11 de janeiro de 2013

2012/2013 - Taça da Liga: 3F - 3J: Benfica 3 - Académica 2


nº espectadores: 13 872
Árbitro:  Manuel Mota

AAC-OAF: Não se vão levantar muitas ondas por causa deste Benfica vs Académica, até porque entretanto as páginas dos jornais se vão debruçar por inteiro para outro desafio dos encarnados mas a verdade é que a Briosa esteve esta quarta-feira perto, muito perto de escrever nova página brilhante na sua História.

Os "estudantes", corajosos, tal como tinha pedido Pedro Emanuel antes do jogo se iniciar, estiveram a vencer na Luz mas no final sorriram os encarnados. O actual detentor do troféu marcou primeiro, por Lima, num lance onde o avançado brasileiro parece partir em situação de fora de jogo mas Makelele, ainda antes do intervalo, viria a empatar a partida com um golo perfeitamente legal e, diga-se, bem bonito.

Na etapa complementar esperava-se um Benfica dominador, em busca da vitória, mas seria Carlos Saleiro (que antes foi derrubado em plena área sem que nada fosse assinalado...) a fazer o 1-2 para a Académica e a despoletar a festa na bancada onde perto de uma centena de adeptos da Briosa gritavam pela equipa de Pedro Emanuel.

Contudo, seria desta feita o Benfica a dar a volta ao jogo, com golos de Lima e de Alan Kardec, isto já numa altura em que a Briosa jogava com apenas 10 elementos (pela terceira vez seguida nesta competição...), após a expulsão de Reiner Ferreira.

A Briosa fica fora da Taça da Liga e agora inicia a preparação para o duelo frente ao Paços de Ferreira, um encontro que conta para a 14ª jornada do campeonato.


Crónica
Na verdade nem chegou a ser um susto: foram apenas treze minutos de uma ansiedade pouco comum no estádio da Luz. Exatamente os treze minutos que se percorreram entre o segundo golo da Académica, que eliminava o Benfica da Taça da Liga, e o empate restabelecido pelo herói Kardec.

Chegou para fazer a Briosa sonhar e o público em geral animar-se com um jogo que tinha deixado para a história uma primeira parte muito melancólica. Mas não mais do que isso. Ninguém com um estado de espírito ponderado e razoável acreditava que aquele resultado podia sobreviver meia hora.

Não sobreviveu, claro. O Benfica acelerou ligeiramente e garantiu o triunfo justo. Com isso apurou-se para as meias-finais da Taça da Liga e valorizou o esforço da Académica. A formação de Pedro Emanuel ficou longe de fazer uma exibição feliz, mas pelo menos transmitiu um esforço digno.

No fundo a segunda parte trouxe o estímulo a um jogo que a primeira metade não tinha tido. Jorge Jesus lançou Roderick, Aimar, Bruno César e Nolito, o ritmo de jogo ressentiu-se e o espetáculo tornou-se desinteressante. Duas aberturas e um excelente remate de André Gomes era quase tudo.

Os cinco minutos finais trouxeram dois golos, um para cada lado, e lançaram promessas interessantes para a segunda parte. Ora a segunda parte, precisamente, que abriu com o segundo golo da Académica, em nova falha da defesa encarnada, e com isso o jogou não voltou a ser igual.

Os encarnados tinham de fazer pela vida para não caírem numa prova que ganharam nas últimas quatro épocas. Fizeram, claro. Fizeram-no pendurados nas costas de um herói improvável: Kardec. Fez o empate num bom golpe de cabeça, assistiu Lima para o terceiro golo e revolucionou o jogo.

O Benfica impôs as distâncias que a primeira parte não conseguira fazer, manteve a vontade de jogar num ritmo ligeiramente mais rápido e criou mais três ou quatro boas ocasiões de golo. Pelo meio Reiner Ferreira foi expulso, o que é apenas um pormenor: o Benfica já estava lançado antes.

É certo que o resultado não sofreu mais alterações, pelo que fica o essencial: uma vitória justo do Benfica num jogo que valeu pela meia hora inicial da segunda parte, o grito de Kardec de que podem contar com ele e o regresso de Carlos Martins ao relvados após mês e meio de ausência.

Pelo meio poupou-se Artur, Garay, Melgarejo, Matic e Enzo Perez, mais Cardozo e Rodrigo, claro. No domingo é outra história, certo, mas pelo menos há esse ânimo de saber que a equipa soma três vitórias em três jogos em 2012, à média de quatro golos por jogo. No fundo são só boas notícias.


Opiniões 


Pedro Emanuel, treinador da Académica, em declarações no final da derrota (2-3) no Estádio da Luz, com o Benfica, em jogo que eliminou a Briosa da Taça da Liga:

«Fiquei com a sensação de que a Académica fez um excelente jogo, perante uma excelente equipa. Independentemente de quem joga, o plantel do Benfica tem mais do qeu soluções para apresentar sempre uma equipa com qualidade.

Tinha dito que vínhamos cá tentar proporcionar um bom espetáculo, foi o que fizemos, com golos, até ficarmos reduzidos a dez elementos. A partir desse momento, não houve mais jogo.

Não me queixei da arbitragem, apenas disse que o jogo ficou condicionado a partir dos sessenta minutos quando ficamos com dez jogadores. São três expulsões em três jogos e numa equipa como a nossa é normal ficarmos penalizados quando temos de jogar com menos um jogador.

Temos de estar preparados para tudo. Sabíamos que o Benfica iria reagir, tentaria incutir mais velocidade ao seu jogo, tem jogadores de qualidade, que fazem a diferença e foi isso que aconteceu com os elementos que entraram na segunda parte.»



Jorge Jesus, treinador do Benfica, em declarações no final da vitória (3-2) em casa sobre a Académica, que apurou os encarnados para as meias finais da Taça da Liga:

«Ao longo desta época, nas várias provas, temos feito várias alterações de jogo para jogo. Sentimos que temos um plantel com quantidade e com qualidade, um plantel equilibrado e todos os jogadores sentem ser importantes. Todos têm jogado em função das necessidades e das ideias do treinador.

Sabia que depois do jogo com o Estoril tinha de mexer na equipa, sabia que tinha de arriscar colocando alguns jogadores, como o Pablo Aimar ou o Roderick, que não iriam ter o andamento competitivo para as exigências desta Académica, mas são riscos que um treinador tem de correr.

Sentimos algumas dificuldades em função da intensidade que outros jogadores têm, mas pouco a pouco fomos superando isso com a qualidade tática da equipa. Era importante não perder este jogo. Estávamos sempre a saber qual era o resultado do Olhanense-Moreirense.

A Académica é uma boa equipa, é mais forte do que a classificação que tem no campeonato, foi atrevida e colocou-nos muitas dificuldades. O Jardel e o Roderick tiveram alguma dificuldade de adaptação, não só ao jogo da Académica, mas também ao entendimento de um com o outro.

Mas no fundo foi uma demonstração da quantidade e da qualidade que o plantel tem. Por vezes nestas situações perdemos algumas coisas, mas ganhamos outras. Perdemos intensidade e podemos até não ganhar o jogo, mas ganhamos no futuro vamos colher os frutos desta aposta.

Curiosamente estava fora das minhas ideias meter o Kardec no jogo naquela altura, não sei se repararam mas naquele momento estavam a aquecer o Gaitán, o Salvio e o Carlos Martins, mas esperei mais um pouco e acabei por decidir-me pelo Kardec que foi determinante.»


Carlos Saleiro, avançado da Académica, em declarações à TVI, após a derrota na Luz, para a Taça da Liga (3-2):

«É de enaltecer o nosso esforço, a perder 1-0, e conseguindo virar o jogo. Depois sofremos dois golos. Mais uma vez tivemos um jogador expulso nesta competição. Em três jogos foram três expulsões. Ainda não vi os lances, mas parece-me que no primeiro golo há fora-de-jogo. Mostrámos que temos uma boa equipa.»

«Não sei se o resultado é injusto ou não. Trabalhámos bastante, e estamos de parabéns. Os nossos adeptos também estão de parabéns.»


Lima, avançado do Benfica, em declarações à TVI, após a vitória sobre a Académica (3-2), na Taça da Liga:

«Era fundamental vencer para não depende de outro resultado. A equipa tentou entrar o mais concentrada possível, marcámos um golo, mas depois eles viraram o resultado. O nosso futebol dá crédito para virarmos o resultado, como temos virado algumas vezes. Temos apresentado a tranquilidade necessária. A Académica dá sempre trabalho, seja na Luz ou no seu estádio. Foi um bom jogo e saímos satisfeitos.»

[sobre o clássico] «Estamos concentrados no trabalho. O adversário é fortíssimo, mas temos todas as condições para fazer um bom jogo, respeitando o adversário. Todos os jogadores estão motivados, e vamos tentar fazer um bom jogo.»

Minuto a minuto 

90' FINAL DO JOGO! Benfica - 3 Académica - 2. Os encarnados vencem e estão na meia-final da Taça da Liga, na qual vão defrontar o Sp. Braga, no Minho. Ainda assim, o jogo tornou-se mais difícil do que as águias desejavam em vésperas do clássico com o FC Porto. Lima bisou, mas a entrada de Alan Kardec foi decisiva para resolver o jogo com os estudantes.
90' LIMA AO LADO!!! Passe de Ola John a isolar o brasileiro, que tenta atirar em arco. A bola sai para fora.
90' Três minutos de compensação.
90' Martins fez falta sobre Keita e os dois desentenderam-se. Depois serenaram, mas não escaparam ao amarelo.
90' CARTÃO AMARELO para Keita (Académica )
90' CARTÃO AMARELO para Carlos Martins (Benfica )
89' Salvio chega à linha de fundo, cruza atrasado, mas não aparece ninguém para a emenda.
85' SALVA-SE A ACADÉMICA! Toque ao lado para Carlos Martins, que dispara uma bomba no livre. No entanto, João Real, parece-nos ser ele, dá o corpo à bola e evita o quarto dos encarnados.
84' Atraso ao guarda-redes por parte de Rodrigo Galo. O árbitro assinala. Boa decisão agora.
82' Que maldade de Salvio a João Dias...
76' LIMA! Jogada individual do 11 do Benfica que termina com um remate que Peiser defende.
74' QUE FALHANÇO DE OLA JOHN! Combinação com Lima que o deixa na cara do golo. O holandês atirou por cima!
73' SUBSTITUIÇÃO Académica . Sai Cleyton entra João Dias
71' Estão 13 872 espectadores na Luz.
70' Makelele entra com tudo sobre Salvio junto ao banco do Benfica e Jesus não gosta. O médio da Académica meteu a mão na cara do argentino.
69' SEGUNDO CARTÃO AMARELO para Reiner Ferreira (Académica ). Não o viu no lance com Maxi Pereira há minutos, viu agora, por alegada mão na bola.
66' GOOOOOOOLLLLLOOOOOOO!!! BENFICA ! 3-2 por Lima. Kardec deciviso! Wilson Eduardo perde a bola (terá sofrido falta de Luisnho), Lima apanha-a, tabela com o compatriota e atira rasteiro para o terceiro dos encarnados!
65' Fora de jogo a Saleiro, agora bem assinalado pelo assistente.
63' SUBSTITUIÇÃO Académica . Sai Salim Cissé entra Marinho
63' SUBSTITUIÇÃO Benfica . Sai Nolito entra Salvio
63' O 2-2 remete o Benfica na meia-final. Neste momento, o 1-0 já não chega ao Moreirense.
62' GOOOOOOOLLLLLOOOOOOO!!! BENFICA ! 2-2 por Alan Kardec. Cruzamento de Ola John e o brasileiro, de cabeça, desvia ao segundo poste para a baliza!!!
61' Reiner Ferreira trava Maxi Pereira e escapa ao segundo amarelo.
57' SUBSTITUIÇÃO Benfica . Sai Bruno César entra Carlos Martins
57' SUBSTITUIÇÃO Benfica . Sai Pablo Aimar entra Alan Kardec
57' Bruno César cobra um canto diretamente para os pés de um defesa da Académica. Os estudantes saem em contra-ataque, mas a bola «morre» nas mãos de Paulo Lopes, após cruzamento da direita.
53' CARTÃO AMARELO para Reiner Ferreira (Académica )
51' Com este resultado, o Benfica está eliminado da Taça da Liga e a Académica passa à meia-final.
49' GOOOOOOOLLLLLOOOOOOO!!! ACADÉMICA ! 1-2 por Carlos Saleiro. O avançado da Académica foge à defesa encarnada após passe de Rodrigo Galo, entra na área e bate Paulo Lopes com um remate rasteiro!!
47' Lima remata forte, mas Peiser defende!
47' Saleiro cai na área e o árbitro manda seguir. Nolito parece ter empurrado!!!
46' RECOMEÇA A PARTIDA
45' INTERVALO NA PARTIDA ENTRE Benfica e Académica! O jogo animou nos cinco minutos finais com dois golos que contrariam a tendência apática da primeira parte. O Benfica esteve sempre por cima, mas à exceção do golo só criou mais duas boas ocasiões de golo!
45' GOOOOOOOLLLLLOOOOOOO!!! ACADÉMICA ! 1-1 por Makelele!! Bruno César borra a pintura: faz um passe de risco muito lento e permite que Makelele passe por Jardel, se isole e empata o jogo na cara de Paulo Lopes!
45' Vai jogar-se mais um minuto.
41' Na sequência do golo de Lima, o central Flávio bateu no poste e ficou muito queixoso, tendo mesm o de ser assistido pela equipa médica.
40' GOOOOOOOLLLLLOOOOOOO!!! BENFICA ! 1-0 por Lima! A jogada começa numa recuperação de bola de Bruno César, que de imediato isola Lima na cara de Peiser, o brasileiro finta o guarda-redes e remata para golo!! Lima parece no entanto partir em fora de jogo!
34' O BENFICA PELA SEGUNDA VEZ COM PERIGO!! Após uma jogada de combinação, Aimar dá para André Gomes e este remata fortíssimo, mas por cima da barra!!
33' Remate de Bruno César do meio da rua, muito, muito torto.
32' Excelente trabalho de Ola John na direita finalizada num cruzamento ao qual Lima não chegou e Real cortou com uma entrada arriscada...
25' SUBSTITUIÇÃO Académica . Sai Marcos Paulo entra Wilson Eduardo. O médio brasileiro saiu lesionado.
24' A Académica prepara-se para fazer uma substituição: vai entrar Wilson Eduardo.
20' BENFICA QUASE MARCA!! Outro grande passe de André Gomes a libertar Nolito na esquerda e o espanhol a rematar em arco a centímetros do poste!!
18' Excelente passe de André Gomes a isolar Ola John na direita, mas o holandês dominou mas a bola e perdeu a ocasião de perigo.
15' Boa combinação entre Aimar e Nolito, mas a defesa da Académica não permitiu a finalização. Ainda não houve nenhum remate que chegasse às balizas!
10' Mau jogo nestes primeiros minutos, muito lutado, mas sem nenhuma inspiração.
6' Primeiro remate da partida, por Bruno César, após passe curto de Aimar, que fica preso na barreira defensiva da Académica.
3' Muito pouco público no Estádio da Luz. O segundo anel está fechado e mesmo assim o primeiro anel está a maior parte dele vazio.
1' COMEÇA A PARTIDA ENTRE Benfica e Académica
0' As duas equipa entram agora no relvado.
0' Recolhe também agora a Académica aos balneários.
0' Os jogadores do Benfica recolhem agora aos balneários. Ainda com o Estádio da Luz praticamente vazio.
0' Recorde-se que para este jogo Jorge Jesus não conta com Artur, Garay, Melgarejo, Matic e Enzo Perez (por opção), mais Cardozo e Rodrigo (por lesão).
0' ACADÉMICA: Peiser; Galo, João Real, Flávio e Ferreira; Keita; Marcos Paulo, Makelele e Cleyton; Saleiro e Cissé. SUPLENTES: Fábio Santos, João Dias, Marinho, Maqique, Bruno China, Wilson Eduardo e Edinho.
0' BENFICA:Paulo Lopes, Maxi Pereira, Roderick Miranda, Jardel e Luisinho; André Gomes, Bruno César e Aimar; Nolito, Lima e Ola John. SUPLENTES: Mika, Carlos Martins, Salvio, Gaitán, Miguel Vítor, André Almeida e Kardec.
0' JÁ HÁ EQUIPAS OFICIAIS.
0' As duas equipas entram agora, meia hora antes do apito inicial, no relvado para realizar os habituais exercícios de aquecimento.
0' O Benfica lidera o grupo, com 4 pontos. Com uma vitória garante a presença nas meias finais, aconteça o que acontecer no Olhanense-Moreirense. A equipa algarvia já não tem qualquer possibilidade de continuar em prova. Moreirense e Académica têm dois pontos. Para seguir em frente a Académica tem de vencer e esperar que o Moreirense não faça o mesmo, ou então ficar com melhor diferença de golos. Se houver empate na diferença de golos, o último critério de desempate é a média de idades. Ainda em relação ao Benfica pode bastar o empate, também se o Moreirense não vencer. Se a equipa de Casquilha o conseguir, o apuramento será definido pela diferença de golos, ou pela média de idades, em último caso.
0' Boa noite! Benfica e Académica jogam na Luz para a terceira e última jornada do Grupo D da terceira fase da Taça da Liga. O apito inicial está marcado para as 19h45, e o MAISFUTEBOL conta-lhe tudo AO MINUTO. Fique ligado!

Sem comentários:

Enviar um comentário