9 de outubro de 2011

2011/12 - Taça da Liga - 2ª fase: Penafiel 1 - Académica 1: Valeu, Elízio!


Espectadores: 973
Árbitro: Carlos Xistra -
Melhor do Penafiel:
Melhor da Académica:


..........:::: Crónica::::.........

MF: A Académica empatou no terreno do Penafiel, 1-1, em jogo da primeira mão da 2ª fase da Taça da Liga. A Briosa ficou reduzida a dez elementos aos 37 minutos, quando já estava em desvantagem - Éder viu o segundo cartão amarelo.


Elízio esteve no melhor e no pior do Penafiel, equipa que actua na Liga de Honra. O central abriu o marcador aos 18 minutos e fez falta na área aos 59. Adrien Silva, chamado a converter o penalty, não falhou (60m)

AAC- OAF: Não foi fácil a deslocação da Académica a Penafiel. Frente a um adversário da Liga Orangina e num campo com condições difíceis, a Briosa saiu do Estádio 25 de Abril com um empate a uma bola, em partida que contou para a primeira mão da segunda fase da Bwin Cup.

O Penafiel entrou a todo o gás perante uma Briosa que tardava em assentar o seu jogo. Pedro Emanuel bem dava instruções para dentro de campo mas a tarefa dos estudantes era tudo menos fácil. Na sequência de um livre batido para dentro da área estudantil os penafidelenses adiantaram-se no marcador e viram-se em superioridade numérica quando Éder foi admoestado, de forma incrível, diga-se, com o segundo cartão amarelo e o consequente vermelho.

A perder e com menos um, o cenário dos "estudantes" avizinhava-se difícil para a segunda parte mas a verdade é que a diferença numérica raramente se notou, tal a atitude demonstrada pela equipa.

Adrien, na sequência de uma grande penalidade, empatou o jogo e a partir daí a Académica mandou no encontro. Rui Miguel e Sissoko tentavam furar a defensiva penafidelense e Vitor Golas ainda passou por alguns apuros.

Com o jogo a aproximar-se do final, a Briosa procurou segurar o empate, com êxito, e volta a Coimbra com um resultado que lhe permite atacar a segunda mão com optimismo.

O Jogo: Provavelmente inebriados por uma tradição que lhe confere larga vantagem sobre os estudantes, o Penafiel foi rei e senhor nos seus terrenos ante uns estudantes que se apresentaram mal preparados para a primeira parte de um exame que terá conclusão a 12 de Novembro. A Académica só não regressou envergonhada a Coimbra porque recebeu de braço aberto - o de Elízio - uma grande-penalidade que chegou do céu e na hora certa. Um desfecho que lhe abre boas, e injustas, esperanças para a partida de ida.

Num estádio com data revolucionária, a Académica alterou quase toda a sua defesa - três novidades em quatro posições -, mas daqui para a frente Pedro Emanuel foi mais recatado, aguardando que a sua estrela - Éder - voltasse a desequilibrar. O guineense até foi a figura, mas pela negativa, ao ser expulso aos 37' após acumular dois amarelos, ambos a castigar duas asneiras. Em superioridade - a quinta vez nos últimos seis jogos -, o Penafiel, que nessa altura já estava em vantagem, foi uma autêntica locomotiva a carrilar futebol ofensivo. Atónitos, os estudantes só o via passar.... até que Elízio, o marcador do golo anfitrião, resolveu dar uma mãozinha - literalmente - ao adversário, redundando num interessante duelo entre leões: Adrien vs. Golas. O médio do Sporting emprestado à Briosa levou a melhor ante o também leão, agora na baliza duriense.

O balde de água fria gelava o terceiro classificado da Liga Orangina, que demorou a acordar do pesadelo. Mas quando o fez, atirou duas bolas aos postes, abanou o adversário, mas este não caiu.

..........:::: Opiniões::::.........


Francisco Chaló, treinador do Penafiel
"Espírito colectivo extraordinário"
É pacífico dizer que fomos a melhor equipa e que jogámos bom futebol. Controlámos o jogo e tivemos um espírito colectivo extraordinário frente à Académica

Pedro Emanuel, treinador da Académica
"É caso para reflexão"
Se não produzirmos futebol não chegaremos à área do adversário e dificilmente faremos golos. Fizemos um remate e um golo; é caso para reflexão

Adrien Silva, Jogador da Académica:
“Temos de assumir que não entrámos com a atitude certa. A primeira parte não foi nada conseguida, e depois a expulsão não nos ajudou”, comentou o jogador dos estudantes, salientando que a equipa procurou corrigir a postura após o período de descanso: “Na segunda parte, mesmo com menos um jogador, mostrámos ambição para alcançar algo mais do que o empate, mas estou confiante que vamos resolver a eliminatória a nosso favor em Coimbra”.


Sem comentários:

Enviar um comentário