26 de novembro de 2012

2012/2013 - 10J - Académica 2 - Gil Vicente 2: Missão impossível: ganhar



A Académica empatou este domingo com o Gil Vicente a duas bolas em jogo que contou para a 10ª jornada da Liga ZON Sagres. Os "estudantes" marcaram primeiro, por intermédio de Flávio, mas consentiram a reviravolta aos gilistas. Edinho, na parte final do encontro, viria a fazer o 2-2 final.

A primeira parte não trouxe golos mas houve futebol de boa qualidade. A Briosa, sempre com sinal mais, esteve mais perto do golo mas a verdade é que os primeiros 45 minutos terminaram com o 0-0 no marcador.

Golos, esses, só na etapa complementar. E logo 4! Na sequência de um pontapé de canto, o capitão dos "estudantes", Flávio, fez o primeiro do desafio mas o Gil Vicente não baixou os braços e marcou dois golos em poucos minutos, levando a Briosa a ir atrás do prejuízo.

A perder por 2-1, a Académica foi para cima do Gil e Pedro Emanuel colocou em campo dois avançados: Carlos Saleiro e Edinho. Seria este último a repor alguma justiça no resultado, a fazer o empate a escassos minutos do fim.

O apito final de João Capela terminou com a emoção de um jogo onde a Briosa fez mais do que o suficiente para arrecadar os três pontos. 
in academica-oaf.pt

nº espectadores: 2 258
nota ao árbitro: João Capela
melhor do Gil Vicente: Pio
melhor da Académica: Nivaldo
notas e melhores by Luís Carlos Melo in Rádio Regional do Centro


Crónica 

São praticamente sete meses sem um triunfo em casa para o Campeonato. Mas os números são ainda mais preocupantes vistos desta forma: em 14 meses, a Académica só obteve duas vitórias em Coimbra para esta prova. Dá que pensar...

Este domingo, foi mais do mesmo. A Briosa domina, falha oportunidades em barda, mas não consegue agarrar os três pontos de vez. O Gil, por seu turno, depois de três derrotas consecutivas, veio buscar um ponto à casa de um rival direto. Não é mau.

Os estudantes começaram o jogo pressionados pela vitória do Nacional sobre o Estoril, que levou os madeirenses a ultrapassá-los, deixando-os no 14º lugar, só com Beira Mar e Moreirense (este ainda com um jogo ante o Sporting por disputar) abaixo na tabela.

Por isso também, os comandados de Pedro Emanuel lançaram-se ao adversário com muita vontade, mas pouco discernimento na zona de decisão. Wilson Eduardo, Cissé, Cleyton e Marinho tiveram boas oportunidades nos pés, mas revelaram-se perdulários.

O jogo estudantil fluía bem, até porque as marcações minhotas estavam longe de representar um espartilho, mas, no último terço do terreno, as boas ideias dos donos da casa perdiam-se numa manifesta falta de agressividade.

Adriano também cumpria o seu papel entre os postes e o desejo de marcar cedo dos estudantes esfumou-se levando o Gil Vicente a acreditar cada vez mais na possibilidade de trazer qualquer coisa de Coimbra.

Até então adormecidos, os «galos» foram levantando a crista e quase gelavam o estádio sobre o intervalo quando Pedro Pereira correu vários metros isolado, mas, só com Ricardo pela frente, não foi capaz de vencer a rápida intervenção do guarda-redes da Briosa.

O enguiço dos pretos haveria de ser quebrado logo no dealbar da segunda parte, num canto em que a força do jogo aéreo conimbricense veio ao de cima. Flávio dava alguma justiça ao marcador, mas, pouco depois, Marinho não conseguiu aproveitar o balanço para «matar» o encontro.

A verdade é que o Gil, pese um livre de Pio que levou Ricardo a brilhar entre os postes, pouco fez para travar a fúria dos estudantes. Não fosse, novamente, a precipitação dos homens da casa na hora da finalização e tudo poderia ter sido diferente.

O reverso da medalha num filme já visto

O filme é passado vezes sem conta em Coimbra ultimamente. A Briosa falha, falha, falha, e o adversário aproveita. Novamente numa bola parada, o mesmo protagonista que fizera de Ricardo um herói, consegue, agora, enganar o guardião graças a um desvio num livre sensivelmente no mesmo sítio.

As coisas ainda haveriam de piorar, com Cláudio a fazer das suas, para não variar, num canto. Num ápice, a Briosa passava de vencedora e dominadora para passar a conhecer o reverso da medalha.

Salvou-se porque Edinho saltou do banco com tudo aquilo que faltou a Cissé. Um mal menor, com amargo de boca à mistura...

Opiniões 

«Podia ter sido pior» - Pedro Emanuel
O treinador da Académica considera o empate (2-2) com o Gil Vicente um resultado injusto para a formação de Coimbra.
«O resultado não é justo, longe disso, mas podia ter sido pior. Tenho confiança de que vamos fazer melhor e os pontos vão aparecer. Depois de estarmos a perder, tínhamos de fazer alguma coisa, pois o resultado era de tal forma injusto, nem que tivéssemos de tirar o guarda-redes para meter mais um avançado. Era um jogo que não podíamos cometer erros, principalmente em bolas paradas, nas quais o Gil Vicente acabou por chegar ao segundo golo», disse Pedro Emanuel no final do encontro.
in a bola.pt

Pedro Emanuel, treinador da Académica, no final do empate com o Gil Vicente, este domingo, em Coimbra: 
«A primeira coisa que tenho a dizer do jogo é que, cada vez mais, tenho orgulho dos nossos princípios e da forma como nossa equipa se aplica nos jogos. Este resultado não é justo, nem minimamente lá, mas poderia ser bem pior. Como já havia dito, cada ponto vai ser guerreado por todas as equipas, porque o campeonato é extremamente competitivo. Mesmo depois de uma quinta-feira tão desgastante, darmos este tipo de resposta leva-nos a acreditar que vamos fazer melhor e os pontos vão aparecer. E não deixa de ser importante termos conseguido um ponto.

Quando nos vimos a perder, tínhamos de procurar fazer alguma coisa e o sentimento dos jogadores disse-me isso mesmo: era uma injustiça de tal ordem que tínhamos de fazer algo, nem que fosse tirar o guarda-redes e meter mais um avançado. Sabíamos que ia ser um jogo de paciência e não podíamos cometer erros, sobretudo em bolas paradas, mas foi o que aconteceu. Pena não termos marcado o segundo para tranquilizar a equipa, mas é o futebol. Estamos cá para a guerra e saímos daqui mais confiantes do que nunca.

Se não tivéssemos criado oportunidades, se calhar, diriam que foi um jogo fraco, sem interesse, agora como não concretizámos todas, fala-se em ineficácia. Ficaria mais preocupado se não conseguimos ter oportunidades. Porém, frente a uma equipa organizada como a do Gil, que aposta no erro do adversário, e nas transições, além de ter bolas paradas fortíssimas, fizemos dois golos. O futebol é isso. Umas entram, outras não.»

Paulo Alves, treinador do Gil Vicente, no final do empate com a Académica, este domingo, em Coimbra: 
«Fica a ideia de um bom jogo, sempre dividido, sempre intenso, entre duas equipas com estratégias diferentes, mas ambas à procura da vitória. Estou satisfeito pelo que a minha equipa desenvolveu ao logo do jogo. Apesar de termos sofrido um golo numa bola parada, soube reagir, não se intimidou. Pela entrega e qualidade das duas equipas, penso que é um resultado que se ajusta. Depois de três derrotas consecutivas, seria extraordinário conseguir uma vitória aqui vitória, mas um ponto em Coimbra não é mau. Fica um bom jogo, sério, com qualidade. Foi pena termos sofrido o empate no fim, mas Académica apostou tudo, colocou muita gente na frente, e tornou as coisas mais difíceis.»

Flávio Ferreira, capitão da Académica, no final do empate com o Gil Vicente, este domingo, em Coimbra, num jogo em que marcou o seu primeiro golo como profissional: 
«Trocava qualquer golo da carreira por uma vitória. Foi importante, por ser o primeiro, mas importava era termos ganho e isso não foi conseguido, apesar de termos trabalhado nesse sentido. Se houvesse um vencedor teria de ser a Académica. Não foi um resultado justo em relação ao que se passou no campo. Este ano ainda não ganhamos em casa para o campeonato, mas aparecerá mais tarde ou cedo, trabalhamos bem e só temos de continuar assim. Espero que seja já no próximo encontro em casa.»

Pio, jogador do Gil Vicente, no final do empate com a Académica, este domingo, em Coimbra, explicando as circunstâncias que rodearam o golo que marcou de livre:
«Era para ser uma jogada, mas eu senti confiança e chamei a responsabilidade para mim. Peguei bem na bola, já tinha batido um antes que o guarda-redes defendeu. Peço desculpa ao mister por ter desobedecido, mas fui feliz na cobrança, apesar da ajuda [desvio] do adversário. Estava a precisar e espero que seja o primeiro de muitos No Brasil fiz bastantes, espero repetir aqui no Gil Vicente. É um futebol muito diferente, de muita dinâmica, rápido, com o campo sempre molhado. Temos que raciocinar muito rápido e segurar bem a bola.
Penso que foi um ponto muito bem ganho, dada a forma como correu o jogo. Estávamos a perder por 1-0, imprimimos um maior ritmo do que a Académica e alcançamos o empate.»


Destaques

A figura: César Peixoto
Cobrou o canto que deu o golo de Cláudio, numa jogada originada por si próprio já que, no lance anterior, só um desvio da defesa da casa evitou, provavelmente, que tivesse marcado. Quando se tem um pé esquerdo tão calibrado, quase nem é preciso sair do lugar. Dinamizou o ataque gilista, com passes de qualidade e uma visão de jogo de grande nível.

Pio
Com um pontapé cheio de fé, num livre, restabeleceu o empate, mesmo que beneficiando de um desvio, já depois de ter obrigado Ricardo a voar. Mostrou que pode ser um dos trunfos deste Gil Vicente em lances deste tipo.

Cláudio
Deve ter uma pancada para marcar à Académica. Na época passada, fez dois golos à Briosa e, nesta, no regresso a Coimbra, voltou a fazer estragos. Marcou o segundo golo no campeonato depois dos oito da época passada.

Ricardo
Exibição de contraste. Uma saída enorme aos pés de Pedro Pereira, sobre o apito para o intervalo, quando o extremo surgia isolado, despertou-o do gelo da primeira parte. Também brilhou entre os postes, num livre de Pio, com um voo monumental a desviar a bola para canto. Não merecia, de maneira nenhuma, o desvio que o traiu num segundo livre do médio gilista. Logo depois, num canto, foi surpreendido ao primeiro poste por Cláudio.

Ogu
Boa partida do médio nigeriano que, além da força habitual, juntou-lhe desta feita a precisão com a assistência para o golo de Flávio Ferreira. O resto foi aquilo que se lhe reconhece: uma disponibilidade enorme, grande capacidade de choque, e um pulmão que nunca mais acaba.

Edinho
Saltou do banco para fazer o 2-2, a passe de Nivaldo, provando que merecia ter surgido em campo mais cedo. Com ele em jogo, a defesa barcelista redobrou cuidados e nunca mais teve sossego.

Nivaldo
Muito boa leitura de jogo do jovem cabo-verdiano, sempre com passes bem medidos, como o atesta a assistência para o golo de Edinho. Depois de ter ficado de fora na Liga Europa, regressou com vontade de fazer melhor e isso notou-se claramente em campo.


Minuto a minuto 

90' FINAL DO JOGO! Académica - 2 Gil Vicente - 2. Já são quase sete meses sem ganhar em casa para a Briosa...
90' SUBSTITUIÇÃO Gil Vicente . Sai Pedro Pereira entra Bruno Pinheiro
90' Mais quatro minutos...
88' CARTÃO AMARELO para Pedro Pereira (Gil Vicente )
87' GOOOOOOOLLLLLOOOOOOO!!! ACADÉMICA ! 2-2 por Edinho
84' Edinho cabeceia em posição frontal, mas fácil para Adriano!
82' SUBSTITUIÇÃO Académica . Sai Wilson Eduardo entra Carlos Saleiro
82' SUBSTITUIÇÃO Gil Vicente . Sai Éder entra Paulo Arantes
81' Saleiro vai estrear-se esta época!
77' SUBSTITUIÇÃO Académica . Sai Cleyton entra Edinho
75' GOOOOOOOLLLLLOOOOOOO!!! GIL VICENTE ! 1-2 por Cláudio. Canto de Peixoto e o central a cabecear ao primeiro poste!!!
75' QUE PERDIDA DE CÉSAR PEIXOTO!!! Isolado na direita por Luís Carlos, o esquerdino tenta colocar a bola, mas esta ainda é desviada por um defesa!!!
72' 2258 espetadores no estádio!
72' Livre de João Dias, Adriano afasta com os punhos!
69' GOOOOOOOLLLLLOOOOOOO!!! GIL VICENTE ! 1-1 por Pio. A bola desvia num jogador da Académica, na marcação de um livre, traindo Ricardo!!!
66' O Gil tenta reagir, mas com pouco discernimento...
63' OUTRA VEZ CISSÉ a falhar, agora isolado sobre a esquerda!!!
60' QUE FALHANÇO DO OUTRO MUNDO!!!! Matava o jogo!!! Marinho, solicitado por Cleyton na direita, enche o pé à entrada da área, mas a bola vai para as nuvens quando o avançado estava sozinho!!!
59' Cruzamento de Nivaldo muito largo...
56' SUBSTITUIÇÃO Gil Vicente . Sai João Pedro entra Yero
56' GRRRRRRRANDE DEFESA DE RICARDO!!! Livre de Pio, que rematou fortíssimo, mas o guardião desvia a bola por cima da trave com um grande voo!!!
50' GOOOOOOOLLLLLOOOOOOO!!! ACADÉMICA ! 1-0 por Flávio Ferreira. Canto de Cleyton na direita do ataque, Ogu desvia no centro da defesa, e, ao segundo poste, o capitão da Briosa confirma o golo!!!
49' Carrega a Académica!
48' Os constantes foras-de-jogo tirados ao ataque da Briosa estão a irritar o público da casa...
46' RECOMEÇA A PARTIDA
45' INTERVALO NA PARTIDA ENTRE Académica e Gil Vicente. Primeira parte fraca do Gil Vicente, que pouco perigo criou tirando este último lance, mas a Académica tem-se revelado muito perdulária!
45' QUE DEFESA DE RICARDO!!! Pedro Pereira correu vários metros isolado, mas, à entrada da área, Ricardo faz uma mancha enorme!!!
45' Mais um minuto de descontos...
41' CARTÃO AMARELO para Pio (Gil Vicente)
39' CARTÃO AMARELO para Luciano Amaral (Gil Vicente)
36' Que disparate de Peixoto: um remate de longe, muito por cima!
35' Canto de Cleyton e Ogu cabeceia ligeiramente por cima!
33' Que passe de Ogu para Cissé sair isolado, mas Adriano chegou primeiro!
27' Livre de Wilson Eduardo, diretamente para fora!
26' CARTÃO AMARELO para Éder (Gil Vicente)
25' Não para de chover...
24' MARINHO ÀS MALHAS LATERAIS!
22' Pio atira ao lado!
21' Livre perigoso, posição frontal, para o Gil!
18' Na sequência, Real fica no chão e tem de ser assistido.
17' QUE MAL CLEYTON!!! Num canto, João Real cabeceia de forma a amortecer para o remate do brasileiro, mas este acerta mal na bola e esta vai muito por cima!!!
16' ADRIANO EM GRANDE!!! Marinho isola Cissé sobre a direita, o avançado para a bola, ajeita o remate, mas perde tempo precioso e permite a defesa do brasileiro!!
12' A Académica está a perder bolas em zonas comprometedoras e o Gil já fez um par de ataques que podiam ter resultado em golo!
10' Grande corte de Flávio evitando que Luís Carlos se isolasse! A seguir, Wilson Eduardo atira ao lado!
7' Novo passe de rotura de Wilson para Marinho, mas, mais uma vez, com demasiada força!
6' Continua a chuva miudinha...
6' Boa solicitação para Marinho na área, mas o extremo não segura e a bola vai parar a Adriano!
2' Equilíbrio, para já.
1' COMEÇA A PARTIDA ENTRE Académica e Gil Vicente
0' Desta forma, o cômputo geral passou para cinco triunfos da Académica e uma derrota, em seis partidas, cinco em Coimbra e outra nos arredores, em Taveiro.
0' A folha de serviços da Briosa em casa diante do Gil Vicente estava imaculada, com cinco vitórias em outras tantas partidas, até ter sido quebrada na época passada (triunfo minhoto por 0-2), dentro daquela sequência horrível em que os estudantes somaram 16 jogos consecutivos na Liga sem ganhar.
0' O árbitro da partida será João Capela, de Lisboa, enquanto Tiago Rocha, Pedro Felisberto serão os auxiliares. O quarto árbitro é Jorge Faustino.
0' GIL VICENTE: Adriano; Éder, Cláudio, Pecks e João Pedro; Luís Manuel; Pio e César Peixoto; Pedro Pereira, Luís Carlos e Luciano Amaral.
SUPLENTES: Lúcio, Paulo Arantes, Sandro, Thomas Agyiri, Bruno Pinheiro, Yero e Ramazotti.
0' ACADÉMICA: Ricardo; João Dias, Flávio Ferreira, João Real e Nivaldo; Keita; Ogu e Cleyton; Wilson Eduardo, Cissé e Marinho.
SUPLENTES: Peiser, Reiner Ferreira Bruno China, Magique, Afonso, Saleiro e Edinho.
0' Os únicos pontos conseguidos fora de casa pelos comandados de Paulo Alves aconteceram na Madeira: um nulo nos Barreiros e uma vitória (0-1) na Choupana.
0' Os minhotos têm pagado a fatura de serem das equipas menos concretizadoras do campeonato, com apenas sete golos. Apenas o Marítimo marcou menos, cinco.
0' Os maus resultados têm, obviamente, consequências e os barcelenses, que chegaram a estar no quarto lugar, foram perdendo posições e agora estão a apenas dois pontos da zona de descida.
0' Os «galos» atravessam a pior fase da época, com três derrotas consecutivas para o campeonato, intercaladas por um triunfo em Mirandela para a Taça de Portugal que só chegou no prolongamento.
0' Mas o verdadeiro pesadelo da formação de Pedro Emanuel têm sido os jogos em casa, onde não se verifica um triunfo da Briosa desde 5 de Maio, quando bateu o V. Setúbal. Já antes desse encontro, a Académica vinha de 16 partidas consecutivas sem ganhar para a Liga.
0' As emoções da Liga Europa ficaram para trás para os estudantes, após uma eliminação há muito anunciada. A ordem é agora para a concentração total na Liga, prova na qual a equipa soma apenas uma vitória, nos Barreiros, à quinta jornada.
0' CONVOCADOS DO GIL VICENTE: guarda-redes - Adriano Facchini e Lúcio; defesas: Paulo Arantes, Sandro, Pek's, Cláudio, Luciano Amaral, João Pedro e Éder; médios: Bruno Pinheiro, Luís Manuel, Pio, Thomas Agyiri e César Peixoto; avançados: Pedro Pereira, Ramazotti, Yero e Luís Carlos.
0' Aos cuidados do departamento médico continuam Luan Scarpolan Brito, Daniel, Tiero e Halisson, juntando-se agora André Cunha e Rafael Silva.
0' Em relação à convocatória anterior, o treinador Paulo Alves prescindiu dos lesionados André Cunha e Rafael Silva e promoveu os regressos de Luís Manuel e Thomas Agyiri.
0' Os médios Luís Manuel e Thomas Agyiri regressaram à lista de convocados do Gil para esta partida.
0' CONVOCADOS DA ACADÉMICA: guarda-redes - Peiser e Ricardo; defesas - João Dias, João Real, Reiner Ferreira e Nivaldo; médios - Flávio Ferreira, Bruno China, Keita, Cleyton e John Ogu; avançados: Wilson Eduardo, Marinho, Magique, Carlos Saleiro, Edinho, Salim Cissé e Afonso.
0' Já Halliche, apesar de ter sido recentemente reintegrado nos trabalhos, ainda não estará a 100 por cento. Rodrigo Galo, Júnior Lopes, Makelele, Hélder Cabral, Marcos Paulo e Serge NGal estão lesionados.
0' Carlos Saleiro e Magique, jogadores que não foram inscritos na UEFA, estão de regresso às opções e completam a convocatória para o jogo da 10ª jornada da Liga. Desta forma, apenas o terceiro guarda-redes, Fábio Santos, falha a partida por opção, depois de ter sido chamado frente aos checos.
0' Depois de ter tido apenas 16 jogadores na ficha do jogo com o Plzen, para a Liga Europa, Pedro Emanuel voltou a contar com 18 elementos para o encontro deste domingo.
0' Mas como a tabela está muito equilibrada, um triunfo hoje para qualquer dos lados permitirá uma boa subida.
0' Em comum, as duas equipas têm um arranque de época não muito famoso, pelo menos ao nível do campeonato.
0' A Académica está no 13º lugar, com oito pontos, enquanto os gilistas têm apenas mais um ponto, e seguem no 11º posto.
0' Boa tarde. Bem-vindos ao Académica-Gil Vicente, que começa às 18 horas, num jogo para acompanhar, ao vivo, no Maisfutebol. Fique ligado!

Outros 

1- Da partida frente ao Gil Vicente há ainda a destacar o primeiro golo de Flávio com a camisola da Briosa. O Capitão da Briosa, que leva todos os minutos jogados na Liga (descansou apenas frente ao Penalva do Castelo no jogo da Taça de Portugal).

2 - Edinho voltou a marcar no campeonato, apontando o quarto golo na prova.

3 - Ainda o regresso de Carlos Saleiro à competição depois de vários meses lesionado. Saleiro há tinha sido convocado para os jogos frente ao Fc Porto e Penalva do Castelo, mas só ontem cumpriu os primeiros minutos nesta temporada.

4 - Realce ainda para o momento de forma de Marinho.
Aquilo que corre durante os jogos, o seu espírito de sacrifício a defender e a empurrar a equipa para a frente, não tem comparação com os seus colegas de equipa.

Sem comentários:

Enviar um comentário