3 de fevereiro de 2013

2012/2013 - 17J - Olhanense 0 - Académica 0: Oitavo empate no campeonato!



A Académica empatou este domingo em Olhão, frente ao Olhanense, a zero bolas numa partida que contou para a 17ª jornada da Liga ZON Sagres. A Briosa, que jogou com menos um jogador praticamente durante uma hora (expulsão de Edinho) leva para Coimbra mais um ponto para a contabilidade: são agora 20 que o conjunto de Pedro Emanuel tem na Liga ZON Sagres.

O técnico da Briosa não procedeu a alterações no onze inicial mas a verdade é que foi a equipa da casa quem melhor entrou nas quatro linhas. O Olhanense foi mais perigoso nos minutos iniciais mas aos poucos a turma estudantil equilibrou o rumo dos acontecimentos. Perto do intervalo, Edinho viu o cartão vermelho directo por suposta agressão a André Micael (pelo menos segundo entendimento de Pedro Proença).

Com menos um, a Académica poderia ver dificultada a sua tarefa no Algarve mas os jogadores da Briosa conseguiram segurar o nulo até final e até dispuseram da melhor oportunidade em todo o jogo: Marinho, na cara de Bracalli, permitiu a defesa do guardião brasileiro.

Na próxima jornada, a Briosa joga em Coimbra frente ao Rio Ave. O encontro está agendado para as 16:00 de domingo.
in AAC-OAF


nº espectadores: 1329
nota ao árbitro: Pedro Proença - 4
melhor do Olhanense: Rui Duarte
melhor da Académica: Ricardo
nota e melhores by Luis Carlos Melo in Rádio Regional do Centro

Crónica

O Olhanense desperdiçou oportunidades de golo mais que suficientes, para evitar o empate a zero com a Académica. Ricardo foi decisivo num jogo de sentido quase único à sua baliza.

Boa entrada do Olhanense, que se instalou no meio-campo adversário, e, com uma atitude mandona cortou qualquer pensamento de controlo das operações que o adversário pudesse ter. Assim, a Académica teve de subjugar-se ao domínio local, que na primeira-parte, teve oportunidades de golo suficientes para ter ido para intervalo em vantagem.

Rui Duarte teve liberdade a mais e liderou as investidas algarvias à baliza de Ricardo, contando com o apoio de corredores dinâmicos. Os primeiros remates foram do capitão do Olhanense, com Evandro Brandão e Luís Filipe, este com um golo anulado, a ficarem próximo de festejar. A Académica só conseguiu o primeiro remate à baliza de Bracali, aos 36 minutos, por Marinho, o que diz bem das dificuldades que estava a sentir.

image by: O Jogo

Para complicar a tarefa coimbrã, no minuto seguinte Edinho agrediu André Micael, com o cotovelo, e foi expulso. E aumentou o ascendente que o Olhanense teve, principalmente na etapa complementar.

Nos primeiros cinco minutos após o reatamento, o Olhanense desperdiçou duas excelentes oportunidades, por Targino e Rui Duarte. Targino voltou a ser reincidente, três minutos depois, e voltou a falhar na cara de Ricardo.

Manuel Cajuda reforçou os índices atacantes da sua equipa com a entrada de Djalmir, retirando Vasco Fernandes, um dos trincos da equipa. O Olhanense continuou a carregar mas com o escoar dos minutos o coração começou a mandar mais que a cabeça e a qualidade das ocasiões para se chegar ao golo, também foram baixando. Jander, num livre bem ensaiado, proporcionou vistosa defesa a Ricardo, depois de Marinho, cinco minutos antes, ter falhado na cara de Bracali.

Até final o cenário não se alterou e a divisão de pontos fica ligada à falta de eficácia dos algarvios, na hora do remate.

Destaques
A figura: Ricardo

Foi decisivo ao evitar, pelo menos, dois golos certos do Olhanense: aos 53 minutos anulou um ataque a Targino que surgiu isolado e aos 74 minutos evitou o golo a Jander, voando até ao ângulo superior direito da sua baliza, para desviar dois pontos para canto, segurando um, que perduraria até final.

O momento: 90+4 minutos. Momento de fama falhado por Djalmir. O avançado do Olhanense teve nos pés a derradeira oportunidade para evitar o empate para a sua equipa, e voltar aos momentos de glória que já viveu entre os seus adeptos. A baliza estava à sua mercê, o remate à meia-volta é que saiu muito por cima.

Outros destaques

Rui Duarte
Deu o mote para a supremacia dos algarvios, com os dois primeiros remates da partida. A isso, junta-se a sua visão de jogo, fazendo evoluir a sua equipa em direção à baliza de Ricardo. Poderia ter abrilhantado ainda mais a sua exibição, se tivesse melhor pontaria, quando apareceu solto na área de Ricardo, no início da segunda-parte.

Marinho
A única fonte de perigo da Académica. Teve o golo nos pés, por duas vezes, nas únicas oportunidades construídas pela sua equipa. Dois momentos conquistados pela sua velocidade e que permitiram-lhe escapar à marcação adversária, e aparecer em zonas privilegiadas de finalização.

image in: Diário de Coimbra

Opiniões

O treinador do Olhanense, Manuel Cajuda, em declarações após o nulo com a Académica, na jornada 17 da Liga 2012/13:

«Tenho de dizer que, mesmo com este resultado, posso considerar-me um treinador feliz. Feliz porque perante a realidade existente, o Olhanense fez um excelente jogo. Em posse de bola foi fantástico, no domínio dos princípios de jogo foi sempre melhor, criou oportunidades suficientes para ganhar e fez, acima de tudo, um jogo, na minha opinião ¿ que vale por ser treinador do Olhanense ¿, muito inteligente. Foi um jogo em que nós sabíamos que o público iria pressionar, queria a bola mais vezes na frente, mais intensidade nas coisas, e eu várias vezes repeti durante o jogo para os jogadores serem inteligentes e jogarem aquilo que deviam jogar, com calma e paciência. O resultado acaba por ser, depois de três semanas de terror que vivemos sem opções, um dos dois resultados que é possível escolher, ganhar ou empatar, porque o outro, perder, nunca escolho. Agora que o jogo acabou, há uma sensação de alívio, porque vamos ter mais soluções, e a partir de agora podem exigir-me mais.»

«Se repararem bem, dá para ver que no aspeto posicional, seis jogadores estão a jogar nas suas segundas opções, digamos assim. Nuno Reis não é lateral direito; Luís Filipe é mais lateral-direito do que médio-ala; Jander não é defesa-esquerdo; Vasco Fernandes não é jogador de meio-campo; Targino não é ponta-de-lança e o Evandro não é médio-ala. Mas todos eles jogam nessas posições. Esta é uma forma inteligente de usar as capacidades ao nosso dispor. Deu para repetir a mesma equipa em dois jogos seguidos e até com a possibilidade de pôr um júnior (Pedro Paz) a jogar, porque não havia outras opções. Mesmo assim, e porque sei que o próprio treinador da Académica o reconhece, a Académica foi uma equipa muito feliz e nós merecíamos ter ganho o jogo. O Olhanense foi melhor em tudo, ainda que com todas as condicionantes. Somámos mais um ponto e chegou o momento de respirar um pouco aliviado. Ao longo de três semanas, fui um treinador extremamente tranquilo para o que se estava a passar mas não tinha muitas soluções. Ficou a certeza de uma equipa interessante e que, para quem nos visitar, vai ser difícil passar em Olhão»

image by: Público

Os falhanços provaram que era importante reforçar a equipa com avançados, como aconteceu?

«Sim, agora vamos ver se acertamos. Há um fator muito importante: graças a Deus, falhámos muitas oportunidades. Bastaria concretizar uma e teríamos ganho. Basta este facto de falhar muitas oportunidades para as pessoas verem que o futebol que eu quero no Olhanense vale a pena. Se falhámos 4 ou 5 oportunidades é porque as conseguimos criar, vamos ter de melhorar nesse aspeto.»

«Outro facto que queria recordar: o Olhanense ganha, em casa, de três em três meses. Ganhou aqui em janeiro, agosto e novembro. Esse período vai ser encurtado mas, com calma e trabalho, vamos fazer isso.»

O treinador da Académica, Pedro Emanuel, em declarações após o nulo com o Olhanense:

«O jogo não correspondeu àquilo que esperávamos, com mérito do Olhanense e um pouco de passividade do nosso lado. A expulsão condiciona-nos em termos estratégicos, mas passámos o jogo sempre a tentar controlar, nem sempre da melhor maneira. Não custa admitir que hoje tivemos a "estrelinha" do nosso lado. É um ponto saboroso e importante para nós. Vínhamos para disputar o jogo de outra forma, mas não foi possível. Parabéns aos jogadores pela entrega. Vale pelo ponto que conquistámos para a nossa caminhada»

Concorda com expulsão?

«Não comento a arbitragem. Se o árbitro expulsou, é porque entendeu que o devia fazer. Agora, a expulsão condicionou a nossa reação, mas até aí estávamos um pouco apáticos. Depois, corremos mais e no final também tivemos de sofrer um pouco, devido à prestação do Olhanense. Se foi um ponto ganho? Ganhámos um ponto, claramente ganhámos um ponto»

Tiago Terroso, médio do Olhanense, em declarações após o nulo com a Académica, que precede a deslocação da equipa ao Dragão na próxima jornada:

«Estamos frustrados porque merecíamos a vitória. Falhámos golos que não se podem falhar, mas o futebol é assim. Às vezes não se vai tantas vezes à baliza e faz-se um golo. Tivemos azar e agora temos que pensar já no jogo com o F. C. Porto, onde, como já nos disse o mister Manuel Cajuda, iremos jogar tranquilos, porque todas as equipas que lá jogaram, perderam. Estou a subir de forma de jogo para jogo e estou a sentir-me bem.».

image by: Record

Minuto a minuto

90' FINAL DO JOGO! Olhanense - 0 Académica - 0. Apesar da expulsão de Edinho, aos 37 minutos, o Olhanense não conseguiu desfazer o nulo frente aos estudantes. Houve ocasiões para os dois lados, mas ninguém conseguiu faturar.
90' Djalmir falhou a última oportunidade de golo. E que oportunidade!!! O avançado do Olhanense apanhou uma bola que sobrou na sequência de um livre e rematou à meia volta por cima da barra da baliza de Ricardo
87' SUBSTITUIÇÃO Académica . Sai John Ogu entra Salim Cissé
87' SUBSTITUIÇÃO Olhanense . Sai Nuno Reis entra François DOnofrio
86' CARTÃO AMARELO para Tiago Terroso (Olhanense )
74' SUBSTITUIÇÃO Olhanense . Sai Tiago Targino entra Pedro Paz
74' Olhanense novamente a cheirar o golo!!! Livre bem delineado, com toque curto para Jander, o remate foi defendido por Ricardo
73' CARTÃO AMARELO para Keita (Académica )
69' Marinho perde boa oportunidade para abrir o marcador!! Ogu colocou a bola nas costas de Jander, solicitando a entrada do extremo, que isolou-se mas permitiu a defesa a Bracali
66' CARTÃO AMARELO para Marinho (Académica )
63' SUBSTITUIÇÃO Académica . Sai Bruno China entra Keita
62' Targino assiste Evandro Brandão na pequena área, mas o avançado não conseguiu desviar a bola com êxito
59' SUBSTITUIÇÃO Olhanense . Sai Vasco Fernandes entra Djalmir
53' Grande defesa de Ricardo a evitar o primeiro do Olhanense!!! Evandro Brandão isolou Targino, e Ricardo evitou o golo
48' Olhanense novamente perto do golo!!!! Evandro Brandão escapa pela direita e toca atrasado para Rui Duarte, que, sem oposição, rematou por cima da baliza
46' Que perdida para o Olhanense!!!!!! Cruzamento de Nuno Reis, na direita, Ricardo defendeu para a frente e à entrada da pequena área, Targino, rematou contra a relva e a bola subiu passando por cima da barra
46' RECOMEÇA A PARTIDA
46' SUBSTITUIÇÃO Académica . Sai Cleyton entra Amessan
45' INTERVALO NA PARTIDA ENTRE Olhanense e Académica
45' Golo anulado ao Olhanense! Vasco fernandes assistiu Luís Filipe, que paraeceu na cara de Ricardo para finalizar. O arbitro assistente deu indicação de fora de jogo.
43' Contra-ataque rápido da Académica, com Marinho, na direita, a cruzar para Cleyton, que junto ao segundo poste, tentou finalizar de calcanhar.
37' CARTÃO VERMELHO para Edinho (Académica ). Por alegada cotovelada em André Micael. Pedro Proença nem hesitou.
36' Académica, que perigo!!!!! Marinho remata à meia-volta dentro da pequena área, a bola passou a rasar o poste direito da baliza de Bracali, que estava batido. A Académica poderia ter sido letal, no primeiro remate que fez à baliza do olhanense
35' Cruzamento de Targino, com Hélder Cabral a antecipar-se de cabeça a Luís Filipe, já dentro da pequena área
22' A Académica não consegue reagir à boa entrada do Olhanense e tem sentido dificuldades em chegar à baliza de Bracali
19' Rui Duarte bateu contra a barreira, e os jogadores do Olhanense reclamaram que tinha sido com a mão. Pedro Proença mandou seguir
17' Livre perigoso para a baliza de Ricardo, por derrube de Bruno China a Jander
17' CARTÃO AMARELO para Bruno China (Académica )
11' Boa jogada de envolvimento do Olhanense, com Rui Duarte a abrir para Luís Filipe, na direita, o cruzamento foi desfeito por Flávio, quando Evandro Brandão se preparava para encostar para dentro da baliza
5' Rui Duarte em nova finalização, agora dentro da área, mas a bola encontrou o corpo de um jogador da Académica, e saiu pela linha final
4' Perda de bola de Bruno China à saida da sua área, na sequência a bola foi parar a Rui Duarte que rematou fraco
1' COMEÇA A PARTIDA ENTRE Olhanense e Académica
0' Equipas em campo depois de terem ido aos balneários. Jogo prestes a começar!
0' Académica: Ricardo; João Dias, Flávio Ferreira, Reiner Ferreira e Hélder Cabral; Makelele, Bruno China e John Ogu; Cleyton, Edinho e Marinho. SUPLENTES: Peiser, Keita, João Real, Marcos Paulo, Saleiro, Amessan e Cissé.
0' Olhanense: Bracali; Nuno Reis, Maurício, André Micael e Jander; Vasco Fernandes e Terroso; Luís Filipe, Rui Duarte e Targino; Evandro Brandão. SUPLENTES: Ricardo, Pedro Paz, Rafael Seromenho, DOnofrio e Djalmir.
0' EQUIPAS OFICIAIS!
0' Aliás, já está toda a gente a aquecer aqui no José Arcanjo.
0' Os guarda-redes das duas equipas já aquecem.
0' HISTÓRICOS DE CONFRONTOS:<br />Em 44 jogos oficiais entre as duas equipas, a vitória sorriu por 21 vezes ao Olhanense. 12 empates e 11 triunfos da Académica completam o quadro. Para o principal campeonato, e em Olhão, os algarvios apenas perderam um jogo com os estudantes, precisamente na última época (0-2), com dois golos de Adrien Silva, que, curiosamente, tem apetência para marcar no José Arcanjo: esta época também faturou na vitória (2-0) do Sporting. Na primeira volta, registou-se um empate, em Coimbra. Edinho e David Silva marcaram os golos.
0' Ausências da Académica: Rodrigo Galo e Wilson Eduardo (lesionados)
0' Ausências do Olhanense: Fernando Alexandre, Nuno Piloto, Abdi, Ivanildo e Yontcha (lesionados); Babanco, David Silva e Djaniny (na seleção de Cabo Verde); Bruno Veríssimo (opção); Thalles, Pepe e Lucas Sousa (sem certificado)
0' O treinador da Académica, Pedro Emanuel, no lançamento do encontro: «Nem deitámos as mãos à cabeça quando estávamos em 15º lugar, nem agora [8º] nos pomos em bicos de pés. Melhor fase da época? É a que esperávamos, mais cedo ou mais tarde, até pela necessidade de pontos, competitividade, e solidificação de processos. Estabilizando a equipa, com menos lesões e castigos, sabíamos que iríamos crescer. Tem vindo a acontecer e queremos dar sequência com o Olhanense, que se debate com algumas limitações, como nós, e tem um novo treinador, com bastante experiência, e que conhece como ninguém o campeonato. Vamos encontrar uma equipa organizada, que necessita de pontos, tal como nós, e estará motivada por vir de um resultado bom, na Amoreira.»
0' O treinador do Olhanense, Manuel Cajuda, na antevisão do jogo: «Temos que fazer uma antevisão positiva, mas também realista. Os problemas são os mesmos da semana passada. Embora sendo as mesmas soluções e jogadores, eles estão melhores e mais fortes. Apesar das limitações, é importante jogar para ganhar e olhar para a parte apetecível. Já vi, na segunda-parte do jogo com o Estoril, melhorias da nossa parte. A Académica é uma equipa que foi feita para disputar uma prova europeia. É forte e obteve duas vitórias consecutivas, o que não estava a ser normal. É perigosa, bem orientada e com jogadores muito bons»
0' As duas vitórias em casa, nas duas últimas jornadas, permitiram um pulo na classificação à Académica, e trouxeram a tranquilidade que a equipa de Pedro Emanuel, até então, não tinha. Em Olhão, a Académica não quererá desperdiçar a oportunidade de continuar a capitalizar o momento, sabendo também que tal atrapalharia a vida a um adversário direto.
0' Depois de duas derrotas, o Olhanense empatou no Estoril. Em circunstâncias normais, seria apenas mais um ponto na luta pela sobrevivência. Mas, dadas as debilidades que têm assolado a equipa algarvia, valeu (também) muito mais pela injeção de confiança que lhe deu, e que permite encarar com outra cara o adversário deste domingo, e esquecer a (momentânea) falta de soluções, com onze jogadores ausentes: 5 lesionados, 3 na CAN e mais 3 sem certificado.
0' Boa tarde e seja bem-vindo ao Olhanense-Académica, encontro da jornada 17 da Liga 2012/13 e que o Maisfutebol vai seguir AO VIVO! FIQUE LIGADO!!!

in maisfutebol

Sem comentários:

Enviar um comentário