3 de maio de 2012

Taça de Portugal de 1939 em exposição no Museu Académico

A pouco mais de duas semanas de poderem ver a sua equipa na final da Taça de Portugal, os adeptos da Académica tiveram esta quarta-feira a oportunidade de ficar com uma perspetiva bem real do troféu que é carinhosamente apelidado de prova rainha do futebol português.

Tudo isto porque o Museu Académico inaugurou esta quarta-feira uma exposição intitulada Associação Académica de Coimbra e a 1.ª Taça de Portugal, que estará patente até ao dia 30 de julho, e cuja organização é pertença da Liga dos Amigos do Museu Académico e da Reitoria da Universidade de Coimbra.
Na cerimónia marcaram presença várias figuras ilustres do passado e do presente da Academica, e a boa disposição foi a nota dominante com o pensamento virado, claro está, para a conquista de um troféu que é tão querido em Coimbra, uma vez que a Briosa foi o primeiro clube a levantar a Taça de Portugal, em 1939.

José Eduardo Simões, presidente da Académica, observa o troféu (foto ASF) 

Emídio Guerreiro, presidente da Liga dos Amigos do Museu Académico, demonstrou toda a sua satisfação pelo momento, enfatizando a presença de tanta gente ligada à Academia no Museu, mostrando-se esperançado que os estudantes possam conquistar de novo o troféu:

- Este Museu existe desde 1990 e foi agora dinamizado pela sua Liga de Amigos. Claro que aproveitámos a final da Taça de Portugal para reavivar a memória de todos os Academistas. É um espaço único no mundo pois não há mais nenhum Museu destinado à vida de uma Academia. Esperamos que a inauguração desta exposição seja um tónico decisivo para a Académica na final do dia 20 de maio. Temos cá a original de 1939, que é a única que existe, e agora queremos cá uma réplica. Se acredito que a Académica pode vencer? Claro que sim! Taça é Taça, é só um jogo, e é sempre uma partida diferente de todas as outras. Se os jogadores arregaçarem as mangas, é possível vencer no Jamor.

Na ocasião, Helena Freitas, vice-reitora da Universidade de Coimbra, sublinhou o seu desejo na conquista da Taça. «Espero que a Académica consiga vencer a Taça de Portugal. Há muita gente que gosta do clube, tanto em Portugal como no mundo inteiro, e seria um enorme orgulho para todos nós», afirmou.

Ricardo Morgado, presidente da Direção-Geral da Associação Académica de Coimbra, também expressou o seu sentimento. «Tem sido muito bonito este envolvimento rumo ao Jamor e esperamos que a Académica traga a Taça para Coimbra. Já falta pouco para o grande dia!», referiu.

José Eduardo Simões, presidente da Académica, esteve presente na cerimónia, mas voltou a escudar-se no silêncio e mesmo perante um evento como a Taça de Portugal, que pode ser histórico para o clube, preferiu não prestar quaisquer declarações.

link

Sem comentários:

Enviar um comentário