17 de dezembro de 2010

2010/11 - 14J - Sp Braga - Académica: Duelo de amigos


 Oscilando entre a euforia e a desilusão. As temporadas de Sp. Braga e Académica ainda não permitiram aos adeptos perceberem ao certo se o tempo é de festejo ou apreensão. Os de Coimbra, por trazerem bagagem mais curta, estão melhor, mas o arranque prometeu muito mais. Em Braga a alternância de resultados assusta o mais crente. Na abertura da 14ª jornada, estas duas equipas, plenas de sentimentos contraditórios, vão encontrar-se, com a expectativa de nova reviravolta para um dos lados. Em busca de um Natal mais feliz, poderia ser o lema da contenda.

Em Braga há uma pergunta que se impõe: até que ponto o brilharete europeu vai disfarçar os ziguezagues internos? A epopeia da Liga dos Campeões foi transferida, com todo o mérito, para a Liga Europa, mas a Taça de Portugal já é uma miragem e o campeonato segue por trilhos sinuosos. O oitavo lugar actual está longe dos objectivos propostos e o grupo de Domingos Paciência começa a evidenciar algumas brechas.

O azar ditou as primeiras. Uma onda de lesões varreu o clube e apanhou, entre outros, Moisés, Vandinho, Elderson e Lima. Os três primeiros são titulares indiscutíveis, o avançado brasileiro é uma espécie de 12º jogador. A somar a isto, com a aproximação da reabertura do mercado, começam a aparecer rumores de dissidências. Élton, que nunca conquistou, vai partir? Felipe, agora suplente, vai ficar? Entre tantas indecisões, Domingos tem de encontrar uma equipa para bater um rival que até está à frente na tabela.

A Académica, apesar do peso da goleada caseira da última ronda, às mãos do Marítimo, tem mais um ponto que o Sp. Braga e está no 7º lugar. Nada mau. Ou melhor, suficiente, tendo em conta a larga esperança depositada nos primeiros encontros do ano que contemplaram, por exemplo, um triunfo na casa do campeão Benfica. Estará a equipa de Jorge Costa a perder gás?

O duelo será, também, um embate de velhos amigos. Domingos e Jorge Costa, companheiros de outras conquistas, essas pintadas de azul e branco, voltam a reencontrar-se. Jorge Costa lançou-se no Sp. Braga. Domingos cimentou-se na Académica. O espírito do Natal podia levar a um pacto de não agressão, mas a busca por um bom ano novo supera tradições e parcerias antigas. Ninguém quer enjeitar a oportunidade de dar um tom mais sereno à quadra que se avizinha.

Equipas prováveis:

SP. BRAGA: Artur; Miguel García, Rodríguez, Paulão e Sílvio; Andrés Madrid, Salino e Luís Aguiar; Alan, Paulo César e Meyong.

Outros convocados: Marcos, Guilherme, Aníbal, Custódio, Hugo Viana, Mossoró, Hélder Barbosa e Keita.

ACADÉMICA: Peiser; Pedrinho, Amoreirinha, Orlando e Hélder Cabral; Nuno Coelho, Diego Melo e Hugo Morais; Sougou, Miguel Fidalgo e Diogo Valente.

Outros convocados: Ricardo, Luiz Nunes, Pedro Costa, Habib, Júnior Paraíba, Laionel, Éderzito e Sissoko.

Sem comentários:

Enviar um comentário