21 de maio de 2012

Briosa recebida em Coimbra por milhares de adepts


Jogadores da Briosa recebidos em euforia 

Milhares de adeptos "invadiram" a Praça 8 de Maio, em Coimbra, para receberem os heróis da Académica, que no domingo conquistaram a segunda Taça de Portugal da história do clube.

Os jogadores da Briosa chegaram à praça num autocarro descapotável, num percurso efetuado de forma muito lenta, dado o enorme fluxo de pessoas na zona. A festa foi enorme na cidade estudantil, com gritos de incentivo e muitos cachecóis no ar.

Logo de seguida, o plantel da Académica subiu à varanda da Câmara Municipal, celebrando a partir deste ponto, com os seguidores do clube ao rubro. Dentro do edifício, José Eduardo Simões, presidente do emblema, salientou que, com a conquista da Taça, "a responsabilidade passa a ser maior, mas as condições financeiras não serão diferentes" na próxima época.

Após a passagem pelos Paços do Concelho, a equipa seguiu novamente no autocarro pelas principais artérias da cidade, num ambiente de apoteose.

in Record, 

Ponto alto da festa na Câmara

É grande a festa em Coimbra pela conquista da Taça de Portugal. Os adeptos saíram à rua para saudar a equipa, que foi recebida nos Paços do Concelho pelo presidente da autarquia.

Ponto alto da noite de festa em Coimbra, com várias dezenas de milhares de adeptos a vibrar intensamente, sempre entoando cânticos de saudação aos vencedores da Taça de Portugal 20111/2012.

Um autocarro panorâmico transportou a equipa desde a Academia Dolce Vita ao edíficio, zona que foi inundada por milhares e milhares de adeptos, em perfeita loucura pelo feito alcançado esta tarde no Estádio Nacional.

Noutros pontos da cidade, como a reportagem de A BOLA já testemunhou, a festa também se vai fazendo e promete ser pela noite dentro.

Os festejos começaram logo que o apito final foi dado no estádio Nacional, com os academistas a acorrem às ruas com os seus cachecóis e camisolas negras, buzinando nos seus automóveis mostrando o contentamento de uma conquista que não conseguiam há 73 anos.

in A Bola,

Académica recebida em delírio em Coimbra

A multidão ia crescendo à medida que os ponteiros do relógio avançam noite dentro e foram já vários milhares os adeptos que receberam em delírio o autocarro panorâmico com o plantel da Académica. Havia bombos, gaitas de foles, cornetas e apitos de toda a espécie. Por fim, perto da uma da manhã, a comitiva chegou à câmara municipal para mais um brinde de champanhe.

Nas varandas do edifício, os jogadores deram largas à imaginação nos festejos ao som de uma turba em êxtase que gritava o já famoso «nós somos campeões» ou «salta Briosa, olé, olé». Marinho, autor do golo da vitória, foi, naturalmente, o jogador mais saudade, com direito a cânticos personalizados e tudo...

Não foi declarado feriado em Coimbra, como chegou a ser aventado pelo próprio Pedro Emanuel logo após eliminar o F.C. Porto, mas Barbosa de Melo, o autarca, ainda admitiu uma «pequena ponte» para os retardatários no regresso ao trabalho esta segunda-feira¿

O autocarro partiu depois para mais umas voltas pela cidade do Mondego, sempre com muita gente à sua volta, com destaque para a receção na emblemática Praça da República. As capas negras e os «eferreás» invadiram as ruas como se costuma ver e ouvir nas festas dos estudantes da latada à queima das fitas.

Há dez anos que a Académica não era tão aclamada em Coimbra, nessa altura por via do regresso à Liga principal, mas, desta feita, a ocasião foi assinalada em moldes ainda mais grandiosos ou não estivesse em causa um troféu que a Briosa não conquistava há 73 anos.

in Maisfutebol, 

A equipa da Académica foi recebida na madrugada de hoje por milhares de adeptos eufóricos, que se concentraram junto aos Paços do Concelho de Coimbra, num ambiente de grande festa que se estendia pelas ruas da Sofia e Olímpio Nicolau Fernandes.
Faltavam poucos minutos para as 01H00 quando os jogadores, equipa técnica e dirigentes da “Briosa” chegaram ao largo fronteiro ao edifício da Câmara Municipal, num autocarro descapotável, provocando uma enorme explosão de alegria, ao som cânticos e bombos, com bandeiras e cachecóis a agitarem-se no ar.
Já dentro dos Paços do Concelho, os estudantes da academia de Coimbra estenderam as capas negras para os “heróis” do Jamor entrarem e subirem ao varandim para acenar à multidão, enquanto no salão nobre o presidente do município destacava o êxito desportivo da equipa.
Os atletas seguiram depois para a Praça da República, junto à sede da Associação Académica de Coimbra (AAC), onde uma multidão ainda maior os esperava para uma festa que se prolongou pela noite dentro.
A Académica, vencedora da primeira edição, em 1939, conquistou a Taça de Portugal na sua quinta
presença na final, depois de ter estado no Jamor pela última vez em 1969.

in As Beiras, 

Sem comentários:

Enviar um comentário