21 de fevereiro de 2013

Académica: «apenas» oito jogadores terminam contrato

João Dias, Rodrigo Galo, Ferreira, Hélder Cabral, Edinho, Saleiro, Wilson Eduardo e Amessan

O próximo defeso será um dos mais tranquilos dos últimos anos em Coimbra em função do escasso número de jogadores em final de contrato. Escasso atendendo às mais recentes épocas (na última eram 16), em que o número de atletas nessa situação ultrapassava facilmente uma dúzia.

Atualmente, são oito os jogadores em final de contrato e, destes, quatro terminam o período de empréstimo: Rodrigo Galo (Sp. Braga), Ferreira (Corinthians Alagoano), Edinho (Málaga) e Wilson Eduardo (Sporting).

Os respetivos clubes terão uma palavra a dizer numa eventual continuação destes elementos ao serviço da Briosa, com exceção do goleador-mor da equipa, que termina simultaneamente a ligação ao adversário do F.C. Porto na Liga dos Campeões.

Os golos que tem marcado em abundância são, todavia, um entrave cada vez maior para os estudantes face a propostas de outro nível financeiro e desportivo, mas o internacional português tem-se relevado de uma lealdade notável para com o emblema coimbrão.

Ferreira será um caso aparentemente mais fácil de resolver, atendendo à predisposição dos brasileiros para valorizarem um ativo na Europa, a não ser que seja possível fazer algum negócio já no final da temporada.

Pedro Emanuel também termina ligação

Os restantes jogadores com contrato a acabar, e, como tal, livres para se comprometerem desde já com outros clubes, são João Dias, Hélder Cabral, Carlos Saleiro e Amessan, todos com níveis de utilização diferentes e, como tal, também com maior ou menor interesse dos estudantes em mantê-los.

O número, mais em conta, de atletas com vínculo a expirar irá significar uma maior estabilidade para a equipa e evitar as dificuldades inerentes, como sucedeu esta época, a uma reestruturação quase completa do plantel.

Quem tem contrato, claro está, também pode sair, desde logo através de uma venda, e são vários os jogadores com mercado, ou nos casos em que se conclua que a aposta não deu frutos. Júnior Lopes e Afonso, sobretudo este último, estão nesse lote.

O mercado brasileiro continua aberto, mas a dar-se uma saída, o mais provável é que seja no final da temporada, a menos que a questão da permanência se resolva antes do final de Abril, algo que se afigura difícil.

Independentemente de quaisquer cenários, o clube, como sempre aconteceu, só irá analisar todos estes casos após garantir a manutenção, e sem perder de vista outro dado importante nesta equação: Pedro Emanuel também termina contrato.

Alerta à esquerda

Os estudantes retomaram os treinos esta quarta-feira, com vista ao encontro de segunda, com o Marítimo, e cinco jogadores não participaram nos trabalhos devido a lesão: Flávio Ferreira e Saleiro, em trânsito das últimas duas semanas, tiveram a companhia de Makelele (mialgia), Halliche e Nivaldo (ambos com contraturas nos adutores).

O problema com este último faz soar o alarme, pois com Hélder Cabral castigado, voltam a ficar indisponíveis as duas soluções para o lado esquerdo da defesa. Ainda há tempo para recuperar o lateral cabo-verdiano, mas, em alternativa, João Dias poderá voltar a ser adaptado ao lugar.

in maisfutebol

Sem comentários:

Enviar um comentário