10 de fevereiro de 2013

2012/2013 - 18J - Académica 1 - Rio Ave 2: Derrota 750 na Liga!


A Académica perdeu este domingo com o Rio Ave por 2-1 numa partida que contou para a jornada 18 da Liga ZON Sagres. Os "estudantes" estiveram a perder por 1-0, conseguiram empatar já na segunda parte mas os vilacondenses viriam a colocar-se novamente na frente do marcador.

Perante 2550 espectadores, a Briosa procurava manter a onda vitoriosa em Coimbra de modo a ascender à sexta posição do campeonato mas o Rio Ave acabou por ser mais feliz e distanciou-se da turma de Pedro Emanuel.

O encontro começou muito dividido mas ao intervalo era o golo de Hassan que fazia a diferença. Na etapa complementar, a Briosa entrou mais objectiva e chegou ao empate por intermédio de Salim Cissé. Contudo, a festa estudantil não demorou muito porque pouco tempo depois seria Bebé a estabelecer o 1-2 final.

A Académica foi então em busca do resultado, nunca desistiu, mas não conseguiu ser eficaz. Na próxima jornada, a Briosa desloca-se ao Estádio da Luz para defrontar o Benfica.

in AAC-OAF

nº espectadores: 2 550
nota para Carlos Xistra: 3
melhor do Rio Ave: Diego Lopes
melhor da Académica: Marinho
nota e melhores by Luís Carlos Melo in RRC

Crónica

Em domingo de Carnaval, a Académica parece ter ficado a ver passar o cortejo dos Arcos. Só assim se explica o desacerto da defesa da casa, em especial, por ironia, de dois brasileiros que acabaram por ficar ligados aos golos de Hassan e Bebé. Há dias assim.

No duelo entre os fortes da casa, os estudantes, que vinham de três vitórias seguidas em Coimbra, e os especialistas em jogos fora venceram os segundos, que assim «apertam» o Sp. Braga, agora apenas a dois pontos de distância no quarto lugar.

Nem de propósito, os minhotos visitam Vila do Conde na próxima jornada, mas os da casa não terão Lionn nem Marcelo, que acumularam amarelos nesta partida. A coisa promete...

Percebeu-se muito cedo que este poderia ser um jogo de paciência para a Briosa. Com o Rio Ave bem organizado e fechado lá atrás, a equipa de Pedro Emanuel assumiu o jogo e foi empurrando o adversário para trás.

Sem criar grande perigo, é certo, que os vila-condenses mostravam grande disciplina tática e melhor adaptação das suas «torres» ao relvado e às condições atmosféricas em geral. A dupla Marcelo/Nivaldo, então, revelava grande qualidade e concentração a toda a prova.

Mesmo assim, os estudantes lá foram tentando, tentando, com aquela perseverança que se diz ser muito própria dos chineses, mas menos vista nos brasileiros. Talvez por isso Ferreira, sem aviso prévio, tenha acusado o enfado e, num mau atraso, serviu Hassan de bandeja.

Um rude golpe no ânimo coimbrão quando o rival estava perfeitamente manietado. Mas é como o velho ditado: a Académica teve o Rio Ave na mão, faltou-lhe foi fechá-la e, ao invés, num ápice, viu-se ela própria aprisionada.

Com o golo, os comandados de Nuno E. Santo soltaram-se finalmente do espartilho tático e passaram a ser bem mais acutilantes nas suas ações. Por obra também da necessidade da Académica de fazer qualquer coisa para fintar a adversidade.

Com problemas no ataque (Edinho castigado, Saleiro lesionado e Wilson Eduardo sem ritmo), Pedro Emanuel teve de lançar o jovem e afoito Amessan para agitar o lado esquerdo do ataque. Um miúdo num jogo para homens de barba rija. Foi curto, claro.

Estudantes acordam, mas voltam a comprometer

A atrapalhação da defesa da casa, órfão de Flávio Ferreira, por lesão, não augurou nada de bom logo no dealbar da segunda parte, mas os vila-condenses acabaram por provar do mesmo veneno: não conseguiram «matar» o jogo e viram Cissé chegar ao empate.

Tiveram direito a uma segunda oportunidade, novamente muito consentida pela Briosa, que perde uma bola em zona crítica por Marcos Paulo e permite que ela chegue a uma espécie de TGV: Bebé. Só com João Dias pela frente, fez o que quis do defesa e marcou à saída de Ricardo.

Os estudantes «destaparam-se» definitivamente e viram o adversário desperdiçar vários lances para ampliar a vantagem. Valeu também Ricardo entre os postes, a salvar aquilo que os colegas não conseguiam.

Halliche ainda entrou para jogar a ponta-de-lança, dada a falta de soluções, mas o melhor (pior?) que conseguiu foi ser expulso pouco depois por reclamar uma pretensa grande penalidade.

Destaques

A figura: Bebé
Impressionante a forma como embalou para o segundo golo do Rio Ave, passando por João Dias como se fosse uma espécie de TGV. O poder de aceleração do jovem avançado português fez, de resto, muitos estragos numa defesa que nunca soube como lidar com ele.

Negativo: defesa da Académica
No primeiro teste para a Liga sem o capitão Flávio Ferreira o que poderia correr mal, correu mesmo. Ferreira «assistiu» Hassan para o primeiro golo do Rio Ave e João Real, que entrou justamente para o lugar do jovem central/médio, não transmitiu a serenidade necessária ao setor. Demasiados erros e desconcentrações.

Positivo: centrais do Rio Ave
Jogo personalizado da dupla Marcelo/Nivaldo, numa prova de que, na defesa, o Rio Ave está muito bem servido. Ao contrário da Briosa, a ausência do central com mais cartel do plantel, Rodriguez, nem se notou.

Outros destaques:

Ukra
Outros dos endiabrados da frente de ataque vila-condense, com acelerações que deram água pela barba a Hélder Cabral e a João Dias, mais tarde, quando mudou de flanco. Acaba por não estar nos golos, mas lá que ofereceu alguns, lá isso ofereceur.

Bruno China
O ex-Rio Ave esmerou-se contra a antiga equipa. Esclarecido e aguerrido, entregou-se de forma generosa à luta do meio-campo sem nunca reatear esforços. Teve papel decisivo no golo de Cissé ao assistir o guineense, de cabeça.

Opiniões

Pedro Emanuel, treinador da Académica, no final da derrota ante o Rio Ave, este domingo, em Coimbra:

«Um par de erros ditou a nossa derrota? Se quisermos ver as coisas de forma redutora, podemos chegar a essa conclusão, mas importa analisar o jogo no seu todo. Eram duas equipas a atravessar boas fases, que se respeitaram mutuamente e sabiam que este ia ser um jogo muito disputado e sem muito espaço. Surge o golo deles, num erro nosso, mas isto é mesmo assim, quem procura jogar expõe-se sempre mais. Ajustámos algumas situações, chegámos com grande mérito à igualdade, não entrando em pânico pelo resultado. Mas sofremos de novo um golo. Não conseguimos chegar de novo à igualdade, que, se tivesse acontecido, seria um enorme alento para tentarmos ganhar. Temos de estar alerta sobre certas situações. Claro que o Rio Ave faz o seu trabalho e jogadores fazem o que lhes deixam fazer, mas se quisermos ter mais tempo útil, não vejo problema num árbitro dar mais 10 ou 15 minutos de descontos. Se gosto de ver futebol, uma quebra desta natureza leva a que o estado anímico dos jogadores se altere. Atenção, esta é uma crítica construtiva e uma forma positiva de ver o futebol. Se calhar, foi isso que levou à reação intempestiva de um dos nossos jogadores [Halliche, expulso por reclamar uma grande penalidade] e à alteração do estado anímico dos colegas.»


Nuno Espírito Santo, treinador do Rio Ave, no final da vitória sobre a Académica, este domingo, em Coimbra:

«Foi um jogo muito difícil, com uma boa exibição nossa, estivemos organizados e com critério nas saídas para o ataque. Bastantes oportunidades não materializadas. Defrontámos uma boa equipa, com bons jogadores, difícil no seu campo, bem orientada e crente, já que os seus jogadores lutam até à exaustão pelo resultado. Justo? Sinceramente, sim. Europa? Não faz sentido perspetivar prematuramente um futuro que poderá ser incerto. Temos a certeza do que queremos, que é assegurar a manutenção e consolidar uma equipa com muitos jovens. Se o clube achar necessário anunciar outro objetivo, fá-lo-á publicamente. Neste momento, ainda não. Jogo com muitos amarelos? O futebol direto da Académica é difícil de controlar, não consigo ser justo para ajuizar. Este tipo de jogo fica difícil para um árbitro no final, os jogadores ficam bastante alterados, não é fácil.»

Ukra, jogador do Rio Ave, no final da vitória sobre a Académica, este domingo, em Coimbra:
«A nossa meta continua a ser a manutenção, para a qual temos trabalhado muito, com humildade e, felizmente, os resultados têm aparecido. João Tomás? Foi dos melhores pontas-de-lança com quem joguei, foi um prazer, mas a vida é assim, seguiu seu caminho. Só faz falta os que cá estão e têm estes têm feito o seu trabalho, dado o seu melhor, e isso vê-se nos resultados. Como falhei aquele golo? Foi pena não ter entrado, foi um momento de inspiração, mas o mais importante foram os três pontos num campo difícil.»

Hélder Cabral, jogador da Académica, no final da derrota ante o Rio Ave, este domingo, em Coimbra:
«Estivemos bem na primeira parte, a controlar o jogo, de um erro nosso sofremos o golo, mas mesmo assim, tentámos dar a volta por cima e no início da segunda parte voltámos com a mesma força e determinação para fazermos golo cedo. Conseguimos, mas tivemos mais um percalço, fomos infelizes mais uma vez. Não foram erros defensivos, mas da equipa toda, que deram os golos. O segundo, por exemplo, nasce de uma perda de bola onde não a podíamos perder. Temos uma ideia de jogo e acreditamos nela, até ao fim. Estes percalços podem acontecer, temos de levantar a cabeça, e pensar já no próximo jogo, com o Benfica.»

Minuto a minuto 

90' FINAL DO JOGO! Académica - 1 Rio Ave - 2. Final de nervos em Coimbra, com Halliche a ser expulso por reclamar uma grande penalidade, e os estudantes a carregar, mas o resultado não se alterou!
90' CARTÃO AMARELO para Marcelo (Rio Ave )
89' CARTÃO AMARELO para Hélder Cabral (Académica )
89' CARTÃO VERMELHO para Rafik Halliche (Académica )
89' CARTÃO AMARELO para Rafik Halliche (Académica )
89' Bola na mão de jogador do Rio Ave: reclama a Académica!
88' CARTÃO AMARELO para Lionn (Rio Ave )
86' SUBSTITUIÇÃO Rio Ave . Sai Ukra entra André Vilas Boas
85' SUBSTITUIÇÃO Rio Ave . Sai Bebé entra Tope Obadeyi
85' Que falhanço de Cleyton!!!
84' SUBSTITUIÇÃO Académica . Sai João Dias entra Rafik Halliche
83' CARTÃO AMARELO para Jan Oblak (Rio Ave )
77' GRANDE DEFESA DE RICARDO!!! Hassan ia fazer o terceiro a passe de Ukra!!!
76' QUE PERIGO!!! Ukra foge pela esquerda, flete para o meio sem que ninguém consiga desarmá-lo, e atira em arco ao poste mais distante!! Passou a centímetros do alvo!!!
70' CARTÃO AMARELO para Bebé (Rio Ave )
66' SUBSTITUIÇÃO Rio Ave . Sai Diego Lopes entra Braga
65' CARTÃO AMARELO para Edimar (Rio Ave )
62' SUBSTITUIÇÃO Académica . Sai Marcos Paulo entra Wilson Eduardo
56' CARTÃO AMARELO para Diego Lopes (Rio Ave )
54' GOOOOOOOLLLLLOOOOOOO!!! RIO AVE ! 1-2 por Bebé. Nova asneira da defesa da casa, Marcos Paulo hesitou, o Rio Ave lançou o contra-ataque, com a bola a ir parar a Bebé, que passou Dias, e meteu a bola entre as pernas de Ricardo!!!
51' GOOOOOOOLLLLLOOOOOOO!!! ACADÉMICA ! 1-1 por Salim Cissé. China serve o africano na sequência de um canto e este, lépido, meteu a bola lá dentro!!!
48' Atrapalhação da defesa da Académica, que, por duas vezes, quase permite o segundo ao Rio Ave!
46' RECOMEÇA A PARTIDA
45' INTERVALO NA PARTIDA ENTRE Académica e Rio Ave. Resultado tremendamente penalizador para a Académica, que tinha o Rio Ave perfeitamente manietado até que um desentendimento na defesa, com responsabilidades diretas para Ferreira, entregou de bandeja o golo a Hassan!
45' Mais um minuto de descontos.
42' Ataque com perigo do Rio Ave, mas o remate de Bebé esbarra num defesa e Ricardo agarra!
37' SUBSTITUIÇÃO Académica . Sai John Ogu entra Amessan
37' Vai entrar Amessan.
36' Tiro de Ogu de longe, muito por cima!
34' Bem Ricardo a segurar o remate de Ukra!
29' GOOOOOOOLLLLLOOOOOOO!!! RIO AVE ! 0-1 por Ahmed Hassan. Que asneira de Ferreira!!! Ricardo, pressionado, devolve a bola ao brasileiro, de cabeça, mas este, em vez de atirar para longe, quis dar de novo ao guarda-redes mas na direção de Hassan, que faz um chapéu a Ricardo!!! Real ainda lá foi, juntamente com Ricardo, mas já foi tarde!!!
26' Nova bola de Hassan para fora após cruzamento de Ukra!
19' Bom livre de Cleyton, mas para o meio da baliza, fácil para Oblak!
18' Jogo de paciência para os estudantes que vão empurrando o Rio Ave para trás, mas não conseguem furar!
17' Boa jogada de Marinho, a centrar atrasado, para cabeceamento de Cissé, mas Lionn tira antes de a bola chegar à baliza!!
16' Primeiro canto da partida, para a Briosa.
14' CARTÃO AMARELO para Filipe Souza (Rio Ave )
13' Hassan remata com atrapalhação na área, para fora, depois de bela combinação entre Diego Lopes e Ukra, que cruzou a preceito!
12' Livre de Cleyton a pingar na área, segura Oblak!
11' Joga-se muito ao nível do meio-campo, ainda não há jogadas de perigo!
8' Volta a chuva!
8' Cruzamento/remate de Lionn... muito por cima!
5' O Rio Ave ainda não teve praticamente bola!
3' Muito equilíbrio, para já...
1' COMEÇA A PARTIDA ENTRE Académica e Rio Ave
0' Tudo a postos para o início do jogo, equipas com os seus equipamentos tradicionais em campo!
0' Pouco público nas bancadas, talvez umas duas mil pessoas, mas a claque vila-condense é bastante ruidosa!
0' Confirmam-se então várias baixas importantes na Académica, casos do capitão Flávio, que falha pela primeira vez um jogo da Liga, Makelele, estes lesionados, e Edinho, por castigo. Saleiro também não recuperou e deixa ainda mais limitadas as opções atacantes. A boa nova, no entanto, é o regresso de Wilson Eduardo, que fica no banco.
0' Há três anos, Wires marcou o golo solitário, enquanto há dois coube a Bruno Gama, na conversão de uma grande penalidade já nos descontos, desfeitear Peiser. No ano passado, logo à segunda jornada, os estudantes devolveram a «cortesia» com um triunfo pela mesma margem, golo de Éder.
0' O saldo dos estudantes em casa diante dos vila-condenses resume-se a 10 vitórias, sete empates e três derrotas. Curiosamente, dos três desaires dois aconteceram nas últimas três temporadas, sempre por 0-1.
0' O árbitro da partida será Carlos Xistra, de Castelo Branco, auxiliado por Luís Marcelinho e Jorge Cruz. O quarto árbitro é Fábio Veríssimo.
0' RIO AVE: Oblak; Lionn, Nivaldo, Marcelo e Edimar; Wires; Diego Lopes e Filipe Souza; Ukra, Hassan e Bebé.<br /><br />SUPLENTES: Rafa, André Dias, Braga, André Vilas Boas, Del Valle, Tope e André Costa.<br />
0' ACADÉMICA: Ricardo; João Dias, João Real, Ferreira e Hélder Cabral; Bruno China; Marcos Paulo e Cleyton; Marinho, Cissé e Ogu.<br /><br />SUPLENTES: Peiser, Rodrigo Galo, Halliche, Nivaldo, Keita, Wilson Eduardo e Amessan.<br />
0' Já temos equipas oficiais!
0' Entram os três guarda-redes da Académica para aquecimento...
0' CONVOCADOS DO RIO AVE - guarda-redes: Rafa e Oblak; defesas: Nivaldo, Edimar, Lionn, André Dias e Marcelo; médios: Braga, André Vilas Boas, Filipe Augusto, Diego Lopes e Wires; avançados: Ukra, Hassan, Del Valle, Tope, Bebé e André Costa.
0' Para colmatar estas ausências, o técnico Nuno Espírito Santo chamou aos «eleitos» o jovem André Costa.
0' Rodriguez lesionou-se esta semana ao serviço da seleção do Peru e não recuperou a tempo para o embate com os «estudantes», enquanto Tarantini cumpre um jogo de castigo.
0' Já do lado do Rio Ave foi tudo às claras: o defesa Rodriguez e o médio Tarantini ficam de fora da convocatória para esta partida.
0' Certo é que Edinho, castigado, não vai poder jogar.
0' Claro que assim não foi possível esclarecer dúvidas quanto à disponibilidade de Flávio Ferreira, que poderá falhar um jogo da Liga pela primeira vez esta época, de Makelele, Carlos Saleiro ou ainda Wilson Eduardo, todos com problemas físicos ao longo da semana.
0' Pedro Emanuel resolveu esconder o jogo até ao limite e, além de um treino ainda esta manhã neste mesmo estádio, à porta fechada, fez saber que todo o plantel estava convocado.
0' Já agora, na semana passada, «só» venceram o Sporting... pela terceira vez esta época.
0' Os vila-condenses são das formações mais talhadas para jogar fora de portas, com 16 pontos conquistados nessa condição entre os 25 que contabilizam atualmente. Para lá dos Arcos, só há registo de duas derrotas, em Braga, ainda em Setembro, e há quase dois meses, em Aveiro.
0' Em causa, estará a subida ao sexto lugar, passando V. Guimarães (21 pontos) e Estoril (22), além da oportunidade de «apertar», justamente, o adversário desta tarde.
0' Aliás, caso some mais um triunfo este domingo, Pedro Emanuel igualará um recorde na posse de André Villas Boas, em 2009: quatro jogos ganhos em Coimbra de seguida!
0' A saída, paulatinamente, das diversas provas extracampeonato beneficiou o rendimento da Briosa na Liga, com sete pontos amealhados nos últimos três jogos e três vitórias consecutivas em casa.
0' A Académica ocupa, actualmente, o oitavo lugar da classificação, com 20 pontos, enquanto o Rio Ave é quinto, com mais cinco.
0' Estão cerca de 10, já choveu, mas neste momento temos uma aberta quando chega a equipa do Rio Ave e faz o reconhecimento do relvado, que parece encharcado, mas em boas condições.
0' Boa tarde. Sejam bem-vindos ao Académica-Rio Ave, jogo da 18ª jornada da Liga para acompanhar, ao minuto, no Maisfutebol. Fique ligado!

Outros
A derrota frente ao Rio Ave é 750ª da Académica na Liga Portuguesa (jogos da 1ª divisão).

Sem comentários:

Enviar um comentário