31 de janeiro de 2011

2010/11 - Taça de Portugal - 4F - Académica 3 - V Setúbal 2: Briosa nas meias-finais da Taça

Académica 3 - V. Setúbal 2 
Taça de Portugal - 4F
Estádio Cidade de Coimbra
31-01-2010 - 20.30h

ACADÉMICA: Peiser; Pedrinho, Berger, Pape Sow (Luiz Nunes, 65') e Hélder Cabral; Adrien Silva; Diogo Melo e Bischoff; Sougou (Júnior Paraíba, 74'), Éder (Laionel, 80') e Diogo Valente.

Suplentes não utilizados: Ricardo, David Addy, Hugo Morais e Diogo Gomes.
 
Treinador: José Guilherme.

V. SETÚBAL: Diego; Collin, Ricardo Silva, Valdomiro e Miguelito; Silva (Jaílson, 45'); Hugo Leal (José Pedro, 81'), Neca e Djikiné (Zeca, 72'); Pitbull e Brasão.
 
Suplentes não utilizados: Getúlio Vargas, Michel, François e Anderson do Ó.
 
Treinador: Manuel Fernandes.

Ao intervalo: 2-1
Marcadores: Brasão (17), Éder (39), Sougou (44), Bischoff (85, g.p.) e Collin (87).
 
Árbitro: Hugo Miguel (Lisboa), 
auxiliado por Hernâni Fernandes e Ricardo Santos.
Quarto árbitro: José Laranjeira.

CA: Berger (25), Bischoff (70), Hélder Cabral (75), Valdomiro (76), Ricardo Silva (84), José Pedro (90+4) e Peiser (90+5)
CV: -

Espectadores: +/- 2.200

Crónica


MF: Quase 28 anos depois a Académica está de volta a uma meia-final da Taça de Portugal, única prova em que a equipa conseguiu, até agora, ganhar sob o comando de José Guilherme. O sonho de regressar ao Jamor, algo que não acontece à Briosa desde 1969, continua bem vivo em Coimbra. Segue-se o V. Guimarães, a duas mãos, a primeira a ter lugar já para a semana no Minho.

Para o sucessor de Jorge Costa, fica ainda outro registo: conseguiu vencer pela primeira vez uma equipa da Liga, depois de três tentativas falhadas: Paços Ferreira (empate), Benfica e Olhanense (derrotas). A equipa da Lusa Atenas já não ganhava a um adversário do seu escalão há dois meses.


 Do outro lado, Manuel Fernandes perdeu uma oportunidade para prosseguir um feito histórico na carreira. Há 11 anos, atingiu as meias-finais com o Sporting, mas ainda lhe falta uma presença na final como técnico. Paciência, Manel, fica para a próxima!

Brasão assusta mas estudantes viram o resultado

O V. Setúbal teve uma entrada a todo o gás na partida, conseguindo explorar as dificuldades do lado direito da Briosa através da velocidade de Brasão, de longe o melhor sadino em campo. O brasileiro ameaçou, Peiser ainda evitou estragos mais cedo, mas não chegou para tudo. O golo, todavia, foi marcado em posição irregular. Os sadinos tomavam a dianteira do marcador e jogavam a seu bel-prazer, dando a sensação que poderiam chegar ao segundo a qualquer momento.

A Académica recompôs-se e, aos poucos, foi empurrando o adversário. A defesa espadaúda de Setúbal começou a vacilar e Éder, que já estava farto de tentar, conseguiu chegar ao empate com um golo, para não variar, também em fora-de-jogo. Os comandados de José Guilherme tomaram-lhe o gosto e, cinco minutos volvidos, Sougou virou o marcador. Vantagem importante ao intervalo, perante um Vitória agora atordoado.

No regresso dos balneários, já se sabia que dificilmente a partida manteria o ritmo da primeira parte. A Briosa apostava no controlo de jogo mas não deixava de «cheirar» o terceiro, para poder descansar. Mas o nervosismo da defesa da casa voltou a fazer-se sentir, valendo um enorme Peiser, em noite de grande inspiração. Pape Sow saiu lesionado, dando lugar a Luiz Nunes e os minutos finais foram de grande sofrimento para a turma estudantil. Seguiu-se Sougou, pelos mesmos motivos, e os receios dos apaniguados conimbricenses avolumaram-se

Uma grande penalidade, convertida por Amaury Bischoff, voltou a dar folgo à Académica. Collin reduziu pouco depois e o coração passou a mandar na partida. Os cinco minutos de descontos pareceram intermináveis, Paraíba deixou os adeptos à beira de um ataque de nervos ao falhar perante Diego, mas o resultado não se alterou.

AAC-OAF:
A Académica está nas meias-finais da Taça de Portugal! A Briosa venceu, com toda a justiça, o Vit. Setúbal por 3-2 e nem o facto de os sadinos terem estado em vantagem impediu os "estudantes" de conseguirem a reviravolta no marcador e partir para uma exibição que encheu de festa as bancadas do Estádio Finibanco Cidade de Coimbra.

Brasão ainda colocou em sentido a equipa de José Guilherme quando, à passagem do minuto 15, fez o primeiro da noite mas a verdade é que a Académica nunca pareceu perder o domínio do jogo e era uma questão de tempo até inverter o rumo dos acontecimentos. Claro que, para isso, muito contribuiu a força positiva que veio das bancadas onde a Mancha Negra foi incansável do princípio ao fim, dando aos jogadores o apoio necessário para seguir em frente na prova.

José Guilherme reconheceu, no final do jogo, a importância dos Sócios e adeptos da Briosa que tiveram o primeiro motivo para festejar quando Éderzito fez o empate aos 39 minutos, após livre de Diogo Valente.

Ainda antes do intervalo, foi a vez de Sougou concluir da melhor maneira um longo passe de Hélder Cabral que, diga-se, foi meio golo. O 18 da Briosa teve a arte de desfeitear Diego e assim completar a reviravolta no marcador e passar a Académica para a condição de vencedora, condição essa que nunca mais largou.

Na etapa complementar, o Vit. Setúbal surgiu mais afoito, dispôs de algumas oportunidades para marcar mas Peiser estava em grande. O guardião francês parou com sucesso quase todas as investidas do ataque sadino e José Guilherme aproveitou o balanceamento do ataque forasteiro para lançar em campo Júnior Paraíba e Laionel, jogadores que foram fundamentais na jogada que deu origem ao terceiro golo.

Laionel foi carregado dentro da área e Bischoff, na marca do castigo máximo, não vacilou e fez o 3-1. A festa surgia no Estádio Finibanco Cidade de Coimbra e nem o golo de Collin, que fez o 3-2, impediu que no final a Académica festejasse a passagem às meias-finais da Taça de Portugal, onde irá defrontar o Vit. Guimarães.

O Jamor aqui tão perto...


Destaques



Opiniões





José Guilherme (Académica):

«Era isso que pretendíamos, passar às meias-finais, por isso estou satisfeito. A nossa entrada não foi má mas quando sofremos o golo abanámos um bocadinho mas a equipa conseguiu reagir e virar o jogo, o que foi excelente e mostrou capacidade anímica dos jogadores, confiança e vontade de ir em frente. Depois, podíamos ter feito o terceiro mais cedo e acabámos por sofrer um golo quando não podíamos. Os adeptos ajudaram-nos muito porque puxaram pela equipa nos momentos mais críticos, como quando estivemos a perder e na fase final da partida. Queríamos agradecer e faremos tudo por eles, como eles fizeram por nós. Jamor? É o sonho de qualquer um, vamos tentar lá chegar, temos toda a legitimidade de pensar nisso, assim como o V. Guimarães.

Manuel Fernandes (V. Setúbal):

«Entrámos bem no jogo, dominámos, fizemos um golo e falhámos duas vezes o segundo, enquanto Académica não tinha feito muito até então, embora tivesse a atacar mais. Bom jogo, duas boas equipas discutiram resultado até ao fim, Sofremos dois golos fortuitos e o terceiro foi quando procurávamos o empate, numa infantilidade demos um penalty. Mas saio satisfeito com os jogadores, que lutaram de igual para igual no campo do adversário. A vitória poderia pender para qualquer dos lados. Foi dos melhores jogos que fizemos na Taça de Portugal mas o futebol é fértil nestas coisas.»

Éder, jogador da Académica:
«Foi uma vitória importante, estávamos a precisar dela. Era importante para nós e para a nossa massa associativa, que compareceu e estamos muito contentes por isso. Fizemos um bom jogo, a equipa mostrou muita entreajuda e entrega. Guimarães? Vamos tentar fazer um bom resultado lá, se possível a vitória, para depois resolver aqui. Queremos chegar à final e temos todas as possibilidades. É um jogo de 50/50 mas estamos motivados e com grande vontade de vencer.»

Amaury Bischoff, autor do terceiro golo na vitória frente ao Setúbal (3-2), reconheceu que este resultado é muito importante para a Académica, visto que garantiu a presença nas meias-finais da Taça de Portugal, algo que não acontecia há 28 anos.

«Fizemos um grande jogo frente a uma boa equipa. É uma excelente vitória para o clube e para todos nós. Depois, este resultado traz mais confiança para futuros desafios», afirmou Amaury Bischoff, em declarações à Sporttv.

O médio ofensivo reconheceu que atravessa o melhor período ao serviço da Académica: «É a minha melhor fase. Joguei três ou quatro jogos seguidos e estou mais confiante. Vou continuar a trabalhar nesse sentido.»

Lances Chave



Minuto a minuto

90+5' Final da partida.

90+4'CARTÃO AMARELO para Peiser.

90+3' CARTÃO AMARELO para José Pedro.

90' Vão ser jogados mais cinco minutos no Estádio Cidade de Coimbra.

89' Jogada de contra-ataque da Briosa, com Júnior Paraíba isolado perante Diego, a permitir a defesa ao guardião sadino.

87' GOLO DO SETÚBAL. Após jogada de insistência na área da Académica, Jaílson, serve Collin, que só teve que encostar para a baliza deserta e reduzir a desvantagem.

85' GOLO DA ACADÉMICA. Na conversão de uma grande penalidade, Bischoff faz o terceiro da Briosa.

82' Cruzamento de José Pedro para a cabeça de Jailson com a bola a saír ao lado.

81' SUBSTITUIÇÃO NO SETÚBAL. Sai Hugo Leal e entra José Pedro.

81' SUBSTITUIÇÃO NA ACADÉMICA. Sai Éder e entra Laionel.

79' Canto cobrado por Bischoff, Berger cabeceia a bola para o fundo das malhas da baliza sadina, mas o árbitro assinala falta do austríaco.

78' Mais uma vez Diogo Valente, com um cruzamento para o coração da área, onde aparece Paraíba a rematar contra um defesa sadino.

77' CARTÃO AMARELO para Valdomiro.

75' SUBSTITUIÇÃO NA ACADÉMICA. Sai Sougou e entra Júnior Paraíba.

71' SUBSTITUIÇÃO NO SETÚBAL sai Djikiné e entra Zeca.

69'CARTÃO AMARELO para Bischoff.

63'Pedrinho perde a bola em zona proibida. O Setúbal no desenvolvimento da jogada podia ter marcado, mais uma vez por Brasão, mas Peiser a negar novamente o golo.

60' Brasão desmarca-se perante Habib, e na cara de Peiser, permite a defesa do guarda-redes academista.

58' Novamente Diogo Valente a cruzar, a bola chega a Adrien, que na zona de penalty, remata forte, com a bola a desviar num defesa sadino e saír para canto.

58' Diogo Valente cruza tenso, na meia esquerda, com Éder a falhar o desvio.

55'Diogo Valente marca um livre, com Diego, tranquilo a segurar.

50' Cruzamento tenso de Diogo Valente para a pequena área, Diego não segura á primeira e quase permitia a Éder faturar.

49' Adrien serve Bischoff, que na carreira de tiro, em zona frontal, remata em jeito, ao lado da baliza sadina.

45' Começa a segunda parte. Sai a Briosa.

SUBSTITUIÇÃO NO V.SETUBAL. Sai Silva e entra Jailson

Intervalo

45+2' Termina a primeira parte.

45' Vão-se jogar mais dois minutos na primeira parte.

44' GOLO DA ACADÉMICA. Excelente passe de Hélder Cabral a isolar Sougou que, já dentro da área, desvia a bola de Diego para a baliza do Vitória.

41' Remate forte de Pitbull, mas a bola sobe e passa por cima da baliza de Peiser.

39' GOLO DA ACADÉMICA. Na marcação de um livre, Diogo Valente coloca a bola na área do Vitória, Berger desvia para Éder, que remata para o fundo da baliza sadina.

36' Na cobrança de um livre direto, Diogo Valente remata forte mas por cima da baliza sadina.

31' Hugo Leal lança Djikiné no lado esquerdo do ataque sadino, mas o médio remata fraco e ao lado da baliza academista.

28' Bischoff descobre Diogo Valente na esquerda, o extremo cruza para o lado oposto onde estava Sougou, mas o senegalês não conseguiu acertar com a baliza.

26' Na sequência de um livre direto, Pitbull faz a bola passar muito perto da baliza de Peiser.

25' CARTÃO AMARELO para Berger.

24' Grande passe de Bischoff para Pedrinho, o lateral cruza para dentro da área sadina mas a defesa do Vitória estava atenta e corta para canto.

19' Excelente trabalho de Adrien no meio-campo, o médio coloca a bola em Éder, que à entrada da área remata cruzado, com a bola a passar muito perto da baliza de Diego.

18' Pitbull descobre novamente Brasão dentro da área da Académica e o avançado remata para boa defesa de Peiser.

15' GOLO DO VITÓRIA DE SETÚBAL. Pitbull isola Brasão, o avançado brasileiro ultrapassa Peiser e encosta a bola para dentro da baliza da Académica, perante a passividade de Habib.

10' Adrien combina bem com Diogo Valente, mas Diego estava atento e antecipa-se ao extremo academista.

6' Diogo Melo recebe a bola dentro da área do Vitória, tenta cruzar para Éder mas aparece Valdomiro a cortar a bola para longe.

4' Brasão, lançado por Neca, remata para... a linha lateral.

2' Collin, bate a bola em direção à área da Académica, onde um desentendimento entre Habib e Berger, possibilita a chegada da bola a Brasão. O avançado brasileiro só não inaugurou o marcador devido a uma excelente intervenção de Peiser.

0' Início da partida. Sai o Vitória de Setúbal.

A claque da Académica, Mancha Negra, exibe a mensagem "Finalmente em Coimbra os sonhos começam a realizar-se. Novo Hospital Pediátrico. Venham os próximos sonhos. Metro Mondego e JAMOR".

O Vitória conta hoje com o apoio de algumas centenas de adeptos que se deslocaram de Setúbal. Já a Académica, apesar do apelo do treinador, a menos de dez minutos do início do encontro ainda não conta com muito público nas bancadas.

Árbitro

Hugo Miguel (AF Lisboa) - nota 2

Sem comentários:

Enviar um comentário