13 de dezembro de 2011

2011/12 - 12J - Olhanense 0 - Académica 2: A tradição já não é o que era! Briosa vence pela primeira vez em Olhão.


nº espectadores: 1356
Ábritro: Jorge Tavares (3)
melhor do Olhanense: Figueiroa 
melhor da Briosa: Adrien

Crónica

AAC- OAF: A Académica venceu esta segunda-feira o Olhanense por 2-0 em partida disputada no Estádio José Arcanjo e que contou para a 12ª jornada da Liga Zon Sagres.

Com este triunfo, a Briosa quebrou a tradição e venceu pela primeira vez em Olhão num encontro onde Adrien acabou por ser a grande figura ao marcar os dois golos da vitória.

Os "estudantes" entraram confiantes no jogo e cedo mostraram que o encontro seria de sentido único. Os comandados de Pedro Emanuel trocavam a bola como queriam perante um Olhanense que só por uma ou duas vezes incomodou o guardião Peiser.

Na primeira parte, a Académica dominou as incidências do encontro e Adrien, na marcação de uma grande penalidade, inaugurou a contagem. A Briosa estava na frente do marcador e ainda antes do intervalo Pedro Emanuel viu Mexer levar o segundo amarelo e na etapa complementar a tarefa dos "estudantes" torno-se ainda mais fácil.

Diogo Melo, Adrien e Hugo Morais controlavam o meio-campo e era uma questão de tempo até a Briosa ampliar a vantagem, algo que aconteceu por intermédio de Adrien.

O 10 da Académica marcou um grande golo com a bola a bater ainda na trave antes de entrar na baliza de Fabiano. Com o segundo golo, a Briosa não deixou o Olhanense respirar e até final geriu o jogo conforme quis.

A Académica fez História em Olhão e, mais importante que isso, saltou para a sexta posição da Liga ZON Sagres, com 16 pontos. Na próxima jornada, a Briosa recebe o Sporting.

O Jogo: Até ontem, a Académica nunca tinha ganho ao Olhanense nos 21 jogos disputados no Algarve. Os golos de Adrien serviram, assim, para quebrar um daqueles enguiços que ajudam a fazer a história do futebol. E foi com naturalidade que a equipa de Pedro Emanuel superou esta barreira, primeiro assumindo as despesas do jogo e depois entregando a iniciativa ao adversário, que entretanto crescera e dispusera de duas ocasiões susceptíveis de golo. À espera de um erro, a Briosa semeou e não tardou a colher.

Figueroa foi o primeiro a pecar, falhando a intercepção e carregando Éder para o penálti que o médio não perdoou. A seguir, sem Mexer (expulso), a segunda parte mais complicada ficou quando Adrien - ainda a pintar a manta - se decidiu por um tiraço do meio da rua e deitou por terra as alterações introduzidas por Daúto Faquirá.

De facto, o recuo de Cauê para central e sobretudo a entrada de Rui Duarte para o miolo parecia capaz de devolver chama ao futebol dos locais, então com Salvador Agra e Wilson Eduardo entregues a si próprios mas a beneficiarem da entrada dos médios. Porém, se o 0-2 aniquilou boa parte destas pretensões, a disciplina táctica de Hugo Morais e Diogo Melo reforçou o desnível de forças então patente no relvado: uns por cima, autoritários e confiantes, e os outros fazendo das tripas coração para alcançar um golo que os relançasse na batalha.

Djalmir e Toy nada acrescentaram e Diogo Valente esteve perto do terceiro, mas seria castigo demasiado severo para quem nunca desistiu de lutar.

Opiniões

Pedro Emanuel, treinador da Académica, depois da vitória em Olhão frente ao Olhanense, na 12ª jornada da Liga:

«Sabíamos que íamos encontrar um adversário bastante forte em casa, o qual a Académica nunca tinha vencido em Olhão, e era um desafio difícil. Entrámos bem no jogo, com a nossa forma de estar, com uma estratégia que os atletas interpretaram perfeitamente. Começámos, desde cedo, a ter acutilância ofensiva, criando uma ou outra situação de perigo. Entretanto, o Olhanense equilibrou o jogo, criou uma situação de golo, em contra-ataque, mas não marcou e fomos nós a concretizar e a ficar na frente do marcador. A segunda parte, com o segundo golo, deixou de ter história, tirando os últimos cinco minutos de alguma emoção e relaxamento da Académica, algo normal depois do controlo que teve do jogo durante a segunda parte.»
[Justiça no resultado] «Resultado inteiramente justo, com mérito dos jogadores da Académica pela forma determinada como se entregaram à partida. Vitória importante, três pontos fora são fundamentais para nós.»

[A expulsão influenciou?] «Penso que não. O ascendente da Académica tinha sido perfeitamente consentâneo com o que se desenrolou. Muitas vezes ter mais um jogador em campo torna-se confortável, como hoje aconteceu, mas também às vezes se torna desequilibrador para quem joga com dez. Não comento a situação mas creio que isso não belisca a nossa exibição nem a vitória, perante uma equipa competitiva e nosso adversário directo.»

Daúto Faquirá, treinador do Olhanense, depois da derrota frente à Académica, na 12ª jornada da Liga:

«Não conseguimos concretizar as duas ou três oportunidades que tivemos na primeira parte, não fizemos golos. No seguimento de um desses lances, sofremos penalty, há golo e depois a expulsão. Num jogo equilibrado, isto condicionou e fez pender a balança para uma boa equipa, com bons jogadores. Esses momentos, nos últimos cinco ou dez minutos da primeira parte condicionaram o jogo, mas mesmo com menos jogadores tivemos oportunidades para fazer golos, mas não fizemos.»

[Resultado justo?] «A frieza dos números prevalece sempre, nós só nos podemos lamentar de nós mesmos, o facto de termos desperdiçado oportunidades claras, o facto de termos perdido um jogador em condições que nos penalizaram imenso. Não nos correu de feição. Entrámos na segunda parte, sofremos um golo num lance do Adrien que acontece uma em cada mil vezes. Depois o Salvador Agra tem uma oportunidade para reentrarmos no jogo e não faz golo. A eles correu-lhes tudo bem. Foi um dia de pesadelo para nós, podíamos ter tido um pouco mais de sorte, a Académica viu-se a ganhar com um penalty e com mais um jogador em campo, e geriu o jogo. É fácil dizer que foram melhores, se fosse diferente, eu queria ver... Mesmo assim, quero dar os parabéns ao adversário e aos meus jogadores, pois mesmo com menos um jogador, não regatearam esforços para fazer pontos. Estávamos no 6º lugar, baixámos um posto por troca com a Académica. Este jogo fica com um gosto de frustração imensa. Estamos tristes, mas isto não nos vai afectar nem vamos deixar de trilhar os nossos caminhos.»

Adrien, autor dos dois golos da vitória da Académica frente ao Olhanense, em jogo da 12ª jornada da Liga, em declarações à SportTV:

«Era importante voltar às vitórias, não só voltar a jogar bem. A Académica nunca tinha ganho em Olhão e estamos muito contentes por isso. Estou muito feliz por ajudar. No ano passado marquei, mas não houve sequência no resultado, mas este ano ganhámos. Foi mais um feito, mais um objectivo. Temos concretizado alguns e queremos fazer cada vez melhor.»

Diogo Melo, médio da Académica, depois da vitória frente ao Olhanense, na 12ª jornada da Liga:

«Foi uma vitória justa. A Académica demonstrou qualidade de jogo e estamos todos de parabéns. Agora temos que dar continuidade ao trabalho pois temos um jogo difícil com o Sporting, no próximo fim-de-semana. Tivemos a humildade de saber esperar e marcar, a entreajuda foi muito grande e quando o grupo está unido e concentrado no que tem que fazer é muito difícil baterem-nos.»

Destaques

Olhanense

Salvador Agra - 6 - Passes de morte para Figueroa e Yontcha numa noite em que esteve falho de pontaria.

André Pinto - 6 - Dobrou os intranquilos companheiros de sector e fez cortes cirúrgicos.

Fernando Alexandre - 6 - Capitão que se preza nunca vira a cara à luta… numa acção de pronto-socorro deveras esforçada mas sem resultados.

Académica

Diogo Melo - 7 - É o pêndulo da equipa nas transições, o médio que marca o compasso e trava as tentativas contrárias.

Hugo Morais - 7 - Elemento do meio-campo fulcral a ocupar espaços e a gerir a posse da bola.

Éder - 6 - Sofreu a falta para o penálti, "expulsou" Mexer e foi um quebra-cabeças constante pela sua movimentação e presença física.

Adrien - 8 - Dois golos e muita classe
Está um médio de classe este Adrien, que enche o campo, joga e faz jogar, tem sentido de golo e não se coíbe de dar o corpo ao manifesto. Ontem, para lá dos golos - o primeiro de penálti e o segundo um tiro de fora da área -, o jovem cedido pelo Sporting tomou as rédeas do jogo e distribuiu a bola sempre com a propósito e intenção. Gosta de rematar, de sentir a adrenalina dos lances perto da baliza adversária, ao mesmo tempo que contribui com organização, quando a hora é de cerrar fileiras.

Minuto a minuto

90' FINAL DO JOGO! Olhanense - 0 Académica - 2. Dois golos de Adrien Silva, o segundo espectacular, permitem à equipa de Pedro Emanuel subir ao 6º lugar na Liga e vencer, pela primeira vez, no terreno do Olhanense.
90' Figueroa, na área, puxa para o pé esquerdo, mas remata contra Habib. Algum desleixo defensivo da Académica, agora.
90' SUBSTITUIÇÃO Académica . Sai Éder entra Fábio Luís
89' Boa iniciativa de Toy que entra na área e entrega a Djalmir. O brasileiro toca atrasado para Vítor Vinha que remata para boa defesa de Peiser.
85' Quase o golo de Figueroa, num lance em que fica a dúvida se tentou cruzar ou rematar.
82' Rui Duarte atira muito chegado à baliza e a bola esbarra na malha lateral.
81' CARTÃO AMARELO para Cedric (Académica ), por falta junto à linha final sobre Djalmir.
79' SUBSTITUIÇÃO Académica . Sai Adrien Silva entra Danilo
78' Diogo Valente tenta assistir Eder no meio, mas André Pinto desvia de cabeça.
75' CARTÃO AMARELO para Éder (Académica ), por continuar uma jogada com o jogo interrompido.
72' SUBSTITUIÇÃO Académica . Sai Marinho entra Sissoko
71' SUBSTITUIÇÃO Olhanense . Sai Mateus entra Djalmir
71' SUBSTITUIÇÃO Olhanense . Sai Wilson Eduardo entra Toy
70' Rui Duarte atira contra a barreira. Passa o perigo.
69' CARTÃO AMARELO para Markus Berger (Académica ), por derrube a Salvador Agra. Livre muito perigoso para o Olhanense.
67' FABIANO EVITA O TERCEIRO! Passe largo de Marinho para Diogo Valente que tira André Pinto do caminho e, na cara de Fabiano, permite que o guarda-redes defenda.
64' Eder sai das quatro linhas com gelo na cabeça, mas parece recuperado
64' Eder tenta o chapéu a Fabiano, que sai muito largo. O avançado chocou com o guarda-redes e ficou caído. Entra a equipa médica.
63' Agora é Rui Duarte quem tenta a sorte do outro lado. Sai ao lado.
60' Bom pontapé de Cedric, para defesa de Fabiano, para canto.
58' CARTÃO AMARELO para Adrien Silva (Académica ), por travar Fernando Alexandre que saía para o ataque.
57' Contra-ataque da Académica, com Adrien a dar para Marinho na direita que devolve ao médio. Adrien atira por cima, desta vez.
56' Que mal Salvador Agra!! Passe atrasado de Figueroa e Salvador remata muito mal, por cima.
56' Centro rasteiro de Salvador Agra, mas Wilson Eduardo não consegue dominar, perante a pressão de Berger.
53' QUASE O TERCEIRO!! Muito mal Figueroa, que tenta atrasar para Fabiano, mas vê Marinho interceptar a bola. Contudo o guardião brasileiro acaba por fazer bem a mancha evitando o golo.
52' GOOOOOOOLLLLLOOOOOOO!!! ACADÉMICA ! 0-2 por Adrien Silva. GOLAÇO! GOLAÇO! GOLAÇO! Que bomba de Adrien!! O médio recebe no centro, onde tem espaço, a bola levanta um pouco e Adrien remata forte. A bola bate na trave e entra.
51' Remate rasteiro de Diogo Valente, para defesa segura de Fabiano.
49' Fora-de-jogo tirado a Eder que partia isolado, após passe de Marinho. Boa decisão.
46' RECOMEÇA A PARTIDA
45' SUBSTITUIÇÃO Olhanense . Sai Yontcha entra Rui Duarte
45' INTERVALO NA PARTIDA ENTRE Olhanense e Académica, com 0-1. Vida difícil para o Olhanense, que está a perder e com um jogador a menos, por expulsão de Mexer. O jogo em si foi equilibrado nesta primeira parte, mas com poucas oportunidades de golo.
45' Disparo de Salvador Agra, de fora da área, que sai por cim.a
44' SEGUNDO CARTÃO AMARELO para Mexer (Olhanense ). Entrada por trás sobre Eder vale o segundo amarelo. Jorge Tavares deixou o lance correr, porque a Académica ficou com a bola, mas depois expulsou o moçambicano.
40' GOOOOOOOLLLLLOOOOOOO!!! ACADÉMICA ! 0-1 por Adrien Silva (GP). Fabiano adivinhou o lado, mas foi muito bem marcado.
39' CARTÃO AMARELO para Figueroa (Olhanense )
39' PENALTY ASSINALADO contra Olhanense . Desastrado Figueroa!! Primeiro tira a bola que ia para André Pinto e depois comete falta sobre Eder. Indiscutível.
37' Que mal Yontcha!! Desmarca-se bem, recebe o passe de Salvador Agra, mas finaliza muito mal, em boa posição. Foi quase um passe a Peiser...
35' CARTÃO AMARELO para Mexer (Olhanense ).Marinho ia a fugir e o moçambicano esticou o braço e atingiu o avançado da Académica.
33' Eder ganha na luta a Mexer e dispara forte, para defesa de Fabiano.
29' ANDRÉ PINTO FICA PERTO DO GOLO!! Primeiro Peiser defende o remate de Salvador Agra para a frente, Mexer recupera e assiste André Pinto que remata muito perto do poste esquerdo da Académica.
28' CARTÃO AMARELO para Diogo Melo (Académica ), por derrube a Yontcha.
26' PEISER EVITA O GOLO!! Salvador Agra foge pela direita e dispara forte para defesa do guardião da Académica que ainda fez uma segunda defesa para atirar a bola para canto.
23' Wilson Eduardo tenta isolar Yontcha,mas Cedric faz bem a dobra e limpa o lance.
17' EDER POR CIMA!! Fabiano sai mal da baliza, Diogo Valente fica com a bola, escorrega, levanta-se e assiste Eder, no centro, que, sem o guarda-redes na baliza, mas com muitos homens à frente, atira por cima.
14' Marinho dribla Mexer e cruza para Diogo Valente, mas Figueroa faz o corte, de cabeça.
11' Canto curto da Académica,mas Fabiano sai a punhos. Na sequência, a bola volta à esquerda e Diogo Valente centra para Eder que cai na luta com Mexer, aparentemente sem falta.
7' Habib, sem cerimónias, acaba com uma arrancada de Wilson Eduardo.
4' Diogo Melo puxa a camisola a Mateus que ia para o ataque. Jorge Tavares não quis mostrar o amarelo tão cedo.
3' Fabiano sai da baliza e resolve um lance prometedor, com Marinho a tentar isolar Adrien. Sai com força a mais o passe.
1' COMEÇA A PARTIDA ENTRE Olhanense e Académica
Árbitro

Jorge Tavares (AF Aveiro) - nota 3 

Sem comentários:

Enviar um comentário