1 de maio de 2012

2010/11 - 28J - Sporting 2 - Académica 1: Ter mais olhos que barriga dá em barriga vazia!


nº espectadores: 29340
nota ao árbitro: Hugo Miguel: 2
melhor do Sporting: Carrilo
melhor da Académica: Nivaldo

Crónica

MF: O Sporting continua na luta pelo último lugar que dá acesso à Liga dos Campeões depois de arrancar uma vitória sofrida no «ensaio geral» para a final da Taça de Portugal com a Académica (2-1). Os leões marcaram primeiro, mas um autogolo de Polga obrigou-os a dar tudo oque tinham nos últimos minutos para chegar ao precioso triunfo. Os estudantes ficam numa situação muito complicada no penúltimo lugar da classificação.

A primeira contrariedade surgiu mesmo antes do jogo começar. Izmailov estava na ficha de jogo, mas acabou por não jogar, supostamente por problemas físicos, cedendo o lugar a Carrillo, num onze que, depois do jogo em San Mamés, contava ainda com Onyewu e Elias. Os leões entraram com um ritmo forte, procurando dar velocidade ao jogo pelos flancos, quase sempre o direito, onde se concentravam João Pereira, Elias, Matías e Carrillo. O problema, que já é crónico, foi encontrar espaços no último terço do terreno, junto à área de Peiser.


A Académica ainda hesitou nos primeiros minutos, mas acabou por organizar-se, com duas linhas bem definidas, a anular as investidas dos leões e a sair em contra-ataque. Por duas vezes a defesa leonina foi apanhada em contra-pé e teve de passar a gerir os riscos com maiores cautelas, nomeadamente João Pereira, que travou um duelo intenso com Diogo Valente sobre o flanco. O Sporting atacava mais vezes, mas a Académica das poucas vezes que se aproximava da área de Patrício conseguia criar mais perigo.

Foi numa variante que o Sporting chegou ao golo. Uma rápida mudança de flanco, do direito para o esquerdo, ofereceu espaço a Diego Capel que, pressionado por Cédric, correu até à linha de fundo e cruzou tenso para a entrada fulgurante de Carrillo que só teve de encostar a cabeça. O mais difícil parecia estar feito, mas a Académica nunca baixou os braços. A defesa do Sporting continuava poucos segura, particularmente sobre a direita. Rui Miguel já tinha ameaçado por duas vezes, quando, numa jogada de insistência, Nilvaldo cruzou para a área e Polga, na ânsia de cortar o lance, mergulhou e desviou a bola para a própria baliza. Um balde de água fria mesmo em cima do intervalo.

Era preciso um Sporting mais acutilante para a segunda parte, mas foi a Académica que entrou melhor, tirando rendimento dos sucessivos erros de um leão nervoso que falhava passes atrás de passes e não conseguia sair a jogar. Os estudantes ameaçaram dar a volta ao resultado e Marinho esteve muito perto de o conseguir. Sá Pinto não esperou mais e procurou reequilibrar a sua equipa, prescindindo de Elias [estava em jogo?] para reforçar o meio-campo com André Martins. O problema estava de facto aí, uma vez que Schaars e Elias nunca conseguiram estabelecer a ligação com o ataque.

O treinador procurou ainda dar sangue fresco ao corredor direito, o que mais trabalhou, com a entrada de Pereirinha para o lugar do esgotado João Pereira, mas o Sporting continuava sem ideias para encontrar espaços na área da Académica e, com os minutos a correr, jogava cada vez mais com o coração do que com a cabeça. Os estudantes defendiam o empate, que lhes permitia ganhar um lugar ao Feirense, com unhas e dentes, mas, com ressaltos e empurrões, os leões foram conseguindo reduzir o campo de ação da equipa de Coimbra e aproximar-se, centímetro a centímetro, da área de Peiser.

Numa jogada de insistência, Carrilo atirou uma bomba à trave e, na recarga, Wolfswinkel, usou a cabeça para marcar no primeiro remate que fez no jogo. Um enorme suspiro de alívio percorreu as bancadas de Alvalade. É que com este golo o Sporting continua a depender de si próprio para chegar ao ambicionado terceiro lugar que abre as portas da liga dos milhões. O jogo seguiu frenético até final, o Sporting podia ter voltado a marcar, mas a Académica também se pode queixar de um corte de Polga com o braço.

O JOGO: O Sporting bateu ontem a Académica, por 2-1, e mantém viva a esperança de ascender ao terceiro lugar da Liga ZON Sagres, que tem por recompensa um lugar na milionária Liga dos Campeões. Este era o objetivo para este encontro, mas a verdade é que o leão teve de sofrer para alcançar a vitória, de tão evidentes que foram as consequências da eliminação nas meias-finais da Liga Europa. Pela primeira vez desde que, a 14 de fevereiro, Ricardo Sá Pinto assumiu o comando técnico da formação verde e branca, esta entrou em campo com claro défice de intensidade, sem a chama que se tornou imagem de marca, tornando óbvio o cansaço, físico e psicológico, da "ressaca" de Bilbau. Mais: pela primeira vez, Sá Pinto viu a sua equipa encaixar um golo em Alvalade - foi Polga quem marcou na própria baliza - e Só Rui Patrício evitou que um qualquer adversário imitasse a proeza do central campeão do mundo.

O Sporting planeava apresentar-se com algumas alterações, nomeadamente o regresso ao onze inicial de Onyewu, Elias e Izmailov, mas as contrariedades começaram ainda antes do apito inicial: o médio russo sucumbiu a problemas físicos e, à última hora, foi rendido por Carrillo. Assim, o peruano ocupava o lado direito do ataque, com Capel no flanco oposto e Van Wolfswinkel no eixo, enquanto, atrás deles, no retorno ao 4x2x3x1, Elias e Schaars construíam um duplo pivô e Matías Fernández procurava jogar, com liberdade, a partir da posição 10.

A Académica, por seu turno, orientada por outro ex-jogador que fez carreira com base na raça, Pedro Emanuel, surgia num 4x3x3 repleto de preocupações defensivas: sem bola, o ponta de lança, Rui Miguel, era o primeiro defesa, procurando limitar a ação de Schhars e Elias, travando a saída dos leões para o ataque. Foi mesmo a Briosa quem conseguiu algum ascendente na etapa inicial, perante o futebol lento e previsível do Sporting. Percebia-se, contudo, a dificuldade visitante em fazer face a qualquer aceleração dos anfitriões, como ficou claro, aos 29', no lance de Capel que permitiu o golo inaugural de Carrillo. A vantagem não fez bem ao grande de Lisboa e a crescente passividade teve os seus custos à beira do intervalo: muito espaço para o cruzamento de Nivaldo e azar de Polga (44')...

A chegada do segundo tempo pouco trouxe de novo e só à entrada para a última meia hora - coincidindo com a substituição de João Pereira por Pereirinha -, o Sporting assumiu o assalto à baliza da Académica, aplicando a pressão que se exige a quem tem como "cenoura" a participação na mais importante competição de clubes no planeta - e o encaixe mínimo de 9,3 milhões de euros, na fase de grupos.

O prémio foi o golo de Van Wolfswinkel - aos 77' -, mas o leão tem de descansar o corpo e a cabeça se quer dar o próximo passo: a chegada à Champions passa por vencer no terreno do... campeão, FC Porto.

Opiniões

O treinador do Sporting, Ricardo Sá Pinto, e o da Académica, Pedro Emanuel, em declarações à TVI após o triunfo leonino por 2-1 na jornada 28 da Liga. O técnico leonino admitiu que o a meia-final com o ATh. Bilbao teve influência an exibição desta noite:

Sá Pinto
«O objetivo passava por ganhar este jogo. Foi o que aconteceu. Como se calcula, a qualidade de jogo, a intensidade de jogo e o ritmo que gostamos de impor não foi possível. Não por falta de vontade dos jogadores, mas sim porque houve carga emocional e física muito grande no último jogo da Liga Europa. Isso pesou neste jogo. Mas destaco a entrega deles, a forma solidária como todos se envolveram neste jogo. Izmailov e João Pereira? Tivemos uma adversidade com o Marat, que sentiu uma pequena dor. Não é nada de grave, mas criou-lhe algum desconforto. Não quisemos pôr em causa o resto da época. Em relação ao João Pereira sentiu uma dor no pé e estava algo fatigado.»

Pedro Emanuel
«Não dependemos de nós, sabemos que este grupo tem valor. Chegar aqui a Alvalade no momento que atravessamos e ter esta entraga e dedicação ao jogo acaba por não ser fácil. A realidade é que não produzimos em pontos o que fazemos de jogo. Hoje houve grande abnegação, com critério nas saídas de bola. Quem não mata, morre e tivemos ocasiões que nos podiam dar outro ânimo no jogo. Mas os jogadores deram tudo, nesse aspeto não há nada a apontar. U. Leiria-Feirense? Não vou comentar. É uma situação nunca vista. É pena que acabe desta forma. Eu tenho de me responsabilizar pelo momento da equipa. O grupo de trabalho vai lutar até ao fim.»
 

Pedro Emanuel, treinador da Académica, comenta a derrota em Alvalade, frente ao Sporting, no fecho da 28ª jornada da Liga, em declarações na sala de imprensa, rompendo o «blackout» decretado pelos estudantes, tal como, aliás, o presidente do clube, José Eduardo Simões:

«Apesar de tudo, foi bastante evidente a nossa postura e a maneira como viemos a Alvalade,. No momento que a Académica atravessa e no momento que o Sporting atravessa, vir aqui com esta seriedade, competência, organização, a suster o ímpeto do Sporting, sofrer um golo e ter a capacidade de reagir e equilibrar o jogo, é certo que com alguma felicidade, e depois entrar com a mesma determinação na segunda parte, com quase 15 minutos sem que o Sporting conseguisse chegar à nossa área, continuar por cima do jogo, e sofrer um novo golo da maneira que sofremos, deixa-nos um amargo de boca. O Sporting soube tirar partido de um ressalto, mesmo assim a Académica não desistiu, tentámos chegar mais próximo da área, podíamos ter dito maior acerto no último passe, mas o que fica para a história é que a Académica perdeu, num jogo em que o resultado mais justo seria o empate.»

[Depois de 16 jogos sem vencer, vai ser o tudo ou nada frente ao V. Setúbal, em Coimbra] «Essa é a realidade e temos de enfrentá-la dessa forma. Antes deste jogo dependíamos de nós, já não dependemos, dependemos sim do querer e determinação, com esta organização e capacidade de impor o seu futebol, mesmo com todas as dificuldades que os jogadores estão a passar, sobretudo em termos anímicos, mas que a ineficácia tem castigado.»

[Sobre o trabalho do árbitro] «Se não comentei até agora, não é agora que o vou fazer, muito menos arranjar qualquer tipo de desculpas. Não vou alterar a minha postura.»

Adrien, médio da Académica, depois da derrota frente ao Sporting, na 28ª jornada da Liga, à TVI:

«É uma situação difícil, mas faz parte da profissão. Não podemos baixar os braços, temos de continuar a lutar. Mostrámos que temos grande carácter, mas não concretizámos mais uma vez as situações que criámos.»

[Sobre o facto de a União de Leiria ter defrontado o Feirense, também na luta pela permanência, com apenas oito jogadores] «São coisas que não me dizem respeito, há pessoas indicadas que vão resolver esses assuntos.»

José Eduardo Simões, presidente da Académica, insurgiu-se, no final do jogo com o Sporting, contra o facto da U. Leiria, no domingo, ter jogado com apenas oito jogadores frente ao Feirense, classificando a atual edição da liga como «o campeonato da vergonha» e da «mentira desportiva».

«Ontem tivemos um jogo de oito contra onze. Tudo o que se passou nos últimos dias em relação a esse jogo é de bradar, não aos céus, mas à verdade desportiva. É uma vergonha para todos os intervenientes. A U. Leiria serviu de cobaia a outros que não pagam salários? Porque é que nos outros casos isso não acontece? Que estranho exemplo é este? Oito contra onze? Podiam ter sido sete, alguém podia ter sido expulso ou magoar-se. Isto a partir de agora vai ser assim? Vamos jogar mais vezes sete contra oito? Oito contra nove? Vamos jogar andebol?», começou por destacar o dirigente no auditório Artur Agostinho.

O presidente da Académica considera que a classificação ficou adulterada depois do Leiria ter jogado com apenas oito jogadores e achou estranho que este caso se tenha verificado apenas com o Leiria. «Eu sou responsável pelo que se passa na Académica. Na Académica pagam-se salários. Vamos continuar com isto até ao fim? Com o Leiria a jogar com sete ou oito? Ontem houve um jogo que contribuiu para que a época de 2011/12 seja a época da vergonha. Acho muito estranho só se ter passado ali. O que está por trás disto?», perguntou.

O responsável máximo da equipa de Coimbra disse ainda que não vai desistir e vai lutar até ao fim.

«Vamos disputa as duas jornadas que restam com toda a determinação para que esta mentira desportiva seja atenuada. Há falhas regulamentares gravíssimas para que estas situações possam acontecer. Já falei com o presidente da liga. Os clubes em junho entregam as certidões e estão licenciados, depois deixam de pagar e não há problemas. Parece que ninguém se preocupa. Só quando as coisas rebentam é que se pensam», destacou.

José Eduardo Simões exige uma «regulamentação efetiva» e que a liga não aja por reação.«Tem que fazer o que se faz em qualquer campeonato. Perca de pontos, descidas de divisão. Esta parece uma liga amadora. O que digo não é de agora, já vem de há muitos anos. Pelos vistos sou uma voz isolada, ninguém me ouve. A maioria não quererá isto. Quer contratar jogadores em janeiro e ficar a dever a todos os outros», insistiu.

O presidente da Académica defende que o que se passou em Leiria «é gravíssimo», « não ser que achem que foi um episódio de folclore, um episódio burlesco e divertido». «Se for assim, nada tenho a acrescentar», destacou ainda.


Destaques

A figura: Carrillo
O jovem peruano foi aposta certa de Sá Pinto, que à última hora «perdeu» Izmailov, após queixas no aquecimento. Carrillo, que assinou o segundo golo na Liga, participou nas duas jogadas perigosas do Sporting na primeira parte, uma delas golo. Depois de aos 12 minutos se ter atrapalhado com a assistência de Matías nas «barbas» de Peiser, revelou firmeza aos 30, quando cabeceou picado para o golo inaugural. Muita vontade de mostrar serviço, nem sempre com o discernimento necessário, próprio da idade e da inexperiência. Disso exemplo foi a opção por rematar aos 51 minutos, quando Van Wolfswinkel estava bem posicionado para receber a bola. Mas voltaria a ser fundamental. Aos 77 minutos, acertou na trave, permitindo a Van Wolfswinkel assinar a vitória na recarga. Carrillo foi, por tudo isto, um «suplente» de primeira, que entrou de cabeça e quase saiu de bicicleta.

O momento: autogolo
Mais do que pontuar, a Académica entrou em Alvalade decidida a vencer, apesar de ter várias baixas na equipa, pelo que o golo sofrido aos 30 minutos era um balde de água fria que em muito abalava as convicções dos estudantes. Mas nunca desistiram e o empate comprovou-o: jogada de insistência, primeiro Marinho, depois Nivaldo a cruzar com perigo e Polga a introduzir a bola na própria baliza. Um empate que mobilizou ainda mais a Briosa para a segunda parte. A terminar, Polga podia ter estado ligado a nova igualdade no marcador, caso o árbitro Hugo Miguel tivesse assinalado falta para castigo máximo, após remate de Marinho.

A desilusão: Elias
É o jogador mais fresco do meio-campo, uma vez que não jogou na Liga Europa, que terminou há dias para o Sporting, pelo que tinha todas as condições para participar ativamente no jogo e fazer a diferença. Schaars e Matías também estiveram uns furos abaixo, mas o brasileiro não se pode desculpar com o cansaço. Saiu sem surpresa aos 57 minutos, para a entrada de André Martins.

Outros destaques

Capel
Das lágrimas ao sorriso, Capel continua a ser uma das melhores contratações do Sporting desta época e os adeptos adoram-no. Tem a capacidade de decidir, com cruzamentos rápidos, praticamente meios-golos, tal como aconteceu nesta noite, com Carrillo, a picar a bola após um passe fantástico. O espanhol bem tentou dar outro rumo ao leão, mas num jogo muito aquém dos seus companheiros, tanto Wolfswinkel na frente, como Schaars, Elias e Matías no miolo, não teve a exibição que merecia.

Rui Patrício
Teve mais trabalho que Peiser, sofreu um golo que não preveria, mas foi decisivo em dois lances na primeira parte, ao negar o golo a Nivaldo e a Rui Miguel. Logo aos dez minutos, o esquerdino atirou uma bomba que o guarda-redes defendeu por cima da trave; aos 41 defendeu um remate de Rui Miguel, muito bem posicionado para o empate. Acabou por ser batido por Polga.

Nivaldo
Na ausência do castigado Hélder Cabral, Nivaldo recuou à defesa, mas sempre de olho no ataque. Logo aos dez minutos, um soberbo remate obrigou Rui Patrício a uma grande defesa, em cima do intervalo esteve no cruzamento que obrigou Polga a marcar na própria baliza. Ao longo do jogo melhorou no apoio à defesa, mas esteve melhor no aspeto ofensivo.

Diogo Valente
Não tem jogado com a regularidade que desejaria, mas cumpriu com rigor a sua missão. Foi pelo seu lado que os estudantes mais exploraram o ataque e só não foram bem sucedidos porque faltou quase sempre acerto no último toque.

Adrien
Lutou muito, tal como Diogo Melo. Aliás, muito do que o meio-campo criativo do Sporting não fez também foi fruto do seu trabalho. Fez alguns passes à procura do golo, mas não foram aproveitados.

 

Os Briosos

Peiser 6 - Sofreu dois golos e em nenhum lhe podem ser apontadas culpas diretas. Em tudo, tranquilíssimo.
Cédric 5 - Estava a atinar com a marcação a Capel até... aos 29'. Aí, deixou o extremo leonino cruzar para o 1-0.

João Real 5 - Cumpriu com simplicidade a missão defensiva, sem brilhos mas também sem erros relevantes.

Abdoulaye 6 - Pelo ar, esteve quase, quase exemplar. Em dia de luto, deu luta lá atrás e foi autor de vários cortes decisivos - entre eles os dos 69' e aos 76'.

Nivaldo 5 - No golo leonino, viu-se batido por Carrillo, falha que tentou corrigir no 1-1, com o cruzamento traiçoeiro que deu no autogolo de Polga.

Adrien Silva 6 - Abriu as hostilidades, com o primeiro remate (4') e, neste regresso a Alvalade, pautou o ritmo da equipa. Na segunda parte, viu-se menos mas fechou o jogo com um livre... para Rui Patrício.

Diogo Melo 5 - Presença forte a meio-campo, foi sempre ao choque e foi essencial a tornar Matías mais inofensivo.

David Simão 3 - Alguma dureza nas entradas a meio-campo ajudaram a sair ao intervalo.

Marinho 6 - Nas alas foi fonte de preocupação e teve duas ocasiões para marcar (14' e 56').

Diogo Valente 6 - Foi o principal municiador da equipa, tendo brilhado nos passes para Marinho (14' e 56') e para Rui Miguel (40').

Rui Miguel 5 - Dispôs de três oportunidades para bater Rui Patrício, mas em todas não teve pontaria suficiente. Mesmo assim, mérito no incómodo dado.

Edinho 4 - Trouxe frescura para os contra-ataques.

Saulo 2 - Causou susto na área leonina, aos 89'.

Danilo 1 - Sem tempo.


Lances chave

4' Erro de Schaars proporciona a progressão de Adrien, que ganha espaço e atira forte, mas por cima.
5' Diogo Valente solta-se pela esquerda do ataque visitante e cruza rasteiro, com muito perigo, mas Rui Miguel chega atrasado para o desvio fatal.
9' Na sequência de um lance de um livre para a área, a bola é aliviada e sobra para Nivaldo, que estoira, de muito longe, obrigando Rui Patrício a desviar para canto.
12' A Académica falha a saída para o ataque, Matías Fernández solta Carrillo na área, mas o domínio deficiente não lhe permite fazer o golo, ganhando apenas o canto.
25' Rui Miguel tenta surpreender Rui Patrício com um remate pronto, à entrada da área, mas o guardião segura o tiro traiçoeiro.
29' [1-0] Grande trabalho de Capel no flanco esquerdo do ataque leonino, ultrapassando Cédric e ganhando espaço para o cruzamento: aproveitando a movimentação de Van Wolfswinkel, visa o segundo poste, onde Carrillo aparece a cabecear para o golo.
40' A Académica marca de imediato uma falta duvidosa, deixando Rui Miguel em posição privilegiada para marcar, mas Rui Patrício volta a responder com uma defesa difícil ao remate forte do avançado rival.
44' [1-1] Perante a passividade leonina, a Académica insiste no ataque, joga pela esquerda, de onde Nivaldo arranca o cruzamento: Polga mergulha para cortar e acaba por desviar a bola para o fundo da sua própria baliza.
51' Carrillo passa por Nivaldo, entra na área e, com ângulo reduzido, atira ao lado.
54' Bom trabalho de Rui Miguel sobre Onyewu, mas o remate, de longe, sai sem direção.
56' Diogo Valente aproveita o desequilíbrio da defensiva leonina para lançar a entrada de Marinho, mas este, em posição privilegiada, atira por alto.
67' Na sequência de um canto, a bola sobra para Van Wolfswinkel que, de primeira, com o pé esquerdo, falha por muito.
77' [2-1] Golo de Van Wolfswinkel.
Vitamina Ricky
O Sporting começava a carregar com mais intensidade, mas as oportunidades de golo tardavam em surgir quando um lance quase fortuito acabou por favorecer as suas ambições. A insistência leonina foi recompensada, depois de uma bola enviada, a pingar, para a área, que Peiser decidiu disputar, aliviando para a zona frontal e perdendo posição na baliza. De pronto, Carrillo tenta aproveitar o momento, dispara com intenção, levando a bola a embater na trave. Alívio momentâneo dos visitantes, já que, na recarga, sem vigilância, Van Wolfswinkel faz, de cabeça, o golo da vitória.
90' Em lance de contra-ataque, Van Wolfswinkel ganha espaço sobre a esquerda e tenta servir Capel, mas Peiser interceta o cruzamento, evitando o golpe fatal.
90'+4' Livre direto em posição frontal, no fim do tempo de compensação, batido por Adrien, mas Rui Patrício segura sem dificuldade.


Minuto a minuto

90' FINAL DO JOGO! Sporting - 2 Académica - 1. Carrillo, que era para ter começado no banco, fez o primeiro golo aos 30 minutos. O peruano entrou para substituir Izmailov, que se lesionou no aquecimento. Um autogolo de Polga, aos 45, deu o empate à Académica. Van Wolfswinkel fez o golo da vitória aos 77 minutos.
90' Livre a favor da Académica. Remate de Adrien, que Rui Patrício segura.
90' O árbitro dá três minutos de descontos
89' Os jogadores da Académica reclamam mão na área. Existe efetivamente mão de Polga
85' CARTÃO AMARELO para Daniel Carriço (Sporting )
83' SUBSTITUIÇÃO Académica . Sai Diogo Melo entra Danilo
81' CARTÃO AMARELO para Nivaldo (Académica )
80' SUBSTITUIÇÃO Sporting:sai Matías Fernandez, entra Daniel Carriço
79' CARTÃO AMARELO para Stijn Schaars (Sporting).
77' GOOOOOOOLLLLLOOOOOOO!!! SPORTING ! 2-1 por Van Wolfswinkel. Remate de Carrillo à trave. Van Wolfswinkel, na recarga, não falha.
74' Matías Fernández tenta lançar um Capel, mas Abdoulaye antecipa-se
72' CARTÃO AMARELO para Edinho (Académica)
71' Livre a favor da Académica. Muito longe da baliza de Rui Patrício, mas Edinho tenta a sorte. A bola esbarra contra a barreira
68' SUBSTITUIÇÃO Académica: sai Diogo Valente, entra Saulo.
67' Pereirinha tenta servir André Martins. Abdoulaye corta a jogada. É canto a favor do Sporting. Na sequência do lance, Van Wolfswinkel atira muito ao lado
63' Informação oficial: estão 29.340 espectadores no Estádio José Alvalade.
61' SUBSTITUIÇÃO Sporting: sai João Pereira, entra Bruno Pereirinha
59' Sá Pinto prepara-se para fazer entrar Bruno Pereinha
57' SUBSTITUIÇÃO Sporting: sai Elias, entra André Martins.
56' Boa iniciativa individual de Diogo Valente, que se livra de alguns adversários para servir Marinho, na esquerda. O número 20 tenta o remate cruzado, mas falha o alvo.
55' Cruzamento da esquerda, para a área sportinguista. João Pereira, pressionado por um adversário, corta para fora.
53' Rui Miguel tenta surpreender Rui Patrício, mas atira muito ao lado.
51' CARRILLO!!! Que perdida do peruano, com um remate cruzado ao lado do poste direito de Peiser, quando tinha Van Wolfswinkel bem posicionado...
47' ADRIEN! Passe a rasgar a defesa do médio cedido pelos leões, à procura de Edinho, mas o português falha a interceção!!!
46' RECOMEÇA A PARTIDA. Sai a Académica!
45' Pedro Emanuel vai à procura da vitória
45' SUBSTITUIÇÃO Académica . Sai David Simão entra Edinho
45' INTERVALO NA PARTIDA ENTRE Sporting e Académica: com um autogolo de Polga, a Académica chegou ao empate no último minuto da primeira parte, depois de Carrillo ter dado vantagem aos leões. Uma primeira parte bem disputada, com a equipa de Alvalade a procurar impor um ritmo elevado, mas sem conseguir criar oportunidades para visar a baliza de Peiser.
45' Mais um minuto...
45' AUTOGOLO! 1-1 por Anderson Polga (Sporting ): jogada de insistência da Académica, Nivaldo cruza da esquerda e Polga, ao tentar antecipar-se, corta de cabeça para...golo.
41' Grande oportunidade para a Académica na marcação de um livre que surpreendeu a defesa do Sporting. Rui Miguel, destacado diante de Rui Patrício, permitiu a defesa do guarda-redes.
39' Polga desarma Rui Miguel no interior da área do Sporting. O avançado pede penalty, mas o árbitro marca canto.
36' CARTÃO AMARELO para Diego Capel (Sporting ) por protestos.
33' Capel combina com Insúa e volta a cruzar com perigo, mas Wolfswinkel não chega à bola.
30' GOOOOOOOLLLLLOOOOOOO!!! SPORTING ! 1-0 por Carrillo: Capel, pressionado por Cédric, desce pela esquerda até à linha de fundo e cruza tenso para Carrillo, no coração da área, cabecear para o fundo das redes.
29' O Sporting insiste pelo flanco direito onde se concentram João Pereira, Carrillo e Matías.
28' Carrillo cruza com perigo da direita, mas a defesa da Académica resolve.
25' Rui Miguel atira forte da direita, Rui Patrício estava atento.
23' Livre de Matías, mas a defesa da Académica afasta sem problemas.
18' Cruzamento perigoso de Cédric e Polga corta para canto.
15' Diogo Valente cruza da esquerda para o segundo poste onde surge Marinho destacado, mas o médio demora a controlar a bola e acaba por a perder.
12' Bom lance do Sporting sobre a esquerda, com Matías a combinar com Carrillo.
10' CARTÃO AMARELO para David Simão (Académica )
10' Nivaldo atira de longe e obriga Rui Patrício a defesa apertada junto à trave.
7' O Sporting conta com um forte apoio da parte dos adeptos que ainda não se cansaram de puxar pela equipa.
6' Rápido contra-ataque da Académica a apanhar a defesa do Sporting em contra-pé. Diogo Melo, sobre a esquerda, atirou cruzado, mas não surgiu ninguém na área para finalizar.
5' Schaars perde uma bola e proporciona um lance de perigo para a Académica, com Adrien a atirar forte de longe, mas por cima.
3' O Sporting procura impor um ritmo intenso desde o primeiro apito.
1' COMEÇA A PARTIDA ENTRE Sporting e Académica, saiu a equipa da casa.
0' ALTERAÇÃO DE ÚLTIMA HORA: Izmailov ficou fora do onze, ao que tudo indica por problemas físicos, entrando Carrillo para o seu lugar
0' Ainda não há números oficiais, mas as bancadas de Alvalade estão bem preenchidas, com mais de vinte mil adeptos.
0' Grande abraço entre Sá Pinto e Pedro Emanuel antes do início do jogo, com o treinador do Sporting a deslocar-se ao banco da Académica
0' As equipas estão de volta, o Sporting com o seu equipamento tradicional, enquanto a Académica, como já tínhamos dito, toda de branco e uma faixa preta no braço.
0' O nome do treinador Sá Pinto foi o mais aplaudido quando foi divulgada a equipa do Sporting no estádio.
0' As equipas terminaram o aquecimento e regressaram aos balneários.
0' Os dois clubes estão em «blackout», portanto, o final do jogo, tirando a «flash interview», vai ficar marcado por um profundo silêncio da parte dos protagonistas.
0' ACADÉMICA: Peiser; Cédric, Abdoulaye, João Real e Nivaldo; Diogo Melo e Adrien; Marinho, David Simão e Diogo Valente; Rui Miguel.
Suplentes: Ricardo, João Dias, Hugo Morais, Magique, Edinho, Saulo e Danilo.
0' Do lado da Académica, Edinho começa o jogo no banco. O homem mais adiantado na equipa de Pedro Emanuel será Rui Miguel.
0' Os jogadores da Académica estão a aquecer com calções brancos. Deve, assim, confirmar-se o pedido dos estudantes para atuarem esta noite de «luto», todos de branco com uma braçadeira preta no braço, por «morte da verdade desportiva», em alusão ao facto do Leiria ter defrontado o Feirense com apenas oito jogadores.
0' SPORTING: Rui Patrício; João Pereira, Onyewy, Polga e Insúa; Elias e Schaars; Izmailov, Matías e Capel; Van Wolfswinkel.
Suplentes: Tiago, Carriço, André Martins, Pereirinha, Carrillo, Jeffrén e Seba.
0' As duas equipas acabam de subir ao relvado para os habituais exercícios de aquecimento.
0' O Sporting acaba de divulgar na sua página do Facebook o onze inicial para esta noite. Um onze que conta com o regresso de Onyewu ao eixo da defesa em detrimento de Xandão. Em relação ao último jogo com o At. Bilbao, Pereirinha e André Matins também cedem os respetivos lugares a Elias e Izmailov.
0' No último encontro, os leões ganharam 2-0 com um bis de Yannick Djaló, mas há duas épocas os estudantes saíram de Alvalade com os três pontos, depois de vencerem por 2-1
0' Em termos de histórico, em 59 jogos realizados em Alvalade para o campeonato, o Sporting ganhou 45, empatou oito e perdeu apenas seis
0' Na Académica, Orlando, Éder, Pape Sow, Reiner e Diogo Gomes estão lesionados, enquanto Flávio e Hélder Cabral vão cumprir castigo
0' No Sporting, Rodríguez e Rinaudo são as baixas conhecidas, por lesão
0' Nem Ricardo Sá Pinto nem Pedro Emanuel fizeram a antevisão do encontro, uma vez que as duas equipas estão em «blackout» por tempo indeterminado. Isto significa, ainda, que não há informação sobre convocados ou atualização do boletim médico
0' A contestação tem subido de tom e o espectro da descida é cada vez mais incómodo. Pedro Emanuel diz que tem faltado a sorte do jogo, mas a Académica continua a depender só de si para ficar na Liga
0' Cinco derrotas seguidas, associadas à vitória do Feirense nesta ronda, empurraram os estudantes para a zona de despromoção
0' O terceiro lugar, afinal, já não está tão longe, depois da derrota do Sp. Braga, e, em caso de vitória sobre a Académica, basta superar FC Porto (Dragão) e Sp. Braga (Alvalade) nas últimas rondas. Também o quarto posto ficará praticamente garantido
0' Dar seguimento às vitórias no campeonato, somando a quinta consecutiva, é o objetivo do leão, concentrado agora em exclusivo na prova, depois da eliminação nas meias-finais da Liga Europa
0' Boa tarde e seja bem-vindo a Alvalade, palco do Sporting-Académica, no encerramento da 28ª e antepenúltima jornada da Liga. O Maisfutebol vai acompanhar este jogo AO MINUTO, fique ligado!

Árbitro

Hugo Miguel - nota 2

O tribunal de O JOGO
Braço de Polga na área gera dúvida

Num jogo com dois lances na área passíveis de grande penalidade, o ocorrido aos 89' foi o que suscitou leve discórdia no painel de juízes do Tribunal de O JOGO. Se na opinião de Jorge Coroado e Pedro Henriques a jogada foi acidental, já José Leirós entende que Polga corta a bola com o braço, sendo o lance merecedor de castigo máximo. Árbitro também pecou ao assinalar um fora de jogo inexistente a Van Wolfswinkel (88')

Momento mais complicado

89' Bola rematada por Marinho bate no braço de Polga. Há motivo para grande penalidade?

Jorge Coroado

+ A bola foi jogada muito perto, com força, encontrando o dorso de Polga e não o braço. Não houve motivo para castigo máximo.

Pedro Henriques

+ Não há motivo para grande penalidade. O remate é feito de perto, de forma inesperada e é a bola que vai à mão de Polga, que a tinha em posição natural e não lhe tocando de forma deliberada e intencional.

José Leirós

- Grande penalidade por assinalar. Polga faz um movimento com o braço que não pode fazer; ao levantá-lo com aquele movimento, impediu que a bola passasse quando foi jogada.

Outros casos

20' David Simão deveria ter visto o segundo amarelo por atingir Schaars no baixo ventre?
38' Polga derruba Rui Miguel na área?
81' Entrada de Nivaldo sobre Capel justifica apenas a exibição do cartão amarelo?
88' Foi bem assinalado o fora de jogo a Van Wolfswinkel, que isolaria Capel?

Jorge Coroado

+ David Simão fez um gesto inadvertido, tentanto jogar a bola com o calcanhar, acabando por atingir Schaars, mas sem maldade, não justificando ação disciplinar.
+ Polga não toca em Rui Miguel nem joga a bola. Academista cai de joelhos como que pedindo a Deus uma benesse que o diabo não concedeu.
+ Nivaldo foi imprudente, cometendo infração perigosa por trás sobre Capel. Não foi violento nem grosseiro. Cartão amarelo aplica-se.
- Van Wolfswinkel estava no limite, no seu meio-campo, não justificando a intervenção do assistente que, mal colocado, induziu o árbitro em erro.

Pedro Henriques
+ David Simão tenta jogar a bola de calcanhar e acaba, de forma negligente e acidental, por atingir Schaars. Lance sem motivo para ação disciplinar.
+ Polga entra em "tackle", mas, como as imagens mostram, não toca em Rui Miguel, pelo que não houve motivo para grande penalidade.
+ Embora seja uma entrada dura e aparatosa, é uma infração apenas imprudente sobre Capel que justifica apenas a exibição do cartão amarelo.
- Fora de jogo incorretamente assinalado, pois Van Wolfswinkel está antes da linha de meio-campo quando faz a tabela com Capel.

José Leirós
+ A forma acidental como David Simão atingiu o adversário apenas é punida tecnicamente. O árbitro decidiu bem.
+ Sem qualquer falta, Polga, apesar de entrar em carrinho, não chega a atingir o adversário, que se deixou cair.
+ Cartão amarelo bem exibido, pois tratou-se apenas de uma entrada imprudente sobre o adversário.
- Novo erro do assistente Hernâni Fernandes, ao assinalar mal um fora de jogo a Van Wolfswinkel, que estava no seu meio-campo.

Apreciação global

Jorge Coroado
Jogo com algum nervoso miudinho, a exigir do árbitro atenção redobrada, o qual, genericamente, cumpriu com o exigido, se bem que no campo disciplinar pudesse ter sido mais comedido.

Pedro Henriques
Numa partida intensa e muito disputada, a arbitragem foi, técnica e disciplinarmente, positiva, tendo as tomadas de decisão sido maioritariamente assertivas.
José Leirós
Num jogo bem disputado, o árbitro cometeu alguns erros, o mais grave perto do final do jogo. Os árbitros assistentes cometeram erros mais influentes auxiliando mal o árbitro.

Outros

Liga recusa protesto por "época da vergonha"
Liga Portuguesa de Futebol Profissional
Académica pretendia que os seus jogadores atuassem de braçadeira preta e equipamento branco, mas só a segunda via foi autorizada. Críticas duras do líder da Briosa.

O pedido feito pela Académica à Liga Portuguesa de Futebol Profissional para que os seus atletas jogassem com uma braçadeira preta, isto mediante a utilização do equipamento alternativo (que é branco), foi rejeitado pelo organismo, mas não impediu que o presidente da Briosa, José Eduardo Simões, deixasse duras críticas à forma como o campeonato nacional tem decorrido, com particular incidência no caso ocorrido na Marinha Grande, anteontem, no encontro entre o Leiria e o Feirense, em que os da casa alinharam de início com apenas oito elementos. O líder da Académica foi contundente: "Este campeonato nacional apenas pode ser classificado como sendo o da vergonha e da adulteração da verdade desportiva!"

Revoltado, José Eduardo Simões prosseguiu com críticas ao presidente da Liga, Mário Figueiredo, lembrando algumas propostas que já teve "oportunidade de sugerir". "Tivemos um jogo de 8 contra 11 na Marinha Grande. O que se passou nesse jogo brada à verdade desportiva, pois o Leiria não é o único clube com dívidas e serviu de bode expiatório. O jogo não devia ter ocorrido. O Leiria serviu de cobaia para os outros que não pagam salários. Vai começar a ser assim? Vamos jogar andebol ou râguebi de sete?", questionou, prosseguindo a ofensiva: "Na Académica pagam-se salários. Os reguladores parecem deixar andar, a ver o que se passa. Há falhas regulamentares gravíssimas. Já mostrei a minha estranheza ao presidente da Liga e o que tive como resposta foi: 'Não sei o que fazer. É estranho. Os clubes entregam as certidões.' Só quando as coisas rebentam é que há problemas", frisou, apontando soluções: "É preciso uma regulação efetiva, tem de ser proativa. Chamem os clubes e jogadores, verifiquem o que se passa. Castigue-se a perda de pontos ou exclusão dos campeonatos. Somos uma liga profissional que é amadora."

Imagens: Maisfutebol e LPFP

Sem comentários:

Enviar um comentário