance desenrola-se e, na outra baliza, Diogo Valente tenta mais um dos seus enésimos remates só que, desta vez, a bola bate em Éder. O lance parecia inofensivo, a equipa da casa até ficou a pedir fora-de-jogo mas a verdade é que o internacional sub-23 não perdoou. O segundo golo, de Sougou, além de premiar o melhor jogador em campo, só serviu para confirmar o inevitável.
_____________________


A Académica venceu hoje o Beira-Mar por 2-0 em jogo que contou para a 4ª eliminatória da Taça de Portugal e segue assim em frente na prova. Éder e Sougou marcaram os golos da Briosa que assim marca presença na próxima fase cujo sorteio se realizará na próxima quinta-feira.

Jorge Costa apresentou um onze similar ao que tem usado no campeonato embora mereca especial destaque a titularidade de Amoreirinha, Pedrinho e Éder, alterações que não mexeram naquele que é o estilo habitual da Briosa.

Os primeiros 45 minutos foram entretidos, com ambas as equipas a desperdiçarem boas ocasiões para inaugurarem o marcador embora a melhor oportunidade tenha pertencido a Éder que, de cabeça, atirou ao poste da baliza defendida por Oblak.

Antes, tinha sido a vez de Diogo Valente mas também de Sougou porem à prova o gigante guardião dos aveirenses mas a pontaria demonstrada não foi a melhor.

Mas verdade seja dita... O Beira-Mar também causou alguns calafrios à baliza de Peiser que mostrou sempre a segurança habitual para evitar males maiores para a Académica.

No fundo, a primeira metade resume-se a isto: boas oportunidades para os dois lados mas a ineficácia demonstrada levou a que o intervalo chegasse com o nulo no marcador.

Com os adeptos da Briosa a puxarem pela equipa do princípio ao fim, a Académica entrou com vontade de marcar cedo na etapa complementar e começou a jogar um futebol bonito e objectivo que causou muitos sustos a Oblak.

A Briosa construíu várias jogadas de perigo e esteve bem perto de marcar em diversas situações. Sougou era uma seta apontada à baliza dos aveirenses e teve a melhor chance para inaugurar a contagem, mas a bola iria bater caprichosamente na barra, na segunda vez que os "estudantes" atiraram ao ferro da baliza do Beira-Mar.

A Académica estava muito melhor que o seu adversário e bem se pode queixar da actuação do árbitro que não assinalou duas faltas praticamente seguidas na área aveirense e que dariam direito a castigo máximo a favor da Briosa.

Erros que influenciam o marcador mas que não desmoralizaram a Académica que mostrou muita garra e vontade para chegar ao golo. E a provar esta teoria esta a atitude mostrada pelos jogadores já na parte final do encontro.

Já muitos pensavam no prolongamento e os "estudantes" puxavam dos galões para chegar ao golo. E aos 82 minutos a Académica teve o merecido prémio com Éder a dar o melhor seguimento a uma jogada de Diogo Valente, um tento que trouxe, finalmente, justiça ao marcador.

Os adeptos festejavam na bancada mas dentro de campo a Briosa não parou e Sougou, que tanto mereceu o golo, acabaria mesmo por fazer o gosto ao pé e aproveitar da melhor maneira uma excelente jogada de Laionel.

A Briosa vencia por dois e geriu essa vantagem até final, seguindo assim em frente na prova, após vencer de forma justa em Aveiro.

Opiniões


Jorge Costa (Académica):
«Foi uma primeira parte muito bem jogada, por ambas as partes. Sentimos algumas dificuldades, por mérito do Beira Mar e porque não conseguimos colocar-nos bem, mas houve muitas oportunidades. Na segunda metade, dominámos, surgimos mais compactos, fizemos dois golos, mas o mais importante é perceber que equipa está bem, sabe o que faz em campo. Passámos e agora vamos voltar a pensar no campeonato. No final desta ronda, oito equipas da Liga estarão fora, sabemos que a sorte do sorteio também é importante, mas queremos ir o mais longe possível. Aqui, é mesmo jogo, a jogo. Passámos um ciclo difícil, sem conseguirmos pontos, mas dando sempre boas respostas. Sei o que estes jogadores podem fazer, sei que podem fazer coisas fantásticas, têm vontade e qualidade, e, por isso, não tenho dúvidas em afirmar que o futuro desta equipa será risonho. Fiquei satisfeito com todos os jogadores, os que entram e os que ficaram no banco ou na bancada. Isto é um grupo, não são só 11.»

 Leonardo Jardim (Beira Mar):
«Foi um bom jogo de futebol, com domínio repartido pelas duas equipas. Quer na primeira quer na segunda, houve oportunidades, mas faltou eficácia. Sofrer um golo a menos de 10 minutos para o fim sentenciou o resultado. Tentámos reagir e o adversário matou o jogo em contra-ataque. Ganhou a eficácia, que a Académica teve e assim passou à próxima eliminatória. O resultado em termos futuro implicará que não teremos mais objectivos na Taça de Portugal, pois fomos eliminados, mas nas outras provas não acrescenta nada. Se tivéssemos feito um mau jogo, podíamos estar chateados mas os jogadores portaram-se bem, criaram muitas situações, mas, por vezes, no futebol não é isso que dita um resultado. Este ano, em casa, foi dos jogos em que tivemos mais oportunidades.»
                      

Sougou, jogador da Académica:


«Preparamos este jogo para ganhar o mais rapidamente possível porque sabíamos que era sempre difícil jogar com o Beira Mar. Por isso, fizemos tudo para marcar primeiro e resolver a eliminatória o mais rápido possível. A Académica tem história na Taça de Portugal, vamos encarar jogo a jogo, e tentar chegar longe. Era importante para nós vencer hoje porque fomos eliminados da Taça da Liga, na qual tínhamos ambições, até por que a final é em Coimbra.»


Kanu, central do Beira Mar:

«Sofremos um golo do qual fica a dúvida se foi em fora-de-jogo, mas agora não adianta reclamar. Fizemos um bom jogo, com mais oportunidades mas não conseguimos vitória. Agora vamos descansar para começar a pensar no Benfica.»                      


Destaques


 Beira-Mar


Oblak 6
Sem hipótese nos golos, esteve bem nos momentos de maior aperto. Não acusou a estreia caseira.


Sérgio Oliveira 6
Pormenores deliciosos: um passe a rasgar a defesa para Tatu; uma habilidade sobre Orlando a desmarcar o mesmo Tatu; e um cabeceamento para grande parada de Peiser.


João Luiz 6
Não virou a cara à luta, sempre disponível para ir em busca da bola e tratar de a colocar em jogo no último terço.

Académica

Diogo Valente 7
Sempre participativo nos lances de perigo, teve acção directa no primeiro golo.


Sougou 7
Uma autêntica bala em direcção ao alvo desejado. A bola ao poste e o golo são exemplos de qualidade.


Éder 7
Pode dizer-se que, no golo, só teve de empurrar a bola para o fundo da baliza de Oblak. Mas, para o fazer, estava no sítio certo. Como também aconteceu na bola enviada à barra.


Peiser (8)


Foram quatro grandes defesas, e uma delas, a última, após cabeceamento de Ronny, é mesmo do outro mundo. O guarda-redes francês confirmou inegáveis qualidades, revelando-se como um dos grandes responsáveis pela passagem da Académica à próxima eliminatória.



Lances Chave


2'  - Excelente Peiser após remate de Tatu.

21' - Ronny atira, Peiser defende com os pés.

25' - Sougou, sozinho na área, desperdiça.

37' - Livre de Diogo Valente, Éder cabeceia, a bola bate na barra.

45' - Grande Peiser a parar cabeceamento de Sérgio Oliveira.

65' - Remate de Sougou ao poste.

83' - [0-1] Sougou cruza, há assistência de Diogo Valente, e Éder, sozinho, empurra para a baliza.

90' - [0-2] Passe de Pedrinho, Sougou finta Oblak e fecha as contas.


O MOMENTO: 81'
Peiser nega golo a Ronny

Mais uma grande defesa de Peiser, o protagonista do jogo, desta vez após cabeceamento de Ronny. O guarda-redes da Académica impedia assim que o Beira-Mar marcasse, o que acabaria por ser conseguido por Éder e Sougou.



Minuto a minuto


90' FINAL DO JOGO! Beira Mar - 0 Académica - 2. Dois golos tardios dão o triunfo aos estudantes, que seguem para os oitavos-de-final da Taça de Portugal. Éder marcou aos 83 e Sougou aos 88 para eliminar os aveirenses.
90' SUBSTITUIÇÃO Académica . Sai Sougou entra Luiz Nunes
90' SUBSTITUIÇÃO Beira Mar . Sai Artur entra Ruben Lima
90' Artur desperdiça duas oportunidade consecutivas para marcar, atirando contra um defesa.
89' CARTÃO AMARELO para Diogo Valente (Académica ). Entrou em campo para festejar...
88' GOOOOOOOLLLLLOOOOOOO!!! ACADÉMICA ! 0-2 por Sougou. O senegalês recolhe uma bola de Laionel, isola-se, passa por Oblak e atira para a baliza deserta, com Renan ainda a desviar mas sem evitar o golo.
87' CARTÃO AMARELO para Artur (Beira Mar )
86' SUBSTITUIÇÃO Académica . Sai Éder entra Enrique Carreño
86' SUBSTITUIÇÃO Beira Mar . Sai Djamal entra Rui Varela
85' CARTÃO AMARELO para Djamal (Beira Mar )
84' CARTÃO AMARELO para Peiser (Académica )
83' SUBSTITUIÇÃO Académica . Sai Diogo Valente entra Laionel
83' GOOOOOOOLLLLLOOOOOOO!!! ACADÉMICA ! 0-1 por Éder. Remate cruzado de Diogo Valente, a defesa do Beira Mar espera fora-de-jogo, e Éder emenda!!!
80' Grande defesa de Peiser!!! Cruzamento de Renan e Ronny, de cabeça, obrigado o francês a fazer um voo monumental!!
79' Ronny e Kanu chegam atrasados ao cruzamento de Wilson Eduardo, à boca da baliza!
78' CARTÃO AMARELO para Nuno Coelho (Académica )
77' Sougou corre pela esquerda, centra atrasado, mas Diogo Valente atira ao lado!
73' SUBSTITUIÇÃO Beira Mar . Sai Leandro Tatu entra Wilson Eduardo
65' OUTRA VEZ À TRAVE PARA A ACADÉMICA!!!! Grande remate de Sougou, de fora da área, Oblak ainda desvia para a barra, e, na recarga, só o corte in extremis de Kanu impede Éder de fazer o golo!!! O internacional sub-23 ficou lesionado no lance!
61' Remate cruzado de Artur, por cima!
55' Outra vez a Académica! Oblak consegue evitar o remate de Éder, isolado, mas a bola sobra para Sougou que, ainda assim, não consegue captar a bola e João Luiz acaba por aliviar!
55' CARTÃO AMARELO para Hugo Morais (Académica )
52' Oblak volta a ficar com as mãos a ferver, num remate de Sougou!
49' Mais um remate de Sérgio Oliveira, desviado em Amoreirinha, para defesa fácil de Peiser.
47' A Académica voltou decidida do intervalo!
46' RECOMEÇA A PARTIDA
46' Perigo para a Académica mas Pedro Moreira manda para canto!
45' INTERVALO NA PARTIDA ENTRE Beira Mar e Académica. Belo jogo em Aveiro, recheado de oportunidades e uma ligeira preponderância da equipa da casa!
45' Outra grande defesa de Peiser!!! Tatu consegue captar a bola antes que saísse pela linha de funda, cruza com calma para a cabeça de Sérgio Oliveira e só o francês consegue evitar o golo!!!
45' Mais um minuto...
43' Sougou, outra vez, por cima!
41' Peiser segura remate de Tatu, fraco...
40' Sougou tinha tudo para marcar mas o remate sai à figura de Oblak!
37' À barra!!! Livre de Diogo Valente, cabeceamento de Éder, e na recarga, Sougou atira ao lado!!!
32' Mais um voo de Peiser, agora mais para a fotografia, já que a bola ia para fora. Canto.
30' Ronny, de cabeça, no seguimento de um canto quase marca!!!
23' Agora é Oblak quem tem de defender para canto! Diogo Melo movimenta um livre rapdiamente e Diogo Valente enche o pé mas o guarda-redes defende!
23' Novamente a Académica! Cruzamento de Éder mas Sougou falha ao segundo poste!!
22' Grande oportunidade para o Beira Mar! Artur consegue o centro da direita para Kanu, que, sozinho, cabeceia ao lado!! Logo a seguira, Ronny falha um chapéu mas Tatu estava em fora-de-jogo!
20' Outra grande defesa de Peiser com os pés para canto! Agora foi Ronny que arrancou, deixando Amorerinha para trás, mas valeu a defesa do francês!
15' Remate de Artur, do meio da rua, por cima!
12' Depois de um início em que a Académica, desconcentrada, permitiu alguns contra-ataques ao Beira Mar, passa-se agora por uma fase mais táctica...
10' Chegou a Mancha Negra e o ambiente animou!
5' Livre de Orlando em posição frontal, segura Oblak!
4' A Académica tenta pressionar o adversário para não o deixar partir para o ataque.
2' QUE GRANDE OPORTUNIDADE PARA O BEIRA MAR!!! Passe magistral de Sérgio Oliveira, a isolar Tatu sobre a esquerda mas Peiser consegue defender com os pés para canto!!
1' COMEÇA A PARTIDA ENTRE Beira Mar e Académica
1' Que silêncio das bancadas, não se houve ninguém!
0' Tudo a posto para o início do jogo!
0' Por tudo isto, pode dizer-se que os aveirenses estão a protagonizar uma época sensacional, no regresso à Liga, ainda para mais quando são conhecidas as dificuldades financeiras do clube. Só perderam por duas vezes até agora, em 14 jogos oficiais!
0' Esta época, só o F.C. Porto passou mais de cinco jogos consecutivos sem perder para o campeonato, estando invicto desde a primeira jornada.
0' A melhor série da equipa nesse capítulo, aconteceu há sete anos. É preciso recuar até 2003/04, época em que, na primeira volta do Campeonato, registaram dois ciclos de cinco jogos seguidos sem derrotas.
0' No total, os auri-negros não perdem desde 26 de Agosto, quando defrontaram o Portimonense, no Algarve. Quase dois meses de invencibilidade.
0' Os aveirenses levam cinco jogos consecutivos sem perder na Liga mas pode-se juntar-lhe mais três, dois para a Taça da Liga, com o Fátima, além do jogo já referido, em Mirandela, para a Taça de Portugal. Ao todo, são oito partidas seguidas, sempre invictos!
0' O Beira Mar cumpre hoje o segundo de uma sequência de três jogos consecutivos em casa, onde continua invicto esta temporada. A equipa de Leonardo Jardim bateu o Fátima, para a Taça da Liga, na última quarta-feira, defronta hoje a Académica, e recebe, domingo próximo, o Benfica, no regresso do campeonato.
0' Dos 19 jogadores chamados por Jorge Costa, como já se viu pelo onze escolhido, o 19º elemento foi Paulo Grilo.
0' Lista de convocados da Académica:
Guarda-redes: Peiser e Ricardo;
Defesas: Pedrinho, Luiz Nunes, Orlando, Amorerinha e Hélder Cabral;
Médios: Nuno Coelho, Bischoff, Paulo Grilo, Diogo Melo, Hugo Morais e Júnior Paraíba;
Avançados: Sougou, Laionel, Carreño, Éder, Sissoko e Diogo Valente.
0' Barroca e Addy são, por conseguinte, os únicos que ficam de fora por opção.
0' Neste capítulo, destaque para a recuperação de Laionel, diminuindo o número de baixas para a partida. O extremo foi convocado, apesar de ter sido poupado ao maior esforço do treino, depois de ter participado no aquecimento, mas a lista conta com 19 elementos, havendo, por isso, margem de manobra.
0' As lesões são, neste momento, uma dor de cabeça para Jorge Costa, que, além dos três habituais titulares referidos, não poderá também contar com mais três atletas: Pape Sow, que só este sábado trabalhou sem limitações, Diogo Gomes e Amessan.
0' Os regressos do central Luiz Nunes e do médio Paulo Grilo constituem as novidades na lista de convocados da Académica para o jogo desta tarde. Em relação ao último encontro, com o Sporting, registam-se as saídas de Pedro Costa, Berger e Miguel Fidalgo, todos lesionados.
0' Dos 19 jogadores chamados por Jardim, como já se viu pelo onze escolhido, o 19º elemento foi Danilo.
0' Lista de convocados do Beira Mar:
Guarda-redes: Jan Oblak e Vicente Paes;
Defesas: Danilo, Pedro Moreira, Kanu, Jaime, Yohan Tavares e Rúben Lima;
Médios: Djamal, Sérgio Oliveira, Artur, João Luiz, Rui Sampaio e Renan;
Avançados: Alex Maranhão, Wilson Eduardo, Leandro Tatu, Rui Varela e Ronny.
0' Pedro Araújo, Luís Tinoco e Hugo Seixas voltaram a não ser chamados pelo técnico, como vendo sendo habitual.
0' O treinador aveirense debate-se com alguns problemas, uma vez que o guarda-redes titular, Rui Rego, mantém-se em recuperação, tal como Hugo e André Marques.
0' Em relação ao último jogo, com o Fátima, para a Taça da Liga, destacam-se os regressos de Obak e Djamal, depois de terem jogado pelas respectivas selecções, e também de Pedro Moreira, poupado à partida, para os lugares de Bruno Conceição, que se lesionou este sábado, Tiago Barros e Renan Meduna.
0' Leonardo Jardim operou três alterações nos convocados do Beira Mar para o encontro deste domingo.
0' A Académica tinha, até, boas recordações do Estádio Municipal de Aveiro, onde nunca havia perdido. A última derrota para os rivais do litoral datava de 2003, ainda no velhinho Mário Duarte, mas os auri-negros quebraram a tradição no passado mês de Agosto.
0' Ainda na temporada passada, em Aveiro, para a Taça da Liga, os estudantes voltaram a não ir além de um nulo. Finalmente, já esta época, a primeira derrota da equipa de Jorge Costa aconteceu neste estádio, por 2-1, com golos de Wilson Eduardo, Sougou e Djamal.
0' A Briosa tem algumas contas a acertar com os «vizinhos» do litoral. Na época passada, o Beira Mar, então na II Liga, veio a Coimbra eliminar a Académica desta mesma competição, nas grandes penalidades, após uma igualdade a zeros no final do tempo regulamentar.
0' Já os aveirenses têm 51 participações e ganharam em 1999, na final frente ao Campomaiorense (1-0), tendo perdido no Jamor em 1991, ante o F.C Porto (3-1, a.p.).
0' Ambas as equipas detêm alguma tradição nesta prova. Os estudantes têm 70 presenças e venceram em 1939, logo na primeira edição, batendo o Benfica (4-3), nas Salésias. Foram ainda finalistas vencidos em 1951, 1967 e 1969.
0' Os primeiros eliminaram o Mirandela, nas grandes penalidades (2-4), depois de uma igualdade (1-1) no final dos 90 minutos, enquanto os segundos deixaram para trás o Cesarense (1-2), também com dificuldades, pois precisaram de ir a prolongamento.
0' Esta é já a IV eliminatória e, como equipas da Liga principal, aveirenses e estudantes só entraram na ronda anterior.
0' O árbitro da partida é Rui Costa, do Porto, que será auxiliado por Serafim Nogueira e João Silva. O quatro árbitro é João Vilaça.
0' ACADÉMICA: Peiser; Pedrinho, Amoreirinha, Orlando e Hélder Cabral; Nuno Coelho, Diogo Melo e Hugo Morais; Sougou, Éder e Diogo Valente.
Suplentes: Ricardo, Luiz Nunes, Bischoff, Júnior Paraíba, Laionel, Sissoko e Carreño.
0' BEIRA MAR: Oblak; Pedro Moreira, Kanu, Yohan Tavares e Renan; Djamal; Sérgio Oliveira, João Luiz e Artur; Ronny e Tatu.
Suplentes: Paes, Jaime, Ruben Lima, Rui Sampaio, Alex Maranhão, Wilson Eduardo e Rui Varela.
0' Já há equipas oficias!
0' Boa tarde, sejam bem-vindos ao Beira Mar-Académica, «derby» da zona centro, a contar para a Taça de Portugal, que o Maisfutebol vai acompanhar, ao minuto! Aceite o nosso convite e deixe-se ficar na nossa companhia.


Árbitro

Rui Costa (AF Porto), nota: 3 

Rui Costa não esteve nada mal. O árbitro do Porto portou-se bem tecnicamente e, no campo disciplinar, cumpriu na perfeição o que está estipulado nas regras. Para abrilhantar uma boa exibição, contou com a colaboração dos assistentes.

Sem comentários:

Enviar um comentário