1 de maio de 2011

2010/11 - 28J - Marítimo - Académica: Antevisão: Europa e tranquilidade; «Estudantes» à procura de pontos no «Caldeirão»

Pedro Martins tem ainda por certo na memória a goleada que aplicou em Coimbra (1-5) na sua estreia à frente do Marítimo depois de ter substituído Mitchell van der Gaag. Agora, o treinador dos insulates tem a última oportunidade de poder ainda sonhar com a Europa (9º lugar, com 32 pontos), embora não dependa só de si próprio. É que para além de vencer, os madeirenses têm ainda de esperar por uma escorregadela do rival Nacional e do Rio Ave, adiando então tudo para as duas últimas jornadas. 

No que diz respeito aos estudantes, a manutenção ainda não está garantida matematicamente (12º, com 29 pontos) e pontuar no «Caldeirão» será bom. Ulisses Morais conhece bem os cantos à casa pois já foi treinador dos verde-rubros. Mas as recordações do técnico em visitas ao Estádio dos Barreiros não são as melhores. É que apenas conseguiu vencer uma vez depois da saída da Madeira. Foi em 2007/08, quando a Naval triunfou no Funchal, com um golo de João Ribeiro. E se Ulisses Morais não tem tido muita sorte, a Académica também conta com a história contra si. Os homens de Coimbra só venceram uma vez no relvado do Marítimo, em 2003/04, por 0-2. Em 16 jogos, os madeirenses ganharam dez, empataram cinco e perderam um, com um total de 29-12 em golos. Nos últimos cinco anos, os locais somaram dois triunfos por 2-0 (em 2007/08 e 2008/09) e empataram três, o último dos quais na temporada passada a zero. 

Este ano, a Académica já pontuou na Choupana, frente ao Nacional. Este resultado, o empate é aquele que mais se verifica nos embates entre estudantes e verde-rubros. Será que este domingo a história vai repetir-se? Curiosamente, as duas formações vêm de resultados diferentes. Os estudantes empataram em casa com o Setúbal, os maritimistas perderam em Guimarães.

Três novidades no onze verde-rubro

Com Kléber e Djalma de fora, ambos por castigo, Pedro Martins vai proceder a três alterações no onze, pois Sidnei também está lesionado. Assim, Danilo Dias, que já tinha actuado em Guimarães, vai manter-se no trio de ataque, juntando-se a Baba e Edinho, que terá a sua primeira oportunidade como titular. O internacional português, reforço de Inverno, ainda não conseguiu justificar a aposta, embora tenha como atenuante a forte concorrência de Baba e Kléber.

O esquerdino Alonso vai voltar ao meio campo, ocupando o lugar de Sidnei e actuando ao lado de Rafael Miranda e Benachour. De fora por lesão ficam Roberto Sousa e Marafona, e a saída deste guarda-redes promove o regresso de Peçanha ao lote de convocados, ele que já não era chamado desde 3 de Janeiro, altura em que esteve presente nos eleitos frente ao Benfica, em partida da Taça da Liga.

Trio de regresso nos estudantes

Ulisses Morais no lançamento da partida afirmou que a mesma «não tem qualquer carácter decisivo». O líder da formação «estudantil» promoveu o regresso de um trio ausente há um mês. Éder, Nuno Coelho e Hélder Cabral estão de volta ao lote de convocados, afastados os problemas físicos. No entanto, nenhum deve ser titular nos Barreiros.
Sougou é a grande baixa por castigo, enquanto que Carreño, Orlando, Adrien e Pedro Costa são ausências por lesão.

Ao nível da equipa titular, Laionel deve ser o eleito para ocupar a vaga de Sougou, enquanto Diogo Melo poderá jogar na posição de Bischoff. Destaque ainda para o regresso de Diogo Valente aos Barreiros, ele que não foi feliz ao serviço dos madeirenses, bem como o de Miguel Fidalgo que é oriundo do rival maritimista, o Nacional.


EQUIPAS PROVÁVEIS

MARÍTIMO - Marcelo Boeck, Briguel, Roberge, Robson e Luciano Amaral; Rafael Miranda, Benachou e Alonso; Danilo Dias, Baba e Edinho.

ACADÉMICA - Peiser; Pedrinho, Berger, Luiz Nunes e Addy; Pape Sow; Diogo Melo e Hugo Morais; Laionel, Miguel Fidalgo e Diogo Valente

Sem comentários:

Enviar um comentário