18 de agosto de 2013

2013/2014 - 01J - Gil Vicente 2 - Académica 0


A Académica perdeu este domingo com o Gil Vicente por 2-0 numa partida que contou para a 1ª jornada da Liga ZON Sagres 2013/2014. Os comandados de Sérgio Conceição foram superiores em todo o desafio mas defrontaram uma equipa muito eficaz mas que nada fez para merecer os três pontos.

Com Ricardo, Marcelo, Halliche, Ferreira, Djavan, Bruno China, Makelele, Cleyton, Manoel, Ivanildo e Buval no onze titular, pertenceu à Briosa a primeira grande oportunidade do desafio mas seriam os gilistas a inaugurar a contagem, com Bruno Moraes e aproveitar um castigo máximo logo aos cinco minutos para colocar o Gil Vicente na frente.

A perder, a Académica nunca baixou os braços e dominou o encontro a seu bel-prazer. As oportunidade foram surgindo de forma natural mas nunca com a pontaria afinada. Na etapa complementar, Draman foi expulso e os "estudantes", com mais um, lançaram um autêntico massacre à baliza de Adriano.

Mas ora por mérito do guardião brasileiro, ora pelo poste ou simplesmente pela eficácia nula dos avançados da Briosa, o resultado teimava em sofrer alterações. Aliás, o marcador só funcionou nos descontos e para o Gil Vicente, isto numa altura em que a Académica estava completamente balanceada para o ataque.

O apito final trouxe o amargo sabor da derrota para os jogadores e adeptos da Briosa mas também a certeza que os "estudantes" estão no caminho certo para uma época tranquila.

in AAC-OAF

Crónica

João de Deus tem motivos para sorrir. Estreou-se a vencer no principal escalão do futebol português ainda com a equipa feita numa manta de retalhos e com uma enorme dose de sorte à mistura. O empate já era mau para uma Académica que fez por merecer o triunfo.

Alguns adeptos do Gil Vicente ainda se deverão estar a questionar como é que a sua equipa conquistou os três pontos. O Gil Vicente jogou praticamente todo o segundo tempo com uma unidade a menos, viu a Académica ser superior e ganhou com um golo apontado logo aos seis minutos e outro já nos descontos.

Na hierarquia universitária, a Académica de Coimbra viajava até Barcelos com maiores hipóteses de sucesso do que o seu adversário. Mas os caloiros de Barcelos, o Gil Vicente entrou em campo com sete caras novas, tiveram a sorte dos principiantes e ganharam de forma atípica, aguentando um autêntico massacre da Acdémica.

Início de jogo prometedor

O início do encontro prometeu. A Académica rematou com perigo à baliza de Facchini logo no primeiro minuto demonstrando que estava em Barcelos com convicção na conquista de resultado positivo. Buval fez estremecer as redes da casa num remate forte e cruzado.

Quase que caída do céu, a resposta Gilista chegou em forma de golo. Bruno Moraes, que aparente estar algo pesado, cedo mostrou que está em forma e fugiu na esquerda a Halliche. O central facilitou e depois carregou o avançado brasileiro em falta. Penalti convertido pelo próprio Bruno Moraes.

Terminou tal como havia começado o encontro. Com o golo do Gil Vicente, quando era a Académica quem mais fazia por isso. Numa tentativa de libertação da pressão da Acdémica, Lúis Martins foi à área adversária matar o jogo já nos descontos.

Académica merecia mais

A segunda parte teve sentido único no Estádio Cidade de Barcelos. A jogar com mais um elemento em campo e em desvantagem no marcador a equipa de Coimbra foi literalmente para cima do seu adversário estando por várias ocasiões perto do golo.

Os centrais Halisson e Danielson serviram mesmo de guarda-redes em duas ocasiões impedindo a bola de entrar na sua baliza quando Adriano Facchini já estava batido. Danielson fez mesmo uma defesa quase impossível quando o remate de Buval levava selo de golo.

Resultado penalizador para Académica e um autêntico milagre para o Gil Vicente. A equipa de Coimbra foi melhor durante grande parte do encontro, mas acusando alguma falta de matreirice. João de Deus tem motivos para festejar os três pontos, mas não a prestação da sua equipa.

Destaques 

A Figura

Diogo Viana: Velocíssimo o extremo contratado ao Penafiel pelo Gil Vicente. Foi sempre um quebra-cabeças para a defesa da equipa de Coimbra. É já um dos principais automatismos deste Gil Vicente. Bola colocada no lado esquerdo do ataque foi quase sempre sinónimo de aflição para a Académica, Saí completamente esgotado quando era o único elemento do ataque da Académica.

Desilusão

Draman: Deixou João de Deus num verdadeiro ataque de nervos. Foi expulso de uma forma muito infantil deixando a equipa de Barcelos a jogar a menos um praticamente toda a segunda parte. Por duas vezes pôs-se de forma deliberada à frente da bola não deixando os jogadores da Académica marcar a falta. Dois cartões amarelos tão justificados como escusados. A este nível é intolerável. 

O Momento

Golo de Bruno Moraes (minuto 7) Não facilitou na marca dos onze metros o avançado brasileiro. Com muita tranquilidade bateu Ricardo como mandam os livros; bola para um lado, guarda-redes para o outro. João de Deus agradece-lhe a entrada a ganhar.

Outros destaques:

Manoel: Foi um dos elementos mais interventivos e irrequieto da manobra ofensiva do ataque da Briosa. Tentou em vários rasgos individuais resolver aquilo que o conjunto da Académica não tinha capacidade de fazer.

Danielson: É um dos grandes responsáveis pelo resultado obtido pelo Gil Vicente. Imperial no jogo aéreo regular foi um autêntico bombeiro no sector mais recuado de João de Deus. Segurou milagrosamente a vantagem do Gil Vicente.

Opiniões

Declarações de João de Deus, treinador do Gil Vicente que se estreou a ganhar na Liga. O treinador não gostou da exibição e valoriza, sobretudo a capacidade de sofrimento da sua equipa:

«Sinceramente a nossa equipa não jogou bem hoje, consegue fazer mais e melhor e hoje não tivemos uma prestação dentro daquilo que queríamos. De qualquer das formas há aspetos que merecem ser referidos. Soubemos sofrer e fomos uma equipa com muito carácter e com muita alma. Mesmo em inferioridade numérica o adversário não nos conseguiu marcar.

Vale acima de tudo pela vitória e pelos três pontos. É o primeiro jogo da temporada, com um adversário forte, com grandes individualidades e sabíamos que íamos ter um jogo difícil.

Gostaria que fossemos um pouco melhores e dar sequência às exibições que fizemos no passado.»

Declarações do técnico da Académica depois da derrota injusta em Barcelos. Sérgio Conceição não se recorda de um jogo igual:

«Foi uma primeira parte onde aos quatro ou cinco minutos foi cometido um penalti. A partir daí o Gil Vicente não conseguiu fazer dois passes seguidos. Tivemos 15 oportunidades de golo e se o jogo terminasse 2-6 ninguém ficava espantado. Não foi a partir da expulsão, a

Académica foi sempre muito superior, mas fico satisfeito por estarmos no caminho certo. Em vinte anos de carreira foi a primeira vez que me aconteceu isto

Estamos a criar um espírito de grupo muito forte e obviamente que o balneário estava triste com o resultado. O Gil Vicente tem uma boa equipa, mas hoje simplesmente não existiu. Há mais 29 batalhas para ganhar e vamos trabalhar com a sensação de que estamos no caminho certo. Temos que ser mais eficazes e ser mais fortes no último terço do terreno».



O Guarda-redes do Gil Vicente, Adriano Facchini, foi um dos homens do jogo dos gilistas ao suster vários remates com selo de golo da Académica. O jogador valoriza o espírito de grupo:

«Todos os que tiveram em campo foram o homem do jogo, o espírito do grupo foi o mais importante. Sofremos, é claro, com um jogador a mesmo, mas é isso que faz as equipas.

Começamos bem não só porque porque vencemos, mas porque ganhamos um grupo como já demonstramos. Somos solidários uns com os outros e ganhamos essa vitória.

O mister tem feito um bom trabalho, eu estive concentrado e consegui ajudar a equipa nos momentos em que ela mais precisava».

Ao minuto

90' Resultado injusto em Barcelos. A Académica merecia muito mais do que os zero pontos que leva de Barcelos.
90' FINAL DO JOGO! Gil Vicente - 2 Académica - 0
90' Luís Martins num último fôlego do Gil Vicente bate Ricardo numa jogada em contra-ataque.
90' Bola ao poste de Ogu. Académica merecia mais em Barcelos
90' 4 minutos de compensação
87' Cartão amarelo para Marinho por simulação
84' Falhanço incrível de Simi completamente isolado. o avançado encostou para fora com a baliza completamente escancarada.
82' Grande defesa de Facchini a cabeçada de Buval.
80' Substituição na Académica: Sai Djavan, entra Ogu.
79' Substituição no Gil Vicente: Sai Leandro Pimenta, entra Luan
76' Sufoco na baliza do Gil Vicente. Agora foi Danielson a cortar sobre a linha de golo. Buval quase marcava
75' Halisson fez de guarda-redes e desviou um remate de Ivanildo que já escapava de Facchini.
73' Amarelo para Marcelo (Académica)
72' Cruzamento venenoso de Diogo Valente quase enganou Facchini.
70' 3016 espetadores no Estádio Cidade de Barcelos.
69' Substituição na Académica: Sai Bruno China, entra Diogo Valente.
67' Fora de jogo Marinho quando avançava em posição privilegiada para a baliza.
63' Cartão marelo para Simi. Pisou Halliche.
60' Substituição no Gil Vicente: sai Diogo Viana, entra Simy
59' Carrega a Académica. Está completamente instalada no meio campo do Gil Vicente. Vão-se sucedendo cantos na área do Gil Vicente que vai sacudindo a pressão como pode.
50' Substituição no Gil Vicente: Sai Bruno Moraes, entra Paulinho.
49' Segundo amarelo para Draman. O Ganês foi expulso pelas mesmas razões do primeiro amarelo. Expulsão intolerável.
49' Segundo amarelo para Draman. O Ganês foi expulso pelas mesmas razões do primeiro amarelo. Expulsão intolerável.
49' Substituição no Gil Vicente: Sai Bruno Moraes, entra Paulinho.
46' RECOMEÇA A PARTIDA
45' Gil Vicente matreiro vence na estreia de João de Deus. a equipa de Barcelos deu a iniciativa de jogo à Académica e respondeu com contra-ataques venenosos comandados por Diogo Viana.
45' INTERVALO NA PARTIDA ENTRE Gil Vicente e Académica
45' Livre perigosos para a Académica a fechar o primeiro tempo. Halliche emendou por cima da barra já dentro da pequena área
45' 1 minuto de compensação
37' Académica melhor nesta fase do encontro. Está mais próxima da baliza adversária.
30' Amarelo para Halisson por falta cometida sobre Marinho
28' Substituição na Académica: sai Makelele entra Marinho. Makelele sai lesionado
27' Marinho em aquecimento do lado da Académica juntamente com Ogu. Sergio Conceição não está a gostar da sua equipa.
21' Cartão amarelo para Draman. Colocou-se à frente da bola atrasando a reposição da mesma em jogo
13' Canto sem perigo para a Académica. A equipa de Coimbra tenta responder à desvantagem.
6' O próprio Bruno Moraes encarregou-se de bater e enganou Ricardo, fazendo o 1-0
5' Amarelo para Halliche que derrubou Bruno Moraes na área e originou penalti para o Gil Vicente
5' Penalti para o Gil Vicente.
2' Remate perigoso de Buval de primeira, servido por Ivanildo.
1' COMEÇA A PARTIDA ENTRE Gil Vicente e Académica
0' Bancadas pouco compostas. De Coimbra viajaram cerca de uma centena de adeptos que se concentram no Topo Norte.
0' Tarde quente em Barcelos, o relvado está a ser regado antes do encontro
0' Os jogadores abandonam o bem tratado relvado do Municipal de Barcelos.
0' Académica: Ricardo; Marcelo, Halliche, Djavan e Reiner; Makelele, Bruno China e Cleyton; Ivanildo, Buval e Manoel.
Suplentes: Peiser, João Dias, Aníbal Capela, Marinho, Marcos Paulo, Diogo Valente e Ogu.
0' Gil Vicente: Adriano Fachini; Gabriel, Hallisson, Danielson e Luís Martins; Leandro Pimenta, Keita e João Vilela; Diogo Viana, Bruno Moraes e Draman.
Suplentes: Caleb, Simy, Brito, Vítor Gonçalves, Pek¿s, Luan e Paulinho.
0' JÁ HÁ EQUIPAS!!!
0' Pouca gente no Estádio Cidade de Barcelos. A presença de uma fanfarra na Bancada Nascente vai quebrando o marasmo.
0' As equipas já aquecem no relvado. Do lado da Académica todos os jogadores estão a fazer exercícios de aquecimento
0' A equipa de Sérgio Conceição apenas perdeu um encontro, somando por triunfos os restantes seis jogos disputados. Bons indicadores deixados pela Briosa, que apontou 15 golos e sofreu apenas três
0' A equipa de Barcelos disputou 12 jogos de preparação para integrar as 15 caras novas que chegaram ao plantel
0' A Académica apresenta-se com Sérgio Conceição a esboçar um conjunto à sua imagem, depois de acabar a época passada ao serviço da formação de Coimbra
0' No banco do Gil Vicente João de Deus estreia-se no comando técnico e igualmente na I Liga
0' Este domingo os dois clubes voltam à luta e começam a trilhar a sua participação no campeonato português
0' Gil Vicente e Académica lutaram taco a taco, até ao último fôlego, para fugir aos últimos lugares da tabela classificativa na época passada. Dois adversários diretos que apenas nas últimas jornadas confirmaram a permanência no primeiro escalão
0' Boa tarde, o Maisfutebol vai acompanhar o Gil Vicente-Académica, encontro da 1ª jornada da I Liga. Acompanhe tudo aqui AO MINUTO!!

in maisfutebol

Sem comentários:

Enviar um comentário