19 de fevereiro de 2012

2011/12 - 19J - Nacional - Académica: Antevisão

O momento
NACIONAL: Pedro Caixinha substituiu Ivo Veira com o propósito de levar o Nacional a um lugar europeu. Afastado da Taça da Liga e da Taça de Portugal, os madeirenses estão também a uma distância considerável do lugar que dá acesso à Liga Europa. A «era Caixinha» não tem sido famosa: em nove jogos soma até menos um ponto que Ivo Vieira. Um resultado que não a vitória, atrasa cada vez mais os madeirenses, que em vez de se olharem para cima, terão de começar a ter cuidado para não olharem para os últimos lugares da tabela classificativa.

ACADÉMICA: Uma derrota caseira frente ao Gil Vicente (0-2) trouxe a equipa de novo à terra após a qualificação para a final da Taça de Portugal. Os estudantes são nonos classificados com vinte pontos, mais um que o Nacional. É fora de portas que a Académica vem somando pontos nas últimas rondas da Liga. Já não perde fora desde 5 de Novembro, curiosamente, na Madeira, frente ao Marítimo. Nos restantes embates, venceu em Olhão e empatou em Vila do Conde e em Setúbal. Necessitando de pontos para carimbar a manutenção, a Académica tem aqui mais uma boa oportunidade.

Principais ausentes:
NACIONAL: Diego Barcellos (castigado), Edgar Costa, Moreno e Andrés Madrid todos lesionados.

ACADÉMICA: Diogo Gomes, Orlando e Willias Araújo, todos por lesão e Éder que treina à parte do plantel.

Discurso directo:
Pedro Caixinha: «Acho que vai ser um jogo interessante. São duas equipas que têm princípios muito semelhantes, gostam de ter a iniciativa e ter bola. Temos um conhecimento profundo da Académica, mas neste momento é a nossa equipa que nos interessa e a nossa vontade de mandar em nossa casa e querer ganhar. O estádio da Madeira é a nossa fortaleza. Cada jogo vale três pontos e eles são ouro para nós.»

Pedro Emanuel: «Os jogadores sentiram, naturalmente, a derrota em casa com o Gil Vicente porque vinham de momentos de grande euforia mas o futebol é um jogo de emoções. Foi importante para nos trazer à terra e de volta ao nosso objectivo principal, que é a manutenção. Os próximos jogos são finais para nós, porque queremos atingir o nosso objectivo o mais rapidamente possível. Isso passa por conseguirmos vitória.»

Histórico de confrontos:
A vantagem pertence ao Nacional: em nove jogos disputados na Choupana, os alvinegros venceram seis, empataram dois e perderam um, com um total de 21-14 em golos. Os estudantes só conseguiram uma vitória no Estádio da Madeira, foi em 2007/08 e logo por 3-0, com golos de Cris (2) e Edgar Silva. Curiosamente, a turma de Coimbra era orientada por Domingos Paciência.

EQUIPAS PROVÁVEIS:
NACIONAL: Vladan, Claudemir, Neto, Danielson e Marçal; Todorovic, Mihelic e Skolnik; Candeias, Mateus e Rondon.

Outros convocados: Marcelo, Stojanovic, Elizeu, Juliano, João Aurélio, Oliver e Keita

ACADÉMICA: Peiser; Cédric, Pape Sow, Abdoulaye e Hélder Cabral; Diogo Melo, Andrien e Danilo; Marinho, Edinho e Diogo Valente

Outros convocados: Ricardo, Magique, Saulo, David Simão, Hugo Morais, Flávio e Fábio Luís.

Sem comentários:

Enviar um comentário