10 de março de 2013

2012/2013 - 22J - Académica 1 - Sporting 1


A Académica empatou este sábado com o Sporting a uma bola, numa partida que contou para a 22ª jornada da Liga ZON Sagres. Os "estudantes" chegaram ao intervalo em vantagem, com um golo de penalti de Wilson Eduardo, mas o Sporting viria a empatar na etapa complementar.


A Briosa desde cedo que assumiu as rédeas do desafio e foi até com alguma naturalidade que se adiantou no marcador. Hélder Cabral foi travado em falta por Fokobo dentro da grande área e Wilson Eduardo, chamado à conversão da grande penalidade, inaugurou a contagem.

A vencer por 1-0, a turma orientada por Pedro Emanuel esteve várias vezes perto de marcar o segundo mas Rui Patrício negou o golo da Académica, sobretudo a John Ogu, um dos mais inconformados. E como diz a gíria, quem não marca sofre, e foi mesmo isso que veio a acontecer.

É verdade que o Sporting carregou em cima da Briosa na parte final do desafio e foi numa lance protagonizado por Joãozinho que nasceu o golo dos leões. O lateral esquerdo leonino cruzou para Van Wolfswinkel e o holandês não perdoou na cara de Ricardo.

Até final não houve mais alterações no marcador e a Académica passa a somar 21 pontos na tabela classificativa. Na próxima jornada, a Briosa desloca-se ao reduto do Estoril.

in AAC-OAF

nº espectadores: 6 086
nota ao árbitro: Hugo Pacheco: 3
melhor do Sporting: Rui Patrício
melhor da Académica: Marinho

Crónica


O Sporting deu uma parte de avanço à Académica, altura em que mostrou a sua pior face, e só um lento acordar, já na segunda parte, permitiu aos leões minimizar estragos, este sábado, em Coimbra. Depois do bom que fez há uma semana, no clássico, a turma de Alvalade quase deitava tudo a perder.

A três pontos apenas da Académica, nesta altura do campeonato, antes do jogo, os comandados de Jesualdo Ferreira saem de Coimbra com a mesma distância para o adversário, mas é curto para quem quer ainda chegar à Europa. Do décimo lugar, à condição, claro, ainda há muito a percorrer.

Já os estudantes, depois de quatro derrotas consecutivas, conseguiram por fim pontuar, mas já vão em seis jogos sem ganhar. Também para eles foi curto, numa altura em que a luta pela manutenção se tornou titânica, e navegar desta forma com a costa à vista nunca foi boa política. As águas são pouco profundas e o barco ameaça encalhar a qualquer momento.

Assinale-se, ainda assim, a boa entrada em campo da Briosa, a contrastar com o adversário. Sem nunca temer as camisolas verde-e-brancas, os capas negras entraram de forma autoritária, conquistaram logo dois cantos ainda nem dois minutos de jogo havia, e foram mandando no jogo.

O Sporting não se encontrava (grande novidade), não tinha criatividade no meio-campo, falhava passes e perdia bolas em catadupa. Quando nada parece sair bem ao leão, já se sabe, há sempre margem para pior.

O «menino» Fokobo, em estreia como titular, cometeu uma daquelas ingenuidades próprias da idade. Grande penalidade para Wilson Eduardo converter, sem direito a festejos, porque o respeito pelo patrão é muito bonito.

Animou-se a Académica e caiu o Sporting em depressão profunda. Com exceção de duas situações de Dier, sempre ele, pode-se resumir a passagem dos de Alvalade pela primeira parte do jogo como um corpo amorfo, incapaz de reagir, vendo uma Briosa sempre por cima.

Aliás, só por intervenções de São Patrício não saíram os sportinguistas para o intervalo com mais golos a lamentar. Incrível.

Jesualdo mexeu na equipa, fazendo entrar Carrillo e Labyad, mas foi novamente para a Académica o momento de maior sensação, agora por Marinho. Sempre que saíam em contra-ataque, aproveitando o balanceamento leonino, os estudantes faziam estragos.

Mesmo assim, o Sporting estava melhor no encontro. Mais incisivo e, já agora, também objetivo. Depois do jogo dividido na primeira etapa, agora havia bem mais intenção por parte dos leões, obrigando a Briosa a jogar de forma compacta e a espreitar o contra-golpe.

As mexidas de Jesualdo acabaram por surtir efeito. Muito mais dinâmico, o conjunto verde-e-branco chegou ao empate como se anunciava, e encostou a Briosa às cordas até ao último minuto. Labyad atirou ao poste e mostrou que era possível dar a volta ao marcador. Foi por um triz.


Destaques


A figura: Rui Patrício
É inevitável. Não há jogo em que não faça algo de importante. Como é colocado à prova muitas vezes, mais ainda se destaca. Enorme nas duas defesas que foi obrigado a fazer na primeira parte, sobretudo a primeira, que deixou Makelele à beira de um ataque de nervos. Mas ainda houve mais: voltou a defender um remate de Ogu, este ainda mais difícil, como se nada fosse. Não fosse ele e o volume de golos sofridos na etapa inicial poderia não ter dado margem para o empate...

O momento: penalty de Fukobo
Na melhor estreia cai a nódoa. O jovem central camaronês dava conta do recado quando, numa entrada mal calculada, derrubou Hélder Cabral em zona proibida. A grande penalidade, que Wilson Eduardo haveria de converter, desbloqueou o jogo para o lado da Académica, e só não teve piores consequências porque o Sporting ainda conseguiu o empate.

Outros destaques:

Marcos Paulo
A viver as vicissitudes de uma época intermitente, com lesões e concorrência a relegá-lo, por vezes, para segundo plano, o brasileiro ex-U. Leiria parece ter entendido que tinha chegado o momento de dar um safanão no infortúnio. Exibição personalizada, com boas recuperações e passes ainda melhores. Tudo feito com uma confiança que parecia ter-lhe fugido. Muito bem.

John Ogu
Belíssimo «diálogo» com Rui Patrício, a fazer brilhar o guarda-redes do Sporting e da seleção nacional. Imponente, foi sobretudo pela força do remate que causou calafrios aos sportinguistas, numa posição que nem lhe pertence. Jogou como ponta-de-lança por ausência de Edinho e Cissé, além de Carlos Saleiro não estar nas melhores condições. Não se saiu nada mal.

Wilson Eduardo
Já lhe vimos melhor, mas a verdade é que fica ligado à história do jogo pelo golo apontado da marca de grande penalidade. Por respeito, não festejou. Ficou-lhe bem. Deu velocidade ao ataque, pelo menos enquanto a Briosa conseguiu esticar o seu jogo.

Eric Dier
O Beckenbauer de Jesualdo não deslustrou e foi, até, o único jogador do Sporting capaz de criar perigo na primeira metade do jogo. Grande pontapé num livre que passou a rasar o poste da baliza de Ricardo, que já antes o havia visto a rematar cruzado, quase na pequena área. Recuou para central na segunda parte, quando o técnico leonino procurou poupar Fukobo.

Labyad
Um remate ao poste culminou uma entrada que ajudou a virar a mesa do jogo a favor dos leões. Rápido e imprevisível, baralhou, por fim, a organização estudantil e alimentou o desejo de virar o marcador, mais tarde, com um cabeamento que passou a rasar o alvo.

Joãozinho
Marinho deu-lhe muito que fazer, mas uma vez neutralizada a fonte de perigo, passou a acelerar à vontade pelo seu flanco. Foi dele a assistência para o golo do empate. Um momento bem positivo, a juntar a outros mais.


Opiniões



Pedro Emanuel, treinador da Académica, comentou desta forma o empate da sua equipa frente ao Sporting. Declarações na flash interview da SportTV:

«As pessoas gostam de ficar com a última imagem mas há que ser realista. Tivemos 70 minutos de grande qualidade e resistência. Só não conseguimos uma vantagem superior porque o Rui Patrício foi o melhor elemento em campo. Jogando com tanta intensidade, iríamos pagar em algum momento e isso aconteceu. Surgiu o golo do Sporting, que depois acreditou que podia chegar à vantagem. Sentimos algum cansaço mas os jogadores foram fantásticos. Vamos ter uma Académica de grande dedicação e intensidade até final.»


Pedro Emanuel, treinador da Académica, no final do empate com o Sporting, este sábado, em Coimbra:

«Fizemos o que tínhamos a fazer, com grande mérito dos jogadores, agora é lógico que fizemos e criamos o necessário para conseguirmos a vitória. Não aconteceu porque estiveram aqui os dois maiores guarda-redes portugueses da atualidade, e um deles foi o melhor em campo para o Sporting. É lógico que uma equipa que vem de quatro derrotas seguidas, a jogar como jogou, com rigor, competência e motivação, chega uma altura em que tem de quebrar. Foi o que aconteceu. O futebol é isto, quem é mais eficaz e tem elementos que podem fazer a diferença em certos momentos, como é o caso do Sporting, acaba por destacar-se.

Não estou contente pelo resultado, mas fico feliz pela resposta da equipa. Dá mais alento, sei que esta equipa pode fazer isto mais vezes. Esta competência e rigor, temos de a ter contra todas as equipas. Hoje, os jogadores assumiram o seu valor e a sua competência.»



Reiner Ferreira, central da Académica, no final do empate com o Sporting, este sábado, em Coimbra:

«O campeonato está muito difícil, nivelado, sabemos que qualquer ponto que nos ajude a subir na tabela é sempre bem-vindo. Queremos sempre o melhor, o resultado positivo, não veio, foi o empate, por isso, vamos trabalhar para conseguir a vitória no próximo jogo. O Sporting tem bastante qualidade, eles vieram para cima de nós, e não conseguimos segurar o resultado. Todos os jogos são uma guerra, independentemente do adversário. Qualquer vitória é importante e entramos em campo sempre para dar o máximo e buscar o resultado.»



Ricardo, guarda-redes da Académica, no final do empate com o Sporting, este sábado, em Coimbra:

«Entrámos bem no jogo. Sabíamos que ia ser complicado, contra uma equipa difícil, que vinha de um resultado moralizador, mas penso que fizemos o nosso trabalho. Tivemos oportunidades para fazer o segundo e o terceiro, mas o Patrício esteve muito bem, há que dar-lhe mérito. Na segunda parte, voltámos a entrar bem, mas, logicamente, o Sporting , com as substituições que fez, mexeu no jogo e a gente, a tentar defender o resultado, recuou um pouco e demos a iniciativa de jogo ao adversário. Conseguiram fazer um golo e, no fim, podiam ter vencido a partida.
Fica um sabor amargo, porque queríamos vencer e , para quem tem oportunidades de matar o jogo, claro que sabe a pouco, mas, nesta fase, com o campeonato como está, um ponto é sempre saboroso.

[Como se explicam os seis jogos sem ganhar?] Há coisas que não se explicam. A equipa tem dado boa resposta, tem praticado bom futebol, temos tido oportunidades e não conseguimos marcar. Claro que às vezes sofremos golos que não deveríamos. Mas a equipa está de parabéns e agora é continuar o caminho, porque ainda há oito jogos pela frente e muitos pontos para conquistar.»



Ricardo, guarda-redes da Académica, a falar de mais uma pré-convocatória de Paulo Bento para a seleção, no final do jogo com o Sporting:

«Encaro esta como todas as outras que tenho tido, sempre com grande orgulho e satisfação, consciente do trabalho que tenho feito aqui. Quando as pessoas acharem que serei opção, irei com todo o prazer. As pessoas estão lá para apreciar o meu trabalho, e elas é que decidem. Não falei com o Rui Patrício, mas é um excelente guarda-redes, e ainda hoje mostrou que é o número 1 nacional da atualidade. Se já mereço uma oportunidade? No futebol não há merecer, os que estão lá, estão bem, estão a cumprir, e se o selecionador achar que posso lá estar, irei com todo o gosto.»



Marinho, jogador da Académica, no final do empate com o Sporting, este sábado, em Coimbra:

«Acaba por ser um empate que deixa um sabor amargo, porque estivemos a ganhar praticamente o jogo todo. Empatar desta forma acaba por ser frustrante, mas temos consciência que o Sporting é boa equipa, com bons jogadores, apesar do momento que atravessa. É óbvio que entrámos com o querer e a confiança de fazermos os três pontos, não o conseguimos, o principal objetivo não foi atingido, mas levamos daqui um ponto. Precisamos de mais e se as vitórias dão logo três e ai temos que temos de trabalhar. O plantel tem claramente mais valor do que aquele que tem demonstrado.»



Jesualdo Ferreira, no final do empate em Coimbra, este sábado, diante da Académica, na 22ª jornada da Liga:

«Acho que podemos dividir este jogo em dois. Uma primeira parte em que não viemos trabalhar, ficámos de greve, em suma, estivemos muito mal. Mas recuperámos rapidamente na segunda parte, e fomos mais fortes que a Académica. Ficam as últimas imagens, que são as que mais marcam, e essas foram de um Sporting dominador, a querer ganhar, mas nessa altura o tempo corria contra nós e ansiedade. Além da própria Académica, que tinha de fazer pela vida. A responsabilidade é nossa. Acabou por ser um jogo atípico quando é quase um clássico, porque são duas equipas que estão, neste momento, aquém da sua história.

[A Liga Europa ficou mais longe...] A Europa começa a ser difícil, mas o objetivo é esse. Faltam 24 pontos para disputar, e vamos fazê-lo até ao fim, mas esta equipa é um pouco como os melões. Quando vão para a mesa, não se sabe bem o que vai estar lá dentro. É a fotografia desta equipa, cheia de jovens com qualidade, ainda desaproveitada. É uma oscilação grande. Só com o tempo e a experiência que os jogadores vão adquirindo é que vamos conseguir ultrapassar isto. Desde que cheguei, tivemos três vitórias, três empates e três derrotas. Ainda é um pecúlio curto para aquilo que podemos fazer.

Dez minutos depois de o jogo começar, lembrei-me da história do melão. Era mudar a equipa toda, fazer logo alterações substanciais, mas não era possível, porque a equipa não as ia agarrar. O positivo não são os 15 minutos finais, porque até lá foi preciso desgastar a Académica. Também é preciso um pouco de felicidade, coisa que o Sporting não tem. Ás vezes, é importante para dar confiança aos jogadores.

[Ficou, então, satisfeito com o resultado?] Não estamos contentes porque não conseguimos ganhar. O sucesso transmite mais confiança, ganhar é mais importante que empatar ou perder, mas temos de perceber a qualidade que esta equipa tem e terá de demonstrar. Vamos trabalhar e esperar a ver se levamos mais vezes o melhor melão mais vezes, aquele que sabe melhor. Sabemos que o temos.»


Minuto a minuto 


90' FINAL DO JOGO! Académica - 1 Sporting - 1: um empate que não serve a ninguém. Os estudantes estiveram em vantagem, mas os leões ainda chegaram ao empate, por Wolfswinkel, e estiveram perto de virar o resultado, com Labyad a acertar no poste nos últimos instantes da partida.
90' E agora foi Labyad a atirar ao lado. Sporting outra vez perto do golo.
90' André Martins desmarca Wolfswinkel, o holandês cruza, mas ninguém chega. Esteve à vista o 2-1.
90' Mais três minutos...
89' SUBSTITUIÇÃO Académica . Sai John Ogu entra Afonso
89' AO POSTE!!! Rápida combinação do ataque do Sporting e Labyad, a cerca de trinta metros, atira forte ao ferro.
88' Cédric cruza da direita, Wolfswinkel desvia junto ao primeiro poste, mas ao lado.
84' Só dá Sporting nestes últimos instantes.
83' Joãozinho atira de muito longe, muito por alto.
83' Cédric surge com espaço na direita, mas cruza mal e a defesa da Académica afasta para canto.
80' SUBSTITUIÇÃO Académica . Sai Marinho entra Carlos Saleiro
77' GOOOOOOOLLLLLOOOOOOO!!! SPORTING ! 1-1 por Van Wolfswinkel: na sequência de uma falta, Joãozinho foge pela esquerda, a defesa da Académica fica a dormir, e o lateral cruza para a entrada de Wolfswinkel que só teve de encostar. Muito simples.
77' CARTÃO AMARELO para Marcos Paulo (Académica ) por falta sobre Capel.
76' Labyad, no interior da área, levanta a bola e Carrillo remata de cabeça às malhas laterais. Foi a melhor oportunidade para o Sporting nesta segunda parte.
74' Hélder Cabral corta com a mão, livre para o Sporting.
74' CARTÃO AMARELO para Hélder Cabral (Académica )
74' Capel atira contra a barreira. Passou o perigo.
72' Falta de Galo sobre Capel, mas o árbitro não viu. Jesualdo reclama junto do quarto árbitro.
70' Mais uma grande defesa de Rui Patrício depois de uma cabeçada de John Ogu na sequência de um canto.
66' Rinaudo atira de fora da área, por cima...
66' Estão 6.086 espetadores nas bancadas, números oficiais.
65' SUBSTITUIÇÃO Sporting . Sai Adrien Silva entra André Martins
63' André Martins está pronto para entrar.
59' Capel cruza da quina da área, sobre a direita, mas Carrillo não chega, junto ao segundo poste.
59' Labyad atira de longe, muito ao lado...
58' Marinho ultrapassa Eric Dier e cruza para a cabeça de Ogu, ao lado.
57' Wilson Eduardo bate Cédric e cruza da esquerda, mas não há ninguém na área.
53' Wilson Eduardo, em contra-ataque, evolui pela esquerda, mas depois cruza para Patrício.
51' Resposta da Académica, com Marinho a surgir destacado e a atirar por cima da trave.
51' Agora foi a vez de Adrien atirar de longe. A bola não passou muito longe da baliza de Ricardo.
50' Carrillo remata de priemira à entrada da área, mas muito torto.
50' John Ogu volta a atira forte de longe com o pé esquerdo, mas sem a melhor direção.
48' André Martins e Zezinho estão a aquecer.
47' Eric Dier volta a jogar a central.
46' RECOMEÇA A PARTIDA
45' SUBSTITUIÇÃO Sporting . Sai Fabrice Fokobo entra Labyad
45' SUBSTITUIÇÃO Sporting . Sai Bruma entra Carrillo
45' INTERVALO NA PARTIDA ENTRE Académica e Sporting. Mais uma exibição descolorida do Leão. A Académica merece a vitória parcial e até podia ser por mais!
45' Mais dois minutos de compensação.
45' CARTÃO AMARELO para Cedric (Sporting )
42' Até o central João Real tenta o remate à entrada da área! Dá para tudo...
41' OUTRA DEFESA DE PATRÍCIO!!! Agora foi a um remate-surpresa de Ogu!!!
38' GRRRRRRRANDE DEFESA DE PATRÍCIO!!! Makelele fica desesperado!!! Era um golaço, mas o internacional português voou para a bola e sacudiu com uma palmada para canto!!! Que defesa!!!
36' Wilson para Marinho, este assiste Ogu, mas Cédric conseguir tirar!!
34' A Académica joga momentaneamente com 10.
34' SUBSTITUIÇÃO Académica . Sai Keita entra Bruno China
32' Keita está em dificuldades e vai ter de sair!
31' Remate de Makelele, de cabeça, a cruzamento de Marinho!!! Ligeiramente ao lado!!!
29' AO LADO!!! Grande remate de Dier, a bola passa a rasar o poste direito da baliza de Ricardo!!!
28' Livre perigoso para o Sporting!
25' GOOOOOOOLLLLLOOOOOOO!!! ACADÉMICA ! 1-0 por Wilson Eduardo (GP). Sem hipóteses para o guarda-redes do Sporting... e Wilson não festejo, por respeito ao clube com o qual tem contrato!
24' CARTÃO AMARELO para Fabrice Fokobo (Sporting )
24' PENALTY ASSINALADO contra Sporting. Entrada fora de tempo do central camaronês sobre Hélder Cabral!!!
23' Quase do mesmo sítio, agora o livre sai mal a Rodrigo Galo...
18' Perigo agora na baliza de Patrício!! Livre de Galo, ninguém toca na bola, apesar de Ogu fazer movimento nesse sentido, e esta não passa longe do poste!!
14' GRANDE PERDIDA DE DIER!!! Descoberto por Capel, o jovem luso-britânico surge na pequena área a rematar cruzado, mas tão colocado que a bola acaba por sair do lado da bandeirola de canto!!!
13' Wolfswinkel teve de sair, depois de ser assistido, mas já está de volta.
10' Boa iniciativa de Wilson, a fletir para o meio e a rematar de pé direito, fácil para Patrício.
6' Era uma boa saída de ataque da Académica, com grande passe de Marcos Paulo, mas Marinho escorrega e é desarmado!
2' Impressionante posse de bola da Académica logo a abrir, empurrando o Sporting para a sua baliza!
1' E mais um canto para a Briosa!
1' A Académica começa ao ataque e ganha um canto!
1' COMEÇA A PARTIDA ENTRE Académica e Sporting
0' Minuto de silêncio em memória de João Rocha... mas há quem bata palmas, como é hábito.
0' Grande mancha de fumo que a claque da Académica está a projetar sobre o estádio!
0' Há jogadores em perigo de exclusão de ambos os lados: João Dias, Makelele e John Ogu não podem ver mais um amarelo sob pena de falharem a deslocação ao Estoril, já Wolfswinkel se for novamente admoestado falha o encontro com o V. Setúbal.
0' O saldo, como é evidente, é amplamente favorável aos leões, com um total de 42 vitórias contra 11 dos estudantes, e ainda 15 empates.
0' Os leões não perdem na cidade dos estudantes há quase 36 anos. Aconteceu pela última vez a 8 de Maio de 1977, numa derrota por 2-1.
0' O árbitro da partida será Hugo Pacheco, do Porto, que será auxiliado por Nelson Moniz e João Silva. O quarto árbitro é Alfredo Braga.
0' SPORTING: Rui Patrício; Cédric Soares, Fabrice Fokobo, Tiago Ilori e Joãozinho; Rinauldo; Eric Dier e Adrien Silva; Bruma, Wolfswinkel e Capel. <br /><br />Suplentes: Marcelo Boeck, Arias, Jeffren, Carrillo, André Martins, Zezinho e Labyad.<br />
0' ACADÉMICA: Ricardo; Rodrigo Galo, João Real, Reiner Ferreira e Hélder Cabral; Keita; Marcos Paulo, Ogu e Makelele; Wilson Eduardo e Marinho.<br /><br />Suplentes: Peiser, João Dias, Flávio Ferreira, Bruno China, Afonso, Amessan e Saleiro.<br />
0' Já há equipas oficiais!
0' Os leões apresentam ainda um índice de concretização preocupante, pois detém o pior ataque do campeonato, com 20 golos, tantos quanto o Moreirense.
0' O empate da semana passada com o F.C. Porto pode, até, ser considerado um resultado motivante, mas de nada vale se não lhe for dada a necessária sequência.
0' Quanto ao Sporting, chegar à casa de uma equipa que ainda luta para não descer e ter apenas três pontos à maior é, no mínimo, uma situação estranha. Sinal daquilo que é atualmente o Sporting, incapaz de estar mais de três jogos sem perder ou de conseguir mais de duas vitória consecutivas.
0' A queda abrupta faz lembrar a época passada. Felizmente, desta vez, já não é possível somar 16 jogos consecutivos sem ganhar, mas a equipa também não vai chegar ao Jamor¿
0' O presidente foi ao balneário, para dizer que assim não pode ser, e a equipa tem agora uma belíssima oportunidade de, pelo menos, fazer valer o fator casa.
0' Quatro derrotas seguidas (a equipa também não ganha desde 25 Janeiro, ao Beira Mar) e uma aproximação cada vez maior à linha-de-água fizeram soar os alarmes em Coimbra: é a pior fase da época para a Briosa.
0' Clubes presentes no estádio em missão de prospeção: Beira Mar, F.C. Porto, Marselha, Saint Etienne, Norwich, Manchester United, Málaga, Juventus, AC Milan, Borussia Dortmund e Hannover 96.
0' A comitiva do Sporting já se encontra também no relvado e o ambiente é desolador. Já quando entrámos, estava tudo muito calmo lá fora. Completo desinteresse pela partida em Coimbra a 1h15 do início do jogo...
0' CONVOCADOS DO SPORTING: guarda-redes - Rui Patrício e Marcelo Boeck; defesas - Arias, Cédric Soares, Tiago Ilori, Fabrice Fokobo, Eric Dier e Joãozinho; médios - Rinaudo, Adrien, Jeffren, Carrillo, Bruma e André Martins; avançados - Zezinho, Labyad, Gael Etock, Wolfswinkel e Capel.
0' Em relação ao último jogo, fica também de fora dos eleitos o médio Ricardo Esgaio, por opção técnica, enquanto Jeffrén, André Martins e Arias regressam aos convocados.
0' O lateral Miguel Lopes, a contas com problemas físicos, está fora das opções do Sporting, tal como Rojo, castigado, Boulahrouz e Schaars, que ainda recuperam de lesão.
0' CONVOCADOS DA ACADÉMICA: guarda-redes - Ricardo e Peiser; defesas - Rodrigo Galo, João Dias, João Real, Flávio Ferreira, Reiner Ferreira e Hélder Cabral; médios - Keita, Bruno China, Marcos Paulo, Makelele e John Ogu; avançados - Marinho, Wilson Eduardo, Saleiro, Afonso e Amessan.
0' De fora, mantêm-se Júnior Lopes, Nivaldo e o terceiro guarda-redes, Fábio Santos. Salim Cissé, como esperado, não recuperou de uma lesão muscular, e vai ver o jogo da bancada.
0' Com estas três caras novas, registam-se as saídas de Halliche e Cleyton, o primeiro lesionado, e o segundo com gripe, enquanto Edinho também falha o encontro, mas por estar castigado.
0' Há um trio de regresso aos convocados da Académica. Flávio Ferreira e Carlos Saleiro estão de volta depois de semanas de ausência por lesão, enquanto João Dias está de novo entre os eleitos depois de ter falhado a partida com o V. Guimarães, por opção.
0' Os jogadores da Académica já estão no estádio, abrigado sobretudo no banco de suplentes, conversando tranquilamente a cerca de 1h25 do início do jogo. Aguarda-se, pois, pela chegada do autocarro do Sporting.
0' O Sporting chega a Coimbra, como se sabe, em luto pela morte do antigo presidente João Rocha, pelo qual se irá respeitar um minuto de silêncio antes do apito inicial.
0' O experiente técnico também orientou o agora treinador dos estudantes, Pedro Emanuel, quando este era central do F.C. Porto, entre 2006 e 2009.
0' Jesualdo Ferreira, recorde-se, também já passou pela Académica, nos anos 80, em início de carreira como treinador.
0' É o regresso de Adrien Silva e Cédric Soares a Coimbra, onde foram bastante felizes na época passada.
0' A final do Jamor, da temporada passada, perdida pelos leões justamente frente aos estudantes, poderá servir de mote para uma eventual vingança? Veremos.
0' Já a Académica, segue logo abaixo, na 12ª posição, com 20 pontos.
0' O Sporting atravessa a pior época da sua história e, atualmente, ocupa o 11º lugar da classificação, com apenas 23 pontos, estando já matematicamente afastado da luta pelo título.
0' O relvado aparenta estar em boas condições, embora bastante molhado. Acedem-se as luzes à espera dos autocarros dos craques...
0' Ainda sem luzes acesas nem aparelhagem sonora a funcionar no estádio, num fim de tarde carregado de nuvens, e ameaças de chuva constantes. Mas já há umas horas que está tudo seco. Menos mau para o esptáculo...
0' Boa tarde. Os jogos grandes regressam ao Estádio Cidade Coimbra, depois da visita do Benfica para a Taça de Portugal, em Janeiro. Agora, é a vez do Sporting defrontar a Académica, em jogo da 22ª jornada da Liga. Para acompanhar, minuto a minuto, aqui, no Maisfutebol.

in maisfutebol


Outros

 «Foi um golo diferente dos outros» – Wilson Eduardo

O avançado Wilson Eduardo, autor do golo da Académica frente ao Sporting (1-1), com o qual tem contrato, reconheceu que não era uma partida fácil, visto que vinham de quatro derrotas, mas que revelaram um forte espírito de grupo.

«É claro que sim. É diferente dos outros golos é a equipa que tenho contrato, mas trabalho sempre para marcar e o jogo frente ao Sporting não foge à regra», afirmou Wilson Eduardo, em declarações à Sport TV.

O avançado reconheceu que na segunda parte as coisas ficaram mais complicadas: «Penso que tivemos oportunidades para fazer o segundo golo e depois o Sporting demonstrou o porquê de ser um grande e começou a tornar-se mais difícil para nós. Temos de realçar o espírito deste grupo, porque vínhamos de quatro derrotas».

in abola

Wilson Eduardo voltou ontem a marcar um golo ao Sporting, depois de já o ter feito na jornada inaugural da época passada, dessa vez em Alvalade com a camisola do Olhanense. Mas esta época, ao serviço da Académica, conseguiu um feito pouco comum no futebol português: o golo de ontem juntou-se aos que já havia conseguido frente aos dois outros grandes, FCPorto e Benfica. Só o golo no Dragão não resultou em pelo menos um ponto para a Académica.

in record

Sem comentários:

Enviar um comentário