21 de outubro de 2012

2012/2013 - Taça de Portugal: Ponte da Barca 1 - Académica 3



Crónica 


Festa bonita em Ponte da Barca, com um cenário repleto de montanhas imponentes, um estádio aprumado mas ainda dependente do saudoso peão. Uma única bancada, tudo o mais à flor da relva, espectadores e jogadores apenas separados por uma barra de ferro. Vitória natural da Académica (1-3), sem facilitismos. O golo de Arnaud serviu de prémio para os locais.

Foi neste retrato do Alto Minho que a Académica de Coimbra iniciou a defesa do título conquistado na época passada, no Jamor. Contraste tremendo com a imponência do Vicente Calderón, recinto que irá acolher a Briosa na próxima quinta-feira, para a Liga Europa.

Entre o Ponte da Barca e o Atlético de Madrid, Pedro Emanuel geriu emoções e procurou evitar o doseamento de esforços. «Quem pensar que vai para Ponte da Barca e não quiser meter o pé, a pensar em resguardar-se para quinta-feira estar nas melhores condições, se calhar nem viaja para Madrid», avisou o técnico no lançamento do encontro.

O discurso não surpreende. Aliás, é lugar comum entre os treinadores da Liga, antes de encontros desta natureza. Porém, quando definem o onze, colocam jovens, mexem demasiado e passam a mensagem errada aos seus jogadores. Pedro Emanuel não foi por aí. Mexeu algo sem descaracterizar a equipa.

A Académica entrou, assim, com a postura adequada e chegou ao golo com naturalidade. Já depois de um par de ensaios e uma bola ao poste, num momento infeliz de Vítor Nuno, Cleiton aproveitou um canto estudado para rematar com colocação e fazer a bola entrar junto ao poste.

A Associação Desportiva Ponte de Barca, campeão da Divisão de Honra da AF Viana do Castelo e, por isso, promovida este ano à III Divisão, demorou a entrar no jogo. Não conseguia equilibrar forças, nem sequer aproveitando a adaptação mais rápida ao terreno artificial.

O segundo golo era aguardado a qualquer momento e chegou logo após a meia-hora de jogo, por intermédio de John Ogu. Marinho levantou a bola por cima da defesa e o médio apareceu para fazer o resto.

Ponto final na questão? Parecia, pelo menos. O Ponte da Barca não rematara ainda à baliza do estreante Fábio Santos.

Porém, perto do intervalo. David Viana abriu caminho para o melhor jogador dos locais, o francês Arnaud, e este devolveu a esperança. O único estrangeiro da equipa da III Divisão fugiu de Júnior Lopes, passou pelo guarda-redes da Académica e fez o 1-2.

A festa propagou-se pelas bancadas, aliás pela bancada e pelo peão, mas soava a prémio de consolação para quem não teria forças para lutar por mais. É certo que o Ponte da Barca ainda balançou as redes contrárias, após o intervalo, com o lance a ser anulado por fora-de-jogo de Arnaud.

A Académica relaxara por momentos e sofrera no primeiro remate dos locais à baliza. Pedro Emanuel resgardou Marinho ao intervalo mas Ngal manteve a velocidade pelo seu flanco. Pouco depois, seria Cissé a entrar em campo, acabando por fazer o 1-3 ao minuto 78. Nesta altura, tinham-se esgotado as forças entre os homens do Ponte da Barca. Naturalmente.

FICHA DE JOGO:

Estádio Municipal de Ponte da Barca
Cerca de 1500 espetadores
Árbitro: Artur Soares Dias (AF Porto)


PONTE DA BARCA: Vítor Nuno; Morais, Ricardo Ribeiro, Hélder Brito e Jorginho (Paulo Silva, 74m); David Cortez, David Viana e Tiago Peixoto; Amaral (Ricardo Martins, 82m); Arnaud e Campinho ( Luis Freitas, 81m)

Suplentes não utilizados: Bruno, Serginho, Zé Francisco e Abel
Treinador: Zeca Tó

ACADÉMICA: Fábio Santos; Rodrigo Galo, Júnior Lopes, Flávio e Nivaldo; Cleiton, Keita e John Ogu; Afonso (Makelele, 81m), Edinho (Cissé, 66m) e Marinho (NGal, 46m)

Suplentes não utilizados: Ricardo, João Dias, Magique e Bruno China
Treinador: Pedro Emanuel

Cartões amarelos: David Cortez (18m), Amaral (51m), Nivaldo (51m), Ricardo Ribeiro (60m), Ngal (64m)
Golos: Cleiton (0-1, 17m); John Ogu (0-2, 32m); Arnaud (1-2, 41m); Cissé (1-3, 78m)




Opiniões

Pedro Emanuel, treinador da Académica, comentou desta forma a vitória da sua equipa frente ao Ponte da Barca (1-3), na III eliminatória da Taça de Portugal:

«Não foram serviços mínimos. Há a tendência de desvalorizar este tipo de embates. Se a Académica não tivesse sido séria como foi, dificilmente sairia daqui com a vitória. Cumprimos o objetivo de forma bem conseguida. Era uma equipa de III Divisão mas tinha os seus momentos em que nos podia surpreender, como aconteceu no golo deles. Foi bom para o espetáculo, mas entrámos bem, chegámos ao 0-2, sofremos mas fizemos o terceiro, podíamos até ter feito o quarto e o quinto.»



Outros


Arnaud, o distribuidor de publicidade, marcou na Taça
 
Arnaud proporcionou o maior momento de festa para os adeptos do Ponte da Barca. Perto do intervalo, marcou à Académica e reduziu a desvantagem para 1-2. Para este francês, o único estrangeiro do plantel, foi um instante soberbo.

«O resultado é justo, era um adversário de primeira divisão. Sofremos dois golos, conseguimos marcar mas fisicamente há uma diferença grande. Penso que deixámos uma boa imagem. Consegui fazer um golo, tentámos chegar ao segundo mas, mesmo perdendo, penso que fizemos uma boa exibição», disse Arnaud no final, num português esforçado.

Há um par de anos, veio parar a Portugal. Nasceu em Paris, filho de pais do Haiti e tem dupla nacionalidade. Passou pela República Checa, regressou a França e apareceu entretanto em Ponte da Barca.

«Vim para Portugal porque disseram-me que o futebol português é muito bom e que as pessoas gostam muito de futebol aqui», explicou, acrescentando: «Sou amador e tenho uma empresa de distribuição de publicidade..»

Arnaud parece Kanouté mas acumula outras alcunhas. Enquanto conversa com os jornalistas, um colega chama-lhe de Thierry Henry. «Era fã do Ronaldo Fenómeno, mas também gosto do Anelka e do Henry», confessa.

«Tenho 31 anos, vou tentar chegar mais a cima mas não digo que ainda consiga chegar à Liga. Foi importante para mim marcar, queria mostrar-me e também dar uma alegria aos adeptos», conclui Arnaud. Na segunda-feira, volta ao trabalho. A festa da Taça veio e foi-se. Pode ter aberto uma porta.

imagem: academica-oaf.pt
textos: maisfutebol.iol.pt

Sem comentários:

Enviar um comentário