25 de março de 2011

2010/11 - Taça de Portugal - MF: Académica - Guimarães: Académica e Vitória de Guimarães decidem domingo quinta presença no Jamor

Académica de Coimbra e Vitória de Guimarães disputam domingo a presença na final da Taça de Portugal de futebol, na qual já participaram por quatro vezes e que os "estudantes" venceram na época de estreia, em 1938/39.

A eliminatória pende favoravelmente para o Vitória, que venceu o jogo da primeira "mão", por 1-0, em Guimarães, mas está ainda longe de estar decidida, pois a Académica espera repetir a reviravolta de 1968/69.

Há 42 anos, o Vitória de Guimarães partiu também em vantagem para assegurar a continuidade na prova, com um triunfo em casa, por 2-1, mas a Académica foi implacável em Coimbra e impôs uma goleada, por 5-0.

Nessa mesma época de 1968/69, a Académica de Coimbra atingiu a final da Taça de Portugal -- sendo esta a sua última presença no Estádio Nacional - que perdeu para o Benfica de Otto Gloria, por 2-1.

O Vitória de Guimarães marcou presença pela última vez no Jamor em 1987/88, mas foi o FC Porto de Tomislav Ivic a celebrar, com um triunfo por 1-0. Os outros "carrascos" do Vitória na final foram o Boavista (75/76), Sporting (62/63) e Belenenses (41/42).

O vencedor do "duelo" de Coimbra irá discutir o troféu com o finalista que sair da meia-final entre o FC Porto e o Benfica, que no jogo da primeira mão venceu no Estádio do Dragão, por 2-0. A segunda mão joga-se na Luz, no dia 20 de Abril.

Académica e Vitória de Guimarães contam quatro presenças na final da Taça de Portugal, mas apenas a formação dos "estudantes" conseguiu levantar o troféu em 1938/39, com um triunfo por 4-3 sobre o Benfica.

As duas equipas já se cruzaram por oito vezes nas eliminatórias da Taça de Portugal, mas nunca numa fase tão avançada da prova, como nas meias-finais, e o balanço final dos "duelos" é uma igualdade a quatro.

Na estreia do treinador Ulisses Morais no comando técnico da equipa, a Académica de Coimbra venceu o Vitória, em Guimarães, por 2-0, em jogo da 21.ª jornada da Liga, com golos de Diogo Valente e Laionel.

Sem comentários:

Enviar um comentário