20 de março de 2012

As reacções à 4ª expulsão de Abdoulaye

Abdoulaye arrisca novo castigo pesado

Com a sua quarta expulsão da temporada, na derrota caseira dos estudantes com o Paços de Ferreira (0-1), o central Abdoulaye é já o jogador com mais vermelhos vistos numa só época, no histórico mais recente do futebol português. É certo que o senegalês vai falhar a deslocação da Briosa a Braga, marcada para a próxima segunda-feira, mas é bem provável que venha a falhar pelo menos mais três jogos, pela reincidência da indisciplina. Após terminar novo jogo com mais um jogador expulso, Pedro Emanuel prometeu que o assunto será novamente analisado e é provável que o treinador da Académica, já esta terça-feira de manhã, no regresso ao trabalho, venha a conversar com Abdoulaye à parte, face à anormalidade da situação.

José António: «Abdoulaye ainda é inexperiente»

Com a sua quarta expulsão da temporada, na derrota dos estudantes com o Paços (0-1), o central Abdoulaye é já o jogador com mais vermelhos vistos numa só época, no histórico mais recente do futebol português. É certo que o senegalês, de 21 anos, vai falhar a deslocação da Briosa a Braga, mas é bem provável que venha a falhar pelo menos mais 3 jogos, pela reincidência.

É provável que o treinador da Académica, já hoje, no regresso ao trabalho, venha a conversar com Abdoulaye à parte, face à anormalidade da situação. É isso mesmo que espera Zé António, ex-central da Briosa. “Quem melhor do que ele [Pedro Emanuel], que até foi um grande central, para ensinar o Abdoulaye a evitar estas situações. Nota-se que ainda é um jogador inexperiente e ou muda o estilo de jogo ou vai ser mais vezes castigado, com certeza.”

Tulipa - "Abdoulaye não é violento"

Precisamente no dia em que regressava à competição, após ter cumprido três jogos de castigo, Abdoulaye recebeu nova ordem de expulsão. Na receção ao Paços de Ferreira foi a quarta vez que tal aconteceu na Liga ZON Sagres, que faz do internacional senegalês o jogador com mais vermelhos na prova (todos com a particularidade de terem sido diretos), aos quais se juntam mais sete cartões amarelos. É obra.

Apesar do registo disciplinar pouco simpático do academista, o treinador Tulipa entende que o jogador, que no ano passado o orientou no Covilhã, "não é violento". Embora faça a defesa do ex-pupilo, o técnico, em declarações a O JOGO, não deixou de constatar alguns factos: "Está numa fase em que tem de ganhar alguma maturação. Muitas vezes socorre-se do carrinho quando não há necessidade para tal e sabe-se que os árbitros em Portugal são rigorosos. Ele é um jogador agressivo, que gosta de ganhar e de fazer as coisas bem, mas tem de se reajustar às leis do jogo."

Tulipa não tem dúvidas de que Abdoulaye "tem um grande potencial", destacando-se pela boa "qualidade posicional e de passe" e até considera que tem atributos para no futuro integrar o plantel do FC Porto, mas sugere que o defesa-central tem de evitar ficar com o "rótulo" de jogador indisciplinado, pois isso "só o prejudica a ele e à equipa". "Tem de perceber o 'timing' das entradas. É um jogador que só está no segundo ano de sénior e o tempo dar-lhe-á o conforto que necessita", acrescentou.

Sem comentários:

Enviar um comentário