23 de setembro de 2012

2012/2013 - 04J - Académica - Benfica: Antevisão


O Momento

Académica:

Os estudantes ainda não ganharam esta época e já disputaram seis jogos oficiais, num arranque exigente e inédito em Coimbra. Supertaça, Liga, Taça da Liga e Liga Europa têm mantido os comandados de Pedro Emanuel numa azáfama que, aliada à revolução no plantel (só reforços foram 14), é certo, nunca poderia contribuir para bons resultados. O pior é que o calendário seguinte não é menos complicado, com a Briosa a enfrentar os três grandes, o Apoel Telavive e o Atlético de Madrid, este por duas vezes... no espaço de mês e meio!

Benfica:

A equipa passou no primeiro teste sem Witsel, já depois de ter superado o Nacional sem Javi Garcia, mas não se livrou da sensação de que poderia (deveria?) ter feito melhor em Glasgow. Falta testar a fiabilidade do novo modelo para consumo interno, com a pressão habitual de não poder falhar sob pena de deixar o F.C. Porto isolar-se no topo da tabela. Em situação semelhante à da Briosa, que também jogou para a Europa a meio da semana, as águias contam, todavia, com mais um dia de recuperação.

Ausências:

Académica: Halliche, João Real, Marcos Paulo e Carlos Saleiro, lesionados

Benfica: Luisão, castigado.

Discurso direto:

Pedro Emanuel: «Acho piada a essa pergunta [se o Benfica fica mais fraco sem Luisão, Javi e Witsel] quando se sabe das soluções de um plantel como o do Benfica, que, apesar de perder dois elementos, e mesmo Luisão, tem uma qualidade inegável. Poderá é apresentar dinâmicas diferentes, além de uma possível gestão pela jornada europeia. Nesse particular, aliás, tem mais possibilidade de o fazer que Académica.»

Jorge Jesus: «A Académica é uma das boas equipas do campeonato, normalmente temos jogos muito difíceis em Coimbra. Este ano a equipa da Académica parece-me mais forte, é um sinal que vai ser difícil. Mas o Benfica está preparado para as dificuldades, vem de um jogo moralizante e sabemos que temos valor para ultrapassar a Académica.»

Histórico de confrontos:

Vantagem esmagadora dos encarnados em Coimbra. Num encontro que é um autêntico clássico (136 jogos, no total), o Benfica já venceu por 44 vezes em casa dos estudantes contra oito vitórias apenas da Briosa, havendo ainda 15 empates a registar. E depois há essa marca assinalável de 38 anos sem derrotas para as águias. A última vez que a Académica ganhou numa visita do Benfica foi a 9 de dezembro de 1973.

in maisfutebol.iol.pt

Sem comentários:

Enviar um comentário