9 de janeiro de 2012

2011/12 - 14J - V.Setúbal 1 - Académica 1: Estudantes estiveram a vencer, mas sadinos chegaram à igualdade



nº espectadores: 1824
nota árbitro Rui Patrício: 2
melhor do V. Setúbal: Pitbull
melhor da Académica: Diogo Valente

Crónica

AAC-OAF: A Académica empatou esta sexta-feira com o Vit. Setúbal a uma bola em jogo que abriu a jornada 14 do campeonato. Marinho abriu a contagem para os "estudantes", já na etapa complementar, mas Jorge Gonçalves viria a empatar pouco depois, com o resultado a não sofrer mais alterações até final.

Depois de um primeiro tempo um pouco morno, sem grandes oportunidades de golo, foi na segunda parte que os comandados de Pedro Emanuel chegaram ao golo. Marinho, logo no início do segundo tempo, colocou a Briosa na frente do marcador e nos minutos seguintes várias foram as oportunidades de que a Académica dispôs para aumentar a vantagem.

Mas nestas coisas do futebol já se sabe: quem não marca, sofre. E foi precisamente isso que aconteceu na noite desta sexta-feira no Bonfim. Os setubalenses chegariam ao empate, cerca de dez minutos depois, por intermédio de Jorge Gonçalves, um golo que galvanizou os sadinos para uma ponta final onde exerceram maior pressão sobre a baliza defendida por Peiser.
No entanto, até foi a Académica quem dispôs da melhor oportunidade para regressar à vantagem, com Diogo Valente a rematar cruzado, mas ao lado da baliza de Diego.

Com este empate, a Briosa soma 18 pontos na tabela classificativa e na próxima jornada recebe o Vit. Guimarães.

MF: Entrou mal a Liga em 2012, com um golo mal anulado à nascença no primeiro jogo do ano e que atirou V. Setúbal e Académica para uma primeira parte sem festejos, com reclamações q.b., poucos remates e raras defesas. Também houve direito a estreias, de um lado e do outro, num encontro que foi por vezes demasiado monótono no primeiro tempo e que só o golo dos estudantes, no segundo, conseguiu agitar.

No final, deu empate, porque o Vitória reagiu e conforme sofreu o golo logo igualou o resultado. Provavelmente, Bruno Ribeiro vai reclamar que os sadinos foram melhores. Do outro lado, Pedro Emanuel fará o mesmo. Contando remates, ocasiões e defesas dos guarda-redes, o técnico dos estudantes andará mais perto da razão. Mas não por muito.

Prometer para não cumprir

Duelo de vice-campeões mundiais de sub-20 na área de Peiser, um cabeceia, o outro cai. Um faz golo (Rafael Lopes), o outro (Cédric) leva o árbitro a invalidar. O V. Setúbal-Académica começou com um erro de arbitragem, mas também promissor por aquilo que os sadinos pretendiam fazer desde cedo. O golo anulado era uma injustiça que o Vitória tentava inverter, sobretudo pela esquerda, onde Miguelito surgiu várias vezes mais rápido que a defesa, para cruzar. Sequência é que não houve e a Académica, passado pouco tempo, equilibrou o jogo.

Os estudantes jogavam com Fábio Luís na frente, no lugar de Ederzito, mas raramente tiraram coisas boas da estreia a titular do avançado. Adrien tentava dar ritmo no meio-campo, mas era muito intermitente, enquanto do lado oposto, Hugo Leal perdia bolas em terrenos proibidos e causava alguma aflição nas hostes sadinas.

No entanto, o 4x2x3x1 sadino e o 4x3x3 conimbricense foram demasiado equivalentes e, para além de um par de remates de Adrien que Diego segurou sem problemas, oportunidades quase não houve. Diogo Valente teve uma boa, mas atirou ao lado, enquanto os sadinos cruzavam muito, ora da esquerda, ora da direita, mas sem qualquer efeito. Emoção pouca, golos nenhuns e vinha a segunda parte.

Substituição assobiada que deu frutos

Ninguém mexeu ao intervalo e a segunda parte começou como a primeira, mas com a ordem dos factores totalmente invertida. Marinho marcou cedo, o golo contou mesmo, e a Académica estava em vantagem. Ainda não se sabia, mas adivinhava-se: o jogo ia ser melhor.

E foi mesmo, porque Bruno Ribeiro foi ao banco «sacar» Pitbull para o lugar do estreante Kiko. A substituição foi assobiada, mas a verdade é que o brasileiro teve impacto imediato no jogo. Cruzou para a área e depois de um toque de Rafael Lopes e outro infeliz de Nivaldo, Jorge Gonçalves atirou para o empate. Equivalentes desde início, Vitória e Académica seguiam iguais no marcador o que era uma tremenda justiça para o que se passava no Bonfim.

Bruno Ribeiro e Pedro Emanuel voltaram a mexer, a Académica assustou Diego, que interveio a segurar o empate e a provar que, apesar da equivalência em campo, o Vitória era uma equipa mais nervosa que os estudantes, com mais erros, assim dita o lugar na tabela, apesar de as equipas saírem do Bonfim conforme chegaram a esta ronda 14: com quatro pontos a separá-las e seis lugares de distâncias, consequência também de uma grande defesa de Peiser a livre de Anderson do Ó.

O Jogo: Vitória de Setúbal e Académica reentraram na Liga em 2012 da mesma maneira com que saíram dela em 2011: com um empate. No final, essa divisão de pontos até manteve tradições. Por um lado, os sadinos continuam a não ganhar no Bonfim na Liga - não o fazem desde o triunfo frente ao Rio Ave, na 7ª jornada; por outro, a Académica permanece invicta desde a 11ª ronda, com o Beira-Mar. Ainda em relação aos estudantes, ficaram perto de bater a melhor primeira volta com 16 equipas mas falharam a vitória.

Paralelamente ao resultado, ficou por juntar à lista de casos de arbitragem um lance aos trinta segundos, onde Rafael Lopes mete a bola na baliza de Peiser e o árbitro Rui Patrício anula considerando falta do avançado sadino sobre Cédric. A dúvida ficou. Mas, dúvidas à parte, no geral os sadinos foram menos assertivos que a Académica. Na etapa inicial, e tirando os 15' minutos iniciais, os visitantes foram mais equipa. Mesmo com mais bola, os sadinos não assustaram e pagaram o preço no recomeço, com o golo de Marinho, ele que pela Naval já marcara dois golos decisivos no Bonfim. Bruno Ribeiro (que estreou os juniores Kiko e Gonçalo Dias) foi ao banco, apostou em Pitbull e eis que reacendeu a luz: o avançado deu outro ar ao ataque e ajudou a construir o empate, com ajuda de um brinde de Nivaldo para Jorge Gonçalves. Mas, quando se suponha que a equipa da casa podia chegar à vitória, voltou o estranho fenómeno do apagamento. Sobre o fim, foi até Diego quem mais se assustou e viu Adrian (78'), Hugo Morais (81') e Diogo Valente (88') terem ocasiões evidentes de golo.

Opiniões

O treinador da Académica, Pedro Emanuel, em declarações após o jogo com o V. Setúbal, da jornada 14 da Liga 2011/12:

«Era um jogo difícil, perante uma equipa que estava necessitada de pontos. Entrámos um pouco a dormir, mas a partir dos 15 ou 20 minutos equilibrámos forças e a partir daí começámos a circular mais a bola e a criar uma ou outra situação. Na segunda parte entrámos melhor, marcámos e estávamos a controlar o jogo, com os jogadores do Vitória já acusarem algum nervosismo. Surgiu o empate que deu alento ao adversário, mas quero dar os parabéns às duas equipas porque tornaram o jogo competitivo, embora nem sempre bem disputado.»

«A partir de agora vamos estar concentrados na Taça, foi isso que pedi aos jogadores, porque este jogo era importante para nós, frente a um adversário directo. Não acho que seja mau resultado empatar aqui. Ederzito? Escolho os melhores, ele não jogou hoje como outros não jogaram noutras ocasiões. Não sei se o Abdoulaye tem uma proposta ou não da Ucrânia. Mas é normal serem cobiçados. Logicamente, não quero perder jogadores, ainda para mais dos que têm sido utilizados. A nossa formação tem qualidade para o futuro e não para o imediato.»

O treinador do V. Setúbal, Bruno Ribeiro, em declarações após o jogo com a Académica, da jornada 14 da Liga:

O jogo fica marcado logo no primeiro minuto com um golo limpo. Não nos deixaram entrar forte como queríamos, estas arbitragens já nos vêm a acusar danos muito, muito graves. Não nos deixaram ganhar, esteve aqui um senhor novo, que está a aprender como todos nós. A prova dá na TV, toda a gente vê e a arbitragem devia olhar para estes jogos e para o Vitória de outra maneira. A ideia do Vitória e apostar na formação, só assim tem futuro. Também apostaram em mim, hoje apostei em dois e é para continuar. Os jogadores fizeram tudo, tiveram oportunidades. A Académica teve um período em que foi melhor, mas a arbitragem é que não nos deixou ganhar.

Cédric Soares, lateral da Académica, em declarações à «Sport TV», depois do empate com o V. Setúbal (1-1), no Estádio do Bonfim, no jogo de abertura da 14ª jornada da liga. O jogo ficou marcado por um golo anulado ao Vitória, logo no primeiro minuto, por suposta falta sobre Cédric:

«Acho que foi um lance bastante claro, sofri um encosto nas costas e o árbitro marcou falta. Não tenho nada a dizer. O empate foi escasso, porque tivemos em vantagem e ficou aquela angústia de não levarmos os três pontos. Mas acabou por ser justo porque o Vitória cresceu nos últimos minutos. O meu objetivo é regressar no final da época ao Sporting, mas agora estou concentrado na Académica e aproveito para fazer um apelo aos adeptos para nos virem apoiar na quinta-feira [frente à Oliveirense, para a Taça de Portugal].

Ricardo Silva, central do V. Setúbal, em declarações após o jogo com a Académica, da 14ª jornada da Liga 2011/12:

«Está à vista de todos o que se passou aqui, no final disse ao quarto árbitro que o golo era limpo. Mas houve mais coisas, como sequências de faltas dos jogadores da Académica. O árbitro está a iniciar carreira, mas é preciso ver o que acontece ao Vitória. Quando se entra no jogo a ganhar tem-se outro espaço de manobra para controlar. Fomos prejudicados, ainda bem que deu na televisão. Assim é fácil dizer que o Vitória não vence há cinco jogo, mas eu lembro que não perde há três. Fico feliz que o Vitória aposte na formação. O Kiko fez um bom jogo, já jogou o Pedro Mendes e o Gonçalo Dias. Fico feliz por eles, já passei por essa fase e também gostei de ser ajudado. Fizemos tudo para ganhar o jogo, mas empatámos. A garra e o nosso querer mostraram que queríamos vencer. Fomos sempre à procura do golo, frente a uma Académica que jogou no nosso erro. Mas a única equipa que quis vencer o jogo foi o Vitória.»

Jorge Gonçalves, médio do V. Setúbal, em declarações à «Sport Tv», depois do empate com a Académica (1-1), no Estádio do Bonfim, no jogo de abertura da 14ª jornada da liga:

«Acabou por ser um jogo em que entrámos bastante bem. Fizemos um golo que na opinião do árbitro foi falta, mas para mim não. Isso podia ter mudado a história do jogo. Na segunda parte reagimos bem ao golo e acho que o empate foi mais do que merecido. A equipa tem estado bem, principalmente nos últimos quatro jogos, tem vindo a subir de forma. Temos de trabalhar durante a semana para conseguir os três pontos. Espero que o Vitória consiga a manutenção e que seja um bom ano para todos. Queremos acabar do décimo para cima».

Destaques

A figura: Adrien

A partida foi muito equilibrada, Neca fazia no Vitória o que Adrien realizava na Académica, por exemplo. Mas o médio dos estudantes esteve mais perto do golo, tentou-o de longe, porque tem pontapé forte e acredita nele. Num jogo que só abriu no segundo tempo, o 10 da Académica tentou acelerar desde início e daí a diferença para os outros. Colocou intensidade, fez jogar e acabou a partida num desentendimento, fruto, quem sabe, do que lhe ia por dentro, algo que o corroía e lhe fez querer mais do que o mero empate no Bonfim.

O momento: polémica a abrir

Estavam decorridos pouco mais de 60 segundos no Bonfim, quando Rafael Lopes fez o 1-0. O árbitro, porém, invalidou o golo do avançado sadino, por alegada falta sobre Cédric. Esteve mal Rui Patrício e, aos dois minutos de jogo, já havia polémica na Liga em ano de 2012. Fosse boa a decisão do juiz aveirense e o encontro talvez tivesse outra cor desde início. Talvez, por exemplo, fosse como a segunda parte, mais aberta, mais emotiva, com melhor futebol.

Outros destaques

Kiko

Estreia absoluta no Vitória. Aparece referenciado como defesa, mas jogou a extremo-esquerdo, à frente de Miguelito. Teve um ou outro pormenor, mas acusou em demasia o peso do primeiro jogo com a equipa principal. A bola queimou-lhe demasiadas vezes as chuteiras, soltou-a quase sempre depressa de mais. Ainda assim, ficam esses detalhes técnicos, habilidosos, que o Bonfim pode rever num futuro próximo.
Fábio Luís

Pela primeira vez titular na Académica, teve a praxe habitual antes do encontro, mas esteve longe, muito longe de fazer esquecer Ederzito. 9 nas costas, mas muito pouco em jogo como ponta-de-lança, durante o primeiro tempo. O melhor que se lhe viu foi um passe para Diogo Valente, que o extremo desaproveitou, ainda na primeira parte. Na segunda, serviu Marinho para o golo saiu pouco depois.

Marinho

Percebeu a desmarcação de Fábio Luís no lance do 1-0 e atirou a contar. Não teve muitas ocasiões para aplicar a velocidade que tem, mas um pensamento rápido valeu-lhe o 1-0. De resto, esteve ao nível da equipa, ou seja, cumpriu.

Jorge Gonçalves

O que se disse do autor do primeiro golo do encontro pode dizer-se do extremo, também direito, do V. Setúbal. Tentou abrir bem no flanco, nem sempre conseguiu desequilibrar, mas quando lhe surgiu a oportunidade, não desperdiçou e fez o empate.

Pape Sow - 7 - Presença imponente e quase intransponível na defesa da Académica. Cortou tudo bem e sem complicar.

Adrien - 7 - Com Paulo Bento a vê-lo na bancada, tudo fez para marcar, mas não era noite disso. Foi, apesar de tudo, o mais consistente entre os academistas

Marinho - 6 - Mais um golo no Bonfim, onde já tinha marcado pela Naval.

Diogo Valente - 6 - Acelerou com frequência na esquerda e teve bons pormenores. Quase marcou aos 88'.

Minuto a minuto

90' FINAL DO JOGO! V. Setúbal - 1 Académica - 1. O jogo chega ao fim com um empate que se ajusta. Marinho marcou aos 49 minutos, mas Jorge Gonçalves empatou aos 60 minutos.
90' CARTÃO AMARELO para Miguelito (V. Setúbal ), por protestos relativos ao amarelo a Adrien.
90' CARTÃO AMARELO para Adrien Silva (Académica )! O médio podia ter visto o vermelho: com o braço acertou na cara de Gonçalo Dias.
90' Vão jogar-se mais quatro minutos.
88' GRANDE OPORTUNIDADE PARA A ACADÉMICA!! Um contra-ataque muito rápido da Briosa, com Marinho a lançar Diogo Valente na esquerda para um remate de trivela que saiu a rasar o poste!!
87' O V. SETÚBAL AMAEAÇA!! Anderson do Ó dispara fortíssimo e Peiser defende com os punhos!
86' SUBSTITUIÇÃO V. Setúbal . Sai Bruno Gallo entra Gonçalo Dias
85' Outra vez a Académica a rematar, desta feita por Éder, mas muito ao lado.
81' SUBSTITUIÇÃO Académica . Sai Diogo Melo entra Hugo Morais
79' A Académica cria perigo!! Adrien remata de muito longe, fortíssimo, para defesa atenta de Diego!
77' O V. Setúbal tem agora a posse de bola e procura o golo da vitória.
74' SUBSTITUIÇÃO Académica . Sai Danilo entra Flávio Ferreira
72' CARTÃO AMARELO para Peiser (Académica ), por demorar a repor a bola em jogo.
70' SUBSTITUIÇÃO V. Setúbal . Sai Hugo Leal entra João Silva
68' CARTÃO AMARELO para Abdoulaye Ba (Académica ), por uma entrada fora de tempo sobre Neca.
67' A Académica quase marca!! Abdoulaye atira forte de fora da área, bem junto ao poste, para excelente defesa de Diego!!
62' SUBSTITUIÇÃO Académica . Sai Fábio Luís entra Éder
62' CARTÃO AMARELO para Rafael Lopes (V. Setúbal ), por falta sobre Danilo.
60' GOOOOOOOLLLLLOOOOOOO!!! V. SETÚBAL ! 1-1 por Jorge Gonçalves!! O golo começa num lançamento lateral para Pitbull, que cruza de imediato de pé esquerdo, Rafael Lopes desvia a bola em esforço, Nivaldo não consegue afastá-la, tocando-lhe ao de leve, pelo que deixa Jorge Gonçalves solto para um remate de pé direito para o fundo da baliza!!
57' SUBSTITUIÇÃO V. Setúbal . Sai Kiko entra Cláudio Pitbull. Muitos assobios do público para a alteração...
57' QUASE O 2-0! Cruzamento em trivela de Diogo Valente que quase trai Diego!
57' Kiko cruza da esquerda, mas Rafael Lopes não consegue emendar ao primeiro poste!
53' CARTÃO AMARELO para Fábio Luís (Académica ). Entrada a «varrer» sobre Anderson do Ó.
49' GOOOOOOOLLLLLOOOOOOO!!! ACADÉMICA ! 0-1 por Marinho. Lançamento lateral de Cédric, que coloca a bola em Fábio Luís. Este toca para Marinho, que remata já na área. A bola desvia em Anderson do Ó e trai Diego.
49' Ainda não o referimos, mas os dois guarda-redes estão vestidos de igual, de camisola e calção azul. A única diferença, para além das referências às equipas e o número, são as meias. Diego tem azuis, Peiser pretas.
47' Mau cruzamento de Kiko, para trás da baliza da Académica.
46' RECOMEÇA A PARTIDA
45' INTERVALO NA PARTIDA ENTRE V. Setúbal e Académica. Nulo no Bonfim, numa partida que começou com um golo mal anulado ao Vitória logo aos dois minutos. O resultado até se aceita, os guarda-redes tiveram pouco trabalho, apesar de algumas jogadas bem delineadas de ambas as partes.
40' CARTÃO AMARELO para Habib (Académica ). Mão na bola.
37' Excelente trabalho de Kiko sobre Cédric, cruzamento e Nivaldo com dificuldades em cortar...
36' Neca bate o canto, Ricardo Silva cabeceia por cima, ao segundo poste.
36' Kiko fica muito queixoso depois de Cédric ter entrado com tudo e cedido canto...
33' O canto não dá em nada.
33' Kiko, estreante da noite, bate um livre que a Académica desvia para canto.
30' Responde o Vitória! Jorge Gonçalves atira de primeira depois de um mau corte de Danilo, na área dos estudantes, mas o remate sai por cima.
30' FÁBIO LUÍS AO LADO! Rotação à entrada da área para um pontapé de pé esquerdo que sai para fora.
29' AO LADO! Adrien ganha a bola a Hugo Leal junto à área sadina, toca para Fábio Luís, este serve a entrada de Diogo Valente que em boa posição atira para fora!!!
28' Pontapé de muito longe de Habib, que foi parar muito longe da baliza de Diego.
27' Neca cruza para as mãos de Peiser.
25' Outra vez Adrien, agora de pé esquerdo, da mesma distância. O efeito foi igual, Diego segurou.
25' Adrien remata de fora da área, rasteiro e sem força. Diego não teve problemas em recolher a bola.
22' O perigo passou para o Vitória, o livre não deu em nada.
22' Falta de Michel sobre Nivaldo. Livre lateral para a Académica.
20' Diogo Valente cruza da esquerda, mas Anderson do Ó corta, de cabeça.
16' Anderson do Ó tenta sair a jogar, quase se mete em apuros, mas sofre falta. O público não gostou muito...
14' O Vitória consegue duas faltas laterais, mas em nenhuma delas causa perigo.
12' Diogo Valente tenta um remate, depois de ter lançado pela esquerda. A bola esbarrou na defesa do Vitória.
12' O jogo equilibra-se, com o Vitória a tentar aproveitar as alas para desequilibrar. A Académica ainda procura definir-se melhor em termos ofensivos...
7' A Académica tenta responder, com um cruzamento que Miguelito corta na área sadina.
5' Cruzamento de MIguleito na esquerda, a bola atravessa a área de Peiser. Jorge Gonçalves recolhe ao segundo poste, cruza e Rafael Lopes cabeceia para defesa fácil do francês da Académica.
3' Muito bem o Vitória a usar o lado esquerdo para chegar à área da Académica. Cruzamento para a área, Jorge Gonçlaves amortece ao segundo poste, mas não aparece ninguém para dar sequência.
2' Golo anulado ao Vitória! Rafael Lopes saltou com Cédric e atirou de cabeça para o fundo das redes. O árbitro marcou falta do avançado, mas não há nada, o golo era limpo!!!
1' COMEÇA A PARTIDA ENTRE V. Setúbal e Académica

Árbitro
Rui Patrício - nota 2

Sem comentários:

Enviar um comentário