22 de janeiro de 2011

2010/11 - 17J - Olhanense 2 - Académica 1: Muita luta e reviravolta justificada

Olhanense 2 - Académica 1 
Liga Zon Sagres - 17J
Estádio José Arcanjo
22-01-2011 - 16H


OLHANENSE: Ricardo Baptista; João Gonçalves, Maurício, Mexer e Ismaily; Fernando Alexandre, Nuno Piloto e Rui Duarte (Cadú 84') Jorge Gonçalves, Djalmir (Yontcha 91') e Paulo Sérgio (Lulinha 86').

Suplentes: Moretto, Maynard, Paulo Renato, Adilson

Treinador: Daúto Fáquirá

ACADÉMICA: Peiser; Pedrinho, Berger, Luiz Nunes e Addy; Adrien, Diogo Melo e Diogo Gomes (Sissoko 79'); Sougou (Laionel 71'), Éder (Paraíba 60') e Diogo Valente

Suplentes: Ricardo, Pedro Costa, Hugo Moriais, Grilo

Treinador: José Guilherme

Ao intervalo: 1-1
Marcadores: Adrien 18', Nuno Piloto 22', Rui Duarte 72'

Árbitro: Rui Silva (AF Vila Real )
CA: Maurício 5', Addy 32', Rui Duarte 45', Diogo Melo 56', Jorge 64', Diogo Gomes 70', Luis Nunes 71', Paraíba 74', Ismaily 78', Fernando 90'.
CV:-
Espectadores: 2.066

Crónica

Com golos de Nuno Piloto e Rui Duarte, o Olhanense venceu a Académica, que com José Guilherme no comando técnico ainda não venceu para o campeonato. Adrien marcou o golo dos estudantes.

Quando, aos seis minutos, aquele médio da Académica e Fernando Alexandre disputaram uma bola nas alturas, saltando sem temores, percebeu-se logo que o jogo seria para homens de barba rija. Dois minutos depois reentraram com as cabeças ligadas como se nada tivesse acontecido. Um lance elucidativo da abnegação que os jogadores das duas equipas levaram para o relvado do José Arcanjo, como se os pontos em disputa fossem os últimos das suas vidas.

Com fluidez nas alas, onde os laterais se integraram a preceito no ataque, a Académica tomou conta dos primeiros minutos de jogo. Addy e Sougou brilharam então, construindo alguns lances que baralharam o último reduto algarvio. Aos catorze minutos, Sougou, de cabeça, desviou um livre de Addy, com a bola a embater na barra da baliza de Ricardo Baptista, que, dois minutos depois, viu um remate de Diogo Gomes passar perto do poste direito da sua baliza. O domínio dos visitantes seria materializado no marcador no minuto seguinte, por Adrien Silva, que aproveitou um mau alívio de Maurício, para marcar o primeiro golo dos estudantes no campeonato, sob o comando de José Guilherme, e o primeiro na conta pessoal, logo na estreia pela Briosa.

Até então, a vantagem aceitava-se, mas que duraria pouco tempo, pois quatro minutos depois o Olhanense chegava ao empate, por Nuno Piloto, que aproveitou um cruzamento de Jorge Gonçalves, na direita. Até ao intervalo, os algarvios viriam a justificar o equilíbrio no marcador e mais qualquer coisinha, porque além de terem travado as investidas do adversário, acabariam por desperdiçar a melhor oportunidade do período, por Djalmir, à beira do intervalo.

A segunda parte também se fez de muita luta mas com mais qualidade de jogo por parte dos algarvios. O Olhanense assumiu o controlo do jogo e a Académica poucas vezes incomodou Ricardo Baptista, tão distante ficou da baliza algarvia. Ao adiantamento do Olhanense corresponderam situações aflitivas para a baliza de Peiser. Maurício, de cabeça falhou soberana oportunidade e Jorge Gonçalves viu um golo ser anulado (e bem) por fora-de-jogo.

A justiça no marcador acabaria por chegar através de uma grande penalidade convertida por Rui Duarte, a castigar uma mão na bola de Luiz Nunes. Foi a vinte minutos do fim do jogo e a Académica não foi capaz de romper a organização defensiva do Olhanense, num jogo emotivo e também bem disputado.

Destaques

Rui Duarte
O maestro. Técnica apurada com olhinhos nos pés, coloca a bola onde quer, descobrindo sempre uma linha de passe. Exímio marcador de bolas paradas, ofereceu o golo a Maurício (que falhou) no início da segunda parte e marcou o livre que originou a grande penalidade que o próprio converteu.

Jorge Gonçalves
Foi o mais perigoso do Olhanense na primeira parte. Na segunda baixou um pouco de produção. Assistiu Nuno piloto no primeiro golo do Olhanense e moeu o juízo a Addy que teve que recorrer a armas ilegais (faltas) para o travar.

Fernando Alexandre
Fernando Alexandre é sinónimo de luta. Não tem receio de colocar o pé, cabeça¿tudo. Foi um tampão para a defesa, agora sem Jardel, ajudando na integração de Mexer, novo companheiro de Maurício no sector. É um tampão que qualquer defesa gosta de ter á sua frente.

Diogo Melo
Foi mais que o trinco do conjunto de Coimbra. Diogo Melo não se limitou só a recuperar bolas, pois nele começavam as jogadas de ataque da sua equipa. Tem técnica e visão, é o dono da bola da sua equipa e nunca está calado, ora incentivando, ora ralhando com os companheiros. Tem muito futebol nos pés...

Adrien Silva
Melhor estreia não poderia esperar o jovem médio emprestado pelo Sporting, em termos individuais. Marcou o primeiro golo dos estudantes e foi bravo na luta pela posse de bola no miolo.


Opiniões

Daúto Faquirá:
«Foi um jogo de sofrimento. Quando fiz a antevisão do jogo, já sabia que ia ser bastante complicado. Nós encontrámos um opositor que se revelou um conjunto muito homogéneo, fortíssimo nas transições, com 19 pontos como nós, e ia ser muito difícil, pois o treinador disse que vinham a Olhão para ganhar. Preparámo-nos bem, mesmo com pouco tempo para o fazer. O jogo não nos começou a correr de feição, sofremos um golo, obrigando a equipa a esforço redobrado. A vitória, como aconteceu, com todas as contingências e dificuldades, com jogadores em inferioridade física (Maurício, Paulo Sergio, Adilson, que não entrou), e perante este quadro, deixa-me satisfeito, pelo carácter dos jogadores e perante um adversário que fez jus ao que já esperávamos. Foi uma vitória super saborosa para nós e estamos mais perto do que queríamos.»

E a arbitragem, tem visão sobre lances decisivos?
«Tenho sempre visão dos lances. A análise que faço desses dois lances, assim como dos foras-de-jogo em que Djalmir ia partir isolado, tal como o do golo anulado ao Jorge Gonçalves, tenho visão sobre eles, mas guardo sempre para mim essa visão.»

José Guilherme:
«Não foi um jogo muito bem jogado, mas bastante disputado entre duas equipas que queriam ganhar a partida e isso levou a que o jogo não tivesse grande qualidade técnica, mas fosse bastante disputado. Ganhou o Olhanense e, por isso, parabéns ao Olhanense»

«Se o resultado é justo? No futebol não há justiça, há jogo, eles marcaram 2 golos contra 1 nosso. Foi um jogo bastante equilibrado, podia ter caído para um lado ou outro, mas, infelizmente, foi para o lado do Olhanense. Temos de olhar em frente e ir buscar os pontos que perdemos aqui noutros sítios.»

Depois do golo, a equipa caiu de produção?
«Talvez isso tenha acontecido. Entrámos bem, podíamos ter feito o golo mais cedo, com uma bola à barra. Seguiu-se a reacção do Olhanense ao nosso golo e nós devíamos ter controlado melhor o jogo, não o conseguimos fazer, cometemos erros defensivos que deram o empate e, a partir daí, houve da nossa parte um jogo não da forma como devíamos ter jogado. Não o fizemos da melhor forma, fomos sempre ao encontro daquilo que é o jogo do Olhanense. Preparámos o jogo de outro modo, mas não o conseguimos pôr em prática.»

Tem opinião sobre lances decisivos?
«Nós falhámos muito, o Olhanense também falhou, por isso é normal os árbitros terem decisões que não são as mais correctas. Na grande penalidade assinalada ao Luiz Nunes, o árbitro considera que é mão, mas eu penso que não. E penso que no final da partida há grande penalidade mas o árbitro assim não considerou. Mas não foi só por causa disso que perdemos, perdemos porque podíamos ter jogado melhor, e de outra forma, e perdemos o jogo fundamentalmente por causa disso.»

 Nuno Piloto:
«O principal objectivo, que era ganhar, foi cumprido. Vínhamos de uma série de jogos muito complicados, com muitas deslocações e notou-se que a equipa, na segunda parte, estava um bocadinho cansada e acabou em sofrimento, mas acabámos por conseguir o objectivo. A Académica é sempre especial, passei muitos anos lá mas sou profissional e defendi as cores do Olhanense. Foi o culminar de um mês de Janeiro muito desgastante e foi bom brindar os nossos adeptos e sócios com uma vitória, já que eles ajudaram-nos imenso, principalmente na segunda parte, quando já estávamos em sofrimento. Imbatíveis em casa? Queremos continuar assim, pois isso só nos prestigia.»

Adrien Silva:
«Não entrámos da maneira que queríamos, apesar de termos criados uma ou duas oportunidades e de termos marcado um golo. Deixámos demasiado jogar o Olhanense e acabámos por sofrer o empate por estarmos a olhar para eles, deixando-os jogar. Entrámos melhor na segunda parte, vimos que fomos superiores a eles, mas houve critérios desiguais da arbitragem.»

«Não foi a melhor estreia porque apesar de ter marcado o mais importante era a vitória, não o conseguimos, por isso a estreia acaba por não ser feliz. Quero ajudar a equipa da Académica e ter mais visibilidade no campeonato português.» 



Lances Chave


14' Livre apontado por Adrien e remate de Sougou, de cabeça, à barra.
17' [0-1] Golo de Adrien, com um disparo forte e colocado, no seu jogo de estreia.
22' [1-1] Nuno Piloto aproveita um ressalto e atira de primeira, sem hipóteses.
45' Grande defesa de Peiser, para canto, a remate de cabeça de Djalmir.
75' Paulo Sérgio, enquadrado, remata em jeito a rasar o poste.
83' Júnior Paraíba, com um remate acrobático depois de Ricardo Batista ter falhado a defesa, atira ao lado.

O MOMENTO 71' [2-1]
Rui Duarte marca o livre que origina o penálti (braço de Luiz Nunes) e converte o castigo máximo. Com o jogo equilibrado, apesar do maior pendor ofensivo dos locais, faltava o golo para adiantar uma equipa no marcador. O momento da verdade, em suma.



Minuto a minuto

    90'     FINAL DO JOGO! Olhanense - 2 Académica - 1. Os algarvios ganham com reviravolta no marcador. Adrien Silva apontou o primeiro golo pelos estudantes, mas o Olhanense respondeu por Nuno Piloto. Uma grande penalidade deu origem ao segundo, com Rui Duarte a facturar. O jogo termina com um lance em que a Académica reclama grande penalidade, por falta de Mexer sobre Diogo Melo.
    90'     Quatro minutos de compensação.
    90'     SUBSTITUIÇÃO Olhanense . Sai Djalmir entra Yontcha
    90'     Estão 2116 espectadores.

    90'     CARTÃO AMARELO para Fernando Alexandre (Olhanense )
    87'     SUBSTITUIÇÃO Olhanense . Sai Paulo Sérgio entra Lulinha
    84'     SUBSTITUIÇÃO Olhanense . Sai Rui Duarte entra Cadu Silva
    83'     Júnior Paraíba, com um remate acrobático, depois de Ricardo Baptista ter falhado a defesa, atirou ao lado!
    79'     SUBSTITUIÇÃO Académica . Sai Diogo Gomes entra Sissoko
    78'     CARTÃO AMARELO para Ismaily (Olhanense ) por retardar a marcação de um livre.
    75'     Paulo Sérgio falhou o terceiro, com o pé direito, depois de receber uma bola vinda da direita com um remate que passou a rasar o poste esquerdo.
    74'     CARTÃO AMARELO para Júnior Paraíba (Académica ). Por simular uma grande penalidade, em queda na área do Olhanense.
    70'     GOOOOOOOLLLLLOOOOOOO!!! OLHANENSE ! 2-1 por Rui Duarte (GP). Bola para um lado, guarda-redes para o outro.
    70'     SUBSTITUIÇÃO Académica . Sai Sougou entra Laionel
    70'     PENALTY ASSINALADO contra Académica. Rui Duarte bateu o livre e Luiz Nunes levantou os braços na direcção da bola.
    69'     CARTÃO AMARELO para Diogo Gomes (Académica ) por travar Rui Duarte à entrada da área. Livre perigoso!
    67'     Livre de Diogo Gomes, a bola passa perto do poste esquerdo da baliza de Ricardo Baptista!
    63'     CARTÃO AMARELO para Jorge Gonçalves (Olhanense ). Por protestos.
    63'     Golo anulado ao Olhanense por fora-de-jogo de Jorge Gonçalves.
    60'     SUBSTITUIÇÃO Académica . Sai Éder entra Júnior Paraíba
    58'     CARTÃO AMARELO para Diogo Melo (Académica ) por falta sobre Paulo Sérgio.
    50'     Maurício ficou perto do golo, de cabeça, após canto de Rui Duarte!
    49'     Contra-ataque da Académica por Diogo Gomes, que Ismaily anulou quando a bola ia endossada para Sougou, que ficaria isolado.
    46'     RECOMEÇA A PARTIDA
    45'     INTERVALO NA PARTIDA ENTRE Olhanense e Académica. Adrien Silva deu vantagem aos estudantes, ao marcar na estreia pela Briosa. No entanto, a festa da Académica durou pouco tempo, uma vez que Nuno Piloto igualou quatro minutos depois.
    45'     Livre de Rui Duarte direitinho para a cabeça de Djalmir, mas Peiser defendeu com brilho para canto!

    45'     CARTÃO AMARELO para Rui Duarte (Olhanense ). Por ter marcado um livre antes de o árbitro dar ordem
    45'     Dois minutos de compensação.
    39'     Falha o Olhanense! Cruzamento de Jorge Gonçalves na direita, cabeça de Djalmir no segundo poste, com a bola a passar rente à base do poste direito da baliza de Peiser.
    32'     CARTÃO AMARELO para Addy (Académica). Por derrube a Jorge Gonçalves.
    28'     Começa a chover em Olhão.
    21'     GOOOOOOOLLLLLOOOOOOO!!! OLHANENSE ! 1-1 por Nuno Piloto. Jogada na direita conduzida por Jorge Gonçalves, com cruzamento rasteiro para a área, aparecendo Nuno piloto a finalizar com o pé, após uma primeira tentativa de Paulo Sérgio.
    17'     GOOOOOOOLLLLLOOOOOOO!!! ACADÉMICA ! 0-1 por Adrien Silva. O médio emprestado pelo Sporting marca na estreia pelos estudantes! Cruzamento de Addy na esquerda, Maurício alivia a bola, rasteira e direitinha para os pés de Adrien Silva, que, à entrada da área, rematou forte sem hipótese para Ricardo Baptista.
    16'     Remate de Diogo Gomes, a bola passa ao lado da baliza do Olhanense.
    14'     Sougou acerta na barra da baliza de Ricardo Baptista, na sequência de um livre de Addy!
    12'     Primeiro remate do jogo e para o Olhanense, por Nuno Piloto, que saiu à figura do guarda-redes.
    8'     Adrien e Fernando Alexandre já estão recuperado e em jogo, ambos com a cabeça ligada.
    8'     CARTÃO AMARELO para Maurício (Olhanense ). Derrubou Sougou.
    6'     Choque de cabeças entre Adrien e Fernando Alexandre, ambos estão a ser assistidos...
    4'     Dois cantos consecutivos para a Académica, sem consequências para a baliza de Ricardo Baptista.
    2'     Na Académica, o médio mais recuado é Diogo Melo e não Adrien Silva, como possivelmente se esperava.
    1'     COMEÇA A PARTIDA ENTRE Olhanense e Académica. Bola para os estudantes, que atacam para Norte.
    0'     As equipas entram em campo.
    0'     Adrien Silva faz a estreia e é praxado à entrada do túnel.
    0'     Há vários clubes com presença marcada em Olhão: Sporting, Leiria, Nacional, Bétis, Valenciennes e Montpelier.

    0'     As equipas deixaram o relvado, que está a ser regado, e recolhem aos balneários.
    0'     Destaque para a titularidade de Adrien, que apenas esta semana chegou a Coimbra. Tarde de muito frio e escassa assistência em Olhão.
    0'     ACADÉMICA: Peiser; Pedrinho, Berger, Luiz Nunes e Addy; Adrien, Diogo Melo e Diogo Gomes; Sougou, Éder e Diogo Valente. Suplentes: Ricardo, Hugo Morais, Laionel, Grilo, Pedro Costa, Júnior Paraíba e Sissoko.
    0'     OLHANENSE: Ricardo Baptista; João Gonçalves, Maurício, Mexer e Ismaily; Nuno Piloto e Fernando Alexandre; Jorge Gonçalves, Rui Duarte e Paulo Sérgio; Djalmir. Suplentes: Moretto, Lulinha, Cadu, Adilson, Maynard, Paulo Renato e Yontcha.
    0'     Já há equipas oficiais!
    0'     O Olhanense vem de duas derrotas: uma em Guimarães, para a Liga, outra na Luz, para a Taça da Liga. A Académica, por sua vez, perdeu com o Benfica em casa, para a Liga e antes tinha empatado sem golos com o Paços de Ferreira. A equipa ainda não marcou qualquer golo sob o comando de José Guilherme, que rendeu Jorge Costa no final de 2010.
    0'     Boa tarde. Maisfutebol inicia aqui o acompanhamento ao minuto do Olhanense-Académica, jogo relativo à 17ª jornada da Liga. Frente a frente, duas equipas irmanadas na tabela, com 19 pontos, partilhando a 9ª posição com Marítimo e Paços de Ferreira.

Árbitro

Rui Silva (AF Vila Real) - nota 2

Rui Silva foi peremptório no penálti, numa actuação aos solavancos, com erros em foras-de-jogo, excesso de zelo disciplinar e dúvidas numa carga de Mexer sobre Diogo Melo e num golo anulado a Jorge Gonçalves, quando era Djalmir que estava fora-de-jogo.

Sem comentários:

Enviar um comentário