24 de agosto de 2012

2012/2013 - 02J - Académica - Olhanense: Briosa estreia-se em casa!


Algarvios viajam com sete elementos, entre jogadores e técnicos, que já passaram por Coimbra


O Momento

Académica:

Depois da derrota na Supertaça e do empate, com sabor a vitória, outra vez em Aveiro mas diante do Beira Mar, aos estudantes falta apenas provar o gosto de um triunfo. Seria ouro sobre azul tratando-se da estreia oficial em casa, no renovado relvado do Cidade de Coimbra depois do concerto de Madonna, a 24 de junho. 

Olhanense: 

Os algarvios são, surpreendentemente, os líderes da Liga, à frente de F.C. Porto, Benfica, Sporting e Sp. Braga, por terem sido os únicos, juntamente com o Marítimo, a vencer na primeira jornada. Depois da convulsão que quase deu no despedimento de Sérgio Conceição, é curioso vê-los nesse lugar. Coimbra diz muito a vários elementos do plantel olhanense, a começar pelo treinador e o adjunto Vítor Bruno, e passando por Luís Filipe, Vítor Vinha, Nuno Piloto, Ivanlido e David Silva, que tiveram todos ligação à Briosa ou à cidade. 

Ausências:

Académica: Marcos Paulo e Saleiro, lesionados; João Real, castigado.

Olhanense: Rui Sampaio, em dúvida, por falta do certificado internacional.

Discurso direto:

Pedro Emanuel: «Um ponto é um ponto e temos de lutar por ele. Se jogamos em casa, teremos de tornar a nossa casa uma fortaleza. A conquista dos três pontos é a única coisa que está no nosso pensamento.»

Sérgio Conceição: «Primeiro lugar? É o lugar que ocupamos neste momento... e é bom, é moralizador, mas temos que ser realistas. No entanto, queremos manter esse primeiro lugar porque queremos ganhar em Coimbra, mas para o resto do campeonato tudo voltará à normalidade.»

Histórico de confrontos:

Em 20 jogos, a Académica leva uma natural vantagem neste confronto, com 10 vitórias contra seis dos forasteiros, registando-se ainda quatro empates. Na garganta dos conimbricenses, no entanto, estará atravessada a derrota da época passada. Os algarvios não ganhavam em Coimbra desde 1961 e o jogo assumia foros decisivos na terrível luta final que os estudantes tiveram para se manter na Liga. No final, os de Olhão levaram os três pontos, graças a um golo solitário de Rui Duarte, selaram a permanência, mas elevaram para 15 (!) o número de jogos sem vencer dos comandados de Pedro Emanuel. Mais: as cenas que se seguiram não foram nada bonitas, com troca de acusações entre Sérgio Conceição e o presidente da Briosa, em mais uma reedição de um ódio antigo...

Equipas prováveis:

ACADÉMICA: Ricardo; Rodrigo Galo, Henrique, Reiner e Hélder Cabral; Flávio Ferreira; Makelele e Cleyton; Marinho, Cissé e John Ogu.

Outros convocados: Peiser, João Real, Júnior Lopes, Bruno China, Magique, Afonso e Edinho.

OLHANENSE: Ricardo; Luís Filipe, Vasco Fernandes, Nuno Reis e Babanco; Fernando Alexandre e Jander; Targino, Rui Duarte e Abdi; Yontcha.

Outros convocados: Bruno Veríssimo, Maurício, André Micael, Vítor Vinha, Nuno Piloto, Rui Sampaio, David Silva, Nuno Silva e Ivanildo.

in maisfutbol.iol.pt

Sem comentários:

Enviar um comentário