22 de maio de 2012

Académica: semana de muitas decisões

Há 16 jogadores em final de contrato e uma nova época para preparar

Terminada a época com chave de ouro, a Académica vira-se agora para o planeamento da próxima temporada, que será cumprida com um plantel bem diferente. Ao todo, há 16 jogadores em final de contrato e, muito provavelmente, a maior parte deles deixará Coimbra. Ainda para mais, o orçamento será mais baixo, mesmo em ano de regresso às competições europeias...

Há, desde logo, cinco atletas emprestados que regressam aos respetivos clubes: Cédric, Adrien (Sporting), Abdoulaye (F.C. Porto), David Simão (Benfica) e Edinho (Málaga). No caso do último, os estudantes detêm opção de compra, mas o valor estipulado para o passe, 500 mil euros, torna impossível a aquisição.

Depois, há nove elementos sobre os quais pairam muitas dúvidas. A direção até poderá quer manter boa parte deles, mas a verdade é que alguns têm bastante mercado. São os casos de Habib, Diogo Melo ou Diogo Valente. Danilo, que perdeu preponderância na equipa na segunda metade da época, está também numa situação semelhante à de Edinho, mas, neste caso, existe maior abertura negocial.

Mais fácil será o caso de Rui Miguel, jogador da «casa» e com influência no balneário, até porque o clube tem opção sobre o avançado por mais duas épocas. Ao contrário, Orlando e Diogo Gomes estão em situação delicada depois de não terem jogado praticamente toda a época devido às lesões.

Finalmente, além da saída já anunciada de Éder para Braga, há jogadores com menos probabilidades de renovar, como Hugo Morais ou Saulo, pela pouca utilização, tal como Mvom, embora este, à semelhança de Danilo, também tenha a seu favor alguma margem negocial.

Quem tem contrato também não está certo para o ano, como os avançados William Araújo e Fábio Luís que já manifestaram disponibilidade para saírem, por forma a poderem jogar com mais regularidade.

A semana promete ser bastante atarefada em Coimbra, enquanto a equipa continua a trabalhar. Esta terça-feira, haverá um almoço do grupo em jeito de fecho de época, podendo ainda prolongar-se os treinos até sexta-feira caso seja possível agendar, nesse dia, um jogo particular com a seleção de Angola, que virá estagiar no nosso país.

in Mais Futebol

Sem comentários:

Enviar um comentário