30 de setembro de 2012

2012/2013 - 05J - Marítimo - Académica: Antevisão

Madeirenses procuram primeira vitória caseira frente aos estudantes que só sabem empatar.

O momento:

MARÍTIMO:
Os insulares regressaram da Linha de Cascais com a primeira derrota da época na bagagem e, também por isso, encaram o duelo com os academistas como o momento da retoma. Isto porque, depois da vitória na ronda inaugural, em Vila do Conde, o Marítimo não mais ganhou para a Liga. Pelo meio, contam-se dois empates caseiros frente aos finalistas vencidos das taças na última temporada: com o Sporting, derrotado pela Académica na Taça da Portugal, e Gil Vicente, que caiu aos pés do Benfica na Taça da Liga.

Se este jogo já tinha todos os condimentos para ser interessante, o facto de os dois emblemas estarem separados por apenas um ponto na tabela classificativa e ambicionarem uma qualificação europeia só aguça ainda mais o apetite. O histórico mais recente de confrontos entre as duas equipas faz pender a balança totalmente para o lado verde-rubro: nas últimas duas épocas o Marítimo impôs quatro derrotas aos estudantes.

ACADÉMICA:
Os comandados de Pedro Emanuel viajam para a Madeira com o rótulo de equipa mais regular da Liga: quatro empates em quatro encontros disputados. O último dos quais, em casa, com o Benfica, serviu de tónico para a formação de Coimbra, que vinha de uma semana desgastante em termos físicos e emocionais devido à derrota em Plzeň na estreia na fase de grupos da Liga Europa.

O plano de viagem para o Funchal terá, seguramente, em atenção o objetivo de não deixar fugir um adversário direto na luta por um lugar europeu. Mas, em boa verdade, os academistas não guardam boas recordações da Pérola do Atlântico: nos registos só se encontra uma vitória da Briosa: 2-0 na temporada 2003-2004 com golos de Delmer e Fábio Felício, que, curiosamente, na última temporada, vestiu as cores dos insulares. A somar a tudo isso, Pedro Emanuel debate-se com uma lista quase interminável de lesionados que reduz, significativamente, o leque de opções disponíveis para o técnico.

Mas nem tudo são más notícias para a Académica: Babá, que assinou quatro golos nos últimos quatro jogos entre as duas formações, já não mora nos Barreiros.

Ausências:

MARÍTIMO: Olberdam, lesionado, Semedo, a realizar trabalho específico, e Rúben Ferreira, castigado


ACADÉMICA: João Real, Marcos Paulo, Halliche e Saleiro lesionados. Makelele em dúvida. Rodrigo Galo castigado.

Discurso Direto:

Pedro Martins: «Espero uma Académica com uma identidade muito própria, que não altera a sua filosofia e que vem jogar o jogo pelo jogo. São duas equipas que jogam para o espetáculo e fazem com que o futebol português seja cada vez melhor. É um jogo importante e queremos vencê-lo, até porque nos coloca perante um adversário direto.»

Pedro Emanuel: «Somos equipas efetivamente nas mesmas competições esta época, mas daí a dizermos que somos do mesmo campeonato do Marítimo vai uma distância ainda significativa. Basta vermos a realidade das últimas classificações para desfazer essa argumentação.»

Histórico de confrontos:
A Académica de Coimbra é um dos melhores clientes do Marítimo no Estádio dos Barreiros. Em 18 jogos em casa, para a Liga, com os academistas, os madeirenses venceram doze, empataram cinco e apenas sofreram uma derrota. Esse desaire aconteceu na temporada 2003/2004, com os estudantes a baterem os verde-rubros por 0-2. A vantagem madeirense traduz-se em 33 golos marcados e apenas 14 sofridos nos embates entre ambos no Caldeirão. Nas últimas dias épocas os insulares venceram sempre a Briosa, quer no Funchal, quer em Coimbra.

Equipas prováveis:

MARÍTIMO: Salin, Briguel, Roberge, João Guilherme e Luís Olim; Rafael Miranda, João Luiz e David Simão; Heldon, Sami e Danilo Dias

ACADÉMICA: Ricardo, João Dias, Reiner Ferreira, Flávio Ferreira e Hélder Cabral; Bruno China, John Ogu e Cleyton; Marinho, Wilson Eduardo e Salim Cissé

Sem comentários:

Enviar um comentário